PL
-
Moraes nega pedido do advogado de Bolsonaro para ser dispensado de depoimento à PF
STF mantém depoimento de advogado de Bolsonaro em investigação sobre interferência em delação. O ministro Alexandre de Moraes argumenta que a oitiva é essencial para esclarecer as abordagens feitas à família de Mauro Cid.
-
Alexandre de Moraes é confirmado relator de ação do governo sobre decreto do IOF
Ministro assume a relatoria de três ações relacionadas ao aumento do IOF. Processos apresentados pelo governo e partidos têm objetivos distintos, mas estão interligados na discussão sobre a medida fiscal.
-
Lula diz que nunca pedirá Pix e chama Bolsonaro de 'frouxo'
Lula critica Bolsonaro em lançamento do Plano Safra, defendendo investimento robusto no agro. Ex-presidente revida, pedindo que o atual governe para o povo.
-
Moraes será o relator de ação do governo contra derrubada do IOF
Ministro Alexandre de Moraes assume a relatoria da nova ADC da AGU sobre a derrubada do IOF. O governo federal busca reverter a decisão do Congresso que cancelou o aumento do imposto, visando fortalecer a arrecadação.
-
Moraes barra Carlos e Eduardo Bolsonaro como testemunhas de defesa de Filipe Martins
Ministro do STF determina que Carlos e Eduardo Bolsonaro não podem testemunhar a favor de Filipe Martins. Ambas as investigações em que estão implicados comprometem sua atuação como testemunhas de defesa.
-
Visões da guerra do IOF: respeito à separação de poderes ou “crueldade tributária”?
Decisão do STF sobre o IOF gera tensões entre governo e oposição. Ação judicial pode ter impactos significativos na política econômica e na arrecadação federal.
-
Moraes nega pedido para que Eduardo e Carlos Bolsonaro testemunhem em ação da trama golpista
Ministro do STF afirma que Eduardo e Carlos Bolsonaro não podem depor como testemunhas, devido a investigações em andamento. O grupo de acusados é apontado como responsável por ações para tentar manter Bolsonaro no poder após sua derrota eleitoral.
-
Alexandre de Moraes é confirmado relator de ação do governo sobre decreto do IOF
Ministro já analisava um caso semelhante e agora irá relatar a ação do governo. A expectativa é que a decisão possa impactar a arrecadação federal e as operações financeiras.
-
Líderes da Câmara criticam ação no STF sobre IOF e veem “declaração de guerra”
Líderes da Câmara criticam a decisão do governo de judicializar a derrubada do decreto do IOF, classificando a medida como uma afronta ao Legislativo. A tensão entre os poderes pode agravar o clima político e dificultar futuras negociações.
-
Lula provoca Bolsonaro: “Nunca vou pedir Pix, nem anistia antes de ser condenado”
Lula critica práticas de Bolsonaro em lançamento do Plano Safra. O presidente enfatiza a importância da honestidade e coragem na política, sem solicitar apoio financeiro ou anistia.
-
Leia nomes de empresários que foram ao jantar de Doria a Hugo Motta
Doria exalta Motta em jantar com políticos e empresários, destacando sua resistência às medidas do governo. O evento reflete a busca por apoio institucional em meio às tensões políticas atuais.
-
Lula elogia Haddad e diz que ‘indústria do lobby’ não deixou governo taxar bets
Lula defende a redução de privilégios para promover direitos e critica lobby e desoneração fiscal. Durante o lançamento do Plano Safra, o presidente destaca a busca por uma tributação mais justa sem aumentar impostos.
-
Líderes da Câmara criticam ação no STF sobre IOF e veem 'declaração de guerra' do governo: 'Tiro no pé'
Tensão entre governo e Legislativo aumenta após decisão de judicializar a derrubada do decreto do IOF. Líderes da Câmara classificam ação como uma grave provocação e afirmam que o clima no Congresso se torna hostil.
-
Tereza Cristina critica juro alto do Plano Safra de Lula
Senadora critica taxas de juros do Plano Safra e culpa governo Lula por dificuldades econômicas. Tereza Cristina destaca a redução nos financiamentos para o setor agropecuário e a inflacionada Selic de 15%.
-
CPI do INSS: PL deve deixar Flávio de fora e escalar Rogério Marinho em colegiado
PL escala Rogério Marinho para CPI do INSS em meio a disputas internas. Partido busca deputados com grande alcance nas redes sociais para influenciar a narrativa da CPI e desgastar o governo Lula.
-
“Não podem vir para cá e votar na esquerda”, diz deputada sobre imigrantes em SC
Deputada expressa temor de que imigração em massa altere a identidade conservadora de Santa Catarina. Ela critica a suposta influência da esquerda na percepção do estado e ressalta a necessidade de respeito às tradições locais pelos novos arrivantes.
-
Alta de evangélicos no País reduziu participação eleitoral e não aumentou polarização, diz estudo
Estudo inédito revela que o crescimento do eleitorado evangélico no Brasil, entre 1994 e 2018, correlaciona-se com a redução da participação nas eleições, contradizendo tendências observadas em outros países. Além disso, os resultados indicam um deslocamento à direita, mas sem alterar a polarização no cenário político nacional.
-
Advogado de Bolsonaro nega ter tentado interferir na delação de Cid e pede para não depor à PF
Advogado de Bolsonaro nega qualquer tentativa de interferência na delação de Mauro Cid. Cunha Bueno pede ao STF dispensa de depoimento e refuta acusações apresentadas pelo tenente-coronel.
-
Moraes rejeita Eduardo e Carlos Bolsonaro como testemunhas de Filipe Martins sobre plano de golpe
Ministro do STF rejeita testemunhos de Eduardo e Carlos Bolsonaro em ação golpista. Decisão leva em conta a conexão das investigações envolvendo a família do ex-presidente Jair Bolsonaro.
-
Barroso redistribui ação contra derrubada do IOF e Moraes será relator do caso no STF
Ministro Alexandre de Moraes assume relatoria da ação do PSOL, visando evitar decisões conflitantes em torno do decreto sobre o IOF. A Advocacia-Geral da União estuda medidas jurídicas para contestar a derrubada do decreto pelo Congresso.
-
Lula ganha rara semana de trégua com Brasília esvaziada pelo ‘Gilmarpalooza’
Bolsonaro tenta galvanizar apoio em meio a crise institucional e iminente condenação. Enquanto isso, o Congresso se prepara para a pausa devido ao Fórum Jurídico de Lisboa, o que pode favorecer Lula em sua governança.
-
Encontro com mãe de Cid foi casual, diz advogado de Bolsonaro ao STF
Advogado de Jair Bolsonaro nega ter tentado obter informações sobre delação de Mauro Cid e pede dispensa de depoimento à PF. Ele destaca encontro breve e casual com a mãe do militar, sobre o qual não houve discussão referente à colaboração premiada.
-
Lula elogia Haddad e diz que governo busca fazer tributação mais justa
Lula defende a necessidade de uma tributação mais justa e critica a "indústria de lobby" durante o lançamento do Plano Safra 2025/2026. O presidente afirma que o governo busca reduzir privilégios para garantir direitos a todos, sem aumentar a carga tributária.
-
Wajngarten e advogado de Bolsonaro prestam depoimento à PF sobre contatos com Mauro Cid
Depoimentos ocorrem em meio a investigação sobre tentativas de obstrução e contatos com o tenente-coronel Mauro Cid. A Polícia Federal já está analisando as ações de defesa em relação ao acordo de delação do militar.
-
Lula critica Bolsonaro por pedir Pix: “Frouxo”
Lula reforça seu compromisso com a transparência e critica práticas de arrecadação de recursos por políticos. O presidente se posiciona contra a anistia a criminosos e lamenta a falta de coragem em reconhecer erros.
-
Itamaraty reage à 'The Economist' e diz que Lula tem 'autoridade moral' no exterior
Chanceler Mauro Vieira defende a postura do Brasil na política externa e rebate críticas da "The Economist". Ele destaca a influência de Lula em questões globais, como a luta contra a fome e a defesa do direito internacional.
-
Bolsonaro nega tentativa de criar 'poder paralelo'
Bolsonaro defende estratégia para eleger 50% da Câmara e Senado em 2026, garantindo que busca atuar dentro da legalidade. Ex-presidente critica imprensa por alegações de poder paralelo e pede apoio de lideranças da direita.
-
Ao vivo: Câmara vota urgência de projeto que reduz benefícios fiscais
Deputados devem deliberar sobre urgência do PL 41/2019, que revisa benefícios fiscais. A proposta busca estabelecer critérios de avaliação para incentivos tributários e financeiros já existentes.
-
Advogado de Bolsonaro nega ao STF ter buscado informações sobre delação de Mauro Cid
Advogado de Bolsonaro nega tentativa de influência em delação de Mauro Cid e se diz disponível para depor. Bueno relata encontro casual com a mãe do tenente-coronel, mas garante que não houve discussões sobre o caso.
-
Roberto Campos Neto assume cargo executivo no Nubank
Roberto Campos Neto inicia nova fase no Nubank focando na expansão internacional e na comunicação com reguladores. O ex-presidente do Banco Central traz sua experiência para fortalecer a presença da fintech no mercado global.
-
Governo não está colocando em xeque interação com o Congresso, diz AGU
Advogado-geral da União reafirma que o governo busca restaurar a legalidade sem romper a relação com o Legislativo. Ele destaca a importância da separação dos Poderes e da normalidade institucional em meio ao conflito gerado pela derrubada do decreto do IOF.