Exército
-
Trump anuncia acordo com rebeldes houthis no Iêmen, e Israel volta a bombardeá-los
Trump anuncia a interrupção dos bombardeios aos houthis após promessa de cessar ataques a navios americanos. Ataques aéreos israelenses no Iêmen e confrontos continuam intensificando o conflito na região.
-
STF proclama rejeição das preliminares das defesas do núcleo 4 da tentativa de golpe
STF rejeita preliminares em caso de golpe de Estado e mantém análise sobre desinformação eleitoral. Ministros divergiram sobre a competência da Primeira Turma, mas reafirmaram o respeito mútuo no colegiado.
-
Denúncia da PGR não individualizou condutas no golpe, dizem defesas
Defesas argumentam que acusações são genéricas e não individualizam condutas dos envolvidos. O julgamento avalia a legitimidade das acusações contra militares e civis por disseminação de desinformação e tentativa de golpe.
-
‘Todos agiram e concorreram para que houvesse um golpe’, acusa PGR sobre ‘núcleo de desinformação’
Subprocuradora pede ainda que STF aceite denúncia contra núcleo de desinformação do golpe. Acusados são responsabilizados por ações que visam desestabilizar o governo e promover a ruptura institucional.
-
Dados falsos “exacerbaram” violência contra Judiciário, diz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes destaca a relação entre desinformação e violência contra o Judiciário em julgamento crucial. Denúncia contra acusados de tentativas de golpe está em análise pelo STF, podendo resultar em ação penal.
-
Ao vivo: 1ª Turma do STF julga ação contra 4ª núcleo do golpe
STF analisa inclusão de novos réus em caso de golpe de Estado. Julgamento envolve militares, policiais e civis acusados de disseminar desinformação e ameaçar instituições democráticas.
-
Agenda do dia: Balança comercial dos EUA é destaque
Mercados analisam indicadores econômicos dos EUA e do Brasil nesta terça-feira. Destaque para balança comercial dos EUA e leilão de NTN-B e LFT no Brasil.
-
STF julga denúncia contra núcleo 4 da trama golpista
STF avalia a inclusão de novos réus no caso das ações golpistas do governo Bolsonaro. Julgamento envolve acusações de desinformação e organização criminosa ligada ao ataque à democracia em 2022.
-
STF começa a julgar núcleo de desinformação por tentativa de golpe
STF analisa a inclusão de mais sete acusados no caso do suposto golpe de Estado de 2022. Denúncia da PGR envolve militares, policiais e civis em um esquema de desinformação e tentativas de desestabilização do processo eleitoral.
-
O Vaticano precisa encontrar seu rumo
Debate sobre o próximo papa gera opiniões divergentes no Brasil, refletindo um cenário político e religioso complexo. Enquanto isso, no quartel general da Amazônia, oficiais tentam se desvincular das influências religiosas em suas operações.
-
Israel aprova plano para ampliar campanha militar e ocupação do território na Faixa de Gaza
Israel aprova plano de expansão militar na Faixa de Gaza, convocando reservistas para reforçar as operações. O foco será a ocupação do território, enquanto autoridades discutem a distribuição de alimentos sem a intervenção de agências humanitárias.
-
Múcio afirma que “riscou o 8 de janeiro” do calendário
Ministro da Defesa afasta lembranças das invasões de 8 de janeiro e critica politização das Forças Armadas. José Múcio também defende emenda que limita participação de militares em cargos eletivos.
-
Israel aprova plano para conquistar Gaza e forçar saída de civis palestinos
Israel aprova plano para expandir guerra em Gaza, visando a ocupação territorial e deslocamento da população. A mobilização de reservistas e a intensificação das operações terrestres destacam a estratégia do governo em meio a pressões internacionais.
-
STF julga nesta terça (6) “núcleo da desinformação” da tentativa de golpe; veja nomes
STF pode ampliar denúncias contra grupo por disseminação de desinformação. O ex-presidente Jair Bolsonaro é um dos 21 réus suspeitos de participar de ações golpistas durante a campanha.
-
“Poderíamos estar contando a história de um golpe”, diz Gilmar
Gilmar Mendes enfatiza a atuação do STF na proteção da democracia após os atos do 8 de Janeiro. Ele destaca a responsabilidade constitucional da Corte e critica a deslegitimação do sistema eleitoral por figuras ligadas ao golpismo.
-
Houthis ameaçam Israel com bloqueio aéreo e pedem que companhias cancelem voos
Rebeldes prometem bloquear voos internacionais para Israel em retaliação a ações militares na Gaza. Companhias aéreas já começaram a suspender operações devido às ameaças e ataques recentes.
-
Gabinete de segurança de Israel aprova plano que inclui a 'conquista' de Gaza
Israel intensifica operações militares em Gaza com plano de conquistar o território palestino. Medidas incluem mobilização de reservistas e proposta de emigração voluntária dos habitantes, apesar da oposição de países vizinhos.
-
Trama golpista: STF avança nesta semana sobre o 'núcleo da desinformação' e pode chegar a 21 réus
STF analisa denúncia de desinformação ligada a tentativa de golpe de estado. Caso pode aumentar o número de réus para 21, incluindo ex-presidentes e membros das forças armadas.
-
Netanyahu promete retaliação após ataque houthi contra aeroporto de Tel Aviv
Netanyahu promete retaliar contra houthis após ataque a Tel Aviv. Mísseis lançados do Iêmen atingem o aeroporto de Ben Gurion, resultando em feridos e pânico entre passageiros.
-
O almirante escolhido como sucessor de Hitler e que teve apenas uma condenação de 10 anos — e pensão do governo
Dönitz foi escolhido por Hitler como seu sucessor na liderança do Reich em seus últimos momentos, após a exclusão de Göring e Himmler. Com a queda do regime nazista, ele tentou negociar uma rendição que mitigasse as perdas alemãs, mas foi preso após a guerra.
-
Ataque de drones russos causa incêndio em casas na Ucrânia
Ataque russo a Kiev deixa feridos e provoca incêndio em condomínio. Presidente ucraniano critica proposta de cessar-fogo unilateral e pede acordos duradouros para a paz.
-
Israel planeja expandir ofensiva em Gaza enquanto milhares protestam por retorno de reféns
Protestos em Tel Aviv refletem a crescente divisão entre a população e o governo israelense. Enquanto muitos clamam pelo retorno dos prisioneiros, as Forças de Defesa se preparam para intensificar a ofensiva em Gaza.
-
Míssil lançado do Iêmen cai perto do principal aeroporto de Israel
A queda do míssil provoca pânico no aeroporto, mas não há feridos graves. O Exército israelense investiga o incidente, que coincide com a escalada de tensões na região.
-
Sheinbaum diz que rejeitou oferta de Trump de enviar militares dos EUA ao México
Sheinbaum afirma que a soberania do México é inviolável e rejeita presença militar dos EUA. A presidente mexicana destaca a importância da colaboração em inteligência para combater o narcotráfico.
-
Israel ordena mobilização de milhares de reservistas, diz imprensa
Israel mobiliza reservistas para intensificar ofensiva contra Hamas em Gaza. A decisão visa reforçar as tropas em meio ao conflito, com soldados sendo enviados para a linha de frente.
-
O país que se prepara para uma invasão russa
Civis na Polônia se mobilizam para treinamento militar em resposta a ameaças da Rússia. Programa de capacitação inclui táticas de combate e primeiros socorros, refletindo crescente preocupação com a segurança nacional.
-
Sheinbaum diz ter rejeitado oferta de Trump de enviar militares dos EUA ao México
Sheinbaum reafirma a soberania do México e rejeita proposta de envio de tropas americanas. Ela ressalta a necessidade de colaboração no combate ao tráfico de armas como prioridade na luta contra os cartéis.
-
Ucrânia ataca porto, e Rússia decreta estado de emergência; veja vídeo
Ataque aéreo ucraniano deixa feridos em cidade russa, resultado de tensão crescente no conflito. Ucrânia critica propostas de trégua da Rússia enquanto pede cessar-fogo incondicional.
-
Brasil deve avançar como fornecedor global de armamentos e munição, diz CEO da Edge
Brasil se destaca como mercado promissor para defesa, segundo CEO do Edge Group. Al Marar ressalta a velocidade nas negociações e ambição de expandir produção de armamentos no país.
-
Defesa Civil de Gaza reporta sexta-feira sangrenta, com 42 mortos em bombardeios israelenses
Ataques aéreos intensificam sofrimento na Faixa de Gaza, que já enfrenta uma grave crise humanitária. Com 42 mortes recentes, os números de vítimas da guerra continuam a aumentar em meio ao bloqueio total.