Congresso
-
Metas de 2026 são 'inatingíveis' e país precisa reforma fiscal estrutural 'urgente', diz órgão ligado ao Senado
IFI classifica metas fiscais de 2026 como inviáveis e pede reforma urgente. Relatório alerta para crescimento da dívida e necessidade de diálogo entre governo e Congresso para garantir equilíbrio fiscal.
-
Governo vai enviar MP para conter aumento na conta de luz
Governo busca soluções para compensar impactos financeiros após mudanças nas eólicas offshore. Medida provisória deve abordar custos elevados e beneficiar consumidor na conta de luz.
-
Powell diz que o Fed vai se manter em compasso de espera, por enquanto, com perspectiva de inflação mais alta
Jerome Powell mantém a cautela em relação aos cortes de juros, mesmo diante das pressões políticas. A expectativa para a próxima reunião do Fed em setembro se intensifica com os dados econômicos recentes.
-
Demóstenes diz que acareações e delação de Cid são inválidas
Defesa de Almir Garnier argumenta que acareações no STF não têm relevância diante das versões conflitantes de Mauro Cid. Advogado critica a credibilidade das delações e afirma que acusações contra o ex-comandante da Marinha são infundadas.
-
Lula tenta acelerar edição da MP para reduzir custo de energia
Lula busca acelerar a Medida Provisória para conter aumento nas tarifas de energia elétrica. Ministros se reuniram em meio à pressão do Congresso para analisar os vetos antes do recesso parlamentar.
-
Trump pressiona Congresso para aprovar projeto de corte de impostos e gastos
Trump pressiona republicanos para aprovar cortes fiscais antes do feriado de 4 de julho. Divisões internas emergem sobre o impacto dos cortes nos programas sociais e no déficit federal.
-
Ford diz que manterá fábrica de baterias nos EUA mesmo se benefício fiscal mudar
Ford avança com construção de fábrica de baterias em Michigan, apesar de possíveis restrições a incentivos fiscais. A planta, que deve gerar 1.700 empregos, utilizará tecnologia licenciada da chinesa CATL e enfrentará desafios com a legislação do Congresso.
-
Análise: Dólar perde fôlego global com incorporação de risco EUA
Dólar enfrenta surpreendente queda global após início do segundo mandato de Trump, contrariando expectativas de valorização. A combinação de percepções de risco e política fiscal nos EUA afeta as projeções para a taxa de câmbio BRL/USD.
-
Milei veta fundo de ajuda para cidade na Argentina devastada por inundações
Milei justifica veto ao fundo de ajuda afirmando que a lei aprovada não apresenta fontes de financiamento. A decisão gera polêmica entre opositores, que classificam a atitude como insensível diante da tragédia em Bahía Blanca.
-
Lula convoca ministros diante de risco de derrota no Congresso encarecer conta de luz
Lula se reúne com ministros em meio a riscos de novas derrotas no Congresso sobre tarifas de energia. O governo busca alternativas para mitigar o impacto financeiro nas contas de luz dos consumidores.
-
Javier Milei veta plano de ajuda a cidade devastada por inundações
Milei justifica veto afirmando que a proposta não apresenta fonte de financiamento. O Congresso precisará de uma maioria especial para reverter a decisão considerada "cruel" pela oposição.
-
Trump chama Powell de 'burro' e 'teimoso', e chefe do Fed reafirma que corte nos juros pode esperar
Trump reafirma sua desconfiança em relação à política monetária do Fed e critica a manutenção das taxas de juros. O presidente dos EUA manifesta sua expectativa de cortes mais profundos, enquanto Powell mantém sua posição cautelosa sobre a inflação.
-
‘A direita pode vencer em 2026 mesmo se entrar fragmentada no 1º turno’, diz cientista político
Christopher Garman analisa o cenário político e as eleições de 2026 no Brasil, destacando o potencial da direita mesmo em um contexto de fragmentação. Ele aponta que a preocupação com a economia, a segurança e a corrupção terá papel crucial na decisão do eleitor.
-
Ibama concede primeira licença prévia para projeto de eólica offshore no Brasil
Licença prévia do Ibama marca avanço na implementação de energia eólica offshore no Brasil. Projeto prevê instalação de aerogeradores a 15-20 km da costa do Rio Grande do Norte.
-
Base e oposição no Senado criticam projeto que aumenta número de deputados
Senado vota proposta que aumenta número de deputados, mas enfrenta resistência devido a possíveis aumentos de despesas. Críticas surgem sobre a necessidade de ampliação em tempos de austeridade fiscal e desigualdade social.
-
Fundo Social do Pré-Sal poderá ser usado no MCMV e PAC; programa que isenta conta de luz é dúvida
Deputado José Priante irá apresentar relatório sobre a autorização para utilização de recursos do Fundo Social do petróleo em programas habitacionais e de infraestrutura. A proposta original do governo enfrenta resistência no Congresso, especialmente em relação à inclusão do Tarifa Social.
-
Aumento de IOF e outros impostos: o que está valendo, o que foi revogado e o que ainda vai valer?
Governo Lula enfrenta forte pressão e recuos na tributação do IOF, resultando em três decretos diferentes em um curto período. Medidas alternativas de compensação também foram anunciadas, afetando diversas áreas de tributação.
-
Relator propõe mudança em fundo habitacional para garantir programa de Lula de reforma de casas
Deputado propõe inclusão do FGHab para garantir crédito em reformas habitacionais. Medida visa facilitar acesso a financiamento e reduzir risco de inadimplência para famílias de classe média.
-
Lula não se manifesta e Alcolumbre vai promulgar lei de Dia da Amizade Brasil-Israel
O silêncio do presidente Lula em relação à sanção da lei resulta na promulgação automática pela presidência do Senado. A nova legislação estabelece o dia 29 de novembro como Dia da Amizade entre Brasil e Israel, em meio a tensões diplomáticas entre os países.
-
Ao menos 6 senadores pretendem deixar Senado no ano que vem; veja quem são eles
Seis senadores desconsideram reeleição em 2026, buscando novos rumos na política ou abandonando a carreira. A movimentação ocorre em um cenário de alta competitividade nas eleições, com 54 vagas do Senado em disputa.
-
Comissão da Câmara pede que Lula seja investigado por fraudes no INSS
Câmara solicita investigação da PGR sobre Lula por suposta interferência nas apurações do INSS. Deputados da oposição alegam conflito de interesses devido ao envolvimento de Frei Chico, irmão do presidente, nas entidades investigadas.
-
Lula convoca reunião com ministros diante de risco de nova derrota no Congresso encarecer conta de luz
Lula busca soluções para conter aumento das tarifas de energia após derrotas no Congresso. Reunião emergencial visa discutir medidas para mitigar impactos financeiros aos consumidores.
-
Powell diz que dívida dos EUA está em trajetória insustentável
Jerome Powell destaca a necessidade de abordar a situação do orçamento federal para evitar uma trajetória insustentável. Ele também enfatiza a importância da independência do Fed e a cautela em relação às políticas fiscais que podem impactar a economia.
-
Comissão da Câmara pede que Lula seja investigado por fraudes no INSS
Deputados pedem investigação de Lula por suposta interferência nas investigações sobre fraudes do INSS. O requerimento aguarda aprovação do presidente da Câmara para ser encaminhado à Procuradoria Geral da República.
-
Jerome Powell diz que Fed quer ‘esperar e ver’ como economia dos EUA se comporta antes de alterar taxas de juros
Powell sinaliza cautela em relação a ajustes nas taxas de juros, destacando uma economia sólida, mas com incertezas. Inflação ainda acima da meta, mas sem pressões relevantes no mercado de trabalho.
-
Fed avalia impacto de tarifas antes de cortar juros, diz Powell
Jerome Powell enfatiza a necessidade de cautela na avaliação dos impactos das tarifas de Trump sobre a inflação antes de possíveis cortes nas taxas de juros. A postura do Fed reflete uma abordagem cuidadosa em meio a incertezas econômicas.
-
Redução das tensões no Oriente Médio ameniza pressão sobre juros no Brasil e nos EUA
Redução das tensões entre Irã e Israel alivia pressões sobre juros nos EUA e Brasil, mas economistas permanecem cautelosos. Análises apontam que cortes nas taxas de juros dependem de desdobramentos econômicos e estabilidade do petróleo.
-
Powell se nega a apontar mês específico para início de corte nos juros pelo Fed
Jerome Powell afirma que o Federal Reserve não tem pressa para cortar juros enquanto monitora as pressões inflacionárias. Ele destaca a importância de avaliar os efeitos das tarifas sobre a inflação antes de tomar qualquer decisão.
-
Bancadas devem liberar parlamentares em votação sobre aumento do número de deputados
Senado se prepara para votação que pode alterar composição da Câmara dos Deputados, aumentando o número de cadeiras. A proposta gera controvérsia, com ampla rejeição entre a população, e decisão deve ser tomada antes do prazo estabelecido pelo STF.
-
Powell diz manter foco no trabalho ao ser questionado sobre insultos de Trump
Jerome Powell reafirma sua dedicação ao trabalho, apesar das críticas de Donald Trump. O presidente do Fed destaca a importância da independência da instituição e a necessidade de cautela em relação à política monetária.