Congresso
-
Governo Milei derruba sigilo de documentos militares da ditadura na Argentina
Governo de Milei decide desclassificar documentos da ditadura e envia projeto para tornar imprescritíveis crimes de guerrilha. Anúncios geram reações mistas entre grupos de direitos humanos e apoiadores da administração.
-
Acordo para encerrar processos dos réus do 8/1 é suspenso após PF apontar envolvimento na invasão
Acórdão da PGR rescinde acordos de não persecução penal após investigações revelarem participação maior de réus nos atos golpistas. Decisão afeta 12 pessoas, que agora podem enfrentar novas condenações.
-
Galípolo circula em jantares e amplia contato com mundo político
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, intensifica sua presença em jantares com figuras políticas e culturais, ampliando sua influência fora da instituição. Durante os encontros, ele discutiu temas como política de juros e manteve diálogo próximo com autoridades do governo atual.
-
Esforço de Haddad é enorme, mas problema fiscal continua, diz Mansueto
Economistas discutem os desafios fiscais do Brasil durante o evento Rumos 2025. Mansueto Almeida ressalta a necessidade urgente de um ajuste fiscal para estabilizar a dívida e recuperar o grau de investimento.
-
Nomes estrelados e até ex-senador; quem são os advogados que farão a defesa de Bolsonaro e mais sete no STF
Advogados de figuras ligadas a Jair Bolsonaro somam experiências diversas, que vão de defesas em casos notórios a ligações com políticos do passado. O julgamento no STF está agendado para a próxima terça-feira, destacando o papel crucial dessas defesas no contexto do suposto golpe de Estado.
-
Bolsa Família altera benefício a quem teve aumento de renda
Mudanças visam regulamentar acesso e proteção para beneficiários em situação de aumento de renda. Governo propõe cortes no orçamento do programa para combater fraudes e desvios.
-
Comitê pede ao Congresso urgência na conversão de MP sobre prevenção de incêndios florestais em lei
Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo pede urgência na aprovação de MP para combater incêndios florestais. A medida é crucial para melhorar a proteção dos biomas e permitir a transferência de recursos para Estados e Municípios.
-
Musk pode lucrar bilhões com novos contratos entre SpaceX e governo Trump
A SpaceX de Elon Musk está cada vez mais integrada à administração pública, conseguindo contratos e investimentos federais significativos. No entanto, a influência de Musk e sua proximidade com a Casa Branca levantam preocupações sobre possíveis conflitos de interesse e corrupção.
-
Pacote de crédito, aposta do governo Lula, pode reduzir juros em um terço, diz secretário
Medidas de crédito do governo buscam reduzir juros e aumentar a autonomia financeira das famílias. O secretário de Reformas Econômicas destaca a importância de projetos no Congresso para melhorar o acesso e qualidade dos produtos financeiros.
-
Esperamos ‘queda substancial’ de juro para pequena empresa e MEI com garantia do Pix, diz secretário
Novo sistema de garantia pode facilitar acesso a crédito para pequenas empresas e garantirá redução significativa nas taxas de juros. O governo Lula espera que a medida traga resultados semelhantes aos observados no mercado de recebíveis do cartão de crédito.
-
Com presidentes fora, Congresso terá semana com pautas de segurança e mudança na Lei Maria da Penha
Congresso aproveita semana de pautas pacificadas após aprovação do Orçamento de 2025. Sessões irão abordar segurança, medidas de proteção às mulheres e discussões sobre inelegibilidade de políticos.
-
Secretários de Cultura anunciam ida a Brasília para reverter cortes em orçamento
Mobilização em Brasília busca reverter cortes significativos na Política Nacional Aldir Blanc. Secretários estaduais discutirão a situação em transmissão ao vivo antes da ação.
-
Focus, discursos do Fed e de Haddad, PMI nos EUA e mais destaques desta 2ª
Mercado financeiro e investidores aguardam novas projeções econômicas no Boletim Focus desta segunda-feira. Nos EUA, dados de atividade da indústria e serviços também estão no foco, influenciando decisões do Federal Reserve sobre taxas de juros.
-
Gestão de fundos de R$ 766 milhões está no foco da disputa do PT
A disputa interna no PT em torno da presidência do partido revela tensões sobre a gestão financeira e a alocação de recursos eleitorais. A polarização entre os grupos de Edinho Silva e a atual direção destaca a crescente importância das finanças na política petista.
-
Com MP travada, reajuste de servidor será por projeto de lei
Governo busca formalizar acordos de reajustes com servidores públicos por meio de projeto de lei, garantindo pagamento retroativo. Medida visa também reestruturar carreiras e modernizar a avaliação de desempenho no funcionalismo público.
-
Galípolo circula em jantares e amplia contato com mundo político
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, tem se envolvido em jantares informais com políticos e personalidades, ampliando sua rede de contatos. Durante os encontros, ele troca impressões sobre a instituição e discute questões relevantes para a economia, mas ainda não revela ambições políticas claras.
-
Opinião | Ao punir em excesso, STF cria problema para si e para o Brasil
Condenações desproporcionais de réus dos atos de 8 de janeiro geram pressão no Congresso por anistia. O STF enfrenta dilema entre a justiça e a percepção de imparcialidade em futuros julgamentos.
-
Congresso recebe pautas prioritárias para o agro na 4ª feira
A sessão solene visa discutir e apresentar propostas que impactam o setor agropecuário brasileiro. O evento conta com o apoio de importantes figuras políticas e busca fortalecer o desenvolvimento econômico do país.
-
Congresso recebe prioridades para a indústria na 3ª feira
Reunião busca alinhar prioridades da indústria para impulsionar crescimento no Brasil em 2025. Documentos incluem projetos essenciais e estreitam relações entre setor produtivo e Poder Legislativo.
-
Acenos de Lula à classe média contrariam esforços do BC para conter inflação
Medidas emergenciais visam reconquistar a classe média e podem impactar a inflação. Especialistas alertam sobre a necessidade de aprovação no Congresso e os riscos para as contas públicas.
-
Como idosos viraram um dos grupos mais afetados por políticas de Milei na Argentina: 'Maioria está abaixo da linha da pobreza'
Gabriela Navarra, aposentada de 66 anos, se torna um símbolo dos protestos que exigem aumento nas aposentadorias na Argentina após sofrer ferimentos durante uma manifestação. A crise econômica e as políticas do governo Milei intensificam os desafios enfrentados pelos aposentados, com muitos vivendo à beira da pobreza.
-
Frente parlamentar evangélica quer ir além da pauta de costumes
Frente Parlamentar Evangélica busca ampliar sua atuação no Congresso, além de questões ideológicas, com foco em economia e previdência. Deputado Gilberto Nascimento defende a influência da bancada nas principais discussões do país.
-
Reforma do Código Civil prevê compensação por trabalho doméstico
Nova reforma do Código Civil busca compensar trabalho doméstico em divórcios. Proposta visa garantir direitos a quem cuida da família, mas especialistas alertam para falta de critérios claros.
-
Presidente da bancada evangélica minimiza racha na disputa presidencial
Gilberto Nascimento comenta sobre a disputa na Frente Parlamentar Evangélica e afirma que a eleição foi um processo democrático. Apesar das divisões, ele acredita que o clima na bancada é ameno e que novas disputas pela presidência são uma tendência natural.
-
Acenos de Lula à classe média contrariam esforços do BC para conter inflação
Medidas visam fortalecer a conexão do governo com a classe média e proporcionam alívio financeiro em diversas áreas. As ações incluem desde ajustes fiscais até novas oportunidades de crédito para trabalhadores.
-
Maioridade penal e aborto não são prioridades na CCJ, diz Otto Alencar
Otto Alencar diz que pautas da maioridade penal e plebiscito sobre aborto não são prioridade, mas poderão ser debatidas futuramente. O presidente da CCJ do Senado destaca a importância de projetos relacionados a devedores contumazes e mudanças no Código Eleitoral.
-
Parte do governo já dá como certa a liberação da margem equatorial
Ibama inicia limpeza de sonda da Petrobras para exploração na costa do Amapá. Ministros veem esse movimento como passo rumo à autorização da exploração da Margem Equatorial, apesar de preocupações ambientais.
-
Análise | PT abraça Haddad, após ele ser ‘rejeitado’ pelo mercado, e ensaia passos da estratégia pós-Lula
Haddad se reinventa no discurso petista e busca reconquistar a confiança do mercado com o novo Imposto de Renda. Medidas visam aliviar impostos e dialogar com a classe média antes das eleições de 2026.
-
Opinião | Trump, Bolsonaro e um alvo comum: a Justiça
Justiça como guardiã da democracia: a luta contra os ataques a instituições fundamentais nos EUA e no Brasil. A importância do papel do Judiciário na manutenção da ordem constitucional em ambos os países em tempos de crise.
-
Misoginia não é brincadeira
Senador faz comentário misógino contra ministra Marina Silva, refletindo a cultura de violência política de gênero no Brasil. A situação revela um padrão preocupante de desrespeito e opressão que atinge especialmente mulheres em posições de liderança.