Moraes
-
Alcolumbre vai pedir autorização ao STF para parlamentares visitarem Braga Netto na prisão
Senadores buscam autorização para visitar o ex-ministro preso por obstrução de Justiça. O pedido reflete preocupações sobre a liberdade de acesso dos parlamentares a figuras políticas detidas.
-
PGR pede ao STF prisão preventiva de Léo Índio, réu por tentar golpe
Procuradoria Geral da República solicita prisão preventiva de Léo Índio após descumprimento de medida cautelar. Réu por tentativa de golpe de Estado de 2022, ele está na Argentina com permissão de permanência até junho.
-
PGR defende manutenção da prisão de Rivaldo Barbosa, réu no caso Marielle
PGR defende a permanência da prisão preventiva do ex-delegado Rivaldo Barbosa, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco. A defesa contesta a prisão, alegando prazo excessivo e falta de risco à investigação, mas a PGR sustenta que os motivos da detenção permanecem válidos.
-
PGR pede prisão preventiva de Leo Índio, após fuga para Argentina
Procurador-geral pede prisão preventiva de Léo Índio após ele se evadir para a Argentina. Acusado de participar dos atos de 8 de janeiro, ele pode enfrentar graves penalidades ao retornar ao Brasil.
-
IA de Musk apoia Lula, elogia Moraes e critica Tarcísio
Grok, IA do X, gera controvérsia ao manifestar preferências políticas em respostas a usuários brasileiros. Especialmente em discussão sobre as eleições de 2026, a ferramenta se destacou ao apontar apoio a Lula e críticas a Tarcísio de Freitas.
-
Julgamento de Bolsonaro no STF pode transformá-lo em um mártir, diz ‘Financial Times’
Jornal britânico aponta riscos no julgamento de Bolsonaro, que se vê como alvo de uma perseguição política. A situação do ex-presidente e as ações de Eduardo Bolsonaro geram repercussões internacionais e debates sobre o poder do STF.
-
PF pede ao STF para destruir passaporte de Léo Índio
PF pede novamente a destruição do passaporte de Léo Índio, primo dos filhos de Jair Bolsonaro. O réu está na Argentina, onde aguarda a decisão do STF sobre sua participação nos atos extremistas de 8 de janeiro.
-
Bolsonaro ironiza Dia da Mentira e dá parabéns a Moraes e a Lula
Bolsonaro provoca STF e Lula em post irônico pelo Dia da Mentira. Ex-presidente menciona processos judiciais e críticas ao atual governo no mesmo tom.
-
Deputado pede que Moraes deixe líder religioso visitar Débora dos Santos
Deputado solicita visitação religiosa a Débora Rodrigues, ré por atos extremistas, alegando sua reabilitação. O pedido é feito ao ministro Alexandre de Moraes, que mantém a mulher sob medidas cautelares.
-
Moraes usou avião da FAB para ir a São Paulo antes de jogo do Corinthians, diz jornal
Viagem do ministro aconteceu em meio a preocupações de segurança após ataques passados. Alexandre de Moraes, torcedor do Corinthians, assistiu ao clássico paulista no estádio após o deslocamento.
-
Eduardo Bolsonaro chama Moraes de 'psicopata' após STF manter Daniel Silveira preso
Eduardo Bolsonaro critica Alexandre de Moraes em vídeo, chamando-o de "psicopata" por decisão de manter ex-deputado Silveira preso. A postura do parlamentar reforça sua oposição ao ministro e destaca sua alegação de violações constitucionais.
-
5 razões para crer que não haverá recuo do STF após caso Débora
A análise critica a decisão do STF sobre o caso de Débora, enfatizando que as medidas adotadas pelo ministro Moraes não representam um verdadeiro recuo. A situação expõe tensões políticas e ressalta a fragilidade da institucionalidade no Brasil, revelando interesses ocultos por trás das aparências de solidariedade.
-
Julgamento de Bolsonaro pode aumentar sua popularidade e dividir o Brasil, diz FT
Julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe gera riscos de polarização e pode elevar seu perfil político. A tensão no cenário eleitoral brasileiro se intensifica com a comparação ao caso de Lula e em meio às complexas relações internacionais.
-
Mulher de Eduardo Bolsonaro distribui cartão a vizinhos nos EUA
Eduardo Bolsonaro e família se apresentam como novos vizinhos nos EUA, após mudança repentina para escapar de ameaças legais no Brasil. Enquanto isso, ele articula com aliados americanos e projeta retorno ao Brasil em 2026.
-
Moraes autoriza Mauro Cid a viajar a São Paulo para competição da filha
Mauro Cid é liberado para viagem a São Paulo com restrições e supervisão. Ele enfrenta acusações graves, incluindo tentativa de golpe de Estado e fraude na vacinação.
-
Moraes autoriza Mauro Cid a viajar para SP
Mauro Cid recebe autorização do STF para viagem a São Paulo, onde acompanhará a filha em premiação e competição de hipismo. O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro está em liberdade condicional e deve seguir fielmente as determinações legais.
-
Análise | Bolsonaro não demitiu general Freire Gomes porque teria de fazer o mesmo com o Alto Comando
A resistência do Alto Comando do Exército impediu a execução de um golpe tentado por Jair Bolsonaro, revelando a complexidade da situação política e militar no Brasil. Enquanto o ex-presidente buscava justificativas legais, as operações psicológicas e a desestabilização interna demonstram a fragilidade da democracia e a necessidade de vigilância constante.
-
STF leva em média 722 dias para julgar ações penais, diz estudo
Estudo revela que o STF leva, em média, quase dois anos para decidir ações penais. O tempo de julgamento do caso de Jair Bolsonaro é impactado pela prioridade dada a processos relacionados ao 8 de Janeiro.
-
STF tem semana de discussão sobre revista íntima em presídios e ADPF das favelas
STF discutirá esta semana propostas sobre revistas íntimas em presídios e letalidade policial nas favelas. A análise, que abrange temas sensíveis de segurança pública, busca um consenso entre os ministros da Corte.
-
Após decisão de STF sobre Kassab, queda de braço sobre anistia fica escancarada
Bolsonaro critica decisão de Moraes e a classifica como manobra política. O ex-presidente dissemina sua versão sobre o impacto da Justiça na política nacional.
-
PGR e ministro atuam para distensionar relação com bolsonaristas
Medidas visam reduzir tensões entre o governo e os apoiadores de Bolsonaro, após a decisão histórica do STF. O foco é buscar um diálogo que mantenha a estabilidade política no país.
-
Opinião | STF deixa caminho estreito para as defesas no processo contra Bolsonaro e aliados por golpe
Ministros do STF confirmam a existência de uma tentativa de golpe de Estado, traçando limites claros para as defesas dos réus. Discussões sobre individualização das condutas e possíveis penas devem intensificar-se à medida que o processo avança.
-
Só Mendonça e Nunes Marques votam contra prisão de Silveira
Ministros do STF divergem sobre a manutenção da prisão de Daniel Silveira, que argumenta ter ido ao hospital por uma emergência médica. A decisão da maioria dos ministros reafirma a penalização por descumprimento das regras de liberdade condicional.
-
Líder do PL na Câmara pede que PGR revise prisões do 8/1 após caso de mulher que pichou estátua
Deputado argumenta que fundamentos usados para a concessão de prisão domiciliar a Débora Rodrigues também se aplicam a outros réus. Ele pede à PGR que reconsidere as prisões preventivas, promovendo assim a isonomia no tratamento judicial.
-
Moraes concede prisão domiciliar a condenado no 8 de Janeiro que está com câncer
Ministro do STF concede prisão domiciliar a Jaime Junkes, condenado por atos de vandalismo em Brasília, devido a problemas de saúde. Decisão ocorre em meio a debates sobre anistia para outros envolvidos nas invasões de 8 de janeiro.
-
O que Bolsonaro pode fazer para atrasar ou neutralizar o processo no STF?
Bolsonaro se torna réu no STF e enfrenta risco de condenação antes das eleições de 2026. A defesa busca desacelerar o processo, mas opções para recorrer são limitadas em caso de decisão unânime.
-
STF leva em média 2 anos para julgar ações penais e tem desafio para concluir caso Bolsonaro em 2025
STF tem até 2025 para julgar ex-presidente Jair Bolsonaro, mas prazo é desafiador. A média atual de tramitação de ações penais pode dificultar a conclusão do processo dentro do tempo estipulado.
-
Julgamento do golpe: votação no plenário do Supremo teria maioria para reduzir penas
Ministro Luiz Fux indica possível revisão das penas no STF após divergências sobre a dosimetria em casos de golpistas. Com isso, pode haver uma tendência de redução das sanções aplicadas a alguns réus já condenados.
-
Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar a condenado do 8 de Janeiro com câncer
Prisão domiciliar é concedida em caráter humanitário, levando em consideração os problemas de saúde de Jaime Junkes. O condenado, que participou dos atos de 8 de Janeiro, deve cumprir restrições durante o período em casa.
-
Bolsonaro diz que prisão domiciliar de mulher que pichou estátua é ‘recuo tático coberto de cinismo jurídico’
STF permite prisão domiciliar a Débora Rodrigues, presa por atos de vandalismo no 8 de Janeiro. Ex-presidente Jair Bolsonaro critica a decisão e vê como um recuo diante da pressão popular.