Haddad
-
Haddad defende Lula e diz que Bolsonaro 'não tem moral' para falar sobre alta de impostos
Haddad rebate críticas de Bolsonaro e defende a gestão atual, destacando avanços econômicos. O ministro também critica a falta de reajuste na tabela do Imposto de Renda durante o governo anterior.
-
Haddad diz que governo faz 'justiça social' e rebate crítica sobre aumento de impostos: 'Pode gritar'
Haddad defende ações de justiça social apesar das críticas ao aumento de impostos. O ministro ressalta a necessidade de fechar brechas fiscais e garantir equidade no sistema tributário.
-
Haddad vai à Argentina nesta terça-feira para reunião do Mercosul
Ministro da Fazenda participa de reuniões importantes no Mercosul e Brics visando fortalecer laços econômicos. Expectativa é que acordos com a União Europeia sejam discutidos em meio à transição da presidência do bloco.
-
Haddad se reúne com ministros de Argentina e China nesta semana
Haddad busca fortalecer laços econômicos e políticos durante viagem à Argentina e Brasil. O ministro se reúne com líderes do Mercosul e do Brics após recente derrota na Câmara sobre aumento do IOF.
-
Revista 'The Economist' diz que Lula perdeu influência no exterior e é cada vez menos popular no Brasil
Lula enfrenta queda de popularidade e isolamento no cenário internacional, segundo a "The Economist". A revista destaca seu afastamento das políticas ocidentais e aproximação com países como Irã e China.
-
Motta nega traição em derrubada do IOF e critica governo por apostar em 'polarização social'
Hugo Motta refuta alegações de traição ao governo Lula e critica polarização social. Para ele, a derrubada do decreto do IOF reflete a dificuldade de aprovação de matérias no Parlamento e a necessidade de uma postura mais conciliadora do Executivo.
-
Acompanhe a cotação do dólar nesta segunda-feira (30)
Dólar opera estável enquanto investidores avaliam dados econômicos importantes e a situação política no Brasil. Expectativas de cortes de juros nos EUA e a derrubada do decreto do IOF influenciam o mercado nesta segunda-feira.
-
Ibovespa Futuro recua com foco em dados econômicos; Haddad e Guillen no radar
Ibovespa Futuro inicia a semana em queda, enquanto investidores aguardam declarações de autoridades e dados do emprego nos EUA. No cenário externo, ações globais se aproximam de máximas impulsionadas por negociações comerciais entre EUA e Canadá.
-
Dólar abre em alta nesta segunda-feira, com dados econômicos do Brasil e dos EUA no radar da semana
Haddad defende ação de Lula contra a derrubada do aumento do IOF, afirmando que o presidente não se omitiu diante da situação. O mercado aguarda repercussões da decisão na arrecadação e possíveis cortes orçamentários.
-
Boletim Focus: mercado reduz estimativa de inflação em 2025 pela 5ª semana seguida, para 5,20%
Economistas ajustam expectativas sobre inflação e mantêm previsão de crescimento do PIB. Relatório do Banco Central aponta queda contínua nas projeções de inflação, mas indicadores permanecem acima das metas estabelecidas.
-
Caged, Focus, resultado primário, fórum do BCE e mais destaques desta 2ª
A segunda-feira traz importantes divulgações econômicas no Brasil, incluindo o Boletim Focus e dados do Caged. Enquanto isso, o exterior observa discursos de líderes financeiros e eventos do Banco Central Europeu.
-
PT lança campanha defendendo mais impostos para pessoas de alta renda; Zema publica paródia
PT lança campanha nas redes sociais para aumentar a tributação de super-ricos, gerando reações na oposição. Governador Romeu Zema responde com paródia, transformando a narrativa em crítica ao governo Lula.
-
INSS, anistia, Lula, Bolsonaro e economia: estudo mostra o que pensam os moradores da ‘mini-Brasil’
Pesquisa revela empate técnico entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva em São Sebastião do Oeste. A cidade, considerada um "microcosmo" do Brasil, reflete as tendências eleitorais do país.
-
‘Mini-Brasil’ reflete decepção com Lula por inflação e alta de imposto em cenário de pleno emprego
Frigorífico local enfrenta dificuldades para encontrar mão de obra mesmo em um cenário de baixa taxa de desemprego. A chegada de migrantes aumenta a demanda por moradia e serviços na cidade, que se transforma rapidamente.
-
Governo Lula não pagou emendas de 347 parlamentares até votação de projeto do IOF
Governo ainda não liberou emendas para 347 parlamentares, afetando principalmente a base aliada. A falta de recursos é vista como um fator de tensão nas relações entre o Executivo e o Legislativo.
-
Lula instrui aliados a se contrapor a centrão após base frustrar governo
Lula orienta aliados a intensificar críticas ao centrão e à oposição após derrotas no Congresso. A estratégia é reafirmar a busca por justiça tributária e defender a taxação dos mais ricos para financiar programas sociais.
-
Zema lança vídeo para rebater campanha do PT sobre taxar ricos
Zema critica campanha do PT sobre taxação e chama governo Lula de "blá-blá-blá". O governador utiliza vídeo para ilustrar sua visão sobre a injustiça fiscal alegada em relação à taxação de ricos.
-
Com aliados como esses, para que Lula precisa de adversários?
Lula enfrenta crescente isolamento e derrotas no Congresso, evidenciando a falta de articulação política em seu governo. Com aliados se tornando adversários, o futuro da administração e do Brasil em 2026 torna-se cada vez mais incerto.
-
O menino que enfrentou o câncer e doenças autoimunes e se tornou reitor nos EUA: 'Quase não vivi para contar'
Santiago Schnell, que enfrentou desafios de saúde ao longo de sua vida, se prepara para assumir a presidência do Dartmouth College, uma das principais universidades dos Estados Unidos. Com um foco em restaurar a confiança da sociedade na ciência, ele busca impactar a educação e a pesquisa em um momento crítico.
-
Zema rebate campanha do governo Lula para taxar super-ricos, diz colunista
Governador critica campanha do governo Lula e questiona motivos por trás da taxação. Ele argumenta que a retórica de justiça permanece distante da realidade enfrentada pela população.
-
AGU vai definir estratégia para contestação de derrubada do IOF
Lula busca a declaração de inconstitucionalidade do decreto que sustou o aumento do IOF. A AGU foi designada para elaborar a estratégia jurídica para o caso, que visa preservar as prerrogativas do Executivo.
-
Caso IOF: Centrão pressiona Lula por cargos e emendas enquanto Congresso já mira 2026
Lula vê derrubada do IOF como manobra da centro-direita para desestabilizar seu governo. Divergências internas sobre como reagir podem complicar ainda mais a relação entre o Planalto e o Congresso.
-
PT dobra a aposta para aumentar disputa de pobres contra ricos
PT intensifica discurso de divisão social em novo vídeo de propaganda, propondo taxação maior para os super ricos. A campanha busca fortalecer a pauta de justiça fiscal através do novo Imposto de Renda, enfrentando resistência no Congresso.
-
Bets: metade do dinheiro movimentado está no mercado ilegal
O presidente da ABFS alerta sobre o crescimento do mercado ilegal de apostas esportivas no Brasil, que representa 50% das movimentações financeiras. Ele defende uma regulação mais eficaz e fiscalizações rigorosas para proteger o setor legal e combater abusos.
-
AGU vai definir estratégia para contestação de derrubada do IOF
Lula busca reverter decisão do Congresso que suspendeu aumento do IOF em ação no STF. Governo considera inconstitucional a manobra legislativa que infringe a separação de poderes.
-
Meta de inflação terá novo estouro em junho; Banco Central deverá explicar motivos e em quanto tempo os preços cairão
Banco Central se prepara para divulgar carta ao ministro da Fazenda devido ao descumprimento da meta de inflação. Projeções indicam que a inflação permanecerá acima do teto até 2026, levando a instituição a elevar a taxa de juros para conter a pressão inflacionária.
-
Câmara pauta urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários de autoria parlamentar
Câmara solicita urgência em projeto que visa cortar benefícios tributários após aprovação no Senado. Relacionamento entre Congresso e Executivo se intensifica com a discussão simultânea de propostas sobre o tema.
-
Câmara não espera Haddad e pauta urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários de autoria parlamentar
Câmara busca acelerar tramitação de projeto que altera benefícios tributários, já aprovado pelo Senado. Relação entre Congresso e Executivo continua tensionada após recentes desavenças sobre impostos.
-
Governo arrecadou R$ 3 bilhões com bets de janeiro a maio de 2025
Governo prevê aumentar arrecadação com novas taxas sobre jogos de azar. A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional para se tornar efetiva.
-
Não vejo espaço para aumento dos juros, diz Haddad
Ministro revela que não há previsão para novas altas na Selic e menciona fatores que podem aliviar a pressão sobre a taxa. Apesar da inflação ainda estar acima da meta, a expectativa é de manutenção do juro em 15% ao ano.