Lula
-
Opinião | Governo Lula é lento e analógico em uma sociedade cada vez mais ansiosa pela solução dos problemas
Governo Lula enfrenta desafios de popularidade apesar de avanços econômicos, devido à lentidão nas reações e à centralização das decisões. A falta de agilidade nas respostas a crises e a independência limitada dos ministros impactam negativamente a percepção pública.
-
Lula vai ao Uruguai com Boulos e Macêdo em meio a possível troca na Secretaria-Geral
Boulos pode ser nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência ao retornar de viagem com Lula ao Uruguai. O ex-presidente do país, José Mujica, foi homenageado durante a visita em meio a rumores de uma reforma ministerial.
-
Opinião | Janja mina o debate sério e importante sobre a regulação das redes, ao sugerir controle político
A polarização política no Brasil tem prejudicado a discussão sobre a regulação das redes sociais, que agora se mostra urgente. A falta de legislação adequada coloca em risco a segurança pública e a qualidade do debate democrático.
-
Opinião | Trégua entre EUA e China melhora cenário político e econômico para Brasil
Trégua entre EUA e China alivia riscos econômicos para o Brasil, mas desafios internos e externas ainda persistem. A redução temporária das tarifas oferece um respiro, mas a instabilidade política e econômica continua a exigir atenção.
-
CGU vê possível conflito de interesses de Rui Costa em obra com verbas do PAC, mas caso é arquivado
CUG identifica irregularidades no uso de verbas do PAC por Rui Costa, mas processo arquivado pela Comissão de Ética. Denúncias apontam possível conflito de interesse envolvendo uma fazenda registrada em nome de uma aliada.
-
Rui Costa vê ‘fogo amigo’ contra si em caso Janja e reclama de ‘traíras’ no governo
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfrenta especulações sobre vazamento de informações a respeito da primeira-dama durante reunião com o presidente da China. A situação gerou um clima de desconfiança entre os membros da comitiva e no governo Lula.
-
Ministro da Previdência diz no Senado que Lula mandou investigar fraudes no INSS ‘até as últimas consequências’
Ministro da Previdência reforça compromisso do governo em erradicar fraudes no INSS. Investigação busca proteger os direitos dos aposentados e pensionistas afetados.
-
Damares pede que Lula afaste entidades acusadas de fraude de conselhos
Damares Alves solicita a Lula a exclusão de entidades suspeitas de fraudes do INSS de conselhos do governo. A senadora destaca a importância de coibir práticas criminosas e garantir a transparência nas investigações em curso.
-
Cotado para assumir Secretaria-Geral, Boulos acompanha Lula em comitiva para o Uruguai
Boulos viaja com Lula para o Uruguai e pode assumir Secretaria-Geral. O deputado enfrenta um impasse quanto à sua candidatura em 2026, enquanto a nomeação ainda não é formalizada.
-
Ladrão entrou no INSS no governo Bolsonaro, diz novo ministro da Previdência
Ministro da Previdência aponta que fraudes no INSS foram facilitadas por mudanças na legislação durante o governo Bolsonaro. Wolney Queiroz aseguró que a atual administração está comprometida em investigar e ressarcir os aposentados lesados.
-
Líder do PT no Senado diz que vai assinar CPMI do INSS: 'Sem nenhum tipo de problema de fazer investigação'
Senadores do PT se mobilizam para investigar fraudes em descontos de INSS. Durante audiência, ministro da Previdência se desvinculou das gestões anteriores e defendeu ações do atual governo.
-
Em áudios, agente da PF diz que grupo estava pronto para 'matar meio mundo' e 'cortar a cabeça' de Moraes
Policial federal revela detalhes de um plano golpista, mencionando um grupo armado preparado para evitar a posse de Lula. Ele critica Bolsonaro e destaca insatisfação com o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em áudios entregues à Polícia Federal.
-
Bolsonaro admite possibilidade de fraude no INSS ter começado no seu governo
Bolsonaro reconhece que fraudes no INSS podem ter início em seu governo e critica a gestão de Lula. O ex-presidente manifesta apoio à CPMI para investigar os descontos indevidos que geraram prejuízos de R$ 6,3 bilhões.
-
Em 2º dia de velório, uruguaios fazem últimas homenagens a Mujica; Lula está a caminho
Centenas de pessoas se reúnem em Montevidéu para homenagear José Mujica, que faleceu aos 89 anos. Líderes da América Latina, como Lula e Boric, também estão presentes para prestar suas últimas despedidas ao ex-presidente uruguaio.
-
Ministro da Previdência é ouvido no Senado sobre fraudes no INSS; assista ao vivo
Ministro Wolney Queiroz promete investigar fraudes que afetaram aposentados e pensionistas. Ele destaca a importância de responsabilizar aqueles envolvidos no escândalo de descontos indevidos durante o período de 2019 a 2022.
-
Bolsonaro usa fraude do INSS em campanha contra governo Lula
Bolsonaro usa depoimentos de idosos prejudicados pelo INSS em campanha contra Lula. A peça publicitária prevê exibições nas redes sociais e na TV, ressaltando a defesa das aposentadorias.
-
Presidente Lula viaja hoje ao Uruguai para participar do funeral de Mujica
Lula presta homenagem ao amigo e ex-presidente do Uruguai em funeral marcado por reflexão e solidariedade. O presidente brasileiro retorna rapidamente a Brasília após a cerimônia, cancelando compromissos anteriores.
-
'Leão 14 é o papa da Amazônia', define embaixador brasileiro que quer convidar pontífice para COP no Brasil
Embaixador brasileiro propõe convite ao novo papa para conferência sobre mudanças climáticas. A presença de Leão 14 seria simbólica para a discussão sobre a preservação da Amazônia, um tema central da agenda do Vaticano.
-
Presidentes Lula e Boric viajam ao Uruguai para último adeus a José Mujica
Presidentes Lula e Boric chegam ao Uruguai para prestar homenagens a José Mujica. O velório público no Palácio Legislativo atrai milhares de uruguaios em um tributo emocionante ao ex-presidente.
-
Lula deve nomear Boulos para Secretaria-Geral da Presidência
Lula busca nomear Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência, mas enfrenta resistência interna. A articulação visa fortalecer vínculos do governo com os movimentos sociais, após críticas por distanciamento.
-
Em áudio, policial disse poder matar para manter Bolsonaro no poder
Policial revela planos de grupo armado para atuar em defesa de Bolsonaro, potencializando tensões políticas no Brasil. Áudios mostram intenção de ações extremas, incluindo prisões de ministros do STF e ameaças de violência.
-
Fraude do INSS: como consultar desconto indevido no pagamento?
INSS notifica aposentados e pensionistas sobre descontos em benefícios. O órgão já recebeu mais de 473 mil relatos de não reconhecimento de descontos e orienta sobre como solicitar devolução.
-
AGU notifica Meta e TikTok para remover fake news sobre viagem de Lula à Rússia
AGU exige a remoção de fake news sobre viagem da comitiva brasileira à Rússia e dá prazo de 24 horas às redes sociais. A medida visa proteger a imagem do país e a integridade das políticas públicas diante da disseminação de informações falsas.
-
Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quinta-feira, 15 de maio
Executivos e investidores se reúnem em Nova York para discutir inovação e parcerias estratégicas, enquanto aguardam dados econômicos importantes dos EUA e Brasil. O evento, promovido pela Brazilian-American Chamber of Commerce, destaca o papel do Brasil no cenário global de negócios.
-
Velório de Mujica é prorrogado para a chegada de Lula, diz jornal uruguaio
Velório de José Mujica é estendido para receber Lula em Montevidéu. O ex-presidente uruguaio, falecido aos 89 anos, teve uma despedida emocionante nas ruas da capital.
-
Anielle Franco diz que avalia disputar vaga no Congresso em 2026
Anielle Franco cogita candidatura ao Congresso em 2026 e discute planos com PT e família. Ministra destaca desafios e preocupações com segurança após ataques recebidos.
-
Por que Lula e Janja pediram intervenção no TikTok; entenda
Lula busca diálogo com a China para regulamentar redes sociais, especialmente o TikTok, em meio a ausências de ações concretas no Congresso. Primeira-dama Janja reforça a urgência da regulação após tragédias relacionadas à plataforma digital.
-
Cooperação China-América Latina é inevitável, diz chanceler chinês
China enfatiza a importância da cooperação com a América Latina em meio a tensões comerciais com os EUA. Durante o fórum, líderes sul-americanos reforçaram seu compromisso com o multilateralismo e firmaram novos acordos de cooperação.
-
Sem Putin, delegação russa chega a Istambul para negociações de paz com a Ucrânia
Negociações diretas de paz entre Rússia e Ucrânia têm início em Istambul, mas sem a presença de Vladimir Putin. A participação do presidente ucraniano Volodimir Zelensky também permanece incerta, enquanto as expectativas para um cessar-fogo aumentam.
-
PF: grupo golpista armado era subordinado a Bolsonaro, diz agente em áudio
Interceptações revelam que o agente Wladimir Soares recebeu ordens para agir apenas com a autorização de Jair Bolsonaro. As gravações confirmam a existência de um plano violento contra ministros do STF e uma estrutura armada ligada ao ex-presidente.
-
China isenta brasileiros de visto para visitas de até 30 dias
Medida visa fortalecer laços entre a China e países da América Latina, facilitando o turismo e negócios. A isenção de visto é um projeto experimental que poderá ser reavaliado após três anos.
-
Varejo no Brasil e nos EUA, Powell, balanço do Wallmart e mais destaques
Divulgação dos dados de vendas no varejo no Brasil marca agenda econômica do dia, enquanto empresas preparam resultados financeiros do 1º trimestre. Lula embarca para o Uruguai para velório de ex-presidente e participa de conferência sobre a guerra na Ucrânia.
-
O que a China tem a ver com a regulação de redes no Brasil?
Intervenção de Janja da Silva durante encontro com Xi Jinping gera desconforto e revela divergências sobre a regulação das plataformas digitais. Lula defende a capacidade de sua esposa em discutir redes sociais, mas a atitude foi vista como desrespeitosa em Pequim.