PT
-
Lembrar para não repetir, diz STF sobre os 61 anos da ditadura
STF e autoridades relembram os 61 anos do golpe militar, enfatizando a importância da democracia e dos direitos fundamentais. O debate sobre a memória histórica é reativado em meio a novas tensões políticas no Brasil.
-
Mulher de Eduardo Bolsonaro distribui cartão a vizinhos nos EUA
Eduardo Bolsonaro e família se apresentam como novos vizinhos nos EUA, após mudança repentina para escapar de ameaças legais no Brasil. Enquanto isso, ele articula com aliados americanos e projeta retorno ao Brasil em 2026.
-
Pressionado, Motta quer solução intermediária para PL da Anistia e tenta emplacar comissão especial
Hugo Motta busca um consenso entre governo e oposição para avançar na discussão do projeto de anistia. A proposta visa reconhecer a complexidade das demandas em torno dos atos de 8 de janeiro.
-
Deputada quer proibir anistia a condenados por atos extremistas
Duda Salabert propõe projeto de lei que busca garantir a responsabilização de atos contra a democracia no Brasil. A iniciativa surge em meio à pressão pela anistia de envolvidos nas manifestações de 8 de janeiro de 2023.
-
Lula rebaixa assessor que levou bronca pública há 2 meses
Lula realiza mudanças na equipe do Gabinete Pessoal da Presidência em meio a críticas sobre a comunicação da história política do Brasil. Valdomiro Luis de Sousa é demitido e substituído por Swedenberger Barbosa, que já teve cargos importantes no governo.
-
Primeira Turma do STF forma maioria para manter multa imposta a Bolsonaro pelo TSE na eleição de 2022
O STF decidiu que a penalidade financeira será mantida, confirmando a responsabilidade de Bolsonaro por práticas eleitorais irregulares. A condenação está relacionada à divulgação de conteúdo negativo sobre Lula durante a campanha presidencial.
-
Congressistas reclamam de falta de foco de Lula em infraestrutura
Deputados criticam falta de investimento em infraestrutura no governo Lula, destacando promessas não cumpridas. Mesmo diante das necessidades urgentes, governo prioriza economia e justiça social, deixando de lado reformas essenciais.
-
Cármen Lúcia dá 15 dias para Silvio Almeida responder queixa-crime de difamação apresentada pelo Me Too
Cármen Lúcia estabeleceu um prazo para que Silvio Almeida responda a acusações de difamação ligadas a declarações da pasta dos Direitos Humanos. O processo está relacionado a alegações de assédio sexual feitas por várias mulheres, incluindo a ministra Anielle Franco.
-
Paraguai diz não ter provas que foi hackeado pelo Brasil
Paraguai descarta tentativas de ataque hacker do Brasil e reafirma segurança das informações. Chanceler destaca relações comerciais satisfatórias e investigações em andamento sobre a suposta invasão.
-
Mercosul teria razão econômica para negar acordo com UE, diz Haddad
Haddad defende o abandono do acordo com a UE citando razões econômicas e a necessidade de integração regional. Ele critica o protecionismo e enfatiza a importância de uma aproximação política entre o Mercosul e a Europa.
-
Governo Lula diz que gestão Bolsonaro autorizou espionagem a Paraguai e que ação foi suspensa em 2023
Governo Lula nega envolvimento em espionagem contra o Paraguai e afirma que ação foi autorizada por Bolsonaro. A Polícia Federal investiga a operação, que teria invadido computadores para obter informações relacionadas à usina de Itaipu.
-
Ninguém vai ganhar 100%, senão não seria acordo, diz Haddad ao defender Mercosul e União Europeia
Haddad destaca que o acordo entre Mercosul e União Europeia não será totalmente vantajoso para nenhum dos lados, enfatizando a necessidade de uma visão política. O ministro reforça a importância da integração das cadeias produtivas como caminho para a sustentabilidade.
-
Na França, Haddad defende acordo UE-Mercosul como 'uma alternativa a um mundo bipolar'
Haddad ressalta a importância política do acordo entre a UE e o Mercosul em discurso na França, enquanto enfrenta resistência da agricultura local. O ministro também abordou a urgência de uma abordagem financeira para a crise climática e a necessidade de tributar os mais ricos globalmente.
-
Aos 61 anos do golpe de 1964, Lula pede união contra ameaças autoritárias
Lula reforça a importância da defesa da democracia em postagem nas redes sociais. O presidente lembra os desafios atuais e a luta pela liberdade que marcaram a história do Brasil.
-
Governo Lula nega envolvimento com ataque hacker da Abin no Paraguai
Governo Lula afirma que operação de espionagem foi autorizada por administração anterior e já revogada. Agência Brasileira de Inteligência se posiciona sobre ataques, ressaltando a importância das relações com o Paraguai.
-
‘Lembrar para que nunca mais se repita’, diz STF sobre 61 anos do golpe militar
STF relembra os 61 anos do golpe de 1964 e destaca a importância da democracia. Governo Lula ignora a data, gerando críticas de aliados e mobilizações do PT em repúdio ao regime militar.
-
Lula prega 'defesa contra ameaças autoritárias' em publicação nas redes sociais, mas não cita golpe de 1964
Lula reafirma a importância da democracia e dos direitos humanos ao lembrar as ameaças autoritárias. Governo não se manifesta oficialmente sobre o golpe de 1964, gerando críticas de setores do PT.
-
Opinião | ‘Lula volta de viagem que foi muito boa para estreitar as relações com parlamento’, diz Andreazza
Viagem de Lula ao Japão fortalece laços com o Congresso e levanta críticas sobre o uso do orçamento secreto. Colunista aponta indícios de irregularidades no programa Pé-de-Meia como desafio que aguarda o presidente ao retornar.
-
Pé-de-Meia: cidades de Bahia, Pará e MG têm mais gente recebendo benefício do que aluno matriculado
Beneficiários do Programa Pé-de-Meia superam número de alunos matriculados em várias cidades, levantando preocupações sobre dados e critérios de renda. O MEC busca corrigir as inconsistências em colaboração com as Secretarias estaduais de Educação.
-
Governo apoiará proposta de reciprocidade para tarifas
Governo Lula se une à oposição em projeto que pode alterar dinâmica comercial com os EUA. Medidas visam estabelecer novas condições tarifárias e ambientais para exportações brasileiras.
-
Abin executou operação hacker contra o Paraguai durante governo Lula, diz portal
Operação da Abin gerou polêmica ao invadir sistemas do governo paraguaio para obter dados sobre tarifas da usina Itaipu. A ação, autorizada pela atual direção da agência, levanta questões sobre legalidade e espionagem internacional.
-
Em pré-campanha, Caiado ataca Lula, critica Gleisi e defende anistia do 8/1
Ronaldo Caiado critica a nova composição ministerial de Lula e afirma que o presidente se afastou do centro político. Governador de Goiás também denuncia retaliações e defende anistia para condenados pelos atos de 8 de Janeiro.
-
Omissão dos EUA com futuro do planeta nos obriga a trabalhar dobrado, diz Marina Silva à BBC
Marina Silva destaca a importância da COP30 em meio ao contexto geopolítico desafiador e a necessidade de países em desenvolvimento fortalecerem o multilateralismo. Ministra ressalta compromissos do Brasil com a redução de emissões e a proteção ambiental durante sua visita ao Vietnã e Japão.
-
Bolsonaro e Nikolas ironizam protesto em SP; para Boulos, ‘recado foi dado’
Disputa entre bolsonaristas e governistas marca manifestação contra anistia aos condenados pelo 8 de janeiro. A presença reduzida de participantes foi alvo de críticas e ironias nas redes sociais.
-
Governistas defendem “trabalho de artistas reais” após trend com IA
Políticos reagem à polêmica sobre o uso de inteligência artificial, criticando a substituição do trabalho humano por criações automáticas. A ministra Anielle Franco e outros representantes defendem a valorização de artistas e a regulamentação da tecnologia.
-
Lula publica sobre aniversário do golpe de 1964: “Nunca retroceder”
Lula refere-se à importância da democracia e dos direitos humanos ao comentar o golpe de 1964. Em anos recentes, o governo e as Forças Armadas optaram por não celebrar a data, focando em evitar tensões.
-
Acordo sobre federação está com o União Brasil, diz presidente do PP
PP e União Brasil estão próximos de formalizar uma federação que poderá gerar uma das maiores bancadas do Congresso. A expectativa é de que o acordo seja selado ainda em abril, enquanto divergências internas no União Brasil podem complicar o processo.
-
11 pessoas morrem em acidente entre van e carreta na Bahia
Acidente trágico na BR-242 resulta em 11 mortes e deixa duas pessoas hospitalizadas em estado grave. Autoridades e políticos expressam condolências às vítimas e suas famílias.
-
Estatais federais voltam a expandir quadro de pessoal sob Lula, puxadas por hospitais
As estatais federais registraram um aumento de 2% no número de empregados em relação a 2022, com destaque para a Ebserh e a Petrobras, que ampliaram significativamente seus quadros. Especialistas recomendam uma análise detalhada e criteriosa das contratações, enfatizando a necessidade de eficiência nos gastos públicos.
-
Inflação pode não arrefecer nos próximos 5 meses, diz diretor do BC
Banco Central indica que ciclo de alta da Selic ainda não acabou, apesar de inflação permanecer persistente. Diretor ressalta a importância de calibrar a taxa em resposta às expectativas do mercado nos próximos meses.
-
Governistas citam julgamento de Bolsonaro em aniversário do golpe
Aliados de Lula conectam 61 anos do golpe militar ao julgamento de Jair Bolsonaro e outros suspeitos de tentativas de obstruir a democracia. Políticos destacam a importância de lutar contra o extremismo e promover a igualdade racial como parte da defesa democrática.