Exército
-
Rússia e Ucrânia trocam farpas e geram dúvidas sobre negociações de paz em Istambul
Tensões aumentam antes da reunião em Istambul, com ambas as partes trocando insultos e demandas intransigentes. A falta de consenso sobre cessar-fogo e garantias de segurança complica as negociações para a paz.
-
Em áudio, policial disse poder matar para manter Bolsonaro no poder
Policial revela planos de grupo armado para atuar em defesa de Bolsonaro, potencializando tensões políticas no Brasil. Áudios mostram intenção de ações extremas, incluindo prisões de ministros do STF e ameaças de violência.
-
Militares israelenses admitem, em caráter privado, que Gaza está à beira da fome
Oficiais militares israelenses internamente reconhecem a iminência de uma crise alimentar em Gaza devido ao bloqueio de ajuda humanitária. Urgência de ação é destacada para evitar a fome entre a população civil, enquanto o governo Netanyahu intensifica a ofensiva militar contra o Hamas.
-
PF: grupo golpista armado era subordinado a Bolsonaro, diz agente em áudio
Interceptações revelam que o agente Wladimir Soares recebeu ordens para agir apenas com a autorização de Jair Bolsonaro. As gravações confirmam a existência de um plano violento contra ministros do STF e uma estrutura armada ligada ao ex-presidente.
-
Saiba que era TH da Maré, líder do tráfico morto pelo Bope
Líder do tráfico na Maré é abatido em operação policial, deixando um vácuo no comando do Terceiro Comando Puro. A ação do Bope resultou na morte de outros dois seguranças durante o confronto.
-
Houthis reivindicam terceiro ataque com mísseis contra aeroporto de Tel Aviv
Rebeldes houthis aumentam a pressão sobre Israel com ataques consecutivos ao Aeroporto Ben Gurion, enquanto o país responde com alertas sobre possíveis retaliações. A escalada de violência ocorre em meio ao conflito em Gaza e coloca em evidência a tensão na região.
-
Opinião | Ministério da Defesa quer operação de GLO durante a COP-30, em Belém
Operação Atlas visa garantir segurança durante a COP-30 em Belém, mobilizando tropas e recursos militares. O governo federal planeja decretar GLO para conter ameaças de narcotráfico e conflitos na região.
-
Israel bombardeia hospital no sul da Faixa de Gaza
Israel admite bombardeio a hospital em Gaza, resultando na morte de jornalista. O Exército fundamenta a ação como um ataque a atividades do Hamas, enquanto a crise humanitária na região se agrava.
-
Exército entrará em Gaza com 'força total' nos próximos dias, diz Netanyahu
Netanyahu enfatiza a intensificação das ações militares contra o Hamas, rejeitando qualquer interrupção nas operações. O primeiro-ministro promete "derrotar" o grupo e destruir suas capacidades na região.
-
Hamas liberta refém americano-israelense Edan Alexander
A libertação do refém ocorre em meio a negociações que visam um cessar-fogo temporário na região. A situação humanitária em Gaza, no entanto, continua alarmante, com a escassez extrema de recursos enfrentada pela população.
-
Operação israelense transforma Cisjordânia e amplia temor entre palestinos de nova Nakba
Israel intensifica seu controle na Cisjordânia, resultando em devastação semelhante à de Gaza. Milhares de palestinos foram deslocados e a Autoridade Palestina encontra-se mais frágil do que nunca.
-
Análise | A lição que o comandante do Exército deu ao presidente Lula sobre o papel do Brasil no mundo
General Tomás Paiva presta homenagem solitária a pracinhas brasileiros na Itália. Enquanto isso, Lula ignora a importante data e a história dos combatentes na Segunda Guerra Mundial.
-
Refém israelense-americano Edan Alexander já está em território israelense
Edan Alexander, refém israelense-americano, retorna a Israel após liberação pelo Hamas. O Exército israelense acompanhou sua travessia e já o encaminhou para atendimento e reunião familiar.
-
Defensoria pede medidas ao Exército para alistamento de pessoas trans
DPU solicita ao Exército a criação de protocolo para alistamento de pessoas trans e denuncia práticas de discriminação. Medidas incluem uso do nome social e treinamento para funcionários sobre direitos da comunidade LGBTQIA+.
-
Índia e Paquistão reivindicam vitória após cessar-fogo na Caxemira
Cessar-fogo é declarado após semana de intensos combates entre Índia e Paquistão, mediado pelos EUA. Ambas as nações celebram a trégua, mas tensões persistem na região da Caxemira.
-
Hamas anuncia liberação de último refém americano em Gaza
Hamas propõe libertação de refém como parte de negociações por cessar-fogo na Faixa de Gaza. Israel mantém sua ofensiva militar, desafiando as tentativas de diálogo.
-
Veja o que Putin e Zelenski já falaram sobre negociações desde o início da guerra
Zelenski e Putin falam sobre negociações de paz enquanto histórico de tensões e acusações marca relações entre os dois países. Proposta russa remete a acordos anteriores, gerando expectativa em meio à guerra em andamento.
-
Israel apoia plano dos EUA para centralizar ajuda a Gaza em fundação privada, diz chanceler
Israel apoia plano dos EUA para facilitar ajuda humanitária à Gaza. Ministro das Relações Exteriores destaca que medidas visam evitar desvios pelo Hamas.
-
Cessar-fogo entre Índia e Paquistão se mantém apesar de acusações mútuas de violação
Tensão persiste entre Índia e Paquistão com acusações de violações ao cessar-fogo na Caxemira. Enquanto moradores tentam retomar a normalidade, autoridades permanecem em alerta para garantir a segurança nas áreas afetadas.
-
Guerra na Ucrânia: Putin propõe iniciar 'negociações sérias' para tratar das 'raízes' da guerra e Zelensky diz estar pronto para se reunir
Putin propõe negociações com a Ucrânia em busca de uma paz duradoura, com encontros agendados para 15 de maio na Turquia. A Ucrânia condiciona a conversa a um cessar-fogo imediato, destacando a necessidade de uma trégua de 30 dias para iniciar qualquer diálogo.
-
Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio
Putin convoca Ucrânia para negociações em Istambul na próxima quinta-feira, visando uma solução pacífica para o conflito. O líder russo também propõe a possibilidade de um novo cessar-fogo durante os diálogos, apesar das tensões recentes.
-
Militares do Equador são mortos na Floresta Amazônica em ataque atribuído a dissidência das Farc
Luto nacional se estende por três dias em homenagem aos militares mortos em emboscada. Ataque atribuído a grupo criminoso reforça a crescente violência e insegurança na região amazônica.
-
Dissidentes das Farc matam 11 militares em emboscada no Equador, diz governo
Equador enfrenta crescente violência do narcotráfico, com ataque a militares destacando a instabilidade na região. O governo reafirma compromisso em buscar justiça e neutralizar grupos criminosos responsáveis.
-
Lula atende Zelenski e pede a Putin para estender cessar-fogo de 3 para 30 dias
Lula pede a Putin um cessar-fogo de 30 dias na guerra da Ucrânia, em resposta a um apelo do governo ucraniano. O presidente brasileiro se compromete a continuar mediando esforços de paz em colaboração com a China e o Grupo de Amigos do Sul Global.
-
Tensão entre Paquistão e Índia escala com acusações de ataques de mísseis: veja origem do conflito
Conflito entre Índia e Paquistão se intensifica com troca de ataques aéreos, resultando em mais de 50 civis mortos. Comunidade internacional pede diálogo e moderação para evitar uma escalada nuclear na região.
-
Paquistão acusa Índia de atacar bases aéreas com mísseis
Conflito entre Índia e Paquistão intensifica-se com ataques aéreos mútuos, gerando mortes de civis e preocupações internacionais. Princípios de moderação são solicitados pela comunidade global, diante da possibilidade de uma escalada nuclear.
-
Leão, Agostinho e os vândalos
O papa Leão 14 deve enfrentar desafios semelhantes aos vividos por Leão 1º no século 5, como conflitos globais e a corrupção moderna. A inspiração de Santo Agostinho sobre a ética e a moralidade será crucial em sua liderança em tempos de incerteza.
-
Aeroporto de Newark sofre novo apagão de 90 segundos no controle de tráfego aéreo
Interrupção no controle de tráfego aéreo de Newark provoca atrasos, mas autoridades garantem que operações de passageiros não foram afetadas. Novas medidas estão sendo planejadas para evitar futuros problemas técnicos.
-
Índia acusa Paquistão de bombardeios em escalada na Caxemira
Intensificação dos conflitos na Caxemira leva Índia a monitorar drones hostis e adotar medidas de segurança rigorosas. A população é orientada a permanecer em casa enquanto a tensão entre Índia e Paquistão aumenta.
-
Paquistão acusa Índia de aproximar os países de um ‘grande conflito’
Conflitos recentes na Caxemira intensificaram as tensões entre Índia e Paquistão, levantando preocupações sobre uma possível guerra nuclear. Autoridades paquistanesas alertam que a escalada bélica é motivo de alarme para a comunidade internacional.