IBGE
-
Resultado da Eletrobras (ELET3), dados do varejo e inflação nos EUA mexem com a bolsa
Expectativas no mercado são altas com a divulgação de dados econômicos cruciais, tanto na zona do euro quanto nos Estados Unidos e Brasil. O desempenho do PIB e do comércio pode influenciar as decisões de política monetária e a percepção sobre a recuperação econômica global.
-
Agenda do dia: Dados nos EUA, Powell e varejo no Brasil são destaque
Indicadores econômicos importantes nos EUA e Brasil serão divulgados hoje, incluindo inflação, vendas no varejo e produção industrial. Reuniões e discursos de autoridades financeiras também estão na pauta, destacando a busca por estabilidade econômica.
-
Agenda do dia: Economistas estimam que varejo restrito subiu 1% em março ante fevereiro
Vendas do varejo mostram leve alta mensal, mas registram queda em relação ao ano passado. Expectativas apontam crescimento modesto para 2025, com variabilidade nas projeções.
-
Psicanalista questiona falta de cobrança ao “identitarismo branco”
Debatedores criticam a invisibilidade do "identitarismo branco" e a permanência da ideia de "democracia racial" no Brasil. Eles enfatizam a necessidade de uma nova abordagem sobre identidade, raça e desigualdade para a esquerda.
-
Abate de bovinos cresceu 3,8% no 1º tri de 2025
O Brasil registra aumento no abate de bovinos, suínos e frangos no primeiro trimestre de 2025. O crescimento foi de 3,8% para bovinos, 1,4% para suínos e 2,3% para frangos em relação ao mesmo período do ano anterior.
-
Juros futuros sobem com serviços aquecidos no Brasil e Treasuries yields em alta
Taxas dos DIs sobem em meio a dados positivos do setor de serviços e expectativas de juros elevados. Mercado ajusta apostas para a manutenção da Selic após ata do Copom sinalizar dificuldades para cortes imediatos.
-
Transportes avançam 1,7% e puxam setor de serviços em março, diz IBGE
Crescimento de 1,7% em março marca avanço significativo no setor de transportes, impulsionado pela movimentação do Carnaval. O aumento reflete uma expansão disseminada em diversas atividades, consolidando o segmento como o principal responsável pelo desempenho positivo dos serviços.
-
Ainda não há enfraquecimento claro de serviços prestados às famílias, diz IBGE
Serviços prestados às famílias mostram recuperação com crescimento contínuo em março. A alta de 1,5% é parte de um ganho acumulado de 1,8% nos últimos dois meses, após queda em janeiro.
-
Lollapalooza puxou serviços em março, mas com impacto no Rio, sede da organizadora
Festival Lollapalooza impacta positivamente o setor de serviços no Rio de Janeiro, elevando o volume de serviços prestados em março. Enquanto isso, São Paulo não apresenta o mesmo desempenho, refletindo a concentração de receita no Estado carioca.
-
Queda nos serviços em comparação trimestral pode ser indício de desaceleração
Setor de serviços registra alta em março, mas primeiro trimestre de 2025 mostra queda acumulada. Analistas indicam sinais de desaceleração econômica, apesar de expectativas de crescimento do PIB impulsionado pelo agronegócio.
-
Volume de serviços prestados no País sobe 0,3% em março
Serviços no Brasil apresentam leve crescimento em março, embora abaixo das expectativas do mercado. Receitas nominal e acumulada também demonstram evolução em relação ao ano anterior.
-
Serviços em março indicam dinâmica aquecida e chegam ao 2º patamar mais alto da história, diz IBGE
Crescimento no volume de serviços reflete dinamismo econômico, impulsionado especialmente pelo setor de transportes. Apesar da retração em informação e comunicação, o setor se mantém próximo ao recorde histórico.
-
Serviços desaceleram e crescem 0,3% no Brasil em março, diz IBGE
Setor de serviços no Brasil registra crescimento modesto em março, mas enfrenta desafios econômicos. O volume acumula queda de 0,2% no primeiro trimestre, interrompendo uma sequência de sete trimestres de alta.
-
Volume de serviços recua 0,2% no 1º trimestre após sete altas trimestrais seguidas
Após sete trimestres de crescimento, o setor de serviços apresenta sua primeira queda, refletindo uma desaceleração na atividade econômica. O IBGE destaca diferenças metodológicas que influenciam os dados entre a Pesquisa Mensal de Serviços e as Contas Nacionais.
-
Consultoria prevê alta de quase 7% para atividade econômica do Centro-Oeste com impulso da safra
Crescimento no Centro-Oeste se destaca em 2025, puxado pela robustez da safra de grãos. Enquanto o PIB brasileiro deve avançar apenas 2%, a região deve ver uma alta de 6,7%.
-
Serviços têm alta mensal de 0,3% em março, diz IBGE
Setor de serviços apresenta crescimento contínuo, com alta acumulada de 1,2% em fevereiro e março. Em comparação com março de 2024, o aumento chega a 1,9%, mantendo tendência positiva pelo 12º mês consecutivo.
-
Produção industrial sobe em dez locais pesquisados pelo IBGE em março na comparação com fevereiro
Indústria brasileira registra crescimento em março, impulsionada principalmente pelo desempenho de São Paulo. Enquanto a produção avança em diversas regiões, Pernambuco e o Nordeste enfrentam quedas significativas.
-
Volume de serviços sobe 0,3% em março sobre fevereiro, diz IBGE
Serviços no Brasil registram crescimento modesto de 0,3% em março, enquanto receita nominal avança 1%. Comparações anuais indicam aumentos de 1,9% em volume e 7,5% em receita.
-
Volume de serviços prestados sobe 0,3% em março, um pouco abaixo do esperado
Serviços registram leve alta em março, mas ficam abaixo das expectativas do mercado. A receita bruta nominal do setor também apresenta crescimento significativo em comparação ao ano anterior.
-
Volume de serviços sobe 0,3% em março, abaixo das estimativas. E daí?
Setor de serviços no Brasil apresenta crescimento modesto, com resultados positivos consecutivos, mas pressões inflacionárias levantam preocupações. Banco Central observa de perto os indicadores econômicos enquanto eleva a Selic para conter a inflação.
-
Setor de serviços cresce 0,3% em março, segundo resultado positivo consecutivo
Crescimento do setor de serviços em março fica aquém das expectativas. A alta de 0,3% é inferior à projeção de 0,5% feita por especialistas.
-
Agenda do dia: Serviços no Brasil e dirigentes do Fed são destaque
Volume de serviços no Brasil avança e apresenta recuperação significativa em relação ao nível pré-pandemia, enquanto a atuação do Federal Reserve será monitorada por investidores. Dados sobre fluxo cambial e reuniões de autoridades financeiras também estão entre os destaques do dia.
-
Dados de serviços, petróleo e falas de 'Fed boys' mexem com a bolsa hoje
Mercados aguardam dados de serviços e relatório da Opep que podem impactar a economia global. Falas de líderes do Federal Reserve também devem definir expectativas futuras sobre juros e crescimento.
-
Passagens aéreas ficam mais baratas: está mais fácil viajar?
Passagens aéreas contribuem para a desaceleração do IPCA em abril, com queda de 14,15% nos preços. Apesar da boa notícia para os viajantes, as despesas gerais de viagem seguem em alta, pressionadas pela inflação.
-
Agenda do dia: Economistas estimam que serviços prestados cresceram 0,4% em março
O crescimento esperado para o volume de serviços reflete a recuperação gradual do setor. Dados oficiais do IBGE serão divulgados na próxima quarta-feira.
-
IBGE retoma seleção de banca para concurso com 9.580 vagas
IBGE avança na seleção da banca organizadora para concurso que oferece vagas temporárias. Candidatos com nível médio poderão se inscrever, mas datas ainda não foram definidas.
-
Câmara foi criada com 100 deputados e pode chegar a 531; veja como aumentaram as vagas desde 1826
Câmara dos Deputados aprova aumento no número de parlamentares, que passará de 513 para 531 em 2027. A proposta gerou debate acalorado entre os parlamentares e prevê um custo adicional de R$ 64,6 milhões ao ano.
-
INSS vai corrigir descontos pela inflação antes de reembolso; órgão busca parceiras com Correios
Governo federal implementa restituição de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas, com correção pela inflação. O processo de devolução será feito em etapas, exigindo comprovações das entidades e dos beneficiários.
-
INSS vai corrigir descontos pela inflação antes de reembolso; órgão busca parceiras com Correios
Governo anuncia restituição de valores descontados indevidamente de aposentados e pensionistas do INSS, que poderão solicitar reembolso a partir de amanhã. As entidades responsáveis pelos descontos terão 15 dias para comprovar a autorização dos mesmos.
-
INSS vai devolver descontos de mensalidades com correção da inflação
INSS inicia processo de reembolso de descontos indevidos para aposentados e pensionistas. A restituição será feita com correção monetária e requer que os beneficiários formalizem a contestação da adesão a associações e sindicatos.