Receita
-
Agenda do dia: IPCA-15 é destaque
Expectativa de índices econômicos no Brasil e nos EUA movimenta o mercado nesta terça-feira. Além de divulgações importantes, o plenário do Senado e comissões da Câmara discutem questões relevantes para o país.
-
IOF: Qual será o impacto para as empresas com o aumento de imposto anunciado pelo governo
Pequenas e médias empresas enfrentam novas dificuldades com o aumento do IOF, que encarece operações financeiras e limita o acesso ao crédito. Especialistas alertam para o impacto negativo nas decisões de investimento em um cenário econômico já incerto.
-
Veja melhores horários para entregar o Imposto de Renda 2025 e saiba declarar em 15 minutos
Contribuintes têm até esta sexta-feira para enviar a declaração do Imposto de Renda sem multa, mas devem estar atentos aos horários de manutenção dos sistemas. É recomendado não deixar para a última hora e utilizar a declaração pré-preenchida para agilizar o processo.
-
Imposto de Renda 2025: prazo está se esgotando. O que acontece com quem não declarar?
Declaração do Imposto de Renda 2025 se aproxima do prazo final e contribuintes devem ficar atentos. A falta de entrega pode resultar em multas e irregularidades no CPF, mas não impede o exercício de direitos.
-
Imposto de Renda 2025: como declarar dinheiro recebido com bets e loteria?
A regularização das apostas on-line implica que os ganhos devem ser informados à Receita Federal na declaração do IR. Apostadores precisarão ficar atentos às novas exigências e prazos para evitar problemas com o Fisco.
-
Veja como motorista de aplicativo sabe se precisa declarar o Imposto de Renda
Motoristas de aplicativos devem ficar atentos às regras e prazos para declaração do Imposto de Renda, com prazo final nesta sexta-feira (30). A identificação correta dos rendimentos tributáveis e isentos é fundamental para evitar problemas com o fisco.
-
Imposto de Renda 2025: Receita paga o 1º lote de restituição nesta sexta; veja o calendário
Contribuintes têm até a próxima sexta-feira para enviar suas declarações, enquanto a Receita Federal prepara um pagamento histórico de R$ 11 bilhões em restituições. Mais de 6,2 milhões de pessoas serão beneficiadas, incluindo prioridades como idosos e pessoas com deficiência.
-
Consórcio de carro ou imóvel deve ser declarado no Imposto de Renda e não é dívida; entenda
Contribuintes devem declarar consórcios no Imposto de Renda como Bens e Direitos. Especialistas alertam para a importância de ter documentos em mãos e cautela ao informar valores.
-
Veja principais erros e como usar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025
Prazo para entrega da declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 termina na próxima sexta-feira. Consultores alertam para atenção com erros que podem levar à malha fina.
-
A uma semana do fim do prazo, 1/3 dos brasileiros não declarou IR
Cerca de 15,9 milhões de contribuintes ainda precisam enviar a declaração antes do fim do prazo. A Receita Federal alerta sobre a importância de regularizar a situação para evitar multas e problemas futuros.
-
Veja quando a declaração do Imposto de Renda 2025 pode ser cancelada
Contribuintes podem cancelar declarações indevidas do Imposto de Renda 2025, desde que atendam a critérios específicos. A medida é válida para situações como inclusão incorreta de dependentes ou outros indícios de fraude.
-
Governo Lula adotou ao menos 25 medidas que aumentam arredação de impostos desde 2023
A gestão de Lula implementa uma série de novas alíquotas e reonerações fiscais visando aumentar a arrecadação federal. Medidas como o aumento do IOF e a criação de novos impostos geram controvérsia entre investidores e mercado.
-
Declarar o Imposto de Renda 2025 antes do fim do prazo pode evitar malha fina; entenda
Contribuintes têm até esta sexta-feira para evitar multas e possíveis pendências. Especialistas recomendam antecipar a entrega para evitar problemas com a Receita Federal.
-
Imposto de Renda 2025: vale a pena antecipar a restituição?
Apesar da possibilidade de antecipar a restituição do Imposto de Renda, contribuintes devem estar atentos às taxas e riscos envolvidos. Consultar o banco e avaliar a real necessidade do adiantamento pode evitar surpresas financeiras.
-
Motiva, ex-CCR, renova concessão da MSVia; analistas veem anúncio como positivo
Motiva renova concessão da MSVia por 29 anos e projeta retornos significativos, destacando-se como pioneira na otimização de contratos rodoviários no Brasil. Com apoio de instituições financeiras, a empresa aguarda um crescimento no EBITDA e melhorias significativas na governança do setor.
-
Receita muda acesso ao e-CAC na reta final da entrega do Imposto de Renda 2025; entenda
Limitação busca melhorar o atendimento online durante a intensa fase de entrega. A Receita Federal alerta que o prazo para declaração do Imposto de Renda encerra em 30 de maio.
-
Escolha de melhor modelo para declarar o Imposto de Renda só pode ser feita até o dia 30
Contribuintes têm até 30 de maio para alterar o modelo de tributação na declaração do Imposto de Renda e potencialmente aumentar a restituição. A mudança pode ser feita através do PGD, aplicativo ou sites da Receita Federal.
-
Herança deve ser declarada no Imposto de Renda; saiba como fazer
Herdeiros devem ficar atentos às obrigações fiscais relacionadas à declaração do Imposto de Renda, especialmente em relação a bens herdados e possíveis lucros na venda destes. A legislação prevê isenções, mas condições específicas devem ser cumpridas para evitar complicações com a Receita Federal.
-
Alta de IOF atraiu crítica do BC e surpreendeu antes de recuo por pressão do mercado
Governos se contradizem ao aumentar o IOF, gerando críticas e pressões do mercado. Em meio a reações de fuga de capitais, medida é parcialmente revista para evitar agravamentos econômicos.
-
Veja como declarar ações e fundos imobiliários no Imposto de Renda
Investidores devem ficar atentos às regras de declaração de ações e fundos imobiliários no Imposto de Renda; prejuízos também precisam ser reportados. A falta de organização nas movimentações pode levar a erros na declaração e problemas com a Receita Federal.
-
Ainda não fez o Imposto de Renda 2025? Vai aproveitar o fim de semana? Veja os principais pontos da declaração
Contribuintes têm até 30 de maio para enviar a declaração, com mais de 19 milhões ainda pendentes. A Receita Federal estima receber 46,2 milhões de declarações este ano.
-
Falta uma semana para fim do prazo do Imposto de Renda 2025; saiba declarar sem erros
Prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 termina em uma semana. Contribuintes devem verificar se atendem às condições de obrigatoriedade e preparar a documentação necessária para evitar multas.
-
Imposto de Renda 2025: Processada, fila de restituição ou em análise? Entenda o status da sua declaração
Consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025 já está disponível. Contribuintes que não receberam a restituição devem verificar o status da sua declaração e regularizar possíveis pendências.
-
Ficou fora do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda? Saiba o que fazer
Contribuintes podem consultar o extrato do Imposto de Renda para verificar correções necessárias antes da próxima liberação dos lotes de restituição. O prazo para o envio da declaração sem multa termina em 30 de maio.
-
Prazo para declarar Imposto de Renda termina em 7 dias; veja perguntas e respostas
Contribuintes têm até o dia 30 de maio para regularizar a entrega da declaração. Especialistas alertam sobre mudanças nas regras e faixas de isenção para este ano.
-
Receita Federal: até quando pode declarar o Imposto de Renda 2025? Veja data
Contribuintes podem verificar hoje o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2025. O prazo para entrega da declaração vai até 30 de maio, e a Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações.
-
Haddad afirma que medida 'não tinha nada a ver com impedir investimentos fora'
Ministro da Fazenda explica que a decisão de manter a alíquota do IOF em 0% para investimentos no exterior foi uma resposta a preocupações do mercado. Haddad destaca a importância do diálogo e da correção de rumos na política fiscal.
-
'Depois de informações recebidas, percebemos que valia a pena revisar medidas do IOF', diz Haddad
Governo revisa medidas sobre o IOF após reação negativa do mercado, mantendo a alíquota em zero para aplicações em fundos nacionais no exterior. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destaca o comprometimento com o arcabouço fiscal e a importância do diálogo com o setor financeiro.
-
Governo cogita vender folha para estancar crise
Governo planeja medidas para compensar aposentados afetados por esquema de fraudes no INSS. Ações visam amenizar os impactos da crise na confiança do sistema.
-
Governo congela gasto, mas centro da meta segue distante
Governo faz contingenciamento de R$ 20,7 bilhões para atingir o limite inferior da meta fiscal, com previsão de déficit elevado. Medidas de arrecadação, como o aumento do IOF, são adotadas em resposta à queda nas projeções de receitas.