Exército
-
Israel ataca Beirute pela primeira vez desde o cessar-fogo do Hezbollah
Ataque marca uma nova escalada nas tensões entre Israel e Hezbollah, após meses de cessar-fogo. Moradores de Dahiyeh foram alertados para evacuar antes do bombardeio, que visou alvos estratégicos do grupo militant.
-
Putin sugere administração de transição na Ucrânia sem Zelensky
Putin propõe uma administração de transição na Ucrânia sob a tutela da ONU, sem a participação de Zelensky, antes de negociações de paz. A sugestão surge em meio a tensões entre aliados europeus e a Rússia e questiona a legitimidade do governo ucraniano eleito democraticamente.
-
Putin sugere ‘administração transitória’ na Ucrânia sob tutela da ONU
Putin propõe administração transitória da ONU na Ucrânia para eleições e paz. As declarações vêm após discussões diplomáticas entre EUA e Rússia, em meio a tensões sobre sanções e segurança.
-
Análise | Como o Signalgate expõe os bastidores dos primeiros meses difíceis do Secretário de Defesa dos EUA
Secretário de Defesa enfrenta intensa pressão após vazamento de informações confidenciais sobre operações militares. Críticas no Pentágono se intensificam, levantando questões sobre a responsabilidade e a gestão sob sua liderança.
-
STM confirma condenação de major por manifestações políticas
Major é condenado por desobedecer ordens sobre manifestações políticas em redes sociais. Defesa anuncia intenção de recorrer ao Superior Tribunal Militar após a confirmação da pena.
-
STF remarca para 20 de maio análise da denúncia contra militares acusados de golpe
Remarcação acontece devido a compromissos de ministros do STF; análise do "núcleo três" envolverá 11 militares e um agente da Polícia Federal. A denúncia contra os demais grupos já possui datas agendadas para apreciação.
-
Macron assegura que haverá uma força de paz europeia na Ucrânia e "deseja" o apoio dos EUA
Macron anuncia criação de força de paz na Ucrânia com apoio europeu e busca colaboração dos EUA. A França e o Reino Unido liderarão iniciativas para estabelecer garantias de segurança e avaliar a situação militar no país.
-
Lituânia: Soldados americanos podem ter ficado presos em veículo enquanto ele afundava em pântano
Buscas intensificadas seguem para localizar os soldados desaparecidos, que estavam realizando uma missão de treinamento. O veículo militar M88 foi encontrado submerso em um pântano após a queda do grupo na Lituânia.
-
Vice-presidente do Sudão do Sul está em prisão domiciliar, diz partido; ONU fala em país à beira da guerra civil
Riek Machar, primeiro vice-presidente do Sudão do Sul, é detido em sua residência sob acusações de ligações com a milícia White Army. A ONU alerta para o risco de uma nova guerra civil diante do aumento da violência e da instabilidade política no país.
-
STF remarca para 20 de maio julgamento do núcleo 3 da trama golpista
Julgamento da denúncia contra militares acusados de planejar ações para um golpe durante o governo Bolsonaro terá início nos dias 20 e 21 de maio. A decisão foi tomada pela Primeira Turma do STF, que já trouxe outros núcleos à corte.
-
O estudo pioneiro que tenta 'desligar' a artrite reumatoide
Início de um estudo pioneiro busca "desligar" a artrite reumatoide ao treinar células do sistema imunológico para proteger tecidos saudáveis. Pesquisa pode beneficiar milhões de pacientes ao redor do mundo com condições autoimunes.
-
O que esperar do julgamento de Bolsonaro no STF após condenados do 8 de janeiro receberem penas de até 17 anos?
Bolsonaro se torna réu por tentativa de golpe de Estado e pode enfrentar pena superior a 40 anos. Processo envolve também ex-integrantes do governo e questionamentos sobre a dosimetria das penas aplicadas.
-
Lula: Bolsonaro 'tentou dar golpe e contribuir para o meu assassinato'
Lula diz que Bolsonaro tentou dar um golpe e contribuir para assassinatos. Ex-presidente se torna réu em acusação de tentativa de golpe e organização criminosa.
-
STF remarca para 20 de maio julgamento do núcleo 3 denunciado pela PGR
Julgamento do núcleo 3 da denúncia da PGR contra o ex-presidente Jair Bolsonaro será realizado nos dias 20 e 21 de maio. Acusados são 11 militares e 1 policial federal, investigados por tentativas de golpe de Estado.
-
Governistas celebram decisão do STF, enquanto oposição cancela entrevista para abrir espaço a Bolsonaro
Repercussão da decisão do STF sobre Jair Bolsonaro gera celebrações e protestos no Congresso. Parlamentares debatem a fragilidade da democracia e a urgência de resistir à anistia de atos golpistas.
-
Exército do Sudão toma aeroporto de Cartum e cerca área estratégica de Jebel Awliya
Exército sudanês avança em Cartum e retoma controle de áreas estratégicas das FAR. Conflito prolongado já resultou em milhares de mortes e milhões de deslocados.
-
Entenda quando Bolsonaro pode ser condenado por tentativa de golpe
Ex-presidente e outros réus enfrentam severas acusações relacionadas à tentativa de golpe de Estado em 2022. O processo pode resultar em penas de até 43 anos de prisão, dependendo das decisões do STF.
-
Opinião | STF faz crônica de morte anunciada ao mandar Bolsonaro e generais ao banco dos réus
Moraes utiliza recursos multimídia para embasar a denúncia contra Bolsonaro e ex-generais, destacando indícios de tentativa de golpe. A Primeira Turma do STF tende a seguir o relator, aumentando as chances de condenação futura.
-
Braga Netto, Augusto Heleno e Anderson Torres: saiba quem são os outros 7 que viraram réus
Supremo Tribunal Federal aceita denúncia contra Jair Bolsonaro e sete aliados por tentativa de golpe de Estado. Os réus respondem a cinco crimes, incluindo organização criminosa armada e golpe de Estado.
-
Zelensky chega a Paris um dia antes da cúpula que busca ‘garantias de segurança’ para Kiev
Zelensky chega a Paris para discutir apoio militar e segurança com aliados antes da cúpula crucial. Mais de vinte países estão envolvidos na busca por garantias para a Ucrânia em meio à contínua ofensiva russa.
-
STF marca para 6 de maio julgamento do núcleo da “desinformação”
Julgamento do núcleo 4 sobre desinformação será realizado em maio. A Procuradoria Geral da República acusa os réus de disseminar fake news e atacar instituições eleitorais.
-
Defesa de Torres elogia Moraes por dizer que PGR terá que provar acusações
Advogado de Anderson Torres afirma que defesa irá contestar as acusações e a validade das provas apresentadas pela PGR. Ele ressalta que o ônus da prova cabe ao Ministério Público, enquanto a defesa planeja mostrar falhas na denúncia.
-
'Golpe de Estado mata': o julgamento que tornou Bolsonaro réu em 8 frases
Bolsonaro e ex-integrantes do governo são acusados de envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro. O processo incluirá a produção de provas e o interrogatório dos réus nos próximos meses.
-
Revista ‘The Atlantic’ publica plano de ataque militar dos EUA vazado por acidente
Vazamento de informações sensíveis sobre planos de ataque dos EUA no Iêmen gera polêmica e críticas à administração de Trump. A Câmara de Representantes iniciará debates sobre as implicações dessa revelação na segurança nacional.
-
STF marca julgamento do núcleo 4 da trama golpista para 6 de maio
O STF analisa a denúncia da PGR contra o núcleo 4 da trama golpista ligada ao governo Bolsonaro. Julgamento ocorrerá em maio, com a possibilidade de os acusados se tornarem réus.
-
Entenda o que acontece agora que Bolsonaro é réu no STF
Bolsonaro enfrenta agora uma série de procedimentos legais que incluem interrogatório, apresentação de defesa, instrução processual e julgamento. As acusações envolvem a tentativa de golpe de Estado, com indícios de sua participação na minuciosa elaboração do plano.
-
Israel não comete genocídio em Gaza, mas pode estar a caminho
A análise aponta que, embora Israel não tenha uma política de genocídio, a desumanização crescente dos palestinos e a indiferença da sociedade israelense podem levar a um cenário de violência extrema. Especialistas alertam que a resolução da questão palestina é crucial para evitar uma escalada catastrófica no conflito.
-
Saiba quantos anos Bolsonaro pode pegar de prisão se condenado
Supremo Tribunal Federal aceita denúncia contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe. Acusação aponta envolvimento do ex-presidente e outros sete réus em um plano de desestabilização política.
-
Saiba quantos anos Bolsonaro pode pegar de prisão se condenado
Jair Bolsonaro e outros sete acusados agora enfrentam um processo penal após a decisão da Primeira Turma do STF. A denúncia da Procuradoria-Geral da República envolve acusações de tentativa de golpe e desinformação durante o período eleitoral de 2022.
-
Bolsonaro vira réu e será 1º ex-presidente processado por golpe de Estado: o que acontece agora?
Bolsonaro e outros sete ex-integrantes de seu governo são acusados de integrar uma suposta organização criminosa que tentaria desestabilizar o processo eleitoral de 2022. Se condenados, podem enfrentar penas que somadas ultrapassam 40 anos de prisão.
-
Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman morre aos 77 anos, após 83 dias de internação
O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Jorge Noman, faleceu após complicações de saúde relacionadas ao câncer. A Prefeitura destaca sua trajetória política e contribuições significativas para a cidade de Belo Horizonte.
-
Exército do Sudão toma aeroporto de Cartum de rivais paramilitares
Conflito entre Exército e Forças de Apoio Rápido em Cartum intensifica a crise humanitária no Sudão. Centenas de civis foram mortos em bombardeios, enquanto a luta pelo controle da capital se intensifica.
-
Moraes lê em julgamento de Bolsonaro mensagem de Braga Netto sobre família de militar: 'Até máfia tem código de conduta'
Ministro Alexandre de Moraes critica a falta de ética ao expor famílias em disputas políticas durante julgamento da trama golpista. Mensagens do ex-ministro Walter Braga Netto revelam orientações para atacar o comandante da Aeronáutica.
-
Denúncia contra Paulo Sérgio Nogueira deve ser recebida porque há elementos suficientes e razoáveis de autoria”, diz Moraes
Moraes ressalta que há evidências suficientes para a denúncia contra Paulo Sérgio Nogueira, apesar das alegações de sua defesa. O ministro destacou a participação do ex-ministro em reuniões sobre a "minuta do golpe" e suas ações relacionadas à fiscalização do sistema eleitoral.