IBGE
-
Batata-inglesa tem maior contribuição negativa individual no IPCA em julho, diz IBGE
A redução significativa no preço da batata-inglesa destaca-se como o principal fator na desaceleração da inflação de julho. Apesar disso, a energia elétrica residencial apresentou uma pressão oposta, contribuindo para o aumento dos preços no período.
-
Juros futuros recuam após dados de inflação moderados nos EUA
Taxas de DIs caem com expectativas de cortes nos juros pelo Federal Reserve. Dados de inflação nos EUA e do IPCA no Brasil reforçam a tendência de afrouxamento monetário.
-
IPCA tem leve aceleração e fica em 0,26% em julho, aponta o IBGE
Inflação no Brasil fecha julho em alta de 0,26% impulsionada por aumento da energia elétrica e passagens aéreas. Apesar da elevação, projeções indicam tendência de queda nas expectativas de inflação para o futuro.
-
Passagens aéreas sobem 19,92% no IPCA e exercem 2ª maior pressão atrás de energia
A alta nas passagens aéreas impacta diretamente o orçamento das famílias brasileiras, mesmo com a queda nos preços dos combustíveis. O aumento nas despesas com transportes reflete a demanda sazonal durante as férias.
-
Problema técnico fará IBGE atrasar dado de emprego de julho em 18 dias
A divulgação da Pnad Contínua será adiada para 16 de setembro devido a problemas técnicos identificados no processo de coleta de dados. O IBGE ressaltou que isso não afetará o calendário das próximas pesquisas trimestrais.
-
Haddad espera deflação de alimentos nos próximos meses
Ministro da Fazenda prevê continuidade da deflação de alimentos devido à boa safra agrícola. Anúncio ocorre após dados de julho mostrarem queda na inflação, especialmente nos preços de itens alimentícios.
-
Preços de alimentos caem em julho pelo segundo mês consecutivo, mostra IBGE
Preços dos alimentos caem em julho, apesar de incertezas sobre impactos de tarifas dos EUA. A redução na oferta interna e a melhora nas safras contribuem para a queda nas taxas de inflação.
-
Preços de café, carne e frutas têm queda no Brasil antes de tarifaço de Trump
Queda nos preços reflete maior oferta de produtos no mercado interno antes da aplicação da sobretaxa. Especialistas indicam que a situação pode trazer novas reduções para o consumidor brasileiro nos próximos meses.
-
IBGE vai contratar mais de 9 mil temporários com processo seletivo simplificado
O IBGE busca preencher vagas temporárias para agentes de pesquisas e supervisores, com contratação através de processo seletivo simplificado. O edital com mais informações será divulgado nos próximos seis meses.
-
Mães PJ enfrentam maternidade sem direitos: 'Vamos te desligar porque você está grávida'
Demissões de gestantes em regime PJ revelam vulnerabilidades trabalhistas e a falta de amparo legal. Especialistas discutem o impacto da pejotização no mercado de trabalho e as consequências para mulheres e mães.
-
Resultado do IPCA de julho é benigno ao Brasil, mas ainda impõe cautela ao mercado, opinam economistas
Inflação em julho surpreende com alta menor do que as expectativas do mercado, refletindo uma leve aceleração em relação ao mês anterior. Especialistas avaliam que os dados apontam para um cenário macroeconômico estável.
-
Energia elétrica respondeu sozinha por 12% do IPCA em 2025
O aumento significativo no preço da energia elétrica residencial impactou diretamente a inflação, contribuindo com quase 12% para o IPCA acumulado em 2025. Essa variação é a maior desde 2018 e reflete a instabilidade nas tarifas ao longo do ano.
-
IBGE adia para 16 de setembro divulgação de Pnad referente ao trimestre encerrado em julho
Adiado a divulgação da PNAD Contínua referente ao trimestre encerrado em julho devido a problemas técnicos. O IBGE garante que o novo cronograma não afetará os próximos resultados mensais da pesquisa.
-
Preço de jogos de azar sobe 11,17% e é 3ª maior influência na alta do IPCA em julho
A alta de 11,17% nos preços dos jogos de azar impactou diretamente a inflação de julho, contribuindo com 0,05 ponto percentual ao IPCA. O reajuste visa aumentar as premiações e reforçar os repasses sociais no país.
-
Itaú recomenda esperar para aumentar bolsa brasileira na carteira, de olho na inflação
Itaú destaca a importância da inflação para aumentar a alocação em ações brasileiras e recomenda foco em renda fixa. A instituição acredita que a queda nos juros pode demorar e alerta sobre o impacto do cenário internacional nas estratégias de investimento.
-
Plano de contingência do tarifaço terá ‘impacto mínimo’ no Orçamento, reafirma Tebet
Ministra do Planejamento garante que impacto do plano de socorro às empresas será mínimo e destaca que a inflação está dentro da expectativa do governo. Ela menciona alívio no preço dos alimentos e os esforços para manter a taxa sob controle até 2025.
-
IBGE vai contratar 9.580 temporários para realização de pesquisas
As vagas são destinadas a profissionais de diversas áreas e os contratos terão duração de até 24 meses. O seletivo visa ampliar a equipe para atender à demanda de levantamentos estatísticos em todo o país.
-
Governo autoriza contratação de até 9.580 temporários para o IBGE
Portaria do governo federal visa suprir a demanda por profissionais temporários no IBGE, com processos seletivos a serem realizados em breve. As contratações visam garantir a execução de pesquisas essenciais para a elaboração de dados estatísticos no país.
-
Deflação de alimentos pelo 2º mês seguido ajudou a segurar IPCA, diz IBGE
Queda nos preços de alimentos e bebidas alivia pressão inflacionária, segundo dados do IBGE. O gerente do índice destaca que a deflação no setor ajuda a contrabalançar aumentos em outros itens do consumo.
-
Ibovespa sobe mais de 1% com inflação dos EUA dentro do esperado; BTG dispara 8%
Ibovespa sobe 1,29% impulsionado por dados de inflação dos EUA e reações positivas no Brasil. O dólar recua, enquanto as ações do BTG Pactual disparam após resultados financeiros acima das expectativas.
-
Energia, passagem aérea e jogos de azar explicam leve aceleração do IPCA em julho
Aumento nos índices de energia elétrica, passagens aéreas e jogos de azar impulsiona leve alta da inflação. Essas variações impactaram diretamente o IPCA de julho, que passou de 0,24% para 0,26%.
-
IPCA mensal suave, mas acima da meta em 12 meses: economistas reforçam cautela
IPCA de julho apresenta variação abaixo do esperado, mas ainda permanece acima da meta do Banco Central. Economistas indicam a necessidade de cautela e manutenção da taxa de juros diante das pressões inflacionárias persistentes.
-
Preço do café tem 1ª queda na inflação oficial desde dezembro de 2023, aponta IBGE
Café registra queda no preço pela primeira vez em 18 meses, impactado pela colheita e expectativa de safra abundante. Apesar da redução, a inflação acumulada do produto ainda é elevada, com alta de 70,51% no último ano.
-
IPCA registra 1ª queda do preço do café em um ano e meio
Café registra a primeira queda mensal de preços em 18 meses, refletindo a colheita da safra de 2025. Apesar da redução, o índice anual ainda apresenta alta significativa, impulsionada por tensões no mercado internacional.
-
Índice Nacional da Construção Civil sobe 0,31% em julho
A inflação na construção civil apresenta desaceleração em julho, com aumento no custo por metro quadrado. O índice acumulado em 12 meses registra leve queda em relação ao mês anterior.
-
IPCA de julho sobe 0,26%, ante alta de 0,24% em junho, afirma IBGE
Inflação do IPCA em julho registra leve alta, mas fica abaixo das expectativas do mercado. Acumulação em 12 meses também não atinge as projeções, contabilizando 5,23%.
-
Dólar abre em baixa com tarifas dos EUA e inflação em foco
Mercado aguarda anúncio de pacote de suporte do governo frente a tarifas dos EUA. Dólar opera em baixa e investidores se atentam a dados inflacionários no Brasil e nos EUA.
-
INPC sobe 0,21% em julho e atinge 5,13% em 12 meses
O INPC mostra leve desaceleração em julho, refletindo variações nos preços de alimentos e produtos não alimentícios. Acumuladamente, os índices sinalizam uma inflação de 5,13% em 12 meses.
-
Inflação do Brasil recua para 5,23% na base anual
Inflação anual no Brasil apresenta leve queda em julho, mas permanece acima da meta do Conselho Monetário Nacional. A variação mensal é impulsionada principalmente pelo aumento no grupo de Habitação, enquanto Alimentação e Bebidas enfrentam deflação.
-
IPCA sobe 0,26% em julho, aponta IBGE
IPCA cresce 0,26% em julho, ligeiramente acima do mês anterior. Alimentação e vestuário registraram queda, enquanto habitação teve a maior alta.
-
IPCA fica em 0,26% em julho, abaixo do esperado; inflação acumulada de 12 meses fica em 5,23%
IPCA registra alta de 0,26% em julho, abaixo das expectativas do mercado. Inflação acumulada em 12 meses é de 5,23%, refletindo uma desaceleração em relação ao período anterior.
-
IPCA volta a acelerar em julho, mas fica abaixo do esperado. A Selic volta a subir?
Inflação oficial do Brasil apresenta leve alta em julho, acumulando 3,26% no ano. Projeções do mercado superaram a variação registrada, levantando questionamentos sobre a manutenção da Selic.
-
Inflação fica em 0,26% em julho e vem abaixo das projeções
Inflação em julho atinge 0,26%, abaixo das expectativas do mercado, enquanto a taxa acumulada nos últimos 12 meses agora é de 5,23%. Economistas ajustam projeções, mas a disputa comercial com os EUA mantém incertezas sobre o futuro da economia brasileira.
-
Dólar abre em queda nesta terça-feira de olho na inflação do Brasil e dos EUA
Resultado da pesquisa indica que uma parte significativa da população apoia retaliações econômicas, enquanto o governo se prepara para conter os efeitos do tarifaço imposto pelos EUA. Expectativas sobre a inflação no Brasil e nos EUA também influenciam o mercado financeiro e as decisões do Banco Central.
-
Energia elétrica puxa alta e inflação sobe 0,26% em julho, aponta IBGE
Inflação registra leve aumento em julho e se mantém acima da meta estipulada. Economistas ajustam previsões para um índice de 5,05% até dezembro, diante da desaceleração econômica.
-
IPCA: preços sobem 0,26% em julho, diz IBGE
Os aumentos nos preços do setor de serviços superam os índices gerais de inflação, evidenciando uma pressão financeira sobre os consumidores. A divulgação dos dados pelo IBGE revela um cenário preocupante em relação ao cumprimento das metas econômicas.
-
IPCA sobe 0,26% em julho, abaixo do esperado
O aumento supera as expectativas do mercado, que aguardava uma elevação mais amena. O resultado reflete pressões inflacionárias persistentes em diversos setores da economia.