Congresso
-
Desigualdade tem de ser corrigida junto com ajuste fiscal, diz Haddad
Haddad enfatiza a importância de corrigir a desigualdade social enquanto busca ajustes fiscais. Ele destaca que a proposta do governo visa incluir os mais pobres no orçamento, refletindo compromissos da campanha de Lula.
-
Trump diz que encerrou negociações com o Canadá e ameaça impor tarifas na próxima semana
Trump encerra negociações comerciais com o Canadá após o país implementar imposto sobre serviços digitais. Nova tarifa será imposta em resposta, afetando o comércio bilateral e provocando quedas no mercado.
-
Câmara deve votar urgência para projeto que reduz benefícios fiscais
O projeto visa reduzir a carga fiscal em diferentes setores da economia. A expectativa é que a votação aumente a transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos.
-
Inflação nos EUA aumenta em maio e vai a 2,3% em 12 meses
Inflação nos EUA cresce a 2,3% em maio, impactando decisões do Federal Reserve. Economistas preveem reflexos das tarifas de importação nos preços ao consumidor em meses futuros.
-
Derrota do governo coroa dobradinha Motta-Alcolumbre e abre fase inédita em Lula 3
Nova aliança entre Hugo Motta e Davi Alcolumbre desafia o governo Lula, evidenciando uma insatisfação crescente no Congresso. A derrota na tentativa de aumento do IOF marca um novo cenário de força no Legislativo.
-
Vamos aguardar Lula, diz Haddad sobre judicializar IOF
Governos preparam batalha judicial sobre o decreto do IOF após rejeição no Congresso. O presidente Lula deve decidir em breve os próximos passos para contestar a medida no STF.
-
Haddad: governo estuda corte de isenções fiscais poupando Zona Franca e Simples
Governo busca alternativas para cortar benefícios fiscais sem afetar incentivos constitucionais. Haddad destaca a complexidade técnica da proposta e a necessidade de uma solução jurídica viável.
-
Haddad afirma que saiu da reunião com Motta e Alcolumbre convencido que estava 100% resolvida MP e IOF
Ministro expressa perplexidade sobre mudança nas discussões do Imposto sobre Operações Financeiras. Ele reitera posição contrária a aumento de gastos públicos em meio à crise fiscal.
-
Lula diz que não gostam dele porque defende o 'povo trabalhador' e aumento de imposto para mais ricos
Lula defende seu compromisso com o povo trabalhador e critica resistência a isenção do IR. Durante evento em Tocantins, presidente destaca a importância de justiça fiscal e acesso à educação.
-
Lula perguntou à AGU se decreto que derrubou IOF 'usurpa' competência, diz Haddad
Lula autoriza AGU a contestar derrubada do decreto do IOF pelo Congresso. A medida busca reverter a perda de arrecadação e reafirmar a prerrogativa do Executivo sobre alterações fiscais.
-
Haddad diz que aumento de gasto “dá urticária” e reforça compromisso com meta fiscal
Haddad enfatiza a importância do controle fiscal e critica propostas de aumento de despesas, classificando-as como "imprenscindíveis" apenas em situações extremas. O ministro destaca a necessidade de um pacto entre líderes partidários para discutir a adequação dos gastos públicos e as dificuldades na aprovação de reformas estruturais.
-
Haddad diz que se AGU entender que queda do decreto usurpa prerrogativa, Lula não pode abrir mão de recorrer
Ministro alerta sobre possíveis conflitos legais envolvendo o decreto que revoga o aumento do IOF. Haddad destaca a importância de respeitar as prerrogativas constitucionais do Executivo após questionamento de Lula à AGU.
-
No STF, advogada do Senado defende constitucionalidade de emendas impositivas
Audiência pública no STF debate a constitucionalidade das emendas impositivas, com a advogada do Senado defendendo sua importância para a participação da minoria no Legislativo. A controvérsia envolve ações questionando o impacto dessas emendas na gestão orçamentária pelo Executivo e a separação dos Poderes.
-
Haddad: Lula não pode abrir mão de recorrer se AGU considerar que Congresso usurpou prerrogativa
Haddad destaca que Lula determinou à AGU verificar usurpação de prerrogativas executivas após derrubada de regras do IOF. O ministro reforça a importância de respeitar a Constituição e questiona interesses por trás da mudança no cenário político.
-
Governo vê judicialização do IOF como forma de abrir negociação com Congresso
Governo busca reverter a derrota no Congresso sobre o IOF e consolidar apoio para a campanha de 2026. Estratégia inclui unir ministros em torno de uma agenda que privilegie a justiça fiscal e o combate à desigualdade.
-
'Não vejo omissão do presidente Lula', diz Haddad
Haddad defende Lula e destaca sua atuação nas articulações políticas do governo. Ministro rebate críticas, afirmando que o presidente sempre esteve envolvido nas principais negociações com o Congresso.
-
Alcolumbre e Motta decidem não ir à audiência do STF sobre emendas parlamentares
Presidentes do Senado e da Câmara se ausentam de audiência no STF sobre emendas parlamentares. Representantes legais das Casas substituirão Alcolumbre e Motta no evento, que conta com a presença de especialistas e outros convidados.
-
Não quero crer que 2026 já começou, diz Haddad sobre embate Governo x Congresso
Haddad comenta sobre a mudança de postura dos líderes do Congresso após reunião com o governo. O ministro também revela que o governo avalia recorrer ao STF em resposta à suspensão do decreto que aumentou o IOF.
-
Entenda divergências entre ministros sobre responsabilização das redes
STF redefine regras de responsabilização das redes sociais por conteúdos de usuários. Decisão estabelece critérios para a remoção de publicações e solicita atualização da legislação pelo Congresso Nacional.
-
Haddad fala após derrota do governo sobre IOF
Entrevista ocorre em meio a tensões políticas provocadas pela suspensão do decreto do IOF. O governo busca reverter a decisão do Congresso e reafirmar sua autoridade fiscal através da ação no STF.
-
Lula diz que não gostam dele por causa do projeto que aumenta IR para mais ricos
Lula defende aumento do imposto de renda para ricos e isenção para os que ganham até R$ 5 mil. Ele critica a oposição às suas propostas e reafirma seu compromisso com os setores mais pobres da sociedade.
-
Alcolumbre e Motta decidem não ir em audiência do STF sobre emendas parlamentares
A ausência dos presidentes do Senado e da Câmara é destacada em meio a tensões com o governo federal. Os líderes serão representados por seus advogados-gerais na audiência sobre emendas parlamentares.
-
Agora é hora de vestir o uniforme do embate, do bom debate público, diz Haddad
Ministro Fernando Haddad destaca a importância do debate público após derrota do governo no Congresso sobre o IOF. Ele enfatiza a necessidade de ajustes fiscais que não penalizem os mais pobres e critica o tratamento desigual nas políticas tributárias.
-
Sóstenes Cavalcante propõe PEC para limitar atuação de partidos no STF: ‘Chega de judicialização por minorias’
Deputado propõe PEC para limitar ações de partidos no STF. Objetivo é reduzir a judicialização da política e fortalecer a autonomia do Legislativo.
-
Suprema Corte dos EUA respalda Trump em tentativa de limitar a cidadania por nascimento
Suprema Corte dos EUA suspende bloqueios à ordem de Trump sobre cidadania por nascimento. Decisão pode impactar milhares de bebês e gera divisões entre juízes sobre a validade da medida.
-
Motta e Alcolumbre desistem de participar de audiência sobre emendas no STF
Desistência ocorre em meio a tensões entre os poderes e critérios de transparência nas emendas. Hugo Motta será representado por um advogado durante a audiência que pode influenciar a crise política atual.
-
Emendas atendem mais a interesses eleitorais que a necessidades do país, diz governador de MT
Mauro Mendes critica o uso de emendas parlamentares para interesses eleitorais em vez de atender às demandas sociais. O governador também aponta que essa prática paralisou o Congresso, desviando o foco das discussões legislativas.
-
Com medo de aumento do IOF no risco sacado, empresas antecipam operações de duplicatas e recebíveis
Concessões de descontos de duplicatas e recebíveis crescem 22,3% em maio, antecipando-se a novas regras fiscais. Aumento pode resultar em desempenho abaixo do esperado em junho devido à sazonalidade das operações.
-
Haddad volta a defender cobrança de “turma da cobertura” para ajuste fiscal “justo”
Ministro da Fazenda destaca a importância de taxar os mais ricos para garantir a justiça fiscal no Brasil. Ele critica a desigualdade no país e defende a transparência no orçamento público como passo essencial para o debate.
-
Episódio do IOF revela que presidencialismo ruiu, diz Edinho Silva
Edinho Silva critica a desestruturação do presidencialismo e defende uma reforma política para reequilibrar os Poderes. Ele afirma que a atual crise governamental reflete um problema estrutural que vem se arrastando no Brasil.
-
Aprovação de Lula cai para 23,9% e é a pior desde o início do governo, diz Futura
Aprovação do governo Lula atinge menor nível desde o início do mandato, com 51,1% de avaliação negativa. Crises recentes e insatisfações econômicas impactam diretamente a popularidade do presidente.
-
Lula pede para AGU preparar ação no STF contra derrubada de decreto do IOF
Lula busca reverter decisão do Congresso sobre IOF, pressionando a AGU a recorrer ao STF. A medida visa preservar a prerrogativa presidencial e evitar possíveis tensões com o Legislativo.