Moraes
-
Primeira Turma do STF torna réus sete acusados do ‘núcleo de desinformação’ do golpe
Supremo Tribunal Federal aceita denúncia contra núcleo de desinformação ligado ao golpe de Jair Bolsonaro. Sete acusados respondem por crimes como organização criminosa e tentativa de abolição do estado democrático.
-
Moraes cita 'gabinete do ódio' e vota para tornar réus integrantes do núcleo quatro por tentativa de golpe
Ministro do STF acata denúncia contra "núcleo quatro" da trama golpista, destacando a utilização de desinformação e ameaças às instituições. Acusados enfrentam cinco crimes relacionados a tentativas de golpe e desvio de recursos públicos.
-
STF rejeita suspeição de Moraes e mantém denúncia por tentativa de golpe
STF mantém denúncia contra núcleo de desinformação em tentativa de golpe. Ministros rejeitam alegações de nulidades e irregularidades levantadas pelas defesas dos acusados.
-
STF proclama rejeição das preliminares das defesas do núcleo 4 da tentativa de golpe
STF rejeita preliminares em caso de golpe de Estado e mantém análise sobre desinformação eleitoral. Ministros divergiram sobre a competência da Primeira Turma, mas reafirmaram o respeito mútuo no colegiado.
-
Primeira Turma retoma julgamento da denúncia contra núcleo quatro da trama golpista; assista ao vivo
Supremo Tribunal Federal avalia denúncia de golpe de Estado contra integrantes do núcleo quatro. Decisão pode levar o total de réus a 21, aprofundando a investigação sobre a desinformação eleitoral.
-
Moraes ironiza pedidos de suspeição: “Quando é o Fux, ninguém pede”
Moraes critica pedidos de suspeição apresentados por investigados e ressalta que sua atuação gera um número desproporcional de questionamentos. A sessão da Primeira Turma do STF analisa a denúncia contra o ‘Núcleo 4’ da tentativa de golpe de Estado de 2022.
-
Fux nega ser contraponto a Moraes em julgamento sobre tentativa de golpe de Estado
Ministro Luiz Fux defende sua posição no julgamento sobre tentativa de golpe e esclarece que não busca divergência com Alexandre de Moraes. Ele reforça a importância do respeito mútuo, apesar das opiniões jurídicas distintas dentro do STF.
-
Fux proclama ‘lealdade’ a Moraes após divergências sobre golpistas
Ministros do STF reafirmam amizade e respeito mútuo apesar de divergências sobre julgamento de denúncia relacionada ao plano de golpe. Fux critica a pena proposta por Moraes para a cabelereira bolsonarista, gerando debate na Primeira Turma.
-
Moraes ironiza número de pedidos de suspeição em julgamento da trama golpista: 'fico extremamente magoado'
Ministro Alexandre de Moraes critica os pedidos de suspeição que recebe em relação ao julgamento do "núcleo 4" da trama golpista. A Primeira Turma do STF analisa a denúncia da PGR contra membros acusados de desinformação e sabotagem ao sistema eleitoral.
-
Dados falsos “exacerbaram” violência contra Judiciário, diz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes destaca a relação entre desinformação e violência contra o Judiciário em julgamento crucial. Denúncia contra acusados de tentativas de golpe está em análise pelo STF, podendo resultar em ação penal.
-
'Habemus Papam': de onde veio a expressão anunciada quando um novo papa é escolhido?
A expressão "Habemus Papam" simboliza a unidade da Igreja Católica após períodos de divisão. Sua origem remonta ao Cisma do Ocidente, quando a frase foi usada para declarar a eleição de um papa único.
-
Não houve excesso na denúncia do golpe, diz subprocuradora-geral
Subprocuradora-geral defende a denúncia da PGR contra o núcleo de desinformação, argumentando que todos os acusados agiram em conjunto para tentar depor o governo. Ministros do STF decidirão se aceitam a denúncia e dão início à ação penal contra os sete envolvidos.
-
Zanin inicia julgamento que pode tornar militares réus por golpe
STF avalia denúncia contra militares e civis por tentativa de golpe de Estado. O julgamento se concentra na propagação de desinformação e ataques virtuais contra instituições democráticas.
-
STF julga denúncia contra 'núcleo 4' da trama golpista e número de réus pode chegar a 21
STF avalia denúncia contra "núcleo 4" por tentativa de golpe de Estado. Se aceita, processo pode aumentar número de réus para 21, incluindo militares e membros da "Abin Paralela".
-
STF julga denúncia contra núcleo 4 da trama golpista
STF avalia a inclusão de novos réus no caso das ações golpistas do governo Bolsonaro. Julgamento envolve acusações de desinformação e organização criminosa ligada ao ataque à democracia em 2022.
-
Governo Trump envia coordenador de sanções ao Brasil para discutir ‘organizações criminosas’
David Gamble, representante do Departamento de Estado dos EUA, visitará o Brasil para discutir o combate ao crime organizado. A agenda inclui encontros com líderes bolsonaristas e pode envolver sanções contra autoridades brasileiras.
-
Senado pode propor texto alternativo para amenizar penas do 8 de janeiro
Senado discute proposta que pode reduzir penas de envolvidos em atos de 8 de janeiro, mantendo a pena máxima para golpe de Estado. A iniciativa é uma alternativa à anistia discutida na Câmara, com foco na proporcionalidade das punições.
-
Líder do PL confirma reunião com representante de Trump sobre Moraes
David Gamble irá abordar sanções norte-americanas e a atuação do Judiciário brasileiro durante sua visita ao país. Reuniões com deputados da Oposição e possíveis encontros com Jair Bolsonaro também estão na agenda.
-
EUA negam que missão diplomática tratará de Moraes ou sanções contra Brasil
Governo dos EUA reafirma que visita a Brasília será focada em segurança e combate ao crime organizado. Em resposta a declarações de Eduardo Bolsonaro, embaixada descarta discussões sobre o ministro Alexandre de Moraes e sanções comerciais.
-
Sanções a Moraes? O que se sabe sobre a viagem do primeiro enviado de Trump ao Brasil
David Gamble, chefe interino da coordenação de sanções internacionais dos EUA, visitará o Brasil em meio a um clima de tensão nas relações bilaterais. O objetivo da comitiva é participar de reuniões sobre combate a organizações criminosas e possíveis sanções a figuras políticas brasileiras.
-
Coordenador de sanções do governo Trump visita o Brasil para discutir segurança
Comitiva do Departamento de Estado dos EUA discutirá segurança pública e crime organizado em Brasília. Visita abre espaço para conversas sobre sanções contra o ministro Alexandre de Moraes do STF.
-
Quem foi o primeiro a traduzir a Bíblia para o português
João Ferreira de Almeida, português que se tornou protestante aos 17 anos, foi o primeiro a traduzir a Bíblia para o português. Sua obra revolucionou o acesso aos textos sagrados e marcou um importante momento na história das traduções religiosas.
-
STF volta a suspender julgamento sobre escolas cívico-militares em São Paulo
STF suspende novamente julgamento sobre escolas cívico-militares em São Paulo após pedido de vista. O debate se intensifica entre o governo paulista e a oposição, que questiona a legalidade e os impactos da proposta.
-
Bolsonaro desafia Moraes ao sair de hospital, mas não deve ir ao ato pró-anistia
Após alta hospitalar, Jair Bolsonaro desafia STF e defende anistia. O ex-presidente reforça sua posição em meio a controvérsias jurídicas, mas não deve participar pessoalmente de ato programado.
-
Collor, Dirceu e Maluf: saiba quais políticos já usaram tornozeleira eletrônica
Fernando Collor é mais um político a deixar a prisão sob monitoramento eletrônico, após decisão do STF. O ex-presidente, que cumprirá prisão domiciliar, se junta a uma lista crescente de figuras políticas com penas decorrentes de corrupção e outros crimes.
-
Collor, Dirceu e Maluf: saiba quais políticos já usaram tornozeleira eletrônica
Fernando Collor é liberado da prisão e passa a cumprir a pena em casa com monitoramento. A decisão do STF reflete uma série de casos similares envolvendo políticos com restrições de liberdade.
-
Bolsonaro tem previsão de alta hospitalar nos ‘próximos dias’, diz boletim médico
Ex-presidente Jair Bolsonaro deve ter alta hospitalar nos próximos dias após cirurgia. Sua recuperação tem apresentado progresso, com dieta oral e estabilidade clínica.
-
Em prisão domiciliar, Collor poderá receber visitas de advogados, familiares e médicos em casa
Fernando Collor cumpre pena de prisão domiciliar após decisão do STF, mas com rígidas limitações. A medida foi justificada pela grave situação de saúde do ex-presidente, que enfrenta doenças como Doença de Parkinson.
-
Dino pede vistas e paralisa julgamento no STF sobre implementação de escolas cívico-militares em SP
Flávio Dino pede mais tempo para estudar o caso, enquanto o STF avalia a legalidade das escolas cívico-militares. A decisão é aguardada após o placar inicial de 3 a 0 contrário à suspensão do programa.
-
Canoa furada
Os recentes movimentos partidários sinalizam uma nova configuração no Congresso, com a formação de grandes blocos e o fortalecimento da autonomia financeira dos congressistas. Em meio a esse cenário, a estratégia de Lula para recuperar sua popularidade se torna cada vez mais desafiadora.