Rússia
-
Flávio Bolsonaro critica viagens internacionais de Lula
Flávio Bolsonaro critica gastos altos com viagens de Lula e questiona prioridades do governo. Presidente mantém agenda internacional frequente, acumulando mais de 105 dias fora do Brasil desde o retorno ao Planalto.
-
Governo Trump tentou fazer Ucrânia aceitar deportados dos EUA em meio à guerra, mostram documentos
Documentos revelam que a administração Trump buscou deportações de terceiros países para a Ucrânia durante a guerra. A proposta foi feita em um contexto de dependência militar ucraniana, mas não conseguiu aceitação.
-
Trump vai ao Oriente Médio pensando em acordos comerciais, não em diplomacia
Trump foca em acordos comerciais com países do Golfo, desviando-se de uma estratégia diplomática clara. Visita à Arábia Saudita, Catar e Emirados promete transações financeiras significativas, mas carece de objetivos políticos definidos.
-
Trump pressiona Zelenski a negociar com Putin enquanto Europa ameaça Rússia com sanções
Trump pressiona Ucrânia a negociar com a Rússia, descontentando aliados europeus. Enquanto isso, ameaças de sanções massivas aumentam a pressão sobre Moscou para um cessar-fogo imediato.
-
Opinião | A síndrome de Galípolo: a volta da inflação e o risco de um fantasma do passado que parecia vencido
A fala polêmica de Gabriel Galípolo em 2020 reflete a despreocupação com os riscos inflacionários que se concretizaram na economia. Recentemente, o presidente do Banco Central mudou de postura e tomou medidas drásticas para conter a inflação.
-
Em reunião com Brasil sobre armas nucleares, EUA citam preocupação com China e Rússia
Diálogo entre Brasil e EUA aborda questões cruciais sobre segurança internacional. Encontro ocorre em meio à visita de Lula aos países asiáticos.
-
França e Alemanha negam 'saco de cocaína' em reunião de Macron, Merz e Starmer
Gabinete de Macron desmente acusações de uso de drogas durante viagem à Ucrânia. Autoridades enfatizam a importância da vigilância contra campanhas de desinformação.
-
Saiba quem são os congressistas que assinaram a CPMI do INSS
O pedido de CPMI foi apoiado por uma ampla adesão de parlamentares da oposição e visa investigar as fraudes relacionadas a descontos indevidos no INSS. A criação da comissão depende da análise do presidente do Congresso, que está em viagem oficial.
-
Oposição protocola CPI do INSS no Congresso
Oposição reivindica criação de CPMI para apurar fraudes no INSS. Com apoio expressivo, a oposição busca investigar irregularidades relacionadas a descontos indevidos em benefícios previdenciários.
-
Meu INSS: como receber dinheiro de volta e outras 5 perguntas sobre a fraude na Previdência
INSS notifica aposentados sobre descontos indevidos e processos de ressarcimento. Beneficiários devem utilizar o aplicativo Meu INSS para verificar autorizações e solicitar devolução de valores.
-
Trump diz que poderá se encontrar com Putin e Zelensky na Turquia
Trump considera possível encontro com líderes da Rússia e Ucrânia para discutir paz na Europa. Reunião marcada para a próxima quinta-feira tem potencial para influenciar o fim do conflito.
-
Trump diz que poderá se encontrar com Putin e Zelensky na Turquia
Trump considera reunião em Istambul com Putin e Zelensky para discutir paz na Europa. Líder ucraniano expressa gratidão e esperança de que o presidente dos EUA participe do encontro.
-
Importação de produtos chineses pelo Brasil cresceu quase 20% em 2024, diz governo
O crescimento nas importações brasileiras de produtos chineses reflete a intensificação das relações comerciais entre os dois países. Lula destaca a importância de parceria estratégica e busca de novos mercados em meio a desafios globais.
-
Brasil vê nos reatores nucleares solução para estabilizar renováveis em data centers
Ministro enfatiza que pequenos reatores nucleares são essenciais para estabilizar a matriz energética brasileira e atraírem investimentos. Parcerias com Rússia e China visam fortalecer a cooperação no setor nuclear e energético.
-
Donald Trump inicia tour pelo Oriente Médio na Arábia Saudita
Trump inicia viagem ao Oriente Médio em meio a negociações sobre Gaza e apoio ao programa nuclear iraniano. A libertação de um refém americano-israelense marca a partida do presidente, que busca avanços nas discussões de paz.
-
Brasil vai fechar parceria com a Rússia para reatores nucleares
Brasil firmará parceria com a Rosatom para desenvolver Pequenos Reatores Modulares e substituir usinas termelétricas. O ministro de Minas e Energia destaca potencial do urânio brasileiro e a importância da energia nuclear limpa.
-
Leão 14 defende libertação de jornalistas presos e recebe convite de Zelenski
Leão 14 recebe calorosa recepção em sua primeira audiência e aborda temas frágeis como liberdade de imprensa e inteligência artificial. O papa enfatiza a importância da comunicação pacífica e a responsabilidade no uso da tecnologia em prol do bem comum.
-
Ministros europeus ameaçam Rússia com novas sanções e exigem progresso em negociações com a Ucrânia
Ministros europeus exigem ação imediata da Rússia nas negociações de paz enquanto consideram novas sanções. Reunião em Londres destaca a unidade dos países na busca por um cessar-fogo e suporte contínuo à Ucrânia.
-
Trump se oferece para participar de negociação entre Rússia e Ucrânia na Turquia
Trump se oferece para intermediar negociações entre Ucrânia e Rússia na Turquia, enquanto pressões por cessar-fogo aumentam. Combates persistem na linha de frente, colocando em dúvida a efetividade da proposta de trégua.
-
China corteja Brasil após tarifaço de Trump, diz New York Times
China intensifica laços com o Brasil e América Latina enquanto EUA enfrentam críticas por tarifas. Lula busca parcerias econômicas e tecnológicas durante visita à cúpula na China.
-
Donald Trump busca acordos bilionários em viagem ao Oriente Médio
Trump busca fortalecer laços econômicos com estados do Golfo em meio a tensões no Oriente Médio. Normalização com a Arábia Saudita e Israel é um objetivo distante devido à guerra em Gaza.
-
Rússia ignora 'completamente' pedido de cessar-fogo, diz chanceler ucraniano
A Ucrânia denuncia a violação do cessar-fogo proposto e relata ataques russos persistentes. O ministro das Relações Exteriores ucraniano reafirma a urgência de apoio internacional diante da escalada de hostilidades.
-
Ministros europeus pedem 'cessar-fogo' na Ucrânia e que 'Putin leve a paz a sério'
Kaja Kallas reforça a necessidade de um cessar-fogo antes de qualquer discussão de paz entre Ucrânia e Rússia. Enquanto isso, aliados europeus se preparam para novas sanções caso Moscou não acate o pedido.
-
Ministro defende Lula após foto com autocratas em Moscou: “Representava o Brasil”
Ministro defende viagem de Lula a Moscou como positiva e sem constrangimentos. Críticas da oposição ressaltam a presença do presidente ao lado de líderes autoritários, mas governo destaca importância diplomática.
-
Se depender de mim, relação com a China será indestrutível, diz Lula
Lula reafirma compromisso de fortalecer parcerias comerciais com a China durante Fórum Empresarial. O presidente destaca a importância da relação para o avanço do Sul Global e anuncia investimentos significativos do país asiático no Brasil.
-
Haddad diz que EUA tentam 'de maneira errática' reequilibrar variáveis macroeconômicas
Haddad discute política comercial americana e suas implicações, enquanto aguarda anúncio sobre nova política de datacenters. O ministro também menciona a erraticidade na tentativa dos EUA de reequilibrar variáveis macroeconômicas.
-
Zelensky denuncia ao papa crianças sequestradas pela Rússia
Zelensky destacou a grave situação das crianças sequestradas pela Rússia e abordou possíveis caminhos para a paz. É a primeira vez que o papa Leão XIV dialoga com um líder internacional desde sua eleição.
-
Ibovespa Futuro sobe forte com acordo EUA-China e balanço da Petrobras no radar
O Ibovespa Futuro inicia a semana em alta, impulsionado pelo otimismo gerado pelo acordo comercial entre EUA e China. O mercado nacional aguarda resultados financeiros importantes, em especial da Petrobras.
-
Acordo entre China e EUA é boa notícia para o Brasil e para os mercados
A aproximação entre Brasil e China durante a visita do presidente Lula pode gerar oportunidades comerciais em meio ao novo acordo entre Estados Unidos e China. O governo brasileiro busca fortalecer laços e negociar a redução de tarifas, visando benefícios econômicos mútuos.
-
Ucrânia acusa Rússia de continuar ataques após recusar cessar-fogo de 30 dias
Ataques aéreos intensificam o conflito entre os dois países, enquanto negociações de paz permanecem estagnadas. A força aérea ucraniana relata que mais de 100 drones foram usados na ofensiva russa.
-
Em Pequim, governo Lula anuncia R$ 27 bilhões de investimentos da China no Brasil
Brasil recebe R$ 27 bilhões em novos investimentos da China, sendo o principal parceiro comercial asiático. Durante a visita, Lula busca fortalecer acordos bilaterais e ampliar oportunidades no agronegócio e em diversos setores.
-
Problema nenhum, diz Mauro Vieira sobre foto de Lula com autocratas
Mauro Vieira defende presença de Lula em evento ao lado de autocratas, afirmando que a visita foi institucional e sem constrangimentos. A oposição, liderada por Flávio Bolsonaro, expressa indignação com a participação do presidente nas comemorações em Moscou.