Câmara
-
Bolsonaro diz que vai manter candidatura para 2026 'até o último segundo'
Bolsonaro reafirma sua candidatura à presidência em 2026 e critica decisão do TSE que o tornou inelegível até 2030. O ex-presidente busca apoio entre governadores de direita e enfrenta desafios legais enquanto tenta reverter sua situação política.
-
Oposição critica Janja por fala sobre o TikTok na China
Oposição critica declaração de Janja sobre o TikTok em jantar com Xi Jinping. Lula defende a primeira-dama e nega desconforto no encontro diplomático.
-
Bolsonaro critica STF por anular suspensão de ação penal contra Ramagem
Bolsonaro defende a legalidade da decisão da Câmara dos Deputados em relação a Alexandre Ramagem e critica o STF. A reação dos parlamentares inclui uma ação na Corte para contestar a influência da decisão judicial sobre o Legislativo.
-
Por unanimidade, STF suspende processo contra Ramagem após diplomação
STF suspende ação penal contra Alexandre Ramagem, mantendo acusações graves. Deputado federal continua respondendo por crimes relacionados a tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.
-
Serviços no Brasil, conferência do BC, falas do Fed e mais destaques desta 4ª
Mercados reagem a dados econômicos e balanços de empresas, com atenção especial para alta do Ibovespa. Evento do Banco Central e conferência com Lula e Xi Jinping são destaques do dia.
-
Contas não se sustentam sem compensar isenção do IR, diz Marcos Pinto, da Fazenda
Isenção do Imposto de Renda ainda enfrenta obstáculos no Congresso, mas o governo acredita na aprovação este ano. Secretário da Fazenda reforça a necessidade de compensação fiscal e destaca apoio popular à tributação de rendas mais altas.
-
Câmara gasta energia sem produzir “nada positivo”, diz Motta
Hugo Motta critica a falta de produtividade na Câmara e destaca a polarização como obstáculo ao debate estratégico. Ele ressalta a importância de mudar a pauta para priorizar questões relevantes para o país.
-
Bolsonaro defende que STF não pode anular manobra pró-Ramagem
Bolsonaro contesta a decisão do STF sobre a suspensão da ação penal contra Alexandre Ramagem, alegando que apenas o Congresso pode declarar inconstitucionalidade. A Câmara busca garantir a validade de sua deliberação e reafirmar a independência do Legislativo.
-
Moraes dá 30 dias para Câmara explicar suspensão de ação contra Ramagem
Ministro determina prazos para que Câmara e órgãos jurídicos se manifestem sobre a resolução que suspendeu ação contra deputado. A decisão ocorre em meio a questionamentos de partidos políticos e pressão da oposição na Casa.
-
Motta entra com recurso para barrar decisão do STF sobre Ramagem
Hugo Motta busca reverter decisão do STF que anulou suspensão da ação penal contra Alexandre Ramagem. O presidente da Câmara afirma que a matéria deveria ser analisada pelo plenário da Corte, e não pela 1ª Turma.
-
Câmara altera regras para viagens oficiais
Novo regulamento permite flexibilização nas viagens dos deputados, visando melhorar a prestação de contas. A mudança foi implementada após gastos de R$ 3,5 milhões em deslocamentos ao exterior em 2024.
-
Câmara recorre de decisão do STF que manteve ação contra Ramagem por golpe de Estado, afirma Motta
Câmara busca reverter decisão do STF que manteve ação penal contra deputado acusado de tentativa de golpe. Hugo Motta afirma que votos da Casa devem ser respeitados para garantir a harmonia entre os Poderes.
-
Hugo Motta aciona STF para manter suspensão de processo contra Alexandre Ramagem
Hugo Motta solicita ao STF a ratificação da suspensão do processo contra Alexandre Ramagem, destacando o apoio de 315 deputados. O presidente da Câmara defende a harmonia entre os Poderes em sua argumentação.
-
Doria critica descontrole fiscal e diz que Lula governa com “mágoas”
Doria critica governo Lula por falta de harmonia entre os Poderes e alerta sobre riscos fiscais. Ele destaca a importância de governar para todos e ressalta a dinâmica positiva dos governos estaduais.
-
Temer prega fim da polarização e fala em “pacificar” o país
Temer defende a necessidade de pacificação política para o desenvolvimento do Brasil em discurso no Lide Investment Forum. Ele enfatiza o protagonismo dos Estados e projeta um papel estratégico do país na segurança alimentar mundial.
-
Telecoms pedem que governo prorrogue isenção para internet via satélite de antena pequena
Setor de telecomunicações alerta para a necessidade de renovação da isenção tributária, fundamental para garantir o acesso à internet em áreas carentes e viabilizar dispositivos de IoT. A discussão em andamento na Câmara pode definir o futuro dos serviços de conectividade no país.
-
Veja quem assinou pedido de criação de CPMI do INSS para driblar fila de comissões na Câmara
Parlamentares da oposição se mobilizam para investigar fraudes no INSS, acumulando apoio significativo, enquanto membros do governo, incluindo petistas, se mantêm afastados da iniciativa. A CPMI busca examinar irregularidades relacionadas a cobranças bilionárias entre 2019 e 2024.
-
Câmara foi criada com 100 deputados e pode chegar a 531; veja como aumentaram as vagas desde 1826
Câmara dos Deputados aprova aumento no número de parlamentares, que passará de 513 para 531 em 2027. A proposta gerou debate acalorado entre os parlamentares e prevê um custo adicional de R$ 64,6 milhões ao ano.
-
Veja quem assinou pedido de criação de CPMI do INSS para tentar driblar fila na Câmara
O protocolo da CPMI do INSS é um reflexo da oposição ao governo Lula, em meio a investigações de fraudes bilionárias. A comissão contará com apoio significativo de deputados e senadores, mas sem a participação dos parlamentares do PT, PSOL e PDT.
-
Relembre a trajetória pessoal e política de Pepe Mujica, morto aos 89 anos
Pepe Mujica deixa um legado de luta pelos direitos sociais e pela integração latino-americana. Sua trajetória política foi marcada por um estilo autêntico e pela defesa de pautas progressistas.
-
'Trump nega todos os valores defendidos pelos EUA desde a 2ª Guerra Mundial', diz Ricupero
Em entrevista, Rubens Ricupero critica a política de Trump e destaca os perigos do protecionismo e da ameaça ao sistema multilateral. O embaixador brasileiro alerta sobre as consequências dessas ações para a justiça social e o equilíbrio global.
-
Economista vê escala 6X1 como oportunidade para esquerda
Leda Paulani propõe a eliminação da jornada de trabalho 6×1, destacando a importância de a esquerda se posicionar de forma mais contundente. O debate ocorre em meio a discussões sobre a redução da carga horária de trabalho e as propostas do governo.
-
Núcleo de Lupi na Previdência vê “covardia” de Lula por demissão
Ex-ministro Carlos Lupi é demitido em meio a pressões sobre a crise do INSS e esquema de fraudes milionárias. Funcionários próximos consideram a situação uma "covardia" e o clima permanece tenso na equipe do governo Lula.
-
Economista vê escala 6X1 como oportunidade para esquerda
Leda Paulani enfatiza a necessidade de mudanças na jornada de trabalho como prioridade para a esquerda. O seminário na USP abordou também críticas às ações do governo e à atual dinâmica política no Brasil.
-
Fraude no INSS: Motta abrigou diretor de entidade alvo de investigação, diz jornal
Investigação revela conexão entre ex-assessor e fraudes em descontos do INSS. O presidente da Câmara enfrenta pressão da oposição para instalar CPI que examine os casos de irregularidade.
-
Governadores cobram menos ideologia e mais resultado do governo
Governadores defendem a urgência de reformas estruturais e um ambiente político menos polarizado. O encontro ressaltou a importância da segurança jurídica e da responsabilidade fiscal para atrair investimentos no Brasil.
-
Barroso diz que a Constituição, não o STF, se mete em tudo
Barroso destaca que judicialização excessiva no Brasil se deve à amplitude da Constituição de 1988. Ele defende a necessidade de investir em educação e inovação para superar desafios históricos do país.
-
“Sem segurança jurídica, não há progresso”, diz Paulo Gonet
Procurador-geral destaca a relação entre segurança jurídica e atração de investimentos. Ele defende a importância da estabilidade nas decisões políticas para garantir um ambiente favorável ao desenvolvimento econômico.
-
STF conclui julgamento e resolução da Câmara para suspender ação da trama golpista se restringe a Ramagem
STF reafirma andamento da ação contra outros réus no caso de tentativa de golpe. A decisão mantém os crimes relacionados à trama golpista, exceto para o deputado Alexandre Ramagem em dois delitos específicos.
-
‘Governo anunciará bloqueio de gastos e contingenciamento semana que vem‘, diz secretário da Fazenda
Governo planeja bloqueio e contingenciamento de recursos para proteger a política fiscal. Secretário-executivo Dario Durigan destaca a necessidade de ajustes orçamentários diante da crise do INSS e das demandas fiscais do país.