Ásia
-
Brasil precisa buscar rota própria na transição energética, diz pioneira de baterias na Índia
Rashi Gupta, influente no setor de energia renovável na Ásia, discute a importância do reaproveitamento de baterias e o desenvolvimento de tecnologias autênticas em países emergentes. Durante o "Berlin Energy Transition Dialogue", ela defende que nações em desenvolvimento devem criar seus próprios mercados, sem depender de potências como a China.
-
Leia as 5 principais notícias do mercado desta 4ª feira
Os mercados globais se preparam para importantes decisões de política monetária, com o foco na reunião do Fed e do Copom. A expectativa é pela manutenção das taxas de juros nos EUA e aumento da Selic no Brasil, em meio a tensões comerciais e incertezas econômicas.
-
Bolsas da Ásia fecham sem rumo comum; investidores pesam decisão do BC do Japão
Mercados reagem a desempenhos negativos em Wall Street, enquanto o Banco do Japão opta pela estabilidade das taxas. Tensões comerciais continuam a influenciar o cenário econômico na região.
-
Bolsas da Ásia fecham sem direção única após BoJ manter taxa de juros
Mercados asiáticos refletem incertezas da economia global, com perdas em tech e postura cautelosa do Banco do Japão. Índices mistos marcam o fechamento, enquanto preocupações com tarifas dos EUA afetam o sentimento econômico.
-
Com BYD no Alvorada, Lula diz que ganhar Toyota seria “corrupção”
Lula faz piada sobre elogios à Toyota para evitar acusações de corrupção. Presidente utiliza carro da BYD em Brasília, cedido pela montadora chinesa.
-
Opinião | Os EUA podem sobreviver no isolamento para o qual Trump caminha?
A nova administração de Trump busca modificar profundamente as estruturas de poder e os direitos civis nos EUA, refletindo uma tendência histórica de resistência ao envolvimento externo. O cenário global se complica com tensões que impactam diretamente o Brasil e suas relações internacionais.
-
Ibovespa estende série de ganhos, retoma 131 mil e chega no maior nível desde outubro
Ibovespa atinge maior fechamento desde outubro, impulsionado pela alta das ações da JBS após acordo com a BNDESPar. Enquanto isso, o mercado americano registra perdas, evidenciando um descolamento nas tendências globais.
-
Governo lança edital para acolhimento de usuárias de drogas
Novo edital do MJSP financia centros para acolhimento e orientação a pessoas em vulnerabilidade social. A iniciativa busca reduzir o consumo de drogas e promover a reintegração social, especialmente entre mulheres encarceradas.
-
Envio da PEC da Segurança ao Congresso será definido após retorno de Lula da Ásia, diz Lewandowski
PEC da Segurança Pública está pronta para ser enviada ao Congresso após a viagem do presidente Lula. Ministro destaca a importância do debate sobre segurança pública com as lideranças políticas.
-
Bolsas da Ásia terminam em alta impulsionadas pelo setor de tecnologia na China
Mercados asiáticos refletem otimismo com forte desempenho do setor tecnológico em Hong Kong. Expectativa em torno da reunião do Banco do Japão influencia o ambiente de investimentos.
-
Bolsas da Ásia fecham em alta impulsionadas pelo setor de tecnologia na China
As bolsas da Ásia apresentam crescimento com destaque para o setor de tecnologia e expectativa de políticas econômicas. O Banco do Japão se prepara para anunciar sua decisão sobre as taxas de juros, que deve permanecer inalterada em 0,5%.
-
Ações na Europa sobem antes de votação de pacote de gastos na Alemanha
Mercados europeus avançam em expectativa por votação fiscal na Alemanha e diálogo EUA-Rússia. Ouro e petróleo também apresentam alta impulsionados por tensões no Oriente Médio.
-
Com tarifas nos EUA, carro chinês já domina estradas do Brasil à África do Sul
Montadoras chinesas ganham destaque global ao conquistar mercados emergentes com preços competitivos. Apesar das tentativas de proteção nos EUA e na Europa, a presença chinesa nas vendas de veículos está crescendo rapidamente, desafiando gigantes automotivos tradicionais.
-
Opinião | Como a ‘agenda da abundância’ pode melhorar a vida dos mais pobres sem aumentar despesas
A agenda da abundância propõe reduzir custos e aumentar a oferta de bens e serviços para melhorar o poder aquisitivo dos mais pobres. A construção de mais casas e a flexibilização de regulações são essenciais para enfrentar a inflação e permitir que os trabalhadores tenham acesso a moradias dignas.
-
UE diz que decisão de Trump de congelar meios de comunicação públicos pode beneficiar adversários
Com o corte de financiamento da mídia estatal americana, a União Europeia alerta para o fortalecimento de narrativas adversárias. O desmantelamento da Voice of America pode deixar um vazio na luta contra a desinformação global.
-
Bolsas da Ásia sobem após dados fortes da China e plano para incentivar consumo
A alta das bolsas asiáticas reflete a confiança renovada após novas medidas de estímulo econômico na China. Dados sólidos sobre consumo e investimentos sugerem um início promissor para a economia chinesa em 2023.
-
Forever 21 pede falência nos EUA e cita desafios criados por concorrência dos e-commerces estrangeiros
Forever 21 solicita falência e liquidará ativos após dificuldades financeiras. A marca enfrenta forte concorrência e queda no movimento de lojas, agravadas pela pandemia.
-
Bolsas da Ásia terminam com ganhos após dados da China e plano para incentivar consumo
Crescimento nas bolsas asiáticas é impulsionado por medidas de estímulo da China e dados econômicos positivos. A tensão comercial com os EUA continua a ser uma preocupação para os investidores.
-
Mercados da Ásia têm alívio com expectativa por pacote chinês para incentivar consumo
Expectativa cresce nos mercados globais após anúncio de medidas de estímulo na China. Ações asiáticas e americanas registram altas significativas, enquanto traders aguardam novos dados econômicos e políticas de estabilização.
-
Os aliados intimidados dos Estados Unidos precisam reagir
Trump altera a dinâmica das alianças globais, causando insegurança entre aliados tradicionais. As ações do governo dos EUA levantam preocupações sobre a manutenção da segurança e a coesão internacional.
-
Turistas internacionais cancelam planos de viagem aos EUA preocupados com o governo Trump
A insegurança gerada por políticas e retórica do governo Trump leva viajantes de diversos países a cancelarem viagens aos EUA. Com isso, o setor de turismo americano enfrenta uma queda acentuada e perdas significativas em receita.
-
Brasil se consolida como exportador de petróleo e Petrobras reforça logística
Brasil se consolida como um importante exportador de petróleo em 2024, superando a metade de sua produção voltada para o mercado externo. O crescimento nas vendas, impulsionado por exportações privadas, ocorre em um contexto de aumento da demanda, especialmente da Europa, em busca de alternativas ao petróleo russo.
-
Houthis no Iêmen: a escalada de tensão após ataque dos EUA
Houthis intensificam retórica contra os EUA após bombardeios e prometem escalar conflito. O secretário de Defesa americano destaca a importância de interromper os ataques à navegação no Mar Vermelho.
-
Novo consignado é um marco, mas ainda há dúvidas sobre detalhes operacionais, diz CEO da ABBC
Novas regras do consignado privado prometem baratear o crédito, mas gera incertezas operacionais. CEO da ABBC destaca a importância de esclarecer processos e reforçar segurança contra fraudes.
-
Indicadores sociais do Brasil avançam com redemocratização
Brasil registra avanços significativos em indicadores sociais nas últimas quatro décadas, apesar do crescimento econômico modesto. A redução da desigualdade de renda e o aumento da expectativa de vida refletem as conquistas desde a redemocratização em 1985.
-
“O coração da democracia é a liberdade”, diz José Sarney
José Sarney reflete sobre os 40 anos de democracia no Brasil, sua trajetória política e a importância da liberdade. Com quase 95 anos, o ex-presidente compartilha suas visões sobre democracia, economia e o futuro político do país.
-
Antes mais rico, Brasil tem agora 12% do PIB chinês e 56% do indiano
Brasil enfrenta estagnação econômica enquanto PIB é superado por China e Índia, refletindo políticas de curto prazo. Estudo aponta que crescimento da economia brasileira foi 17 vezes menor que o da China nas últimas quatro décadas.
-
Como as tarifas de Trump sobre o México podem acabar afetando a economia da China
Pequim teme que as tarifas do presidente Trump sobre o México sinalizem uma estratégia mais ampla para limitar o acesso da China a mercados em desenvolvimento. A situação pode forçar países a escolher entre suas relações comerciais com os EUA ou a China, afetando diretamente suas economias.
-
Lula deve pedir ao Japão missão sanitária para liberar exportação de carne brasileira
Lula busca viabilizar a exportação de carne bovina brasileira durante visita ao Japão, onde será recebido pelo imperador e o primeiro-ministro. Além disso, o presidente terá agenda com empresários e discussões sobre parcerias comerciais, incluindo uma visita ao Vietnã na sequência.
-
Se consideram acima dos economistas, afirma Zema em indireta a Lula
Governador de Minas critica indiretamente o governo federal e defende nova proposta para dívidas estaduais. Zema destaca a importância de reformas e a adequação da política econômica para resolver problemas crônicos do Brasil.