Exército
-
Moraes nega pedido de liberdade provisória de Braga Netto
Ministro Alexandre de Moraes reforça a necessidade da prisão preventiva do general Walter Braga Netto para garantir a ordem pública. A defesa do militar argumenta que não há fundamentos concretos para a manutenção do cárcere após o término da fase de instrução penal.
-
Netanyahu perde maioria no Parlamento israelense após saída do Shas
Netanyahu perde a maioria no Knesset após saída do partido Shas da coalizão. A ruptura se deve a divergências sobre isenções militares para homens ortodoxos, complicando a governabilidade do premiê.
-
Moraes diz que vai oficiar Tarcísio por suposta reunião no Alvorada
Ministro do STF actua após depoimentos sobre tentativa de golpe e questiona participação do governador de SP. Alexandre de Moraes oficiará Tarcísio de Freitas, enquanto seguem as investigações sobre os eventos de janeiro.
-
Outro partido ultraortodoxo deixa governo de Israel, mas evita colapso de coalizão
Partido ultraortodoxo Shas reduz participação no governo de Netanyahu após crise política. A decisão está ligada a conflitos sobre o alistamento militar obrigatório para judeus ultraortodoxos em meio ao aumento da mobilização militar em Israel.
-
Israel ataca Damasco para proteger minoria drusa e interesses militares no sul da Síria
Israel intensifica ataques aéreos na Síria para proteger a minoria drusa em meio a conflitos internos. O governo de Tel-Aviv ameaça novas ofensivas se as tropas sírias não se retirarem da cidade drusa de Sweida.
-
Plano para confinar palestinos ameaça inviabilizar trégua na Faixa de Gaza
Plano de Israel para confinamento de civis em Gaza é criticado como potencial violação de direitos humanos. Proposta levanta dúvidas sobre os esforços de cessar-fogo e gera reações adversas entre autoridades palestinas e especialistas internacionais.
-
STF irá interrogar réus do núcleo 4 do “golpe” em 24 de julho
Os depoimentos dos réus ocorrerão em videoconferência e são parte de uma investigação sobre uma tentativa de golpe de Estado no Brasil. Acusados incluem militares e policiais envolvidos na propagação de desinformação e ataques às instituições democráticas.
-
Bombardeios israelenses em Damasco deixam ao menos três mortos e 34 feridos
Ataques aéreos de Israel em Damasco resultam em mortes e feridos, atingindo instalações militares do Exército sírio. Israel justifica os bombardeios como parte de sua estratégia de defesa na região.
-
Israel confirma ter atacado ‘alvo militar’ perto do Palácio Presidencial sírio
Israel intensifica ataques a alvos militares em Damasco, mirando quartéis gerais do regime sírio. O Exército israelense alega que as ações visam desarticular operações militares adversárias na região.
-
Israel ataca sul da Síria após minorias étnicas entrarem em conflito e governo sírio enviar tropas
Israel intensifica bombardeios em Sweida em resposta ao envio de tropas sírias à região. Violência entre drusos e militares sírios continua, apesar de anúncio de cessar-fogo pelo governo interino.
-
Hamas afirma que Israel quer manter o controle militar de Gaza
Hamas rejeita relatos de avanço nas negociações de cessar-fogo e denuncia intenção de Israel de manter controle militar na Faixa de Gaza. O grupo clama pela retirada total das tropas israelenses, enquanto Israel se posiciona para neutralizar a ameaça do Hamas.
-
Israel ataca Palácio Presidencial da Síria em 3º dia de ofensiva, diz imprensa local
A escalada de violência na Síria provoca mais bombardeios israelenses, gerando preocupações sobre a segurança das minorias na região. O governo israelense reiterou seu apoio aos drusos enquanto a União Europeia clama pela proteção da população civil e respeito à soberania síria.
-
Testemunhas de ex-funcionário da Abin negam uso de programa de espionagem
Testemunhas do ex-agente da Abin negam uso de software de espionagem. Inquérito investiga a atuação da agência durante o governo Bolsonaro e possíveis tentativas de desestabilizar o Estado.
-
PGR diz que Freire Gomes fez alertas a Bolsonaro sobre implicações legais sobre suposta minuta golpista
General Freire Gomes alerta Bolsonaro sobre consequências de planos golpistas, afirma procurador. Ex-comandante e colega corroboram advertência que indicava responsabilização criminal caso prosseguisse com ações contrárias à Constituição.
-
Entenda os próximos passos da ação contra Jair Bolsonaro no STF
PGR acusa Jair Bolsonaro de ser o principal articulador de tentativa de golpe e inicia fase final do julgamento no STF. A defesa dos réus terá prazos para apresentar alegações antes da decisão da Primeira Turma.
-
Governo Netanyahu enfrenta nova pressão após saída de partido ultraortodoxo
Partido ultraortodoxo se retira da coalizão de Netanyahu após impasse sobre alistamento militar. A decisão acentua a crise política em meio a um contexto de guerra e crescente pressão sobre o governo.
-
Israel bombardeia região da Síria em disputa após anúncio de cessar-fogo entre drusos e beduínos
Conflitos entre drusos e beduínos em Sweida resultam em 100 mortos e levam Israel a realizar ataques aéreos na região. Enquanto as autoridades sírias anunciam um cessar-fogo, a situação permanece tensa e instável.
-
Israel ataca alvos na Síria e promete proteger drusos das forças governamentais
Israel intensifica ataques a veículos militares na Síria para proteger a comunidade drusa. A decisão do governo israelense surge em meio a conflitos entre drusos e beduínos na região.
-
Em alegações finais, PGR pede condenação de Bolsonaro e generais por trama golpista
Procuradoria-Geral da República argumenta que Jair Bolsonaro e seus ex-ministros fomentaram um plano golpista para desestabilizar a democracia. A acusação pede penas que podem somar até 43 anos de prisão para os envolvidos no 'núcleo crucial' do golpe.
-
Trama golpista: ex-comandantes de Exército e Aeronáutica e Valdemar prestam depoimentos no STF
Ex-comandantes prestam depoimento como testemunhas de defesa em ação penal relacionada a tentativa de golpe. Valdemar Costa Neto também será ouvido, reforçando a rede de relatos sobre a trama golpista.
-
Governo Lula critica Israel após ataque no qual Exército reconheceu ‘erro técnico’
Brasil critica ataques israelenses em Gaza e pede investigação internacional. Governo Lula condena mortes de civis, destacando o impacto em mulheres e crianças palestinas.
-
PGR pede condenação de Bolsonaro: quando será julgamento criticado por Trump?
PGR pede condenação de Jair Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe de Estado. Expectativa é que julgamento ocorra entre agosto e setembro, enquanto a família Bolsonaro busca anistia e apoio internacional.
-
Síria enfrenta desafios existenciais após a queda do ditador Bashar al-Assad
Síria enfrenta dilemas críticos após a queda de Assad, com desafios econômicos e políticos. Novo presidente Sharaa busca legitimar seu governo em meio a uma sociedade dividida e à crescente pressão para garantir a paz e a democracia.
-
Mísseis, helicópteros e canhões: como as ações de Trump podem afetar o Exército do Brasil
Poderes internos e externos ameaçam a segurança nacional do Brasil, à medida que a interferência de Trump na política brasileira gera apreensão nas Forças Armadas. Com potencial impacto nas compras de armamentos e na cooperação militar, o futuro da defesa do país se torna incerto.
-
Governo Lula volta a criticar Israel após ataque no qual Exército reconheceu ‘erro técnico’
Governo brasileiro repudia ataques aéreos de Israel e pede investigação internacional. Brasil se juntará a outros países em ação na Corte Internacional de Justiça por genocídio contra palestinos.
-
Trump dá ultimato a Putin, exige trégua na Ucrânia em 50 dias e ameaça com ‘tarifas severas’
Trump impõe prazo à Rússia para negociar cessar-fogo com a Ucrânia e ameaça com novas sanções. O presidente dos EUA também anunciou o envio de sistemas de defesa aérea e armamento para apoiar a Ucrânia em sua luta contra a invasão russa.
-
Israel diz ter atacado tanques no sul da Síria
Israel ataca tanques no sul da Síria para impedir ameaças à segurança nacional. O Exército destaca a necessidade de monitorar a região após confrontos locais recentes.
-
Ex-premiê de Israel compara plano de 'cidade humanitária' em Gaza a campo de concentração
Ex-primeiro-ministro israelense compara proposta de "cidade humanitária" a um campo de concentração e levanta preocupações sobre limpeza étnica. O governo Netanyahu e a ONU também reagem com críticas ao plano de deslocamento da população palestina.
-
STF ouve testemunhas de três núcleos da trama golpista; entenda como vai ser
Oitiva das testemunhas marca início da fase de instrução processual relacionada à tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Audiências seguem até 23 de julho e contarão com depoimentos de réus dos núcleos envolvidos na articulação dos atos violentos.
-
STF ouve testemunhas de defesa e acusação dos núcleos 2, 3 e 4 da suposta trama golpista nesta segunda-feira
Supremo Tribunal Federal inicia ouvistas sobre tentativa de golpe após eleições de 2022. Tenente-coronel Mauro Cid, colaborador da investigação, é um dos primeiros a depor nesta fase.