Legislativo
-
Lula chama derrubada do IOF de ‘inconstitucional’, mas minimiza crise com Congresso: ‘Divergência política’
Lula classifica como "inconstitucional" a derrubada dos decretos que aumentaram o IOF e destaca a judicialização do caso como um desdobramento da divergência política. A disputa entre Executivo e Legislativo será discutida em audiência no STF marcada para o dia 15 de julho.
-
Esquerda volta às ruas depois de pautar debate nas redes sociais
Boulos convoca ato em apoio à taxação dos super-ricos e critica resistência do Congresso a aumentos de impostos. Mobilização se intensifica após debate nas redes sociais sobre justiça tributária e desigualdade.
-
Lula sobe o tom, chama postura de Trump de ‘irresponsável’ e pede para americano não dar ‘palpite’ sobre o Brasil
Lula critica Trump por ameaças e defende soberania do Brasil em meio a tensões comerciais. O presidente reitera que o julgamento de Bolsonaro é uma questão interna e rejeita interferências externas.
-
Lula diz não estar em mesa de negociação sobre IOF: “inconstitucional”
Lula critica aprovação do PDL sobre o IOF como anticonstitucional e destaca a autonomia do Executivo. Ele ainda afirma que divergências políticas são naturais no processo democrático e que só comentará sobre a decisão do STF após compromissos internacionais.
-
Ibovespa: cautela com tarifas dos EUA impõe queda, apesar de alívio na inflação aqui
Ibovespa enfrenta queda devido à desvalorização das bolsas de Nova York e do minério de ferro. O mercado brasileiro aguarda anúncios de tarifas dos EUA e se concentra em indicadores de atividade econômica.
-
Manhã no mercado: Investidores monitoram acordos comerciais de Trump em meio a ameaças tarifárias
Mercados globais e brasileiros se preparam para importantes anúncios econômicos, com foco nas negociações tarifárias de Trump e no julgamento do STF sobre o IOF. Expectativas de inflação e decisões do Federal Reserve também devem influenciar as movimentações financeiras nos próximos dias.
-
Em semana de agenda cheia, o mercado fica de olho em Trump
Mercados monitoram decisões políticas e econômicas cruciais, tanto nos EUA quanto no Brasil. A expectativa gira em torno da suspensão do IOF e dos desdobramentos das tarifas comerciais anunciadas por Trump.
-
Reunião do Brics, ameaças tarifárias, IGP-DI, Focus e outros destaques desta 2ª
Investidores esperam por avanços nas discussões do Brics, enquanto o Brasil divulga indicadores econômicos importantes. O presidente Lula lidera uma agenda repleta de compromissos no Rio de Janeiro, destacando temas ambientais e de saúde global.
-
Disputas entre governo e Congresso levam STF a assumir cada vez mais papel de mediador
Audiência de conciliação busca resolver impasse entre Executivo e Legislativo sobre o IOF. STF propõe diálogo para evitar novas judicializações e encontrar uma solução comum.
-
Guinada populista de Lula mira menos vitória em 2026 e mais manter hegemonia do PT sobre a esquerda
PT radicaliza discurso ao se alinhar à esquerda, focando na luta entre "ricos e pobres". Estrategicamente, essa guinada busca fortalecer a hegemonia do partido, mas pode afastar o apoio do crucial eleitorado centrista.
-
PT vai às urnas dividido sobre rumos do governo, tom da campanha de 2026 e construção do ‘pós-Lula’
PT enfrenta um dilema interno em meio a críticas ao governo Lula e à ascensão de candidaturas opostas. A divisão entre seguir com o Centrão ou avançar à esquerda pode moldar o futuro político do partido e de seu líder.
-
Derrubada do IOF é derrota de Haddad, mas não só dele, diz economista
André Perfeito critica a falta de coordenação entre o Planalto e o Congresso, ressaltando as consequências da derrota do governo na questão do IOF. Ele aponta que o aumento do número de deputados pode impactar ainda mais os gastos públicos.
-
MP de compensação ao IOF deve caminhar bem no Congresso, diz Motta
Hugo Motta acredita que a medida provisória para compensar a redução do IOF terá apoio no Legislativo. Ele também destacou a importância de isentar do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil mensais, defendendo a justiça tributária.
-
Luciano Huck resgata críticas de FHC ao Congresso e defende mudança na política
Luciano Huck aponta que o diagnóstico político de FHC, feito há 32 anos, ainda é relevante e critica o atual "congressualismo" confuso. Em meio a tensões entre o governo Lula e o Congresso, o apresentador defende a urgência de um diálogo para promover mudanças no sistema.
-
Ministros avaliam que Secom acertou “na veia” com “pobres x ricos”
Governo Lula aposta em nova narrativa de "pobres contra ricos" para reverter popularidade, utilizando comunicação nas redes sociais. A estratégia busca destacar a necessidade de justiça tributária, reforçando a taxação de grandes fortunas e isenção para a classe média.
-
Suprema Corte e Congresso cedem poderes a Trump e à Presidência dos EUA
Suprema Corte dos EUA promove restrição ao controle judicial sobre ações presidenciais, aumentando os poderes do Executivo. Especialistas alertam que esse movimento pode desestabilizar o equilíbrio entre os três poderes do governo.
-
Hugo Motta, de ‘parça’ e aliado de Fernando Haddad a algoz da derrota do governo
A relação entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Câmara, Hugo Motta, se deteriorou após a derrubada do decreto que aumentou as alíquotas do IOF. O distanciamento ameaça a aprovação de importantes pautas econômicas do governo Lula, como a elevação da faixa de isenção do Imposto de Renda.
-
Alckmin elogia decisão de Moraes sobre IOF e defende diálogo
Alckmin elogia decisão de Moraes sobre aumento do IOF e marca audiência de conciliação para o dia 15 de julho. O cenário permanece inalterado após a suspensão dos decretos que elevaram o imposto, enquanto o governo busca novas negociações com o Congresso.
-
Governo Lula paga R$ 1,5 bilhão em emendas
Governo Lula acelera liberação de emendas em meio a tensões políticas com o Congresso. Apesar dos esforços, insatisfação entre deputados e senadores persiste e pode impactar a base aliada.
-
Governo Lula usa STF para trucar o Congresso; a última palavra será de quem?
A disputa por poder entre os três poderes da República brasileira acentua a crise de governabilidade da gestão Lula. Com o STF atuando como árbitro das tensões entre Executivo e Legislativo, as negociações políticas se tornam cada vez mais complexas e estratégicas.
-
Alcolumbre irá apresentar proposta para restringir quem pode contestar decisão do Legislativo no STF
Proposta visa limitar os recursos ao STF e surge como resposta às ações do PSOL contra leis do Congresso. Alcolumbre destaca a urgência de discutir quem pode questionar decisões legislativas na Suprema Corte.
-
Marco temporal, emendas e agora IOF; como funciona uma audiência de conciliação no STF
Governo e Congresso buscam diálogo no STF para resolver impasse sobre aumento do IOF. Ministra destaca a importância da harmonia entre os Poderes para evitar conflitos judiciais.
-
Lula: ‘Se tudo tiver como estou pensando’, País terá 1º presidente eleito quatro vezes
Lula destaca a importância do diálogo com o Congresso e critica quem já pensa nas eleições de 2026. O presidente também revela suas ambições de se tornar o primeiro a ser eleito quatro vezes na história do Brasil.
-
Decisão de Moraes que suspende decretos do IOF surpreende tributaristas
Ministro do STF suspende decretos do IOF e convoca audiência entre governo e Congresso. Especialistas criticam abordagem conciliatória, ressaltando que o papel do Supremo não é mediar conflitos entre os poderes.
-
Chega de nós contra eles
Lula enfrenta desafios em sua gestão ao polarizar ricos e pobres, revelando um governo atrelado a crises históricas. A proposta do semipresidencialismo surge como uma alternativa para divisão de poder e busca pela estabilidade política no Brasil.
-
IOF: para o governo, decisão de Moraes reduz tensão; para o Congresso, está 'em sintonia' com o desejo da maioria da Casa
Ministro do STF analisa impasse entre Executivo e Legislativo sobre o IOF e promove audiência para negociação. Governo e Congresso expressam disposição para encontrar um acordo que evite a elevação do imposto.
-
Congresso recebeu 61% das críticas nas redes durante embate do IOF
61% das menções nas redes sociais sobre o aumento do IOF foram críticas ao Legislativo, enquanto apenas 11% direcionaram ataques ao governo. A pesquisa da Quaest revela um aumento no engajamento digital entre parlamentares governistas em meio à crise política.
-
Congresso tem 61% de menções negativas nas redes em embate com governo Lula, diz Quaest
A crise em torno do IOF acirrou as tensões entre Executivo e Legislativo, refletindo nas redes sociais um alto volume de críticas direcionadas ao Congresso. Apesar disso, o governo Lula obteve menos repercussão negativa, indicando uma mudança no cenário político virtual.
-
Campanha contra Congresso é ‘virada’ do governo nas redes e críticas atingem Motta, diz pesquisa
Campanha de Lula sobre aumento do IOF ganha força nas redes sociais, com mais de 300 mil menções. Pesquisa aponta que críticas ao Congresso superam ataques ao governo, refletindo um embate de narrativas em favor do Executivo.
-
STF é novato na mediação de conflitos e nem sempre suas tentativas são bem-sucedidas
Ministro Alexandre de Moraes busca conciliação na disputa do IOF, seguindo tendência do STF. Apesar de casos anteriores que falharam em alcançar consenso, há expectativas de um acordo que satisfaça governo e Congresso.
-
‘Xandão’, ‘Gilmarpalooza’, Kirchner, IOF e a Justiça capturada pela agenda política
A desconfiança em relação ao Judiciário brasileiro cresce à medida que decisões políticas se misturam com a atuação judicial. Ministros do STF são cada vez mais vistos como figuras políticas, contribuindo para a crise de credibilidade na justiça.