Energia
-
Ministério de Minas e Energia quer convencer TCU de que antecipar dívidas foi vantajoso
Ministério busca justificar antecipação de pagamentos para evitar custos futuros ao setor elétrico. Expectativa é que análise técnica convença o TCU da viabilidade da medida.
-
Marco Rubio quer excedente paraguaio em Itaipu para IA americana
Marco Rubio destaca a importância da energia de Itaipu para o futuro da inteligência artificial nos EUA, ressaltando a necessidade de investimento em países com capacidade energética. A expiração do contrato com o Brasil abre novas oportunidades e desafios nas relações entre Brasil e Paraguai.
-
Governo avalia ‘trava’ em MP para quem tentar driblar fim do subsídio na energia
Medida visa proteger os consumidores e garantir a estabilidade do mercado de energia. A expectativa é que as novas regras sejam discutidas e aprovadas rapidamente pelo Congresso.
-
Engie avalia entrar em leilão de reserva de capacidade, com ampliação de duas hidrelétricas, diz presidente
Engie Brasil planeja investir R$ 3,5 bilhões na ampliação de hidrelétricas e avalia participação em leilões de energia, apesar de desafios em licenciamento ambiental. O presidente Eduardo Sattamini destaca a importância de data centers para equilibrar a oferta excessiva de energia no Nordeste.
-
Brics defende uso de combustíveis fósseis na transição energética
Ministros do Brics afirmam que combustíveis fósseis são essenciais para a segurança energética em países em desenvolvimento. Eles propõem uma transição energética justa que respeite as realidades locais e a autonomia de cada nação.
-
Conta de luz: governo vai cobrar mais da classe média para isentar a baixa renda
Governo Lula visa reformular setor elétrico com aumento nas contas de luz no curto prazo, mas promete benefícios futuros. Medida provisória propõe ampliar a tarifa social, isentando famílias de baixa renda e atraindo críticas de setores afetados.
-
Ibama aprova conceito do plano da Petrobras de pesquisar bacia da Foz do Amazonas
Ibama aprova plano da Petrobras para proteção da fauna em caso de derramamento de óleo. A medida é um passo importante, mas não garante a licença para exploração de petróleo na Bacia da Foz do Rio Amazonas.
-
Ibama aprova plano da Petrobras para vazamento na Margem Equatorial
Ibama aprova plano de proteção da Petrobras para animais em risco durante pesquisa de petróleo. A decisão pode acelerar a autorização para exploração na Margem Equatorial, enquanto gera tensão entre interesses econômicos e ambientais.
-
Margem Equatorial: Ibama dá sinal verde à Petrobras para pesquisa na bacia da Foz do Amazonas
Ibama aprova conceito de plano de proteção à fauna para exploração de petróleo na Foz do Rio Amazonas. A decisão ainda não autoriza a perfuração, que dependerá de futuras vistorias e testes de viabilidade do plano.
-
Brics defende uso de moedas locais no comércio de energia
Brics propõe uso de moedas locais no comércio de energia para fomentar autonomia econômica. Grupo também aborda a cooperação em fontes renováveis e preocupações com sanções ao setor energético.
-
Ibama aprova plano da Petrobras para vazamento na Margem Equatorial
Aprovado plano de proteção animal da Petrobras marca avanço no processo de exploração de petróleo na Margem Equatorial. A próxima fase envolve testes necessários antes de licença definitiva para perfuração na região.
-
Disputas travam 16 indicações do governo a agências reguladoras
Disputas entre líderes do Senado impedem a análise de múltiplas indicações do governo Lula. A situação se agrava com a resistência a alguns nomes e a falta de data para votação das candidaturas.
-
Haddad defende pesquisa sobre petróleo na Margem Equatorial
Ministro destaca a importância de pesquisas sobre petróleo na Margem Equatorial, mas ressalta que descobertas não devem comprometer a transição energética do Brasil. Divergências no governo refletem a tensão entre exploração e preservação ambiental.
-
Haddad defende pesquisas para exploração de petróleo na Margem Equatorial
Ministro destaca a importância da pesquisa na Margem Equatorial, mas enfatiza a necessidade de uma transição energética sem dependência do petróleo. A situação do pedido de licença da Petrobras pelo Ibama segue indefinida, com uma avaliação prevista antes da COP-30.
-
Crise do INSS afeta tentativa de recuperação da popularidade de Lula, que busca ações para reverter novo desgaste
Crise no INSS obriga Lula a revisar estratégias de comunicação e aprovar novas medidas de impacto popular. O governo enfrenta riscos de desgaste político com a CPI, enquanto busca recuperar a aprovação antes das eleições de 2026.
-
Sem Bolsonaro, jantar em NY vira desagravo a presidente e dá protagonismo a Doria
Jantar de entrega do prêmio "Pessoa do Ano" na Times Square foi marcado por protestos e a ausência dos homenageados. Governador de São Paulo, João Doria, aproveita o evento para se distanciar de Bolsonaro e se colocar como uma figura em ascensão na política brasileira.
-
Cresce pressão em Brasília em torno dos ‘jabutis’ do marco regulatório das eólicas em alto-mar
Entidades do setor de energia se mobilizam para garantir a manutenção dos vetos presidenciais que podem impactar a legislação sobre energia eólica em alto-mar. A expectativa é que a votação ocorra em breve, com a possibilidade de aumento significativo nas tarifas de energia para os consumidores.
-
Como a disputa política por indicações de diretores afeta o funcionamento das agências reguladoras
Falta de diretores efetivos nas agências reguladoras coloca em risco a autonomia e a eficácia das instituições, impactando a confiança de investidores no ambiente econômico. Disputas políticas entre governo e Congresso complicam o preenchimento das vagas, acentuando a insatisfação de congressistas e especialistas.
-
ANP planeja nova rodada do pré-sal em 2025 e vê “grande interesse” em leilão de junho
ANP planeja leilões para explorar blocos no pré-sal e fora do pré-sal ainda este ano. Interesse crescente das indústrias na nova rodada contrasta com desafios ambientais nas áreas ofertadas.
-
Curtas
Técnicos do governo buscam garantir a estabilidade do fornecimento de energia no Brasil. A medida é uma reação ao cancelamento do leilão que poderia ter ampliado a oferta de eletricidade em 2025.
-
Haddad tenta evitar que novos benefícios sociais aumentem os gastos públicos, mas mercado desconfia
Governo busca equilibrar aumento de popularidade com medidas de controle fiscal, enquanto dólar reage a incertezas sobre gastos públicos. Ministro da Fazenda nega pacotes que gerem impacto fiscal, mas admite desafios em ano eleitoral.
-
Governo quer negociar jabutis para evitar derrota maior com termelétricas
Governo busca negociar com o Congresso para evitar a aprovação de jabutis que encareceriam a conta de energia. Ministérios alertam que a contratação de termoelétricas a gás comprometeria o meio ambiente e aumentaria tarifas para os consumidores.
-
Haddad diz que discutirá com Lula “medidas pontuais” na próxima semana
Fernando Haddad anuncia que medidas pontuais serão apresentadas ao presidente Lula na próxima semana, visando o cumprimento da meta fiscal. O ministro também comenta sobre a situação do orçamento de 2026 e descarta boatos sobre aumentos no Bolsa Família.
-
Haddad nega aumento do Bolsa Família: 'Não tem estudo, não tem demanda'
Ministro enfatiza que não há planos para aumento do Bolsa Família e destaca inclusão do vale gás no próximo Orçamento. Declarações foram feitas nesta quarta-feira durante visita ao Ministério da Fazenda.
-
Governo antecipa térmicas para reforçar oferta de energia; Eneva vê ganhos
Medida visa garantir a segurança energética no país em meio à seca e à alta demanda de energia. Contratos de usinas termelétricas, como os da Eneva, podem ajudar a mitigar os riscos associados à situação nos reservatórios hidrelétricos.
-
Sistema elétrico precisa de potência 'despachável', caso de usinas térmicas, defende Eneva
Eneva aguarda agilidade no leilão de reserva de capacidade para garantir segurança energética. Executivos destacam a necessidade de usinas térmicas para atender à demanda crescente prevista para os próximos anos.
-
Governo decide antecipar operação de termelétricas para reforçar segurança do sistema
Antecipação do suprimento visa garantir segurança energética nacional até agosto de 2025. Medida ocorre após o cancelamento do leilão que antevia novos contratos para o próximo ano.
-
Eletrobras (ELET3); Copasa (CSMG3); Americanas (AMER3): veja os detaques das empresas
No primeiro trimestre de 2025, diversas empresas reportaram variações significativas em seus resultados financeiros, com destaque para a Eletrobras e Americanas, que apresentaram prejuízos. Outras companhias, como Copasa e Oi, mostraram crescimento em seus lucros, refletindo um cenário misto no mercado.
-
Petrobras: veja por que ‘aperto nos cintos’ de Magda é visto como o fim dos dividendos turbinados da estatal
Analistas preveem que os dividendos extraordinários da Petrobras estão se tornando cada vez mais incertos diante da queda dos preços do petróleo e da alta dos investimentos. A estatal sinaliza uma nova realidade de austeridade e equilíbrio entre retorno ao acionista e compromissos a longo prazo.
-
Governo decide antecipar operação de termelétricas para 'reforçar a segurança' do sistema
Governos antecipam operação de termelétricas para garantir segurança no fornecimento de energia. Medida visa mitigar riscos associados a níveis baixos de reservatórios em usinas hidrelétricas.