Planalto
-
Agenda do dia: Lagarde e Focus são destaque em dia de feriado nos EUA
Mercados apresentam baixa liquidez devido ao feriado nos EUA, enquanto investidores aguardam anúncios do BCE e do Banco Central brasileiro. Destaques incluem a divulgação do IPC-S pela FGV e a expectativa de inflação dos consumidores.
-
Lula prepara saída de ministros para disputar eleições e quer foco no Senado
Lula inicia articulações para definir ministros que devem concorrer em 2026. O governo busca garantir estabilidade nas pastas estratégicas enquanto se prepara para as eleições.
-
Jaques Wagner diz que disputará a reeleição ao Senado em 2026
Jaques Wagner confirma sua candidatura à reeleição no Senado em 2026 e reafirma apoio à candidatura de Lula à Presidência. Ele enfatiza que sua prioridade atual é cuidar da Bahia e melhorar a vida da população.
-
Haddad nega excluir Secom de alta do IOF e diz que decisão foi de Lula
Haddad defende a decisão de aumentar o IOF e esclarece falhas na comunicação interna do governo. Ele confirma que a modificação passou por discussões diretas com o presidente Lula, sem a participação da Secom.
-
Entrevista: IOF 'foi debatido na mesa do presidente, que convoca os ministros que considera pertinentes’, diz Haddad
Ministro da Fazenda recua em aumento do IOF após repercussão negativa no mercado. Fernando Haddad destaca que a medida estava em análise há mais de um ano e busca garantir a confiança de investidores.
-
Brasil sem embaixador em Israel há 1 ano; diálogo piora
Brasil está há um ano sem embaixador em Israel, refletindo o esfriamento das relações bilaterais ocasionado por críticas do presidente Lula. A nomeação de um novo diplomata para Tel Aviv não está prevista, enquanto Israel também se prepara para mudanças em sua representação no Brasil.
-
12 países estão sem embaixador do Brasil e 12 aguardam troca
Brasil enfrenta dificuldades diplomáticas com 12 embaixadas sem embaixador, refletindo problemas de burocracia e tensões internacionais. A situação mais crítica ocorre em Israel, onde o país está há um ano sem representante oficial.
-
Michelle e Bolsonaro ganhariam de Lula em MT, diz Paraná Pesquisas
Levantamento revela Bolsonaro e Michelle Bolsonaro à frente nas intenções de voto no Mato Grosso, enquanto Lula enfrenta desaprovação em sua gestão. A pesquisa indica também um cenário de empate técnico entre o presidente e o governador de São Paulo.
-
Recuo do governo no IOF acalma mercados, mas pode ampliar contingenciamento
Governo reavalia aumento do IOF após reações do mercado e decide revogar alíquotas em remessas e aplicações no exterior. Medida reduz previsão de arrecadação em R$ 2 bilhões para 2025, levando a uma possível necessidade de ajuste fiscal.
-
Wajngarten elogia notícia que chama Michelle Bolsonaro de “falsa crente”
Ex-assessor de Bolsonaro levanta polêmica ao elogiar críticas à ex-primeira-dama. Wajngarten é desligado do PL após vazamento de mensagens onde expressa preferência pelo atual presidente Lula.
-
Planalto e Itamaraty divergem sobre tom de reação a ameaças de gestão Trump a Moraes
Divergências internas no governo brasileiro dificultam uma resposta unificada diante das possíveis sanções dos EUA ao ministro Alexandre de Moraes. Enquanto o Planalto defende uma reação imediata, o Itamaraty opta por uma postura cautelosa e de espera.
-
Aumento do IOF deixa semana do Ibovespa no vermelho, mas medida pode beneficiar a bolsa
Investidores reagem ao recuo parcial do governo sobre o IOF, enquanto a Bolsa Brasileira se recupera levemente. Embora o aumento do imposto gere incertezas, algumas análises indicam que isso pode favorecer a política monetária e a confiança no mercado local.
-
Reação de redes pesou em recuo sobre IOF; Planalto atuou para decreto sair rápido
A pressão nas redes sociais e no mercado levou o Ministério da Fazenda a revogar rapidamente o aumento das alíquotas do IOF. A mudança foi motivada pela insatisfação geral, que ameaçava ofuscar uma medida orçamentária positiva.
-
Reação nas redes pesou em recuo sobre IOF e Planalto atuou para decreto sair rapidamente
Governo recua em aumento do IOF após pressão negativa nas redes sociais e reações do mercado. A decisão foi tomada em reunião de ministros no Planalto, onde foi avaliada a estratégia de comunicação.
-
Ampliar e diversificar comércio com Angola é prioridade, diz Lula
Lula enfatiza a importância de fortalecer o comércio com Angola e destaca a intenção de financiar a venda de aviões da Embraer. O presidente angolano reafirma a boa relação entre os países e a crescente cooperação bilateral.
-
Planalto e Itamaraty divergem sobre tom de reação a ameaças de gestão Trump a Moraes
Divisão interna entre o Planalto e o Itamaraty atrasam uma resposta do governo brasileiro às ameaças de sanções do EUA contra o ministro Alexandre de Moraes. Enquanto alguns defendem uma posição firme, outros preferem uma abordagem cautelosa, aguardando desdobramentos concretos.
-
Planalto vê acerto em recuo do IOF e admite erro no anúncio
Governistas reconhecem falha na comunicação sobre o aumento do IOF e decidem reverter a medida. A intenção é evitar descontentamento e focar nas notícias positivas do congelamento orçamentário.
-
Medo de 'efeito Nikolas' pesou para Fazenda corrigir rota do IOF quase meia-noite
Governo se apressa em corrigir medidas do IOF para evitar desinformação e impactos negativos no mercado. A revisão do decreto é uma estratégia para proteger a imagem da administração Lula e evitar novos conflitos políticos.
-
Manifestantes contra presidente de Angola são tirados do Planalto
Manifestantes protestam contra João Lourenço durante encontro com Lula. Segurança foi acionada para retirar o grupo que criticava o apoio brasileiro a regimes autocráticos na África.
-
Haddad diz que BC não revê decisões do governo e que Galípolo sabia sobre as medidas
Ministro da Fazenda reafirma autonomia do governo em decisões sobre IOF, apesar de diálogo com o Banco Central. Medida mantém alíquota zerada para investimentos no exterior, após críticas à proposta inicial de aumento.
-
Governo não tem problema em corrigir rota, diz Haddad após recuo em parte das medidas do IOF
Ministro afirma que o governo está aberto a reavaliações e ajustes nas medidas de IOF após críticas do mercado. Mudanças ocorreram em resposta a alertas dos operadores financeiros sobre possíveis controles cambiais.
-
Manhã no mercado: Investidores repercutem recuo parcial do governo no aumento do IOF em dia de palestra de Galípolo
Ministério da Fazenda recua e altera parcialmente aumento do IOF após impactos negativos no mercado. O ministro Fernando Haddad se pronunciará para esclarecer as medidas e mitigar o estresse financeiro.
-
Ciro Nogueira e Valdemar insinuam possível candidatura de Tarcísio à presidência
Ciro Nogueira e Valdemar Costa Neto comentam possibilidade de Tarcísio de Freitas se candidatar à presidência em 2026. Enquanto isso, o governador mantém seu foco na reeleição e o apoio a Eduardo Bolsonaro para o Senado.
-
Revogação parcial do IOF, Galípolo, assembleia da JBS e mais destaques desta 6ª
O governo Lula revê elevação do IOF após críticas, mantendo alíquotas para remessas ao exterior. A medida visa atender a regras fiscais, enquanto a agenda econômica do dia concentra-se em dados de novas moradias e movimentações corporativas.
-
Governo revoga parte de alta de IOF após reação negativa
Governo reavalia aumento do IOF após críticas do mercado e consulta ao Banco Central. Medida será mantida em zero para investimentos em fundos nacionais no exterior, mas outras alíquotas permanecem em vigor.
-
Lula e o cabo de guerra com o Banco Central
A transição do Banco Central se mostrou mais tranquila do que o esperado, mas a relação entre o governo e a instituição indica uma batalha constante. O desafio da desinflação e as pressões políticas podem agravar ainda mais a situação econômica no país.
-
Planalto consultou Galípolo antes de governo recuar sobre aumento no IOF, diz fonte
Governo pondera impacto de aumento de impostos após pressão interna. Reunião de emergência redefine decisões fiscais em meio a descontentamento com a proposta.
-
Aumento do IOF vira faca de dois gumes no mercado. Entenda como afeta seus investimentos
A instabilidade fiscal e a possibilidade de aumento do IOF aumentam a tensão no mercado financeiro brasileiro. Com os investidores apreensivos, o Ibovespa registra baixa e o dólar se valoriza frente ao real.
-
Lula venceria em todos os cenários no Ceará, diz pesquisa
Levantamento indica que Lula lidera intenções de voto no Ceará, com 37,5%, seguido por Bolsonaro com 26,3%. Ciro Gomes aparece em segundo lugar em várias simulações, mas fica atrás do ex-presidente nas disputas diretas.
-
Alcolumbre cogita cancelar sessão do Congresso e deve adiar instalação da CPMI do INSS
Congressistas podem cancelar sessão conjunta se não houver acordo sobre vetos. Com a suspensão, a instalação da CPMI do INSS fica adiada para junho, conforme sinalizou o presidente do Senado.