País
-
Bolsonaro diz ter respeito e admiração por EUA após tarifaço de Trump
Bolsonaro critica sobretaxa de Trump e atribui a decisão à política de Lula. Ele pede ações urgentes para evitar o isolamento do Brasil no cenário internacional.
-
Tarifa ao Brasil: como governo, Congresso e setor produtivo lidam com anúncio de Trump, em 4 pontos
Líderes políticos e empresariais do Brasil se unificam contra a tarifação de 50% proposta pelos Estados Unidos, buscando uma solução pacífica. Enquanto isso, divergências internas entre membros do governo revelam tensões na resposta à medida de Trump.
-
Gilmar Mendes diz que Brasil vive capítulo inédito da ‘resistência democrática’ após ataque de Trump
Gilmar Mendes destaca a singularidade da resistência democrática no Brasil diante de ataques às instituições. O ministro critica a pressão externa e reafirma a importância do STF na proteção da ordem jurídica e dos preceitos constitucionais.
-
Bolsonaro diz que tem respeito e admiração por EUA após tarifaço de Trump contra Brasil
Bolsonaro critica aumento de tarifas dos EUA e atribui a decisão à política externa de Lula. Ex-presidente pede ação imediata dos Poderes para restaurar a normalidade institucional no Brasil.
-
Tarifaço de Trump pode tirar 0,3 ponto de crescimento do PIB brasileiro em um ano
Tarifas de 50% impostas por Trump podem reduzir em até 0,3% o crescimento do PIB brasileiro, segundo economistas. O cenário de retaliações e insegurança jurídica agrava as dificuldades nas exportações e pode elevar a inflação.
-
Inflação pode cair com tarifas de Trump, mas retaliação de Lula pode forçar BC a subir juros
Governo brasileiro enfrenta dilema entre retaliação e controle da inflação. Tarifas impostas pelos EUA criam incertezas sobre a política econômica e a taxa de juros.
-
Deputados do PSOL pedem responsabilização de Eduardo Bolsonaro na Justiça por tarifaço de Trump
Parlamentares do PSOL acionam a Justiça em busca de investigação sobre a atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA. As medidas incluem pedidos de bloqueio de bens e impeachment do governador Tarcísio de Freitas por suas declarações de apoio a Trump.
-
Redes revelam reações ao tarifaço que a direita não previu
Rejeição à taxação de Trump revela divisão nas redes sociais e a busca por uma resposta estratégica do Brasil. Moderados clamam por uma diplomacia que equilibre interesses econômicos e políticos em meio à crise.
-
O que Tarcísio, Zema e Caiado disseram sobre o tarifaço anunciado por Trump; veja
Governadores manifestam críticas ao governo Lula sobre as tarifas de Trump e pedem uma postura mais diplomática. Acordos comerciais e economia brasileira são os principais pontos de preocupação entre os pré-candidatos à presidência.
-
Agressão de Trump seria uma oportunidade para a centro-direita se livrar do bolsonarismo?
Governadores enfrentam dilema ao equilibrar apoio ao bolsonarismo e votos de centro nas eleições de 2026. A pressão se intensifica com a influência de Donald Trump e o risco de traições políticas no campo da direita.
-
PT divulga novo vídeo que inclui a classe média na estratégia do ‘nós contra eles’; assista
Campanha do PT busca apoio da classe média ao aumento do IOF com foco na justiça tributária. Vídeo destaca a desigualdade e a necessidade de taxar os super ricos para beneficiar a sociedade como um todo.
-
Lula diz que se Trump tivesse feito no Brasil o que fez no Capitólio estava arriscado a ser preso
Lula critica Trump sobre respeitar a soberania brasileira e compara ações políticas. O presidente reafirma a autonomia do Judiciário e a importância das leis nacionais para empresas estrangeiras.
-
Vivo paga R$ 850 milhões por 50% da FiBrasil e começa a consolidar rede de fibra
Aquisição da FiBrasil fortalece a posição da Vivo no mercado de fibra óptica e expande sua cobertura para 30 milhões de domicílios. A operadora busca acelerar sua atuação em um setor fragmentado e competitivo, com potencial para futuras aquisições.
-
‘Será que Xi Jinping acha os brasileiros preguiçosos?’; Pedro Fernando Nery comenta
Ausência de Xi Jinping no encontro do Brics levanta debates sobre críticas do líder chinês ao estado de bem-estar social. Colunista destaca comparativos entre os gastos sociais e o papel do Estado em Brasil e China.
-
Alckmin sobre tarifa dos EUA: clã Bolsonaro atuou contra interesse do povo brasileiro
Alckmin responsabiliza Bolsonaro por tarifas dos EUA e destaca superávit comercial do Brasil. Vice-presidente critica a postura do ex-presidente e anuncia criação de grupo de trabalho para enfrentar a situação.
-
IR: Proposta prejudica investidor internacional e aumenta risco de fuga de capitais, dizem empresas
Abrasca alerta que reforma do Imposto de Renda pode desestimular investimentos estrangeiros. Relatório de Arthur Lira mantém tributação sobre dividendos de empresas internacionais, aumentando o risco de fuga de capitais.
-
Carro Sustentável vai zerar IPI de modelos de entrada no Brasil
Novo programa do governo reduz imposto para veículos sustentáveis e inovações no setor automotivo. Veículos de entrada poderão ter IPI zerado até dezembro de 2026, incentivando a produção local e o uso de energia limpa.
-
Oposição articula contraponto à PEC da Segurança do governo Lula em jantar com empresários
Parlamentares da oposição se articulam com empresários para propor alternativas à PEC da Segurança Pública, evidenciando a insatisfação com a proposta do governo. O encontro em Brasília resultou em um compromisso de acelerar a aprovação de um projeto alternativo focado no endurecimento das leis contra o crime organizado.
-
Ministros de Lula criticam Tarcísio por tarifaço de Trump, e governador rebate
Troca de acusações entre governo de São Paulo e ministros do governo Lula marca reação à tarifa de 50% de Trump. Ambos os lados criticam a responsabilidade pela situação e discutem as consequências econômicas para o Brasil.
-
O que significa a tarifa de 50% de Trump sobre o Brasil? Veja análises de colunistas do ‘Estadão’
Trump anuncia tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, provocando uma crise nas relações diplomáticas. O governo Lula promete agir com reciprocidade e transformar a situação em ganho político interno.
-
Brasil vai cobrar 50% em taxas dos Estados Unidos caso Trump cumpra tarifaço, diz Lula
Lula anuncia medidas de retaliação às tarifas de Trump e destaca a importância do respeito nas relações diplomáticas. Além disso, o presidente brasileiro critica a alegação do déficit comercial e defende criação de comitê de emergência com empresários.
-
Tarifaço: Brasil sofre mais pela política do que pelo macro; gringos na compra
A preocupação dos investidores locais se concentra nas implicações políticas das tarifas impostas por Trump. A polarização crescente pode influenciar as candidaturas nas eleições de 2026, com impactos sobre os ativos brasileiros.
-
Lei Geral do Licenciamento Ambiental será votado na próxima semana, decidem líderes na Câmara
Líderes da Câmara programam votação do PL 2159/21 para a próxima semana, que visa flexibilizar licenciamento ambiental. O projeto enfrenta resistência de ambientalistas, enquanto setores produtivos o defendem como essencial para o desenvolvimento econômico.
-
Tarifaço de Trump: como ficam as exportações de carne bovina do Brasil para os EUA
Expectativas do setor de carnes se deterioram com aumento de tarifas nos EUA. Frigoríficos brasileiros devem buscar novos mercados para compensar as perdas nas vendas para os americanos.
-
Governo Lula vai esperar prazo de Trump para reação à tarifa e não vê chance de negociação em carta
Governo brasileiro avalia estratégias antes de responder às tarifas impostas por Trump. Análise sugere que a carta do presidente americano fortalece a narrativa da oposição bolsonarista.
-
Haddad critica ‘vassalagem’ de Tarcísio e governador diz para ministro ‘trabalhar mais’
Ministro da Fazenda critica postura do governador paulista em meio ao conflito tarifário. Tarcísio responde ressaltando a importância da colaboração entre os governos para enfrentar a crise.
-
Tarifas de Trump: quais medidas o Brasil pode adotar pela Lei de Reciprocidade?
Lula afirma que Brasil utilizará a Lei de Reciprocidade Econômica para responder às tarifas de 50% impostas por Trump. A norma permite medidas proporcionais e prioriza soluções diplomáticas antes de qualquer retaliação comercial.
-
Exportações para os EUA podem cair 75% com tarifas de Trump, diz Lucas Ferraz, da FGV
Tarifa de 50% sobre produtos brasileiros é uma resposta direta a declarações do Brics, refletindo tensões nas relações comerciais entre Brasil e EUA. Especialistas alertam que o aumento pode causar queda de 75% nas exportações brasileiras para o mercado americano.
-
Canadá busca acordo comercial no Sudeste Asiático para reduzir dependência dos EUA
Canadá busca diversificar suas relações comerciais e reduzir a dependência dos EUA. O país inicia negociações com a ASEAN para um acordo de livre comércio.
-
XP: Taxa em outros países foi de choque a acordo; 50% não dá para ser valor de face
Economista analisa o impacto das tarifas de importação dos EUA sobre a economia brasileira. Ele afirma que, apesar do choque inicial, as negociações podem levar a uma tarifa média mais baixa no futuro.
-
PT fala em cassar Eduardo Bolsonaro e oposição culpa STF e Lula por tarifaço de Trump
Disputa política acirrada marca reação à sobretaxa impostas pelos EUA, com petistas e bolsonaristas se responsabilizando mutuamente. O governo Lula estuda medidas de retaliação para fazer frente à situação econômica gerada pela medida.
-
Tarifaço pode tirar EUA do mapa de venda do Brasil
Aumento drástico nas tarifas de produtos brasileiros para 50% gera preocupações entre exportadores e pode impactar severamente a economia. Medida compromete negociações de fusões e aquisições entre Brasil e EUA e provoca alta nas taxas de juros e do câmbio.