Japão
-
Semana de provável alta da Selic começa com 'prévia do PIB' e Orçamento no radar
Semana cheia de decisões monetárias e públicas, com reuniões do Copom e de outras instituições internacionais. Investidores aguardam atualização sobre a Selic e repercussões do Orçamento de 2025 em meio a preocupações com a inflação e os cortes de gastos.
-
Prévia do PIB do Brasil, Focus, varejo nos EUA e mais destaques desta 2ª
Importantes indicadores econômicos serão divulgados nesta segunda-feira, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Lula e ministros têm uma agenda repleta de reuniões enquanto medidas fiscais estão em pauta.
-
O alívio e alegria de astronautas 'presos' no espaço há 9 meses com chegada do resgate
Astronautas enfrentaram uma estadia inesperadamente longa na Estação Espacial Internacional devido a problemas técnicos na Starliner. A Nasa optou por utilizar a cápsula Dragon da SpaceX para garantir um retorno seguro.
-
Mercados da Ásia têm alívio com expectativa por pacote chinês para incentivar consumo
Expectativa cresce nos mercados globais após anúncio de medidas de estímulo na China. Ações asiáticas e americanas registram altas significativas, enquanto traders aguardam novos dados econômicos e políticas de estabilização.
-
Os aliados intimidados dos Estados Unidos precisam reagir
Trump altera a dinâmica das alianças globais, causando insegurança entre aliados tradicionais. As ações do governo dos EUA levantam preocupações sobre a manutenção da segurança e a coesão internacional.
-
Lula tem semana decisiva para reforma ministerial antes de ir ao Japão
Mudanças ministeriais estão em pauta enquanto Lula viaja ao Japão e Vietnã. A expectativa gira em torno da acomodação de partidos do Centrão na Esplanada e da articulação política de Gleisi Hoffmann com o Congresso.
-
Brasil tem matriz elétrica com maior uso de renováveis
Brasil lidera o uso de fontes renováveis na matriz elétrica, com 89% de sua energia proveniente de recursos sustentáveis. O crescimento das hidrelétricas, solar e eólica destaca a transição energética do país, mesmo com leve queda em outras fontes renováveis.
-
Matriz elétrica dos principais países ficou mais renovável em 2024
As principais economias do mundo estão acelerando a transição para energias renováveis, com destaque para o Japão, que lidera o crescimento. Apesar disso, EUA e China continuam a depender fortemente de fontes não renováveis em suas matrizes elétricas.
-
Agenda de política: Lula viaja para o Nordeste e terá visita oficial ao Japão e Vietnã
Lula irá visitar várias regiões do Brasil e realizar uma viagem ao exterior, destacando a importância das relações internacionais. A agenda inclui paradas estratégicas no Japão e Vietnã, reforçando a política externa do governo.
-
Agenda de política: Lula viaja para Nordeste e terá visita oficial ao Japão e Vietnã
Lula realiza agenda intensa no Brasil antes de embarcar para o Japão e Vietnã. Viagens visam reforçar a autonomia do Brasil em relação à China e apresentar propostas econômicas ao Congresso.
-
Comunicação não faz milagre, diz consultora próxima do PT
Olga Curado destaca a importância de uma comunicação autêntica e conectada ao cotidiano da população para o sucesso político. Em entrevista, ela analisa os desafios do governo Lula e as estratégias necessárias para reconquistar a confiança do eleitorado.
-
Privatizações no gás natural: tarifas em alta, eficiência em queda
Privatização do gás natural no Brasil gera aumento significativo nas tarifas e desmantela regulação estatal. Comparações com experiências globais evidenciam a necessidade de um equilíbrio entre intervenção pública e eficiência privada para garantir a competitividade do setor.
-
Presidente da Comissão de Orçamento confirma votação nesta semana e desmente nota sobre adiamento
Contrariando rumores de adiamento, a votação do Orçamento de 2025 seguirá conforme o cronograma previsto. A CMO reafirma que a discussão e votação ocorrerão nos dias 18 e 19 de outubro, respectivamente.
-
Wall Street sofre novo golpe com o “caos” de Trump – mas novos vencedores emergem
Investidores que apostam em ações internacionais e oportunidades de valor se destacam em meio à turbulência do mercado. Com a volatilidade crescente e incertezas na agenda tarifária de Trump, muitos veem espaço para lucros apesar das quedas nas ações dos EUA.
-
Com Motta e Alcolumbre ausentes, Congresso confirma Orçamento em março
Votação da Lei Orçamentária Anual é mantida para 19 de março. A análise será realizada antes da viagem dos presidentes das Casas Legislativas ao Japão.
-
Presidente da Comissão de Orçamento confirma votação na próxima semana
Presidente da CMO reafirma que a votação do Orçamento de 2025 ocorrerá nos dias 18 e 19, desmentindo rumores de adiamento. A confusão foi causada por um comunicado falso atribuído à assessoria da presidência da Câmara.
-
Comissão mantém votação do orçamento para 19 de março, contrariando presidentes do Congresso
Relator apresenta relatório do Orçamento em março, mas votação é adiada para abril. O governo continua executando o orçamento com base na regra do duodécimo, limitando os recursos disponíveis para as pastas.
-
Presidência Câmara nega adiamento e CMO confirma votação do PLOA 2025 para próxima semana
Assessoria da presidência da Câmara reafirma que votação do PLOA 2025 está mantida sem mudanças no cronograma. Comissão Mista de Orçamento havia informado anteriormente sobre um possível adiamento da votação.
-
Secretário dos EUA diz que tarifas sobre carros da Alemanha, Japão e Coreia do Sul 'seriam justas'
Tarifas de importação de veículos podem se estender a vários países, segundo secretário de Comércio. A estratégia de Trump visa garantir igualdade na competição entre carros americanos e estrangeiros.
-
Presidência da Câmara nega adiamento do Orçamento, que deve acontecer semana que vem
A presidência da Câmara garante que a votação do Projeto de Lei Orçamentária de 2025 está confirmada para a próxima semana. Desmentido o adiamento anunciado pela Comissão Mista de Orçamento, a expectativa permanece alta.
-
Câmara: votação do Orçamento será adiada para abril por viagem de Motta e Alcolumbre
Adiamento da votação do Orçamento 2025 ocorre devido a viagem dos presidentes da Câmara e do Senado ao Japão. Além disso, problemas técnicos e divergências políticas complicam o processo legislativo.
-
Relator do Orçamento mantém previsão de votar projeto nesta semana
Senador Ângelo Coronel mantém expectativa de votar PLOA ainda esta semana, mas admite possibilidade de adiamento para abril. Discussões sobre composição das comissões e viagem de líderes ao Japão podem influenciar o cronograma.
-
Congresso informa que votação do Orçamento deste ano ocorrerá somente em abril
Votação da lei orçamentária é adiada para abril devido a viagem oficial de autoridades. Nova programação determina que a Comissão Mista de Orçamento se reunirá na última semana de março para discutir a proposta.
-
Votação do Orçamento de 2025 é adiada para abril por viagem de lideranças do Congresso
Adiamento na votação do PLOA de 2025 pode atrasar tramitação de outras pautas orçamentárias. A nova data prevista para a votação é em abril, após a volta dos presidentes das casas legislativas.
-
PIB per capita do Brasil tem 8º pior crescimento do G20 desde 1985
Quatro décadas de democracia no Brasil marcam avanços sociais, mas o desempenho econômico é decepcionante. Comparado a outros emergentes, o país enfrenta desafios sérios com um PIB per capita que cresce lentamente devido ao envelhecimento populacional e baixa produtividade.
-
Secretário de Comércio dos EUA diz que tarifas sobre carros da Alemanha, Japão e Coreia do Sul 'seriam justas'
As novas tarifas comerciais propostas por Trump visam igualar a concorrência entre carros importados. A medida pode intensificar a atual guerra comercial e afetar as relações com aliados e concorrentes.
-
Lula visita Japão e busca solicitar inspeção sanitária para liberar exportação de carne brasileira
Lula busca liberar exportações de carne bovina para o Japão e fortalecer laços comerciais na Ásia. Durante a visita, o presidente participará de encontros com líderes locais e empresários para impulsionar parcerias estratégicas.
-
Influenciadora japonesa é esfaqueada até a morte durante live em Tóquio
Influenciadora brasileira é morta por hater durante live em Tóquio. Ataque chocou seguidores e levantou preocupações sobre violência e desigualdade social no Japão.
-
Investidor famoso por vendas a descoberto sai da aposentadoria para negociar no caos do mercado
Russell Clark retoma atividades no mercado ao lançar novo fundo de hedge, a Brumby Capital, com foco em operações de venda a descoberto. O investidor acredita que a reeleição de Trump marcará um ponto de virada para os ativos de risco nos EUA.
-
Em viagem de Lula, Brasil espera firmar 'compromisso político' para liberar de exportação de carne para o Japão
Governo brasileiro busca avançar nas exportações de carne bovina para o Japão durante visita de Lula. Compromissos políticos e acordos em vários setores estão na pauta do evento com empresários.
-
Lula deve pedir ao Japão missão sanitária para liberar exportação de carne brasileira
Lula busca viabilizar a exportação de carne bovina brasileira durante visita ao Japão, onde será recebido pelo imperador e o primeiro-ministro. Além disso, o presidente terá agenda com empresários e discussões sobre parcerias comerciais, incluindo uma visita ao Vietnã na sequência.