PSD
-
Bolsonaro diz em ato em Copacabana que será um ‘problema’ para o STF ‘preso ou morto’
Bolsonaro reafirma sua resistência ao STF e defende anistia para atos golpistas. Ex-presidente promete que, independentemente de sua situação, continuará a ser um obstáculo para o governo atual.
-
Kassab está ao nosso lado para a anistia, diz Bolsonaro
Bolsonaro recebe apoio do PSD para anistia a presos do 8 de janeiro e mobiliza forças políticas. O ex-presidente destaca que a aprovação do projeto depende de uma ampla coalizão no Congresso.
-
Anistia ao 8 de janeiro: o que diz o projeto de lei e como pode beneficiar Bolsonaro
Jair Bolsonaro convoca seus apoiadores para protesto em Copacabana em defesa da anistia a envolvidos na invasão de 8 de janeiro. A mobilização ocorre enquanto a bancada bolsonarista tenta aprovar um projeto que pode beneficiar o ex-presidente.
-
Com apoio do PT, aliado de Tarcísio e Valdemar é reeleito presidente da Alesp; saiba quem é André do Prado
André do Prado é reeleito presidente da Alesp com 88 votos favoráveis. A eleição marca a primeira reeleição na mesma legislatura, em meio a críticas sobre a falta de independência do Legislativo paulista.
-
Governo consulta governadores sobre redução de imposto de alimentos
Governadores são consultados sobre isenção do ICMS para produtos da cesta básica. Medida busca conter a alta dos preços dos alimentos e minimizar a crise de popularidade do presidente.
-
Quem vai e quem não vai ao ato em Copacabana organizado por Bolsonaro? Veja lista
A manifestação em Copacabana busca anistia para os condenados pelos ataques de 8 de janeiro e reúne figuras-chave do bolsonarismo. O ato ocorre em um momento crítico, com a análise da denúncia da PGR contra Jair Bolsonaro marcada para o fim do mês.
-
PSDB negocia fusão com Podemos ou Republicanos
PSDB considera fusão com Podemos para fortalecer bancada no Congresso. Partidos buscam se unir em meio a quedas eleitorais e conversas avançadas.
-
Líder do União Brasil no Senado vai presidir Comissão Mista de Orçamento em 2025
Efraim Filho assume a presidência da CMO e terá a missão de gerir o orçamento federal. A escolha reforça a influência do União Brasil no processo legislativo de 2026.
-
Conheça a bancada da cerveja, nova frente do Congresso que une governo e opositores
Frente Parlamentar Mista da Cadeia da Cerveja reúne 199 parlamentares de diversos partidos. Críticos alertam que iniciativa pode comprometer a saúde pública em meio ao crescimento da indústria cervejeira.
-
João Campos seria eleito governador de PE em 1º turno, diz pesquisa
João Campos se destaca na corrida eleitoral, mostrando ampla vantagem sobre seus adversários. A pesquisa indica uma possível vitória no primeiro turno, reforçando sua forte posição política em Pernambuco.
-
Após críticas e troca de farpas, Castro chama Paes de 'amigo' e diz que prefeito do Rio é um 'gigante político'
Governador elogia prefeito após embates eleitorais e ressalta boa relação atual. Apesar do clima de rivalidade, ambos se consideram capazes de separar questões pessoais e políticas.
-
Câmara de SP aprova mudança da GCM para Polícia Municipal
Mudança no nome visa reconhecer a nova função da Guarda Civil Metropolitana na segurança pública. A proposta, que não exige sanção do prefeito, foi aprovada com ampla maioria na Câmara Municipal de São Paulo.
-
Vereadores de São Paulo aprovam mudança de nome da Guarda Civil para Polícia Municipal
Câmara aprova mudança de nome da Guarda Civil Metropolitana para Polícia Municipal após negociações intensas. Projeto, que visa alinhamento com decisão do STF, segue agora para regulamentação das novas diretrizes.
-
Reunião para definir comissões é adiada: “Não há prejuízo de tempo, diz Hugo Motta
Presidente da Câmara explica o adiamento na definição das comissões permanentes para promover entendimento entre as bancadas. Com encontros agendados, partidos buscam consenso sobre a distribuição dos cargos essenciais para a tramitação de propostas.
-
Resultado primário e varejo no Brasil, confiança do consumidor nos EUA e mais
Mercados sob tensão com guerra tarifária; Bolsa brasileira se destaca com alta significativa. Confiabilidade das projeções econômicas e indicadores do Brasil são foco para investidores nesta sexta-feira.
-
Orçamento pode atrasar após impasse de comissões na Câmara, diz relator
Definição das comissões da Câmara dos Deputados é adiada devido a desentendimentos políticos, podendo atrasar a votação da Lei Orçamentária Anual de 2025. O relator da LOA, senador Angelo Coronel, destaca a importância de um acordo antes da apresentação do relatório.
-
Presidente de Portugal marca novas eleições para 18 de maio
Diante da crise política, Marcelo Rebelo de Sousa convoca novas eleições em maio após a rejeição da moção de confiança ao premiê Luís Montenegro. A decisão ocorre em um contexto de empate nas pesquisas entre as principais forças partidárias do país.
-
Presidente de Portugal marca novas eleições para 18 de maio
Eleições antecipadas serão realizadas após a rejeição da moção de confiança ao primeiro-ministro. Marcadas para 18 de maio, as votações podem redefinir o cenário político em Portugal.
-
Presidente de Portugal dissolve Parlamento; eleições foram remarcadas para maio
Com a dissolução do Parlamento, Portugal se prepara para uma nova eleição em meio a um panorama político conturbado. A queda do primeiro-ministro Luís Montenegro acende alertas sobre possíveis mudanças no cenário governamental.
-
Presidente de Portugal dissolve Parlamento e convoca novas eleições
Presidente de Portugal convoca novas eleições após governo minoritário perder voto de confiança. A国 situação política tensa no país evidencia a rejeição à gestão do primeiro-ministro Luís Montenegro.
-
Presidente de Portugal usa 'bomba atômica', dissolve o Parlamento e marca novas eleições para 18 de maio
Presidente de Portugal marca novas eleições para 18 de maio após rejeição de moção de confiança ao premiê Luís Montenegro. Esta é a terceira vez que Marcelo Rebelo de Sousa recorre ao artigo 133 da Constituição desde sua reeleição.
-
Briga pela relatoria do Orçamento e PL travam definição nas comissões da Câmara
Disputas pela relatoria do Orçamento de 2026 e escolhas do PL atrasam definição das comissões permanentes na Câmara. A falta de acordo entre os partidos resultou no adiamento da instalação prevista para esta semana.
-
Bolsonarista, Sonaira comandará comissão de Educação e Cultura em SP
Sonaira Fernandes é eleita presidente da Comissão de Educação em São Paulo, garantindo uma agenda voltada para os valores familiares e religiosos. A escolha gerou polêmica entre vereadores da oposição, que veem um risco à diversidade e inclusão nas escolas.
-
Raquel Lyra diz que filiação ao PSD abre novas perspectivas ao seu mandato
Mudança de sigla abre novas oportunidades para a governadora, que destaca conquistas no PSDB e agradece pelos anos de filiação. Ela participou de evento em São Paulo para debater educação com outros governantes e autoridades.
-
Senadores tentam liberar venda de medicamentos em supermercados
Senadores solicitam avanço em projeto que permite venda de medicamentos sem receita em supermercados. A proposta ainda está sob análise e carece de definição para ser pautada.
-
União e PP iniciam consultas para montar federação com fundo eleitoral de quase R$ 1 bi
A formação da federação tem como objetivo fortalecer a influência política das duas legendas no Congresso Nacional. Consultas começarão na próxima semana, visando reunir apoio entre os parlamentares.
-
Pedidos do PL travam definição de comissões na Câmara
Entraves do PL impactam a escolha de comissões na Câmara; definição pode ser adiada. As disputas entre partidos têm gerado conflitos, especialmente em relação à presidência da Credn e outras comissões importantes.
-
Com novo marqueteiro, Zema se diferencia de Tarcísio e adota estratégia de ataques a Lula
Zema intensifica críticas ao governo Lula em busca de protagonismo eleitoral, enquanto Tarcísio de Freitas adota postura conciliadora. Manifestações refletem divergências na estratégia da direita para as eleições presidenciais de 2024.
-
Disputa por comissões na Câmara acirra embate entre PT e PL na casa
Líderes partidários se reúnem para definir a divisão das comissões na Câmara, em meio a disputas acirradas e resistência do PT à indicação de Eduardo Bolsonaro. A eleição dos novos presidentes dos colegiados mais estratégicos continua em negociação, refletindo a configuração de poder entre as bancadas.
-
Gleisi ganhou Centrão ao apoiar Motta quando Lula titubeou
Gleisi Hoffmann, nova ministra da SRI, conquista a confiança do Centrão em início de gestão. Com uma abordagem focada na articulação política, ela busca fortalecer relações e evitar negociações individuais no Congresso.