Trump
-
Livro expõe críticas de democratas a Biden e constrangimento com George Clooney
Novo livro revela preocupações de aliados em relação à saúde e desempenho de Biden, incluindo o descontentamento de George Clooney. A obra promete instigar debates sobre a estratégia do Partido Democrata para as próximas eleições.
-
Diplomatas veem erro em quebra de protocolo de Janja e apontam tema sensível para China
Incidente causado por comentários de Janja sobre TikTok gera desconforto em encontro com Xi Jinping, mas diplomatas acreditam que relações bilaterais não serão afetadas. Lula defende a regulamentação das redes sociais e critica vazamentos de conversas privadas.
-
Brasil impulsiona produção de petróleo mundial, diz Opep
Brasil se destaca como um dos principais responsáveis pelo aumento da produção de petróleo fora da Opep, ao lado de outros países como EUA e Argentina. O relatório também menciona o crescimento econômico do país, apesar dos desafios fiscais e inflacionários.
-
Visita de Trump ao Oriente Médio abre portas para investimentos bilionários em inteligência artificial
A visita de Trump ao Oriente Médio propicia parcerias estratégicas com gigantes da tecnologia americana, que investem bilhões em inteligência artificial na Arábia Saudita e Emirados. Novas medidas do governo dos EUA também visam facilitar a exportação de chips avançados para impulsionar o desenvolvimento tecnológico na região.
-
Summit Brazil-USA: Divergências entre Trump e Lula não afetam apoio dos EUA a empresas do Brasil, diz Claver-Carone
O enviado do Departamento de Estado dos EUA destaca que a imposição de tarifas aos produtos brasileiros não é influenciada por ideologias políticas. O foco está em negociar a redução dessas tarifas e eliminar barreiras não tarifárias entre os países.
-
EUA e Catar assinam acordo de US$ 200 bi envolvendo a Boeing; Qatar Airways encomenda 160 jatos
Acordo histórico entre EUA e Catar potencializa a parceria econômica na infraestrutura e defesa. Donald Trump destaca discussões sobre temas geopolíticos relevantes durante sua visita ao Golfo.
-
Brasil é um ‘cachorro pidão’ latindo na relação com os Estados Unidos, diz diretor da Eurasia
Christopher Garman destaca que o Brasil precisa focar em suas contas públicas para potencializar suas oportunidades diante do cenário global. Ex-secretário-adjunto do Departamento de Estado dos EUA, Ricardo Zúñiga, afirma que o País pode usar sua posição na diplomacia entre EUA e China a seu favor.
-
Governo Trump revoga restrições à exportação de chips de IA para mercados internacionais
Revogação da regra visa estimular a inovação e reduzir a carga regulatória para as empresas. O governo busca uma nova estratégia que equilibre segurança nacional e interesses econômicos.
-
Trump encontra presidente da Fifa durante viagem ao Oriente Médio
Trump e Infantino estreitam laços durante visita à Arábia Saudita, com cerimônia de transferência da Copa do Mundo sendo destaque no Catar. A relação entre o presidente dos EUA e o dirigente da Fifa vai além do esporte, refletindo interesses comerciais entre as partes.
-
Adversários começam a aprender estratégia de Trump em negociações e conseguem não se dobrar
Enquanto Trump enfrenta novas pressões internacionais, sua estratégia de recuar e declarar vitória se intensifica, levantando questões sobre sua abordagem nas negociações com Rússia e Irã. A dinâmica de suas negociações parece moldar as táticas de adversários globais que aprendem a explorar suas concessões.
-
EUA e Catar assinam acordo de US$ 200 bilhões para compra de aeronaves da Boeing
Os acordos marcam um passo significativo na colaboração entre os dois países, com ênfase na expansão das relações comerciais e de defesa. Além da Boeing, o Catar também progressa na aquisição de tecnologia militar com novos modelos de drones.
-
Trump “queria minha reeleição”, diz Bolsonaro
Bolsonaro revela apoio de Trump durante reeleição e fala sobre encontro com Biden. Ex-presidente, que se recupera de complicações de saúde, afirma estar pronto para retomar suas atividades.
-
Economista da XP: dados até a próxima reunião do Copom podem fazer BC elevar juros
Economista da XP prevê aumento da Selic para 15% em junho e alerta sobre juros altos por mais tempo. Cenário internacional incerto e pressão inflacionária no Brasil dificultam previsões futuras.
-
Após encontro na Arábia Saudita, Trump descreve líder sírio como 'um cara atraente e durão'
Trump elogia novo líder sírio e sugere oportunidade histórica para estabilização do país. Encontro marca um momento inédito de diálogo entre EUA e Síria em um cenário diplomático em transformação no Oriente Médio.
-
Por que titãs da tecnologia dos EUA se juntaram a Trump na Arábia Saudita
Executivos do Vale do Silício se reúnem com Trump em busca de investimentos sauditas, refletindo a importância crescente do Oriente Médio no setor de tecnologia. A cúpula marca uma mudança significativa após o boicote de 2018 e destaca o entrelaçamento de interesses empresariais com a política externa dos EUA.
-
Ibovespa opera com indefinição após recorde na véspera
Ibovespa inicia o pregão em leve queda, após alcançar recordes recentes. Expectativas de balanços e influências externas movimentam o mercado em dia de cautela.
-
Trump cogita negociar acordo comercial final direto com Xi
Trump se mostra aberto a negociações diretas com Xi Jinping após acordo de redução de tarifas. O entendimento entre EUA e China promete aliviar tensões comerciais e já impacta positivamente os mercados asiáticos.
-
Bombardeios de Israel em Gaza deixam 29 mortos, diz Defesa Civil
Bombardeios em Gaza resultam na morte de 29 pessoas, incluindo crianças, e ferimentos em dezenas. A intensificação das ações militares israelenses ocorre durante a visita do presidente dos EUA, Donald Trump, ao Oriente Médio.
-
Brasil tem oportunidades em cenário de mundo multipolar, mas precisa 'arrumar a casa'
Brasil enfrenta um cenário global de incertezas, mas é incentivado a explorar novas oportunidades em um mundo multipolar. Especialistas destacam a importância da neutralidade e diplomacia para maximizar o potencial do país.
-
Summit/NY: Presidente do Brasil está na China e não nos EUA, que é o maior mercado para o país, diz Claver-Carone
Enviado do Departamento de Estado dos EUA critica a opção de Lula pela China em vez de estreitar laços com investidores americanos. Ele ressalta que a insegurança e a corrupção no Brasil são barreiras para novos investimentos.
-
'Ô, companheiro Putin, vá negociar, porra', diz Lula ao falar em tentar convencer russo a ir à Turquia
Kremlin adia anúncio sobre representação russa nas negociações de paz, enquanto Lula tenta mediar encontro entre os líderes dos dois países. Zelenski condiciona sua participação à presença de Putin nas conversas em Istambul.
-
Xi Jinping manda recado a Trump com encontro e adesões da América Latina
Xi Jinping destaca a importância da cooperação com a América Latina em meio a críticas ao protecionismo dos EUA. O Fórum China-Celac marca um novo impulso na estratégia chinesa de influência econômica na região.
-
Summit Brazil-USA: Não há tensionamento da relação bilateral de Brasil e EUA, diz diretor-executivo da Eurásia
Christopher Garman destaca que, apesar de possíveis tensões ideológicas e geopoliticas, Brasil e EUA mantêm uma relação bilateral estável. A busca de Lula por parcerias com outras regiões pode contribuir para um ambiente construtivo entre os países.
-
Summit/NY: Tarifaço torna mais urgente reforçar condições competitivas das empresas brasileiras, diz CEO da Gerdau
Gustavo Werneck destaca a urgência de reformas no Brasil para aumentar a competitividade das empresas nacionais diante das tarifas impostas por Trump. Ele enfatiza a necessidade de um ambiente de negócios mais favorável, sem proteção, mas com defesa para a indústria local.
-
Como a Pandora, maior joalheria do mundo, sobrevive ao tarifaço de Trump
Pandora enfrenta incertezas no mercado americano devido às ameaças de tarifas de Donald Trump, que podem impactar seus custos e estratégias. A empresa procura otimizar sua cadeia de suprimentos enquanto aguarda a evolução das políticas comerciais e reações do mercado.
-
De ex-líder ligado à Al Qaeda e Estado Islâmico a encontro com Trump, quem é Ahmed al-Sharaa
Trump suspende sanções à Síria em encontro histórico com novo líder do país. A decisão é vista como um passo importante para a reconstrução e estabilização da nação após anos de conflito.
-
Summit/NY: Estamos em período de desmantelar o Estado administrativo dos EUA, diz Zúñiga
Ricardo Zúñiga analisa como a segunda gestão de Donald Trump se desvia do padrão republicano e promete desmantelar o Estado administrativo dos EUA. Durante o Summit Brazil–USA, ele discute as implicações das ações de Trump para os negócios e a influência do setor privado na política pública.
-
Trump condiciona acordo nuclear ao fim de apoio do Irã a grupos aliados
Trump busca negociação rápida com o Irã, condicionando um acordo nuclear ao fim do apoio a grupos aliados. A declaração foi feita durante uma reunião com líderes do Golfo.
-
Guerra comercial vai aliviar inflação no Brasil, avalia maioria dos economistas consultados pelo BC
Economistas analisam que a guerra comercial entre EUA e China pode beneficiar a inflação no Brasil. A maioria das previsões sugere impactos desinflacionários, embora incertezas persistam sobre o cenário global e a economia local.
-
Summit/NY: Trump faz governo antissistema no segundo mandato, diz diretor-executivo da Eurásia
Analista destaca as diferenças entre os mandatos de Trump, evidenciando uma postura mais antissistema e decisões apressadas. Durante o Summit Brazil-USA, Garman comenta as implicações dessa nova abordagem para a política interna e externa dos EUA.
-
Macron diz que Netanyahu tem 'comportamento vergonhoso' por bloquear ajuda humanitária para Gaza
Macron critica duramente a postura de Netanyahu em relação à ajuda humanitária em Gaza. O presidente francês pede uma ação dos Estados Unidos para resolver a crise no enclave palestino.
-
OMC quer reforma da isenção de segurança usada por Trump para justificar tarifas
A solicitação ocorre em meio a crescentes tensões comerciais e à necessidade de clarificar as normas globais sobre segurança nacional. A OMC busca evitar abusos nas aplicações de isenção que podem afetar o comércio internacional.
-
Cinco coisas que você precisa saber para começar esta quarta-feira, 14 de maio
A entrada das big techs impulsiona o mercado, enquanto o dólar recua devido a mudanças nas políticas cambiais dos EUA. Especialistas alertam para riscos fiscais e a necessidade de revisão do arcabouço fiscal no Brasil.
-
Trump encontra líder sírio e cobra aproximação com Israel após fim de sanções
Trump se reúne com líder sírio e propõe normalização de relações com Israel. A suspensão das sanções dos EUA pode impulsionar a reconstrução da Síria e atrair investimentos internacionais.
-
Consultoria prevê alta de quase 7% para atividade econômica do Centro-Oeste com impulso da safra
Crescimento no Centro-Oeste se destaca em 2025, puxado pela robustez da safra de grãos. Enquanto o PIB brasileiro deve avançar apenas 2%, a região deve ver uma alta de 6,7%.
-
Como Xi Jinping desencadeou uma revolução elétrica na China
A China avança para se tornar a principal potência em energia limpa, reduzindo sua dependência de combustíveis fósseis e dominando a cadeia de suprimentos de tecnologia renovável. Com investimentos massivos e inovações na eletrificação, o país se posiciona estrategicamente em meio a tensões geopolíticas.
-
Estados Unidos precisam entender os dois lados da economia da China
A dualidade da China reflete uma nação dividida entre inovação tecnológica e desafios econômicos. Enquanto startups e gigantes como Huawei moldam uma imagem de progresso, a realidade de desemprego e crise habitacional assombra a população.