PT
-
Presidente do PT não descarta sanções a deputada que foi à Justiça contra decisão do partido
PT critica judicialização de impugnação e alerta para possíveis sanções a Dandara Tonantzin. A situação pode atrasar o resultado da eleição nacional do partido.
-
Assista e leia a íntegra do discurso de Lula na sessão ampliada do Brics
Lula destaca a importância da justiça tributária e do acesso equitativo à inteligência artificial durante a Cúpula do Brics. O presidente reforça a necessidade de estratégias de crescimento inclusivas e sustentáveis para o século 21.
-
IA não pode ser instrumento de manipulação na mão de bilionários, diz Lula no Brics
Lula defende no Brics uma governança global para a inteligência artificial que promova justiça e equidade, criticando o controle das big techs. O presidente também aborda a necessidade de reformas no FMI e a luta contra o protecionismo disfarçado em negociações comerciais.
-
IA não pode ser ferramenta de manipulação para bilionários, diz Lula
Lula critica desigualdade no acesso à tecnologia e defende governança inclusiva da inteligência artificial. O presidente também pede reformas na OMC para garantir maior equilíbrio entre países ricos e em desenvolvimento.
-
Lula une PT, vai elevar discurso de pobres x ricos e vê ‘vitória’ nas redes contra o Congresso
Governos e aliados intensificam a polarização entre ricos e pobres após derrota no Congresso. Discurso de justiça social é reforçado por campanhas nas redes sociais para mobilizar apoio popular.
-
Guinada populista de Lula mira menos vitória em 2026 e mais manter hegemonia do PT sobre a esquerda
PT radicaliza discurso ao se alinhar à esquerda, focando na luta entre "ricos e pobres". Estrategicamente, essa guinada busca fortalecer a hegemonia do partido, mas pode afastar o apoio do crucial eleitorado centrista.
-
Ala majoritária do PT busca manter hegemonia, mas enfrenta crises em Estados
Eleições internas do PT ocorrem em meio a tensões e denúncias de irregularidades. Presidentes dos diretórios em todo o País serão eleitos para liderar a sigla nas próximas campanhas eleitorais.
-
PT vai às urnas dividido sobre rumos do governo, tom da campanha de 2026 e construção do ‘pós-Lula’
PT enfrenta um dilema interno em meio a críticas ao governo Lula e à ascensão de candidaturas opostas. A divisão entre seguir com o Centrão ou avançar à esquerda pode moldar o futuro político do partido e de seu líder.
-
PT pode anunciar novo presidente mesmo com adiamento de eleição em MG
Possível anúncio do novo presidente do PT ocorre em meio à indefinição das eleições em Minas Gerais. Edinho Silva é considerado o favorito, mas o resultado final ainda depende da apuração das votações estaduais.
-
Em discurso, Lula defende mundo multipolar e governança de IA ‘justa, inclusiva e equitativa’
Lula destaca a deterioração do cenário internacional desde o G20 e defende maior protagonismo dos países do Sul Global em organizações multilaterais. O presidente também enfatiza a importância de uma governança global de inteligência artificial que seja justa e inclusiva.
-
Lula: Temos credenciais para liderar debate sobre grandes desafios do planeta
Lula destacou a importância do Brics na discussão de questões globais, incluindo economia e tecnologia. A cúpula visa fortalecer a cooperação multilateral entre os países membros.
-
Líderes manifestam apoio a Dilma no comando do banco dos Brics em meio a críticas de gestão
Líderes do Brics ressaltam apoio à Dilma Rousseff em sua recondução ao NDB, apesar das críticas à sua gestão. O banco se prepara para novos desafios e ampliação de sua atuação no Sul Global, com novos membros ingressando na instituição.
-
Janja repete G20 e tem lugar de destaque em Brics no Rio
Janja da Silva se destaca novamente ao lado de Lula na cúpula do Brics no Rio, onde a declaração final condena ataques ao Irã e evita citar diretamente os EUA. O evento, no entanto, contou com importantes ausências de chefes de Estado, o que pode limitar sua repercussão.
-
Declaração do Brics diz que China e Rússia apoiam Brasil e Índia no Conselho de Segurança da ONU
Brics aprova declaração sobre reforma do Conselho de Segurança da ONU, destacando a necessidade de maior representatividade. A posição dos países-membros reflete um consenso em garantir que nações emergentes e em desenvolvimento tenham voz na nova composição.
-
Impasse em Minas Gerais deve adiar resultado da eleição nacional do PT
Adiamento da votação em Minas Gerais impacta eleição nacional do PT e gera convocação de reunião emergencial. A decisão judicial que inclui a deputada Dandara Tonantzin no pleito local altera cronograma de resultados esperados para o partido.
-
Decisão do STF para driblar arcabouço surte efeito contrário e reduz limite de gasto
Decisão do STF impacta negativamente limite de gastos do Judiciário para 2025, reduzindo em R$ 87,3 milhões. Novo julgamento sobre custas judiciais pode aumentar a perda a quase R$ 1,5 bilhão.
-
Lula vota, do Rio, em eleição para o comando do PT
Lula surpreende ao votar na eleição do PT durante a Cúpula do Brics. O presidente apoia Edinho Silva, candidato à presidência do partido, em meio a concorrentes variados.
-
PT agora mostra ricos em iates e pobres afundando com impostos
PT intensifica campanha "Taxação BBB" para destacar desigualdade social e promover justiça tributária. Novo vídeo utiliza inteligência artificial para contrastar a vida dos ricos em iates com a realidade dos pobres carregando impostos.
-
No Rio, Lula vota para eleição interna do PT
Lula participa da votação para presidente do PT e apoia Edinho Silva como candidato. A escolha ocorre em meio à 17ª Cúpula dos Brics, com resultados previstos para serem divulgados ao longo da semana.
-
O temor de uma “catástrofe nuclear voltou ao cotidiano”, diz Lula
Lula alerta sobre o aumento do temor nuclear e critica a ineficácia do Conselho de Segurança da ONU. O presidente destaca as consequências devastadoras de ações militares no Oriente Médio e a ascensão do terrorismo na região.
-
Em linha com declaração final do Brics, Lula evita citar Estados Unidos ao mencionar ataques ao Irã
Lula critica ações de Israel em Gaza, mas evita responsabilizar Estados Unidos por ataques ao Irã. O presidente defende a criação de um Estado palestino como solução para o conflito.
-
Gasto militar exigido pela Otan causa corrida armamentista, diz Lula
Lula critica aumento de gastos militares da Otan em cúpula do Brics. Presidente ressalta que prioridade deve ser o desenvolvimento e não a corrida armamentista.
-
Lula condena genocídio em Gaza e ataques ao Irã em discurso no Brics
Lula critica ações de Israel em Gaza e reafirma necessidade de soluções pacíficas em conflitos globais. Na cúpula do Brics, ele destaca a importância do multilateralismo e da reforma da governança global.
-
Valdemar do PL: Michelle seria a única, além de Bolsonaro, que venceria Lula em 2026
Valdemar Costa Neto destaca Michelle Bolsonaro como potencial candidata Viável para enfrentar Lula em 2026. Ele reafirma que a escolha do novo candidato, caso Bolsonaro não concorra, será feita pelo ex-presidente.
-
Leia a íntegra do discurso de Lula na abertura do Brics no Rio
Lula destaca a importância do Brics em meio a crises no multilateralismo durante abertura da cúpula no Rio. Ele reforça que a ONU simboliza a vitória contra o nazifascismo e a busca por uma esperança coletiva.
-
Brics no Brasil reafirma balela que chamam de Sul Global
A reunião do Brics no Brasil evidencia as divisões internas do bloco e a fragilidade da noção de 'Sul Global'. As ausências de líderes chave como Xi Jinping e Vladimir Putin reforçam a falta de coesão e relevância do grupo na atual geopolítica.
-
Nos Brics, Lula critica Otan e diz que 'temor de catástrofe nuclear' voltou
Lula critica aumento de gastos militares da OTAN e defende prioridade em ações de paz e desenvolvimento. O presidente também aborda a situação em Gaza e a busca por um Estado palestino soberano.
-
Lula cita “colapso” do multilateralismo e critica conflitos pelo mundo
Lula critica o colapso do multilateralismo e destaca a urgência de reformas na ONU durante a Cúpula do Brics. Em seu discurso, ele aborda os conflitos globais e a importância de uma governança internacional mais inclusiva e eficaz.
-
Derrubada do IOF é derrota de Haddad, mas não só dele, diz economista
André Perfeito critica a falta de coordenação entre o Planalto e o Congresso, ressaltando as consequências da derrota do governo na questão do IOF. Ele aponta que o aumento do número de deputados pode impactar ainda mais os gastos públicos.
-
Falar de cúpula do Brics esvaziada é análise superficial, diz Vieira
Mauro Vieira defende a relevância da Cúpula do Brics e rebate críticas sobre a ausência de líderes notáveis. Ele destaca que 14 chefes de Estado confirmaram presença e reafirma que o Brics não é anti-Ocidente.
-
Eleição do PT é adiada em Minas e atrasa resultado nacional
PT adia eleições internas em Minas Gerais após impugnação de candidatura. Dandara Tonantzin contestou a decisão judicial que inviabilizou sua participação no pleito, e nova data será marcada em reunião extraordinária.
-
Lula critica aumento de gastos militares da Otan para 5% do PIB
Lula critica aumento de gastos da Otan e destaca prioridade política em vez de investimentos em desenvolvimento. O presidente argumenta que recursos existem, mas são desviados para a corrida armamentista.
-
Brics alerta que medidas sobre clima não devem ser usadas para disfarçar restrição ao comércio
Brics critica restrições comerciais mascaradas de preocupação ambiental e defende ações coletivas contra tarifas elevadas. Membros do bloco expressam preocupações sobre a legislação da União Europeia e seu impacto nas exportações brasileiras.