Estado
-
Os 249 julhos da Independência dos EUA: da festa à transição
Dia da Independência dos EUA traz à tona tensões migratórias e dilemas sobre o papel do país no cenário global. O contraste entre os ideais de liberdade e as políticas atuais levanta perguntas sobre o futuro da influência americana.
-
Amorim defende relação mínima com Israel e diz que Brasil não deve aceitar novo embaixador
Celso Amorim defende entrada do Brasil na ação da África do Sul contra Israel e critica a ofensiva militar em Gaza. Ele propõe manter relações mínimas com Israel e agir com severidade no acordo de livre comércio.
-
Lula recebe Brics com governo em pé de guerra com Congresso e dúvidas sobre futuro do bloco
Floresta de incertezas para Lula enquanto recebe líderes dos Brics em meio a crises internas. A popularidade do presidente resvala em desafios políticos e econômicos que podem ofuscar o evento internacional.
-
“Regulação de hoje, amanhã estará obsoleta”, diz Pompeo sobre IA e redes
Mike Pompeo defende regulação de IA e redes sociais com foco em restrições. Durante o 13º Fórum de Lisboa, ele enfatiza a importância de proteger os jovens e a necessidade de adaptação das normas frente às rápidas mudanças tecnológicas.
-
Equador suspende exportação de petróleo após paralisação de seus oleodutos
Suspensão das exportações de petróleo no Equador agrava a crise econômica do país, que já luta contra os danos das fortes chuvas. Técnicos trabalham em desvios nos oleodutos para retomar o transporte, mas a solução rápida é incerta devido às condições climáticas.
-
Yamandú Orsi elogia Brics, quer modernizar Mercosul e não reconhece Maduro
Yamandú Orsi, novo presidente do Uruguai, busca diálogo e modernização do Mercosul, enquanto reflete sobre a ausência de Pepe Mujica e os desafios da esquerda na América Latina. Em entrevista, ele defende a importância de projetos coletivos e a continuidade das relações entre Uruguai e Argentina, apesar das diferenças políticas.
-
Como linha dura de novo governo de Portugal com regras de imigração afeta brasileiros: 'Vida em suspenso'
Curitibana enfrenta incertezas com nova política migratória de Portugal que restringe reagrupamento familiar. Mudanças podem desestabilizar imigração e provocar migrações para outros países, como a Espanha.
-
EUA e Colômbia convocam embaixadores em meio à suspeita de complô para derrubar Petro
Estados Unidos e Colômbia enfrentam impasse diplomático após convocação mútua de embaixadores. A tensão surge em meio a investigações sobre um suposto complô contra o governo de Gustavo Petro.
-
Califórnia registra maior incêndio florestal do ano
Incêndio Madre avança rapidamente, levando a evacuções e fechamento de estradas na Califórnia. Equipes de bombeiros enfrentam dificuldades na contenção em meio a uma temporada de incêndios desafiadora.
-
Assinatura dele não vale nada, diz Washington Reis após ser exonerado por Bacellar
Washington Reis critica exoneração e revela descontentamento com a busca de apoio político de Rodrigo Bacellar. O ex-secretário, que mira a candidatura ao governo do Estado, acredita que a decisão reflete interesses eleitorais e tensiona as relações políticas no Rio.
-
Ministro André Mendonça defende que STF deve repensar seu papel
Mendonça sugere mudanças na atuação do STF para focar mais em questões constitucionais. Ele defende a necessidade de uma emenda constitucional para reavaliar o papel da Corte na responsabilização por crimes.
-
FAB prepara plano para corte de verbas: 40 aviões parados, 137 pilotos afastados e meio expediente
Cortes orçamentários na Força Aérea Brasileira resultarão na manutenção de 40 aeronaves no solo e afastamento de 137 pilotos. A medida também afetará a rotina das organizações militares, que operarão em meio expediente e realizarão atividades remotamente.
-
Advogado de réu diz que conversou com Cid e familiares
Depoimentos revelam tentativas de comunicação entre advogados e familiares de Mauro Cid em meio à investigação. Eduardo Kuntz e Fábio Wajngarten negam interferência na delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
-
Governo escala Janja e ministros para mutirão de exames e cirurgias de programa aposta para 2026
Governo Lula intensifica ações do programa "Agora tem Especialistas" para reduzir tempo de espera no SUS. Ministros participarão de mutirões em 45 hospitais universitários para promover consultas e cirurgias, enquanto busca aumentar popularidade antes das eleições de 2026.
-
Eduardo Bolsonaro defende Wajngarten e diz que demissão do PL foi ‘confusa’
Eduardo Bolsonaro defende lealdade de Wajngarten após demissão confusa do PL. Ex-advogado de Jair Bolsonaro enfrenta investigação da PF sobre suposta obstrução de justiça.
-
Combustível que alimenta crise entre os Poderes tem IOF, golpe e investigações sigilosas no STF
Investigação sobre emendas parlamentares e a crescente tensão entre os Poderes indicam um cenário delicado. A possibilidade de anistia para condenados por tentativa de golpe pode intensificar ainda mais a crise institucional.
-
Toffoli homologa acordo para ressarcir vítimas de fraudes do INSS
O acordo visa ressarcir vítimas de descontos não autorizados em benefícios do INSS, com pagamentos previstos para começar em julho. A homologação do ministro Toffoli suspende processos relacionados e exige adesão ao acordo para acesso ao ressarcimento.
-
Nível do Guaíba recua e Porto Alegre reabre comportas
Reabertura das comportas do Dmae em Porto Alegre ocorre após redução do nível do Guaíba. Outras comportas permanecem fechadas, enquanto melhorias no sistema de proteção contra cheias estão em andamento.
-
Brics quer ocupar cena global deixada de lado por EUA com Trump
Líderes do Brics se reúnem para discutir os desafios impostos pelas tarifas de Donald Trump e reforçar o compromisso com o multilateralismo. Expectativa é que a cúpula resulte em uma declaração conjunta contra medidas protecionistas.
-
Bacellar exonera Washington Reis de secretaria do Rio
A exoneração do secretário de Transportes marca um aumento na tensão política entre Rodrigo Bacellar e Washington Reis, ambos com ambições eleitorais para 2026. A disputa pelo comando do governo do Rio de Janeiro se intensifica em meio a ataques e alianças nos bastidores.
-
Suprema Corte dos EUA vai analisar leis que barram atletas trans
Suprema Corte dos EUA irá avaliar a legalidade de proibições estaduais que impedem atletas transgênero de competirem em esportes femininos. A decisão pode ter impactos significativos sobre legislações em outros Estados e os direitos das pessoas transgênero no país.
-
Presidente do Peru dobra o próprio salário em meio a desaprovação superior a 90%
Aumento salarial de Dina Boluarte gera indignação entre peruanos, que a criticam em meio a crise e baixa popularidade. Especialistas e opositores pedem a reversão da medida, destacando prioridades em saúde e educação.
-
Trump endurece política dos EUA sobre Cuba e ordena restrição ao turismo e a transações financeiras
Trump reforça restrições aos EUA em relação a Cuba, visando aumentar o embargo econômico e limitar o turismo. O governo cubano reage criticando as medidas como uma violação dos direitos humanos e um obstáculo ao desenvolvimento do país.
-
‘Não existe bala de prata que torne o Estado blindado de eventos climáticos’, diz Eduardo Leite
Governador apresenta iniciativas para enfrentar a crise climática no estado. Investimentos são fundamentais para a recuperação e fortalecimento da infraestrutura gaúcha.
-
Não estamos buscando o turista que vai para a Argentina comprar vinho, afirma Daniel Scioli
Em busca de revitalizar o turismo, o governo argentino apresenta novos incentivos para atrair brasileiros e promover uma imagem positiva do país, apesar da recente valorização do peso. O secretário de Turismo destaca a importância de um novo perfil de turista que valorize experiências culturais e a qualidade dos serviços.
-
André Mendonça defende que STF deve repensar seu papel
Ministro do STF sugere revisão do papel da Corte em crimes e defende foco em questões constitucionais. André Mendonça pede uma emenda constitucional para limitar a interferência do Tribunal e promover a "autocontenção judicial".
-
Projeto que acaba com perspectiva de gênero na Justiça é levado à OEA
UBM denuncia PDL à CIDH por ameaça à capacitação em gênero para magistrados. A organização alega que a proposta pode causar retrocessos nos direitos das mulheres e na justiça brasileira.
-
Relatora da ONU diz que empresas lucram com “genocídio” em Gaza
Relatório da ONU denuncia corporações por lucros gerados em meio a genocídio em Gaza. Francesca Albanese exige responsabilização e sanções contra Israel e empresas envolvidas nas violências.
-
Toffoli homologa acordo para ressarcir vítimas de fraude no INSS
Ministro do STF aprova acordo do governo para ressarcir aposentados e pensionistas do INSS devido a descontos indevidos. O acordo prevê a devolução integral dos valores com correção pela inflação e busca evitar a judicialização em massa.
-
Kirchner diz que visita de Lula é “ato político de solidariedade”
Cristina Kirchner elogia apoio de Lula e critica governo de Javier Milei durante visita. Ex-presidente argentino denuncia repressão à liberdade de imprensa e ameaça de leis autoritárias.
-
Câmara dos EUA aprova projeto 'Grande e Bonito' de Trump
Câmara dos Deputados dos EUA aprova projeto de lei "Grande e Bonito" de Donald Trump, que aumenta o teto da dívida e traz cortes em programas sociais. A votação foi marcada por intensas negociações e discursos históricos, revelando divisões dentro do Partido Republicano.
-
Mendonça sugere repensar competência do STF para julgar crimes
Ministro sugere revisão da competência do STF para julgamento de crimes durante painel em Lisboa. André Mendonça defende foco da Corte na proteção dos direitos fundamentais e na garantia de um justo processo.