Presidente
-
Lula diz que pais está fazendo uma ‘colheita promissora’ do que foi prometido em 2022
Lula ressalta colheita de promessas de campanha e foca em iniciativas locais pelo PAC. Enquanto isso, tensiona relações com o Congresso em busca de aprovação de propostas fiscais.
-
Lula nega erro em alta do IOF e diz que Haddad agiu 'no afã de dar uma resposta' rápida à sociedade
Lula defende decisão da equipe econômica sobre aumento do IOF e busca novas alternativas para garantir a arrecadação necessária. O presidente se reúne com líderes do Congresso para discutir compensações e aborda a importância da comunicação nas decisões governamentais.
-
Lula diz que novo Vale-Gás está pronto e só depende de definição de data para lançar
Lula anuncia que o "Vale-Gás" está pronto para ser lançado, com o objetivo de beneficiar 22 milhões de brasileiros. Além disso, ele destacou outras iniciativas do governo, como a isenção do Imposto de Renda e novos programas de crédito para a população.
-
CVM avalia adequação a normas globais para relatórios de sustentabilidade
CVM assume papel de liderança na sustentabilidade, destacando a vocação do Brasil para a economia verde. A autarquia avalia a adoção de padrões globais enquanto busca engajamento efetivo das companhias brasileiras.
-
Lula embarca rumo à França nesta terça; veja cronograma
Lula fará sua primeira visita de Estado à França em 13 anos, onde buscará fortalecer relações bilaterais e assinar 20 acordos em diversas áreas. A agenda inclui compromissos diplomáticos, homenagens e compromissos relacionados ao meio ambiente.
-
Indústria do aço vê mais dificuldades com nova tarifa de Trump, mas diz que vai manter negociações
A medida de Donald Trump poderá impactar significativamente as exportações brasileiras de aço e alumínio, surpreendendo o setor. Empresas como CSN e Usiminas enfrentam desafios adicionais, enquanto a Gerdau se beneficia das operações nos EUA.
-
Taxadismo e gastanças
Gastos do governo elevam previsão de despesas em R$ 36,4 bilhões para 2025, levantando preocupações sobre a sustentabilidade fiscal. Aumento do IOF poderá encarecer crédito e agravar a situação econômica, impactando milhares de brasileiros.
-
Presidente contesta governo dos EUA por ofício com críticas a Moraes
Lula classificou as acusações como intervenções indevidas e reafirmou seu apoio a Moraes em defesa da independência do Judiciário. A manifestação ocorreu após Moraes ser alvo de críticas por parte de autoridades americanas.
-
Conib diz que Lula promove antissemitismo entre seus apoiadores
Conib condena declarações do presidente Lula por suposto antissemitismo e distorção da realidade sobre o conflito em Gaza. A entidade defende que Israel age em defesa contra terrorismo e critica a incitação de problemas para a comunidade judaica.
-
Lula diz que STF não é “maçã doce”, mas prega defesa
Lula defende a importância da proteção do STF em meio a preocupações sobre a possibilidade de impeachment de ministros. Sua declaração ressalta a necessidade de uma maioria no Senado para garantir a estabilidade das instituições democráticas.
-
Lula critica possíveis sanções dos EUA a Moraes: “Eles matam gente”
Lula defende a atuação de Moraes e critica a interferência dos EUA na Justiça brasileira. O presidente reitera que nunca fez críticas à Justiça americana, apesar das ações controversas do país.
-
Síria e Arábia Saudita informam que pretendem fazer cooperação econômica
Os dois países planejam fortalecer laços econômicos e gerar oportunidades de emprego na Síria. A iniciativa surge após a flexibilização das sanções ocidentais que afetavam o país.
-
Trump afirma que tarifas de 50% sobre aço e alumínio entrarão em vigor nesta quarta
Trump anuncia aumento das tarifas sobre o aço e alumínio em comício em Pittsburgh. O novo percentual de 50% visa impulsionar a indústria americana, conforme pedido de executivos do setor.
-
‘Presidente precisa tomar pé dessa situação’, diz Hugo Motta sobre alta do IOF
Hugo Motta pede soluções ao governo para evitar aumento do IOF, alertando sobre a insatisfação dos deputados. Ele estabelece um prazo de dez dias para que alternativas viáveis sejam apresentadas, destacando a necessidade de medidas estruturais a longo prazo.
-
Tarifaço de Trump bloqueado: quais são os próximos passos para o presidente dos EUA?
Tribunal de Comércio dos EUA determina que tarifas de Trump ultrapassam autoridade presidencial. Presidente pode buscar alternativas legais para manter sua política tarifária mesmo após a decisão judicial.
-
Tarifaço de Trump: veja quais tarifas foram bloqueadas pela Justiça dos EUA
Tribunal de comércio dos EUA considera que presidentes não têm autoridade ilimitada para impor tarifas. O governo Trump deverá recorrer da decisão que bloqueou o tarifaço anunciado em abril.
-
CVM quer antecipar para 2025 norma sobre distinção entre comunicado e fato relevante
A nova norma busca melhorar a transparência e a comunicação no mercado financeiro. Nascimento destaca o progresso no engajamento dos acionistas, embora ainda haja espaço para aprimoramentos.
-
Tribunal dos Estados Unidos bloqueia tarifas recíprocas de Trump
Tribunal afirma que o presidente não tem poder para impor tarifas sem autorização do Congresso. Decisão ressalta limites da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Nacional de 1977.
-
Barroso define data para retomar julgamento sobre responsabilização das redes sociais
Julgamento pode alterar a responsabilização das redes sociais por conteúdos postados por usuários. AGU solicita medidas urgentes contra a desinformação e a violência digital em plataformas.
-
Muita gente vai ficar sem pagar energia nesse país, diz Lula sobre tarifa social
Lula anuncia medidas para beneficiar a classe média e critica resistência no Congresso. O presidente reafirma compromisso com a ampliação da tarifa social de energia e isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
-
Trump agora diz que Putin pode estar enrolando ele
Trump pressiona Putin por respostas rápidas nas negociações de paz, enquanto a Rússia intensifica os ataques aéreos na Ucrânia. O clima de tensão aumenta à medida que o prazo imposto pelo presidente americano se aproxima e os aliados da Ucrânia cobram sanções mais rigorosas.
-
Putin quer frear expansão da Otan como exigência para o fim da guerra
Putin condiciona o fim da guerra à promessa escrita de líderes ocidentais sobre a não expansão da Otan e a suspensão de sanções. A Ucrânia, por sua vez, exige garantias de segurança do Ocidente diante das constantes ameaças russas.
-
Motta espera recuo do governo sobre IOF antes de votar contrapropostas
O presidente da Câmara, Hugo Motta, destaca a pressão dos líderes partidários para debater a revogação do aumento do IOF. Apesar das críticas ao decreto, ele espera um recuo do governo antes de pautar os projetos na Casa.
-
CVM adia análise de acordo sobre suposta fraude no mercado de capitais envolvendo Master e Vorcaro
CVM adia decisão sobre acordo envolvendo fraude no Banco Master. Propostas de indenização apresentadas por Daniel Vorcaro foram rejeitadas, enquanto análise do processo continua.
-
Senadores passaram do limite, afirma Randolfe sobre audiência com Marina Silva
Lideranças do governo manifestam apoio a Marina Silva após desentendimento acalorado em audiência no Senado. Senador Randolfe Rodrigues critica machismo no debate e defende a ministra diante das ofensas recebidas.
-
Lula diz a Marina que ela acertou ao deixar Senado após bate-boca
Lula elogia decisão de Marina Silva de se afastar da audiência após troca de insultos com senadores. A ministra enfrentou atitudes consideradas desrespeitosas durante a sessão, que acabou gerando uma grande confusão.
-
Kremlin afirma que críticas de Trump não afetarão troca de presos
Kremlin reafirma compromisso com troca de presos, apesar das críticas de Trump a Putin. O porta-voz Dmitri Peskov destaca a disposição política das partes para seguir adiante com os acordos estabelecidos.
-
Trump comemora pedido da UE para agendar reuniões para negociar tarifas
Trump considera a iniciativa da União Europeia para negociações comerciais um sinal positivo, mas mantém a possibilidade de ações unilaterais. O presidente ressalta a expectativa de um comércio mais aberto entre os blocos, destacando a importância de um acordo rápido.
-
Lula passa por nova avaliação médica e está clinicamente bem
Lula é avaliado após crise de labirintite e permanece em repouso na residência oficial. Médico confirma que o presidente está clinicamente bem, mas cancelou compromissos presidenciais.
-
INSS: veja o passo a passo para desbloquear empréstimo consignado com desconto em folha
Nova exigência visa aumentar a segurança e evitar fraudes na concessão de crédito. A biometria forçará aposentados e pensionistas a autorizarem o acesso à sua margem consignável antes de contratar empréstimos.
