Estado
-
Juiz dos EUA manda soltar ativista preso por protestos pró-Palestina
Liberdade de expressão em destaque, Khalil é libertado após contestação legal. O juiz argumentou que a detenção violava os direitos do ativista, que se opõe às políticas do governo Trump.
-
Advogado de Câmara aciona OAB-SP após ser alvo de inquérito no STF
Advogado é investigado por obstrução de Justiça e busca defesa na OAB-SP após troca de mensagens com tenente-coronel. Marcelo Câmara, seu cliente, teve prisão preventiva decretada pelo STF em meio ao caso de tentativa de golpe.
-
Moraes vota por condenar acusado de furtar bola autografada por Neymar
Ministro do STF vota pela condenação de Nelson Ribeiro Fonseca Júnior, que foi acusado de participar dos atos golpistas e furto de item do patrimônio público. A pena imposta é de 17 anos de prisão, além de multa de R$ 30 milhões.
-
Secretário-geral da ONU alerta para risco de escalada global da guerra entre Israel e Irã e pede ‘chance à paz’
Guterres alerta para o risco de uma escalada no conflito entre Israel e Irã, ressaltando a necessidade urgente de um cessar-fogo e de negociações diplomáticas. Enquanto isso, a situação humanitária se agrava nas regiões afetadas pelos combates.
-
Contra o crime organizado, o bem articulado
O crime organizado avança com estrutura e eficiência na Amazônia, enquanto iniciativas sustentáveis lutam por visibilidade e organização. A urgência por uma articulação eficaz é fundamental para transformar o potencial da bioeconomia em soluções viáveis e escaláveis.
-
Como fundador do Telegram, pai de mais de 100 filhos, planeja dividir sua herança
Pavel Durov, fundador do Telegram, revela que seus mais de 100 filhos herdarão sua fortuna de US$ 13,9 bilhões, mas não poderão acessá-la por 30 anos. Em meio a controvérsias sobre moderação do app, Durov se defende das acusações na França e ressalta a importância da autodeterminação de seus filhos.
-
Putin diz temer possibilidade de uma terceira guerra mundial e pede busca por soluções pacíficas
Putin expressa preocupação com o aumento do potencial de conflito global e reafirma a necessidade de soluções diplomáticas. O presidente também comenta sobre a situação na Ucrânia, destacando a busca por reconhecimento da realidade no campo de batalha.
-
Moraes manda prender homem que quebrou relógio histórico do Planalto
Ministro Alexandre de Moraes revoga decisão que concedia liberdade ao mecânico condenado por invasão ao Palácio do Planalto. Moraes ressalta que apenas o STF tem competência para determinar questões processuais relacionadas aos apenados pelos atos golpistas.
-
Chuvas no RS matam 3 e deixam mais de 4.000 desalojados
Fortes chuvas no Rio Grande do Sul resultam em mortes, pessoas desalojadas e estado de calamidade pública em municípios afetados. As equipes de resgate seguem atuando em áreas de risco, enquanto novas previsões indicam continuidade das chuvas intensas.
-
Guerra Israel-Irã pode sair de controle, diz ONU
Guterres alerta para o risco de um conflito incontrolável entre Israel e Irã, enquanto nações buscam uma solução diplomática. Os Estados Unidos analisam sua postura em relação à escalada militar na região, com pressão crescente sobre Teerã para limitar seu programa nuclear.
-
Israel tem bomba atômica? Por que país não assinou tratado contra proliferação de armas nucleares
Conflito recente entre Israel e Irã levanta questões sobre o controle do programa nuclear israelense. Especialistas destacam a ambiguidade da posição de Israel em relação a suas armas nucleares e suas implicações na segurança regional.
-
Parlamento britânico vota a favor da morte assistida e abre caminho para mudança histórica na lei
Legislação histórica avança no Reino Unido, permitindo que adultos terminais escolham encerrar suas vidas com assistência médica. O projeto agora será analisado pela Câmara dos Lordes, enquanto defensores e opositores debatem os impactos sociais da medida.
-
Tribunal de apelações decide que Trump pode manter controle da Guarda Nacional em Los Angeles
A decisão do tribunal garante que Trump possa usar a Guarda Nacional em resposta à crise de imigração na Califórnia. A medida ocorre em meio a tensões crescentes sobre políticas de segurança e imigração no país.
-
Chanceler do Irã acusa Israel de cometer crimes de guerra no Conselho de Direitos Humanos da ONU
Ministro iraniano critica Israel por ataques durante negociações sobre programa nuclear. A escalada de tensão põe em risco diálogos esperados para o dia 15 de junho.
-
Governo do Irã confirma que restringiu acesso à internet global no país
Governo iraniano impõe restrições de internet para fortalecer defesa contra drones israelenses. A medida visa garantir a segurança nacional em meio à intensificação do conflito entre os dois países.
-
Presidência da COP30 propõe agenda de ação global para conferência
apresenta uma nova proposta de agenda global com 30 ações que visam acelerar a implementação do Acordo de Paris. O objetivo é engajar diversos setores da sociedade na luta contra as mudanças climáticas, promovendo soluções adaptadas a diferentes realidades.
-
Irã se reúne com diplomatas europeus para tratar conflito com Israel
Reunião em Genebra visa mitigar tensões entre Irã e Israel e evitar escalada militar. Diplomatas europeus buscam soluções diplomáticas para o programa nuclear iraniano e as crescentes hostilidades na região.
-
Europa dirá ao Irã que EUA estão abertos a negociações diretas
Diplomatas ressaltam que, apesar das tensões, há uma disposição dos EUA para dialogar diretamente com o Irã. A reunião em Genebra abordará também a preocupação com os ataques israelenses e a segurança nuclear da região.
-
Moraes manda prender novamente condenado por 8/1 e aciona investigação contra juiz
Moraes revoga decisão de juiz de MG e determina prisão de condenado por atos golpistas. A medida reforça a necessidade de respeito às leis penais, especialmente em casos graves.
-
Países europeus vão oferecer negociação total ao Irã para encerrar conflito com Israel, diz Macron
Ministros europeus propõem abordagem diplomática ao Irã para conter tensões com Israel. O presidente francês destaca a importância de negociações que garantam a limitação do programa nuclear e a paz na região.
-
Em reunião privada, Bolsonaro e Caiado discutem eleições de 2026
Encontro entre Bolsonaro e Caiado marca tentativas de aliança em meio à pré-candidatura do governador à Presidência. Tensions internas no PL se intensificam com a busca por um candidato ao governo e a definição de nomes para a disputa ao Senado em Goiás.
-
Governo iraniano confirma que restringiu acesso à internet global no país
Irã impõe restrição total à internet em resposta a ataques israelenses e para proteger sistemas de defesa. A medida visa rastrear e interceptar drones inimigos em meio à escalada do conflito.
-
Trump sugere que adiará ataque ao Irã e dará tempo à diplomacia
Trump considera a diplomacia como alternativa antes de decidir sobre uma ação militar contra o Irã. Enquanto isso, o Irã mantém firmeza em não negociar sob a pressão dos ataques israelenses.
-
Moraes manda prender homem que quebrou relógio histórico em atos do 8/1 após juiz autorizar soltura
Moraes afirma que decisão de libertação do mecânico contraria a lei e determina nova prisão. Ele destaca a falta de competência do juiz que concedeu o regime semiaberto ao réu condenado por atos golpistas.
-
Governo de SP vai à Ásia atrair investimentos em infraestrutura
Missão busca parcerias para projetos de infraestrutura e mobilidade urbana em países da Ásia. Secretário destaca a importância de atrair investimentos sustentáveis e promover a modernização dos serviços públicos em São Paulo.
-
Tarcísio canta com bandeira de Israel em Marcha para Jesus: “Praga vai embora”
Governador de São Paulo se destaca na Marcha para Jesus ao celebrar seu aniversário e reforçar a importância da reconciliação em seu discurso. O evento, que atraiu cerca de 2 milhões de fiéis, também marcou a sanção de leis que valorizam a Marcha e a Igreja Renascer em Cristo como patrimônio cultural do estado.
-
Europeus e iranianos se reúnem na Suíça; Trump cogita aderir ao ataque de Israel
Ministros europeus buscam solução diplomática para a escalada de violência entre Israel e Irã. Enquanto isso, a troca de ataques resulta em mortes e destruição em ambos os países.
-
Enem 2025: prazo para pagar taxa é prorrogado até 27 de junho
Candidatos ao Enem têm até 27 de junho para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, que pode ser feita por diferentes meios. Provas ocorrerão em novembro e certificação do ensino médio será possível para candidatos maiores de 18 anos.
-
Irã diz que não abrirá mão de seu programa nuclear se Israel não parar os ataques
Conflito entre Israel e Irã se intensifica com ataques aéreos e retaliações; líderes europeus tentam promover negociações. Aumento de mortes e danos civis levanta preocupação sobre uma escalada regional.
-
O Brasil que trabalha não pode se calar
Ricardo Faria defende a meritocracia e a necessidade de menos dependência estatal, gerando polêmica nas redes sociais. A crítica à dependência do Bolsa Família revela um paradoxo preocupante na estrutura social brasileira.
-
Moraes manda prender novamente homem que quebrou relógio no 8/1 e determina investigação contra juiz
Ministro revoga soltura de condenado por atos de 8 de janeiro e determina investigação contra juiz. Antônio Cláudio Alves Ferreira cumpriu apenas parte da pena e não tinha direito à progressão para o regime semiaberto.
-
Investimento público já é 80% feito por Estados e municípios
Os dados revelam uma significativa evolução nos investimentos das esferas estaduais e municipais, refletindo uma maior dependência do financiamento local. Em contraste, o crescimento dos investimentos federais permanece modesto em comparação.