Lula
-
Se seguir decisões recentes, STF deve restabelecer decreto do IOF
Supremo deve decidir sobre a constitucionalidade do aumento do IOF pelo governo Lula. O debate gira em torno da competência do Executivo em alterar alíquotas e possíveis excessos na criação de novas incidências tributárias.
-
Judicialização do IOF: líder do governo reconhece tensão com Congresso, mas defende decisão de Lula
José Guimarães defende ação de Lula no STF como defesa das atribuições do Executivo, apesar de gerar tensão com o Congresso. O líder do governo busca minimizar o impacto político da judicialização, que provoca debates sobre a separação dos Poderes.
-
STF vê situação delicada e avalia conciliação para crise do IOF
Ministros do STF buscam mediar um acordo entre o governo e o Congresso para resolver a crise relacionada ao IOF. Alexandre de Moraes liderará as negociações, enquanto a AGU solicita a declaração de constitucionalidade do decreto presidencial.
-
Governo está reduzindo a carga tributária da nossa exportação por meio do IVA, afirma Haddad
Ministro destaca a importância da reforma tributária para aumentar a competitividade das exportações brasileiras. Haddad ressalta investimentos em logística como essencial para o crescimento econômico e social do país.
-
Em lançamento do Plano Safra, Lula faz críticas indiretas a Bolsonaro e diz que nunca pediria Pix
Lula critica indiretamente Bolsonaro durante lançamento do plano que visa apoiar o agronegócio. O presidente enfatiza a importância de seriedade na política e rejeita pedidos de anistia.
-
Cristina Kirchner pede permissão para que Lula a visite em prisão domiciliar
Cristina Kirchner solicita ao judiciário autorização para visita de Lula em sua prisão domiciliar. A ex-presidente cumprirá seis anos de detenção por corrupção, após condenação confirmada pela Suprema Corte.
-
Leia a íntegra da carta do governo brasileiro enviada à “Economist”
Governo brasileiro defende liderança de Lula em carta à Economist, reafirmando compromisso com democracia e multilateralismo. O Itamaraty contesta críticas sobre suposto isolamento internacional e impopularidade nacional.
-
Moraes será relator de ação do governo Lula para manter aumento do IOF
Ministro Alexandre de Moraes analisará ação da AGU que busca reverter a decisão do Congresso sobre o aumento do IOF. O governo argumenta que a alteração das alíquotas é uma prerrogativa exclusiva do presidente, com potencial impacto na política orçamentária.
-
Lula diz que nunca pedirá Pix e chama Bolsonaro de 'frouxo'
Lula critica Bolsonaro em lançamento do Plano Safra, defendendo investimento robusto no agro. Ex-presidente revida, pedindo que o atual governe para o povo.
-
Moraes será o relator de ação do governo contra derrubada do IOF
Ministro Alexandre de Moraes assume a relatoria da nova ADC da AGU sobre a derrubada do IOF. O governo federal busca reverter a decisão do Congresso que cancelou o aumento do imposto, visando fortalecer a arrecadação.
-
Fávaro critica juros altos e diz que Selic de 15% ao ano é ‘desafio gigante’ para o Plano Safra
Ministro da Agricultura critica alta da Selic durante lançamento do Plano Safra 2025. Fávaro destaca que a taxa elevada impõe desafios ao financiamento agrícola e provoca necessidade de subsídios governamentais.
-
Antes de o Brasil deixar a presidência do Mercosul, vamos consagrar o acordo do bloco com a UE, diz Lula
Lula se compromete a avançar nas negociações para o acordo de livre comércio durante sua presidência do Mercosul. O presidente brasileiro destaca a complementaridade da agricultura entre Brasil e França para viabilizar a ratificação.
-
Visões da guerra do IOF: respeito à separação de poderes ou “crueldade tributária”?
Decisão do STF sobre o IOF gera tensões entre governo e oposição. Ação judicial pode ter impactos significativos na política econômica e na arrecadação federal.
-
Decisão do STF sobre IOF agora pode acirrar ânimos antes do julgamento do golpe, alertam ministros
Moraes opta por não julgar ação do IOF agora, considerando o clima político tenso entre os Poderes. A expectativa é que a decisão sobre o caso seja adiada até o julgamento do processo relacionado à tentativa de golpe.
-
Eu ficaria louco se estivesse no lugar de Lula e tivesse que governar, diz Rafael Correa
Rafael Correa critica a atual gestão de Lula e destaca os desafios de governar com um Congresso dividido. Ele também reflete sobre a desigualdade no Brasil e os contrastes sociais que observou em São Paulo.
-
Líderes da Câmara criticam ação no STF sobre IOF e veem “declaração de guerra”
Líderes da Câmara criticam a decisão do governo de judicializar a derrubada do decreto do IOF, classificando a medida como uma afronta ao Legislativo. A tensão entre os poderes pode agravar o clima político e dificultar futuras negociações.
-
Lula provoca Bolsonaro: “Nunca vou pedir Pix, nem anistia antes de ser condenado”
Lula critica práticas de Bolsonaro em lançamento do Plano Safra. O presidente enfatiza a importância da honestidade e coragem na política, sem solicitar apoio financeiro ou anistia.
-
Cleitinho pede a Lula que vete o aumento do nº de deputados
Senador Cleitinho critica aumento de deputados e pede veto de Lula. O congressista ressalta a necessidade de cortes nos gastos públicos e reforça a importância de ações que beneficiem a população.
-
Lula elogia Haddad e diz que ‘indústria do lobby’ não deixou governo taxar bets
Lula defende a redução de privilégios para promover direitos e critica lobby e desoneração fiscal. Durante o lançamento do Plano Safra, o presidente destaca a busca por uma tributação mais justa sem aumentar impostos.
-
Líderes da Câmara criticam ação no STF sobre IOF e veem 'declaração de guerra' do governo: 'Tiro no pé'
Tensão entre governo e Legislativo aumenta após decisão de judicializar a derrubada do decreto do IOF. Líderes da Câmara classificam ação como uma grave provocação e afirmam que o clima no Congresso se torna hostil.
-
Tereza Cristina critica juro alto do Plano Safra de Lula
Senadora critica taxas de juros do Plano Safra e culpa governo Lula por dificuldades econômicas. Tereza Cristina destaca a redução nos financiamentos para o setor agropecuário e a inflacionada Selic de 15%.
-
CPI do INSS: PL deve deixar Flávio de fora e escalar Rogério Marinho em colegiado
PL escala Rogério Marinho para CPI do INSS em meio a disputas internas. Partido busca deputados com grande alcance nas redes sociais para influenciar a narrativa da CPI e desgastar o governo Lula.
-
Líderes da Câmara criticam ação do governo no STF contra derrubada do IOF e veem como 'tiro no pé'
Líderes da Câmara criticam ação do governo no STF e consideram medida como um desafio à autonomia do Legislativo. A tensão entre os poderes aumenta, com parlamentares pedindo diálogo em vez de confrontos.
-
AGU diz que ação do IOF defende governo sem atacar Congresso
Governo defende constitucionalidade do aumento do IOF em ação no STF, enquanto Psol contesta o ato do Congresso. A AGU alega que a derrubada do decreto legislativo viola a separação de Poderes e gera insegurança jurídica.
-
Lula diz ter tido uma ‘conversa forte’ com Macron sobre acordo UE-Mercosul
Lula reafirma compromisso com acordo entre Mercosul e União Europeia durante lançamento do Plano Safra. O presidente também planeja encontro com o primeiro-ministro da Índia no próximo mês.
-
Alta de evangélicos no País reduziu participação eleitoral e não aumentou polarização, diz estudo
Estudo inédito revela que o crescimento do eleitorado evangélico no Brasil, entre 1994 e 2018, correlaciona-se com a redução da participação nas eleições, contradizendo tendências observadas em outros países. Além disso, os resultados indicam um deslocamento à direita, mas sem alterar a polarização no cenário político nacional.
-
Governo envia carta a ‘The Economist’ reagindo às críticas sobre influência e popularidade de Lula
Governo brasileiro defende a atuação de Lula em carta à The Economist, ressaltando seu compromisso com a diplomacia e os direitos internacionais. O ministro Mauro Vieira critica as alegações de incoerência e enfatiza a importância dos Brics na promoção de um mundo multipolar.
-
Lula ganha rara semana de trégua com Brasília esvaziada pelo ‘Gilmarpalooza’
Bolsonaro tenta galvanizar apoio em meio a crise institucional e iminente condenação. Enquanto isso, o Congresso se prepara para a pausa devido ao Fórum Jurídico de Lisboa, o que pode favorecer Lula em sua governança.
-
Lula elogia Haddad e diz que governo busca fazer tributação mais justa
Lula defende a necessidade de uma tributação mais justa e critica a "indústria de lobby" durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026. O presidente afirma que o governo busca reduzir privilégios para garantir direitos a todos, sem aumentar a carga tributária.
-
Lula diz que vai consagrar o acordo Mercosul-UE até o fim do ano
Lula reafirma compromisso com o acordo Mercosul-União Europeia durante cerimônia do Plano Safra. O presidente viajará à Argentina para assumir a presidência do bloco nesta quarta-feira.
-
Itamaraty defende Lula contra críticas da ‘The Economist’
O Itamaraty defende a liderança de Lula em resposta a críticas da revista 'The Economist', enfatizando seu papel em fóruns internacionais e sua defesa da democracia. O chanceler Mauro Vieira salienta a importância do presidente brasileiro para a cooperação global e a luta contra a fome e a pobreza.
-
Lula critica Bolsonaro por pedir Pix: “Frouxo”
Lula reforça seu compromisso com a transparência e critica práticas de arrecadação de recursos por políticos. O presidente se posiciona contra a anistia a criminosos e lamenta a falta de coragem em reconhecer erros.
-
Lula pede para se encontrar com Cristina Kircher na Argentina
Lula busca se reunir com Cristina Kirchner durante cúpula do Mercosul, enquanto ex-presidente argentino permanece em prisão domiciliar. Pedido de autorização à Justiça argentina ainda aguarda resposta.
-
Itamaraty reage à 'The Economist' e diz que Lula tem 'autoridade moral' no exterior
Chanceler Mauro Vieira defende a postura do Brasil na política externa e rebate críticas da "The Economist". Ele destaca a influência de Lula em questões globais, como a luta contra a fome e a defesa do direito internacional.
-
Lula diz que intenção da sua gestão é estabelecer que 'um dia, país terá política fiscal justa'
Lula defende uma política fiscal justa e redução de privilégios em evento do Plano Safra 2025/26. O presidente destaca a importância da preservação ambiental e do aumento da produtividade no setor agropecuário.
-
Lula diz que 'não se conforma' com Selic a 15%, mas minimiza responsabilidade de Galípolo
Lula critica a taxa Selic e defende que presidente do Banco Central precisa de tempo para ajustes. Durante o lançamento do Plano Safra, o presidente ressaltou a importância do apoio à agricultura familiar e à união entre pequenos e grandes produtores.
-
Lula defende Haddad e critica Paulo Guedes: “Ditava regra”
Lula elogia a seriedade de Fernando Haddad à frente da Fazenda e critica a postura de Paulo Guedes durante o governo anterior. O presidente destaca a importância da honestidade na administração pública.