STF
-
Cidadania italiana: Suprema Corte pode reverter decreto que restringiu direito de descendentes
Suprema Corte italiana irá avaliar a constitucionalidade do decreto que restringe a cidadania para netos e bisnetos de italianos. A decisão pode impactar milhares de descendentes ao redor do mundo e abrir caminho para novos questionamentos jurídicos.
-
Lula decidirá sobre aumento no nº de deputados só em meados de julho
Lula deve utilizar todo o prazo até julho de 2025 para decidir sobre o projeto que aumenta o número de deputados. A proposta visa garantir a nova composição na Câmara para as eleições de 2026, mas pode enfrentar vetos e complicações legais.
-
Líder do governo no Senado defende possível judicialização do IOF: ‘É um direito do presidente’
Senador Jaques Wagner defende a ação do presidente Lula para contestar a decisão da Câmara que derrubou o decreto do IOF. O cenário levanta questões sobre a relação entre os Poderes e os limites de atuação do Executivo.
-
Lula perdeu influência no exterior e é impopular no Brasil, diz 'The Economist'
A revista britânica destaca a deterioração da popularidade de Lula no Brasil e sua crescente hostilidade em relação ao Ocidente. Além disso, a análise aponta para uma possível influência limitada do presidente nas questões internacionais e internas, em meio a um cenário político em transformação.
-
Moraes dá Paulo Figueiredo como notificado sobre denúncia do golpe após publicações nas redes
Decisão do STF permite que o processo contra Paulo Figueiredo prossiga sem a defesa do blogueiro. Ele é acusado de envolvimento em desinformação e incitação ao golpe, mas não foi localizado para ser intimado.
-
Governo Lula acumula repasses a ONGs contestados em órgãos de controle; relembre
O TCU suspendeu repasses a ONGs ligadas ao governo Lula após irregularidades financeiras e questionamentos sobre favorecimento político. A auditoria abrange quatro contratos com entidades que apresentam vínculos diretos com o Partido dos Trabalhadores.
-
Alexandre de Moraes será relator de ação do Psol contra derrubada do decreto do IOF
Ministro Alexandre de Moraes assumirá a relatoria da ação do Psol sobre a alteração do IOF. A decisão foi tomada após Gilmar Mendes considerar a necessidade de evitar decisões contraditórias relacionadas ao tema.
-
Motta se reúne com lideranças políticas e 50 empresários em SP, em meio à crise com governo Lula
Jantar com empresários tem como objetivo homenagear Hugo Motta e demonstrar apoio em meio à crise no Congresso. O encontro ocorre após a derrubada do decreto do IOF, representando uma derrota significativa para o governo Lula.
-
‘Flopou’ e ‘fracasso’: governistas ironizam ato de Bolsonaro na Paulista
Aliados de Lula zombam da baixa adesão ao ato de Bolsonaro em São Paulo. Com apenas 12,4 mil pessoas, evento é considerado um fracasso pelos parlamentares do PT.
-
Moraes é sorteado relator de ação no STF contra derrubada do IOF
A mudança na relatoria pode acelerar a análise sobre a constitucionalidade da derrubada do decreto que aumentou o IOF. O governo se prepara para se manifestar no processo, visando manter a alta do imposto.
-
Moraes será o relator de ação contra derrubada do IOF
A mudança de relatoria ocorre em um momento em que a discussão sobre a taxação do IOF ganha nova repercussão. A ação do Psol busca reverter a decisão que derrubou a cobrança do imposto.
-
Além de Barroso e Fachin, outros 8 ministros vão atuar no recesso de julho
Ministros do STF definem responsabilidades durante o recesso judicial de julho. Plantão será dividido entre Barroso e Fachin, com outros oito ministros atuando em processos urgentes.
-
Moraes agenda depoimentos do ‘núcleo 2’ da suposta trama golpista
Depoimentos do "Núcleo 2" da trama golpista incluem familiares de Bolsonaro e ex-assessores. As oitivas, realizadas por videoconferência, estão agendadas para o período de 14 a 21 de julho.
-
Moraes será relator de ação do PSOL que pede anulção de decisão do Congresso sobre o IOF
Ministro Alexandre de Moraes se torna relator da ação do PSOL que questiona a derrubada do decreto do IOF. Decisão do STF busca evitar contradições entre processos relacionados à taxa.
-
‘Flopou’ e ‘fracasso’: governistas ironizam ato de Bolsonaro na Paulista
Aliados de Lula zombam da baixa adesão ao ato de Bolsonaro na Avenida Paulista, que atraiu apenas 12,4 mil pessoas. A performance considerada decepcionante gerou uma série de ironias nas redes sociais.
-
Governistas colocam 'panos quentes' em declarações de Motta, mas defendem ida ao STF no caso IOF
Líderes do governo minimizam polêmica gerada por críticas de Hugo Motta e ressaltam a importância do diálogo com o Congresso. Eles defendem a possibilidade de levar a questão do IOF ao STF, o que pode intensificar a crise política.
-
Tesouro Direto: títulos pagam menos para quem investir hoje
Taxas de juros do Tesouro Direto caem, refletindo expectativas de inflação em queda. Investidores percebem sinais de controle inflacionário, mas continuam atentos a desdobramentos políticos.
-
Acionar STF não é afronta ao Congresso, diz Jaques Wagner sobre IOF
Lideranças do governo preveem ação no STF para contestar a derrubada do decreto do IOF, argumentando que a decisão do Congresso pode ser inconstitucional. O movimento pode intensificar as tensões entre os Três Poderes em meio a um ambiente político conturbado.
-
Em aceno ao agro, Lula lança Plano Safra 2025 para pequenos produtores
Lula anuncia investimentos de R$ 89 bilhões no Plano Safra da Agricultura Familiar, com foco no fortalecimento dos pequenos produtores. O evento ocorre em meio a tensões políticas sobre a taxação do IOF e a relação com o Congresso.
-
Ibovespa sobe com NY, para 137 mil pontos, mirando ganhos de 14% no 1º semestre
Ibovespa inicia a semana em leve alta, impulsionado por expectativas em relação a dados econômicos. Apesar do otimismo, pressões externas e internas trazem cautela aos investidores.
-
Ministro de Lula não recebe embaixadores e Casa Civil intervém
Ministro cancela reunião com embaixadores europeus na véspera do leilão do STS-10, levantando preocupações sobre a exclusão de grandes armadoras do certame. A decisão da Antaq gera desconforto diplomático, especialmente em meio às negociações do Mercosul com a União Europeia.
-
Motta acusa governo Lula de promover 'polarização social' após derrota do IOF: 'alimenta o nós contra eles'
Hugo Motta critica governo Lula por polarização social e reafirma apoio a iniciativas bipartidárias. Ele também comenta sobre a derrubada do novo IOF, destacando a ampla maioria na Câmara.
-
Senador Magno Malta chama ministra do STF de “tirana” em ato na Paulista
Senador Magno Malta critica ministra do STF e defende ex-presidente Jair Bolsonaro durante protesto. Ato “Liberdade Já!” reúne apoiadores e discute novas regras de responsabilidade das big techs na internet.
-
Motta nega traição em derrubada do IOF e critica governo por apostar em 'polarização social'
Hugo Motta refuta alegações de traição ao governo Lula e critica polarização social. Para ele, a derrubada do decreto do IOF reflete a dificuldade de aprovação de matérias no Parlamento e a necessidade de uma postura mais conciliadora do Executivo.
-
Acompanhe a cotação do dólar nesta segunda-feira (30)
Dólar opera estável enquanto investidores avaliam dados econômicos importantes e a situação política no Brasil. Expectativas de cortes de juros nos EUA e a derrubada do decreto do IOF influenciam o mercado nesta segunda-feira.
-
Dólar hoje tem alta com negociações comerciais e falas de autoridades em foco
Dólar à vista sobe com cautela em meio a negociações comerciais e expectativas sobre declarações de autoridades brasileiras. Investidores também seguem atentos à taxa Ptax e à dívida pública do Brasil.
-
Ibovespa Futuro recua com foco em dados econômicos; Haddad e Guillen no radar
Ibovespa Futuro inicia a semana em queda, enquanto investidores aguardam declarações de autoridades e dados do emprego nos EUA. No cenário externo, ações globais se aproximam de máximas impulsionadas por negociações comerciais entre EUA e Canadá.
-
Manhã no mercado: Caged, impasse do IOF e cenário externo devem guiar ativos locais
Investidores aguardam divulgação do Caged de maio, que promete criar 171.824 novas vagas. A tensão entre o governo e o Congresso aumenta com a possibilidade de judicialização dos decretos sobre o IOF.
-
Governo Lula tem baixa eficiência nos programas em que mais gasta dinheiro, aponta TCU
O TCU divulga análise que revela falhas em diversos programas governamentais, incluindo saúde, educação e infraestrutura, enquanto o Bolsa Família se destaca por atingir todas as metas. O governo alega que restrições orçamentárias e desafios estruturais dificultam o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Plurianual.
-
Ato de Bolsonaro na Paulista contra o STF é o menor desde que deixou a presidência
A manifestação deste domingo marca um novo recorde de baixa adesão desde o fim do governo Bolsonaro, com 12,4 mil participantes. Em meio a críticas ao governo atual e ao STF, o ex-presidente reafirma sua influência política e busca mobilizar aliados para 2026.
-
PF ouve advogado de Bolsonaro e ex-assessor sobre mensagens atribuídas a Cid; entenda investigação
Polícia Federal realiza ouvidas de advogados e ex-assessores de Jair Bolsonaro em investigação sobre delação de Mauro Cid. O ministro Alexandre de Moraes determinou as oitivas devido a indícios de obstrução de Justiça.
-
PF ouve advogado de Bolsonaro e ex-assessor sobre mensagens atribuídas a Cid
Investigação sobre delações e possíveis tentativas de obstrução de Justiça envolvem figuras próximas a Jair Bolsonaro. Depoimentos ocorrerão na PF em São Paulo após revelações de mensagens polêmicas.