PSD
-
Governo Lula vai insistir no STF para ter o aumento do IOF
Governos e Congresso em conflito sobre aumento do IOF; STF mediando o impasse. Ministro Alexandre de Moraes convoca audiência para buscar conciliação entre as partes.
-
Portugal adia votação de pacote anti-imigração no Parlamento após polêmica
Parlamento opta por debater pacotes anti-imigração mais a fundo, após polêmica em torno de discurso de ódio. Propostas visam restringir cidadania e aumentar vigilância sobre imigrantes em Portugal.
-
Lula diz que não faz política para conquistar agronegócio
Lula defende investimento recorde no agronegócio como estratégia para fortalecer a economia, mas enfrenta resistência do setor. O presidente destaca a importância da agricultura familiar e os desafios nas taxas de crédito, enquanto a oposição critica a gestão financeira do governo.
-
Silveira critica privatizações nos setores de refino e petroquímico
Ministro critica privatização da BR Distribuidora e defende soberania energética do Brasil. Em evento, Lula também lamenta a desvalorização da Petrobras e a venda de ativos estratégicos.
-
Parlamento de Portugal dá 1º passo para criar nova força policial de fronteiras
Parlamento português avança com criação de nova unidade policial focada em bordas, após polêmicas em torno da gestão de imigração. O projeto, apoiado por vários partidos, busca unificar competências e atender demandas de segurança em um contexto de crescentes críticas à política migratória.
-
Moraes vê como plausível violação da separação de Poderes, diz AGU
AGU aplaude decisão do STF que suspendeu aumento do IOF e destaca a importância do diálogo entre os Poderes. O ministro Alexandre de Moraes agendou audiência de conciliação para o próximo dia 15 de julho.
-
Imigração de brasileiros não é problema, diz presidenciável português
Henrique Gouveia e Melo defende a imigração de brasileiros, destacando a importância da integração. Enquanto isso, debate sobre restrições à imigração inicia-se na Assembleia da República, alinhado com o governo e o partido Chega.
-
Requião e Requião Filho se filiarão ao PDT após período turbulento no PT
Roberto Requião e Requião Filho trocam o PT pelo PDT em busca de nova estratégia política. A filiação ocorrerá em Brasília e reflete a insatisfação com a atual gestão federal.
-
Como linha dura de novo governo de Portugal com regras de imigração afeta brasileiros: 'Vida em suspenso'
Curitibana enfrenta incertezas com nova política migratória de Portugal que restringe reagrupamento familiar. Mudanças podem desestabilizar imigração e provocar migrações para outros países, como a Espanha.
-
Assinatura dele não vale nada, diz Washington Reis após ser exonerado por Bacellar
Washington Reis critica exoneração e revela descontentamento com a busca de apoio político de Rodrigo Bacellar. O ex-secretário, que mira a candidatura ao governo do Estado, acredita que a decisão reflete interesses eleitorais e tensiona as relações políticas no Rio.
-
União, PP e Republicanos acionam STF para manter decisão sobre IOF
Partidos de diversas orientações políticas buscam respaldo do STF para garantir a suspensão do aumento do IOF. A ação ocorre após forte reação do Congresso e do empresariado à medida do governo Lula.
-
Bacellar exonera Washington Reis de secretaria do Rio
A exoneração do secretário de Transportes marca um aumento na tensão política entre Rodrigo Bacellar e Washington Reis, ambos com ambições eleitorais para 2026. A disputa pelo comando do governo do Rio de Janeiro se intensifica em meio a ataques e alianças nos bastidores.
-
Movimentos sociais acusam Congresso de proteger “elite econômica”
Movimentos sociais denunciam a influência das elites no Congresso e pedem reformas tributárias para reduzir desigualdades. Carta destaca a necessidade de isenção do IR para rendas até R$ 5.000 e maior taxação sobre altos ganhos.
-
Infelizmente elevamos os juros do Plano Safra, diz Fávaro
Ministro destaca que, apesar do aumento nas taxas de juros, o Plano Safra 2025/2026 continuará a incentivar a produção agrícola. Carlos Fávaro critica o atual patamar da Selic e acredita na possibilidade de uma safra histórica.
-
Eduardo Leite diz que discutir anistia a Bolsonaro é legítimo, mas depende do STF
Leite defende que a discussão sobre anistia a Bolsonaro deve aguardar o STF e critica a postura de aliados do ex-presidente. O governador enfatiza a necessidade de uma nova abordagem política para superar a polarização entre lulismo e bolsonarismo.
-
Anistia a Bolsonaro pode ser discutida, afirma Eduardo Leite
Leite defende que discussão sobre anistia a Bolsonaro aguarde decisões do STF. Governador enfatiza a importância de respeitar o Judiciário e superar a polarização política no Brasil.
-
Lula fez 3 golaços e poderia pedir música, diz Fávaro
Ministro defende aumento histórico no Plano Safra, mas críticas surgem devido às altas taxas de juros. Especialistas e congressistas alertam que modelo de financiamento atual pode estar falindo e comprometer a agricultura familiar.
-
Como linha dura de novo governo de Portugal com regras de imigração afeta brasileiros: 'Vida em suspenso'
Mudanças nas políticas de imigração em Portugal levantam preocupações entre imigrantes, que temem o impacto no reagrupamento familiar. Propostas que endurecem as regras podem levar a uma onda de brasileiros buscando alternativas em outros países europeus.
-
Ceron diz que IOF é essencial à recuperação fiscal
Secretário do Tesouro Nacional enfatiza a importância do aumento do IOF para a recuperação fiscal e expressa necessidade de previsibilidade no mercado. O governo tenta reverter a revogação da alíquota pelo Congresso, que gerou descontentamento entre parlamentares e empresários.
-
Lula critica Congresso sobre IOF: “Cada macaco no seu galho”
Lula afirma que não governa mais se não recorrer ao Judiciário para contestar decisões do Congresso. AGU protocolou ação no STF contra a revogação do aumento do IOF, destacando a violação da separação de Poderes.
-
Lula perde para Bolsonaro, Michelle, Tarcísio e outros três nomes no 2º turno em 2026, diz Gerp
Pesquisa revela que Lula seria derrotado em seis dos oito cenários de segundo turno para as eleições de 2026. Apesar de liderar em algumas simulações de primeiro turno, os adversários apresentam forte desempenho contra o presidente.
-
Não acho que IOF pode atrapalhar reforma da renda, diz Haddad
Ministro da Fazenda defende que o impasse do IOF não impacta a reforma do Imposto de Renda. Haddad critica supostas ameaças de congressistas e reafirma a necessidade de uma solução legal para a questão.
-
PDL pautado por Motta foi “descumprimento de um acordo”, diz Lula
Lula classifica decisão da Câmara sobre o IOF como "absurda" e planeja dialogar com os presidentes do Legislativo. Governo pretende contestar a medida no STF, alegando violação da separação de Poderes e riscos à arrecadação.
-
Sustentabilidade fiscal é principal pauta da Câmara, diz Motta
Congresso busca eficiência fiscal e reforma administrativa em contexto de desafios globais. Hugo Motta destaca importância de modernizar a administração pública e aprovações que refletem o protagonismo legislativo.
-
Especialistas divergem sobre ação do governo no STF contra derrubada do IOF
Governo busca proteção do STF contra derrubada do aumento do IOF, acirrando as tensões entre os Poderes. Especialistas divergem sobre a constitucionalidade da ação e suas implicações para a arrecadação federal e o sistema político.
-
Marido de Zambelli deixa Secretaria de Segurança em Caucaia (CE)
Coronel Aginaldo renuncia ao cargo de secretário de Segurança Pública após afastamento temporário por questões familiares. Sua saída ocorre em meio à turbulência política envolvendo sua esposa, a deputada Carla Zambelli, condenada pelo STF.
-
Governo não quer “peitar” Congresso em ação sobre IOF, diz líder
José Guimarães destaca a ação da AGU no STF como uma medida para preservar a atuação do Executivo e comunica que houve diálogo prévio com o presidente da Câmara. A situação surge após a derrubada do aumento do IOF pelo Congresso, que representa uma significativa derrota para o governo Lula.
-
Fábio Schiochet é eleito presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados
Fábio Schiochet assume a presidência do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, prometendo uma condução técnica e independente. A nova gestão ocorre em um cenário delicado de reorganização política e investigação de parlamentares.
-
Brasil reinjeta mais da metade do gás natural produzido em maio
Reinjeção de gás natural no Brasil atinge 55,5% da produção total em maio. O ministro de Minas e Energia criticou os altos preços do gás e defendeu a ampliação da oferta interna para beneficiar a indústria.
-
Deputado de oposição assume presidência do Conselho de Ética da Câmara
Fabio Schiochet assume a presidência do Conselho de Ética da Câmara, prometendo um enfoque rigoroso nas condutas parlamentares. A instalação do colegiado retoma a análise de processos disciplinares e denúncias em meio a um clima político crítico.
-
Moraes será o relator de ação do governo contra derrubada do IOF
Ministro Alexandre de Moraes assume a relatoria da nova ADC da AGU sobre a derrubada do IOF. O governo federal busca reverter a decisão do Congresso que cancelou o aumento do imposto, visando fortalecer a arrecadação.
-
Após licença por “doença na família”, marido de Zambelli se demite e deixa secretaria
A exoneração do coronel Aginaldo de Oliveira ocorre após sua licença para acompanhar a deputada Carla Zambelli durante uma viagem internacional. O prefeito de Caucaia reconheceu seu trabalho à frente da segurança municipal em agradecimento pela dedicação.