STF
-
Governo atrasa ‘censo das guardas’ enquanto Congresso avança no empoderamento das tropas municipais
Enquanto o Congresso busca fortalecer as guardas civis municipais, o governo ainda enfrenta atrasos na coleta de dados sobre essas corporações, crucial para entender a segurança pública no Brasil. A falta de informações precisas levanta preocupações sobre a eficácia das políticas e a real capacidade dessas forças de atuação nas cidades.
-
Defensoria de SP quer criar cargos e garantir brecha para aumentar compensação por acúmulo de função
Projeto de lei da Defensoria Pública de SP propõe compensações maiores por acúmulo de funções e cria 300 novos cargos. Especialistas alertam que mudanças podem abrir espaço para abusos na concessão de gratificações.
-
STF recebe 1ª investigação sobre autoridade com foro por suspeita de envolvimento em fraudes no INSS
Inquérito do STF investiga fraudes no INSS envolvendo autoridades. Operação Sem Desconto revelou uso indevido de dados de aposentados para realizar descontos ilegais.
-
Dino derruba decisão que anulou relatório do Coaf sobre associação suspeita de fraudes no INSS
Ministro do STF restaura validade de relatório do Coaf usado na Operação Sem Desconto. Decisão contesta a anulação de provas pela Justiça Federal e reforça diretrizes sobre compartilhamento de informações.
-
76% dos brasileiros são contra aumento do número de deputados
A maioria da população rejeita a proposta que visa aumentar o número de deputados federais, apesar da aprovação na Câmara. O projeto, que aguarda votação no Senado, também traz preocupações sobre o custo elevado para os cofres públicos.
-
Centrão flerta com Tarcísio e pressiona Motta para deixar governo Lula ‘sangrar’ até 2026
Centrão articula estratégia para desgastar governo Lula até 2026, flertando com Tarcísio de Freitas. Movimentos no Congresso mostram insatisfação crescente e busca por alianças eleitorais entre partidos da oposição.
-
Eduardo Bolsonaro desaprova candidatura de ‘direita permitida’ em meio a movimentações por Tarcísio
Eduardo Bolsonaro reforça sua visão sobre a inelegibilidade do pai e a necessidade de uma verdadeira representação da direita nas eleições, destacando a importância do apoio popular. Ele também sugere uma possível candidatura própria à Presidência, dependendo das condições jurídicas e políticas.
-
Quem é Antônio Doido, deputado suspeito de ser dono de R$ 6 mi apreendidos pela PF
Deputado Antônio Leocádio é investigado por corrupção e desvio de verbas públicas. A apuração segue após apreensões em dinheiro relacionadas à sua campanha eleitoral.
-
STF marca audiência para discutir devolução de descontos de aposentados do INSS
Audiência no STF busca conciliação para ressarcimento de valores descontados indevidamente de aposentados. INSS e AGU devem apresentar proposta para evitar mais ações judiciais sobre o tema.
-
Suprema Corte dos EUA confirma lei que veta transição de gênero para menores de idade
Suprema Corte dos EUA legitima proibição de transição de gênero para menores em Tennessee. A decisão é parte de uma tendência maior de restrição dos direitos da população trans sob o governo Trump.
-
Moraes manda Google dizer quem publicou arquivo da minuta do golpe
Ministro do STF determina que Google divulgue informações sobre publicação de minuta de golpe. A decisão busca esclarecer a relação entre o documento encontrado na casa de Anderson Torres e outro apresentado por Jair Bolsonaro.
-
Moraes recebe nova citação judicial em processo de empresa de Trump
Moraes enfrenta ação judicial nos EUA por suposta censura a conteúdos de direita. Empresas alegam violação da liberdade de expressão e pedem indenização por danos.
-
O que mudou na Eletrobras três anos após a privatização; entenda
Eletrobras registra avanços significativos em custos e investimentos após privatização, mas ações ainda não refletem resultados esperados. Desafios no setor elétrico e intervenções governamentais impactam a valorização dos papéis da empresa no mercado.
-
Marinho critica decisões do STF e chama Congresso de tragédia
Ministro do Trabalho critica decisões do STF e aponta agravamento das relações laborais no Brasil. Luiz Marinho defende a importância da Justiça do Trabalho em meio a um Congresso Nacional deficiente.
-
RD Saúde: BBI diz que “pior já ficou trás” e eleva RADL3 para compra; ação sobe 2%
Bradesco BBI aposta na recuperação da RD (RADL3) com recomendação de compra e preço-alvo elevado. A expectativa é de um aumento nos lucros em 2026, após queda significativa nas ações em 2023.
-
STJ marca julgamento do recurso de Robinho para 6 de agosto
Julgamento no STJ pode alterar a pena de Robinho, que busca redução para o regime semiaberto. A defesa argumenta que a participação em curso profissionalizante deveria justificar a diminuição da condenação.
-
Abin Paralela: PF vê responsabilidade criminal de Bolsonaro, mas não indicia ex-presidente; entenda
Polícia Federal conclui que Jair Bolsonaro tinha conhecimento do esquema de espionagem da Abin, mas não o indiciou por já responder a acusações similares no STF. A PGR agora deve decidir sobre possíveis novas acusações relacionadas ao crime de organização criminosa.
-
Governo avalia que só resta conter danos sobre CPI do INSS
Governo Lula enfrenta pressão com instalação da CPMI para investigar fraudes no INSS. A comissão, impulsionada pela oposição, pode trazer consequências negativas para a imagem da administração petista.
-
Bolsonaristas empatam com petistas pela 1ª vez em série histórica do Datafolha
A nova pesquisa do Datafolha revela um empate inédito entre bolsonaristas e petistas, com cada grupo alcançando 35% de identificação popular. A mudança nos números reflete a queda do apoio ao governo Lula e o crescimento da base de Bolsonaro, apesar das adversidades judiciais.
-
Abin Paralela: Veja a lista completa dos investigados pela PF
Indiciados incluem figuras proeminentes do governo Bolsonaro e revelam um esquema de monitoramento de opositores. A investigação destaca métodos clandestinos utilizados para acessar informações sigilosas sem autorização legal.
-
Trump Media e Rumble pedem e Justiça dos EUA expede nova citação contra Moraes
Empresas de Trump processam ministro do STF por censura em redes sociais. Moraes tem 21 dias para responder à nova citação ou poderá ser declarado em revelia.
-
Super Quarta: decisões de juros aqui e nos EUA são destaque desta 4ª nos mercados
Reuniões de autoridades monetárias podem definir futuro das taxas de juros no Brasil e nos EUA. Expectativas giram em torno da manutenção dos juros em ambos os países enquanto economistas analisam impactos econômicos e políticos.
-
Governo avalia que só resta conter danos sobre CPI do INSS
Governo Lula se prepara para investigar fraudes no INSS enquanto tenta mitigar danos à imagem da administração. CPMI é vista como uma oportunidade para a oposição fortalecer suas críticas ao presidente.
-
STF, big techs e a encruzilhada da responsabilização
Decisão do STF promete transformar a responsabilidade das plataformas digitais sobre conteúdos ilegais, gerando um debate crucial sobre liberdade de expressão. A nova regra pode impactar diretamente a forma como os usuários interagem e compartilham informações na internet brasileira.
-
A militância de esquerda e Lula têm 2 desafios à frente
A esquerda brasileira enfrenta a perda da utopia como desafio central e vive um momento de desânimo diante do governo Lula. Para reverter a desconexão com a sociedade, é preciso reconstruir a narrativa política e engajar a população em torno de um projeto coletivo.
-
Toffoli chama audiência de conciliação no caso do INSS
A audiência visa buscar um acordo para interromper os processos que contestam os descontos irregulares. O ministro Toffoli pretende mediar a negociação entre as partes envolvidas.
-
Economia do RS ficou para trás
O Rio Grande do Sul enfrenta sérios desafios econômicos e judiciais que comprometem seu crescimento. A crise fiscal e a elevada litigiosidade são fatores que agravam a situação, levando ao descontentamento da população e à emigração dos jovens.
-
Abin Paralela: PF vê responsabilidade criminal, mas não indicia Bolsonaro; entenda
Relatório final da Polícia Federal indica que Jair Bolsonaro estava ciente e se beneficiou de um esquema de espionagem ilegal, mas sua responsabilização dependerá da decisão da Procuradoria-Geral da República. O caso entrelaça as investigações da Abin paralela e da trama golpista, já em andamento no STF.
-
Supremo respaldou a precarização do trabalho, diz Luiz Marinho
Ministro critica decisões do STF sobre terceirização e "pejotização" em evento da Abrat. Luiz Marinho alerta para a precarização das relações de trabalho e compara a prática ao trabalho análogo à escravidão.
-
STF suspende prescrição de ações para ressarcimento de descontos Indevidos no INSS
Decisão beneficia milhões de aposentados e pensionistas em busca de reparação financeira. Audiência de conciliação agendada para discutir soluções e avançar no processo de ressarcimento.