Câmara
-
Boulos diz que vai levar marmita para Bolsonaro na prisão
Boulos critica anistia a Bolsonaro e sugere levar marmita a ex-presidente na prisão. Manifestação em São Paulo reuniu opositores ao projeto que pode beneficiar condenados pelos eventos de 8 de janeiro.
-
Boulos chama Eduardo Bolsonaro de “vagabundo” e “bananinha” em ato
Boulos critica Eduardo Bolsonaro durante ato contra a anistia, chamando-o de “vagabundo” por estar nos EUA. A manifestação é uma resposta ao apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro à anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de Janeiro.
-
Só Mendonça e Nunes Marques votam contra prisão de Silveira
Ministros do STF divergem sobre a manutenção da prisão de Daniel Silveira, que argumenta ter ido ao hospital por uma emergência médica. A decisão da maioria dos ministros reafirma a penalização por descumprimento das regras de liberdade condicional.
-
Boulos e Hilton devem manter candidaturas na Câmara em 2026, avaliam aliados
Lideranças do PSOL avaliam que a manutenção de Erika Hilton e Guilherme Boulos na Câmara é estratégica para fortalecer a bancada nas próximas eleições. A preocupação com a cláusula de barreira em 2026 influencia a decisão sobre possíveis candidaturas ao governo ou ao Senado.
-
Moraes concede prisão domiciliar a condenado no 8 de Janeiro que está com câncer
Ministro do STF concede prisão domiciliar a Jaime Junkes, condenado por atos de vandalismo em Brasília, devido a problemas de saúde. Decisão ocorre em meio a debates sobre anistia para outros envolvidos nas invasões de 8 de janeiro.
-
Líder do PL na Câmara pede que PGR revise prisões do 8/1 após caso de mulher que pichou estátua
Deputado argumenta que fundamentos usados para a concessão de prisão domiciliar a Débora Rodrigues também se aplicam a outros réus. Ele pede à PGR que reconsidere as prisões preventivas, promovendo assim a isonomia no tratamento judicial.
-
PL cogita lançar mulher que pichou estátua como candidata e pede revisão de prisões do 8 de Janeiro
Débora Rodrigues, presa por envolvimento nos atos de 8 de janeiro, pode se tornar candidata em 2026, mas enfrenta riscos legais que podem torná-la inelegível. O PL defende sua possível candidatura como um símbolo da luta pela liberdade de expressão.
-
20% das comissões permanentes da Câmara são presididas por deputadas
Seis mulheres lideram comissões na Câmara dos Deputados, alcançando 20% da presidência dos colegiados para 2025. Entre as novidades, destacam-se a primeira mulher indígena no comando da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e a presidência da Comissão de Esporte por uma mulher pela primeira vez.
-
Boulos realiza manifestação neste domingo contra o PL da anistia
A esquerda se mobiliza contra a anistia a condenados do 8 de Janeiro, organizando atos em diversas capitais. Apesar da convocação, ministros do governo Lula devem se ausentar da manifestação, preocupados com a imagem do presidente.
-
Aumento da faixa de isenção e reforma do Imposto de Renda: compare as propostas de Bolsonaro e Lula
Propostas de reforma do Imposto de Renda de Lula e Bolsonaro são comparadas em detalhes, abordando faixas de isenção e tributação dos mais ricos. A discussão no Congresso promete ser complexa e impactar a renda de milhões de brasileiros.
-
Opinião | Três focos de incêndio na volta de Lula: Trump, Débora Santos e anistia
Lula enfrenta desafios políticos e comerciais ao retornar da Ásia, com ênfase na proposta de anistia e nas novas tarifas de Trump. A discussão sobre a dosimetria das penas, especialmente para golpistas, também ganha destaque no cenário atual.
-
Mulher que pichou ‘perdeu, mané’ em estátua do STF deixa cadeia e vai para prisão domiciliar
Débora Rodrigues dos Santos, envolvida nos atos de 8 de janeiro, agora cumpre pena em prisão domiciliar. Sua defesa argumenta que ela já cumpriu uma parte significativa da possível pena enquanto o julgamento continua.
-
Leia as condições de Moraes para domiciliar da mulher do “perdeu, mané”
Débora Rodrigues, que pichou a estátua da Justiça, agora cumpre prisão domiciliar com restrições. A decisão do STF ocorre enquanto o julgamento de sua condenação prossegue e suscita o interesse do PL para as eleições de 2026.
-
PL estuda lançar mulher que pichou estátua com batom em 2026
PL considera candidatura de Débora Rodrigues, acusada de vandalismo durante atos de 8 de Janeiro. A cabeleireira, atualmente em prisão domiciliar, busca liberdade enquanto seu julgamento se arrasta no STF.
-
Lindbergh rebate criticas de bolsonaristas sobre Crédito do Trabalhador
Lindbergh Farias defende programa do governo que promete juros mais baixos para empréstimos. Enquanto isso, críticas surgem nas redes sociais sobre taxas que não correspondem às expectativas.
-
Nos vemos no Conselho de ética, diz van Hattem a Lindbergh
Marcel van Hattem denuncia Lindbergh Farias por violação da imunidade parlamentar. O líder do PT responde ao congressista gaúcho, acusando-o de discurso de ódio.
-
No Vietnã, Lula diz que Bolsonaro ‘sabe que fez as bobagens de que está sendo acusado’
Lula reafirma que anistia não é prioridade no Congresso e critica defesa de Bolsonaro. Durante coletiva, presidente destaca que ex-chefe do Executivo deveria se defender em vez de buscar absolvição.
-
Opinião | Moraes mira canhões contra anistia e tira Kassab da primeira instância de volta para o STF
A possível anistia enfrenta forte resistência do STF, que reforça seu controle sobre processos políticos. Enquanto isso, a luta entre os poderes se intensifica e a preocupação dos parlamentares se concentra em suas próprias situações na Justiça.
-
Lula diz que Bolsonaro “sabe que fez as bobagens de que está sendo acusado”
Lula critica defesa de Bolsonaro por anistia e reafirma que o tema não é prioridade no Congresso. O presidente destaca a importância de discutir assuntos mais relevantes durante seu retorno ao Brasil.
-
Direita bolsonarista abre dez frentes narrativas e dificulta defesa em discurso único
Aliados de Jair Bolsonaro apresentam diversas narrativas para criticar o julgamento do ex-presidente no STF, dificultando um discurso unificado. Apesar das críticas, muitos veem a situação como uma oportunidade para reforçar a imagem de Bolsonaro como vítima de uma perseguição política.
-
Representatividade feminina garante direitos de mulheres
Mulheres devem ter maior representação na política para garantir seus direitos e promover a equidade de gênero. A luta por igualdade e por políticas públicas que atendam suas necessidades é fundamental para o avanço da sociedade.
-
Setor elétrico nacional é o reflexo do Brasil
Setor elétrico brasileiro reflete desigualdade social e econômica, com grande parte da população excluída das oportunidades de mercado. A urgência de uma reforma inédita é necessária para equalizar direitos e garantir justiça no acesso à energia.
-
Atos contra PL da anistia devem ser realizados em 8 capitais
Protestos contra a anistia de condenados por atos de 8 de Janeiro estão programados para diversas capitais, com foco em grande manifestação em São Paulo. A mobilização, organizada por Guilherme Boulos, busca reunir 20.000 pessoas em um contexto de divisão entre os integrantes da esquerda.
-
Boulos quer reunir 20.000 na Paulista no domingo contra anistia
Boulos lidera protesto na Avenida Paulista contra PL da anistia aos condenados de 8 de janeiro. A manifestação busca reunir um número expressivo de pessoas, apesar de ceticismos entre aliados da esquerda.
-
Prisão domiciliar de pichadora é a terceira dobradinha entre Moraes e Gonet em 10 dias
Prisão domiciliar da cabeleireira ocorre após medida similar em casos envolvendo Eduardo Bolsonaro e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Decisão de Moraes considera o cumprimento de pena e a condição de mãe, reformulando aspectos não citados na sentença anterior.
-
Líder do PT aciona PGR contra Van Hattem após críticas a Lula e ao STF
Deputado Lindbergh Farias denuncia Marcel van Hattem à PGR por "discurso de ódio". Van Hattem revida prometendo acionar Farias no Conselho de Ética da Câmara.
-
Governistas celebram preço de picanha perto da data de vencimento
Aliados de Lula destacam queda de preço da picanha em reportagem, mas a justificativa está ligada ao vencimento do produto. Críticas à promessa de redução dos custos dos alimentos marcam a celebração governista.
-
Escala 6x1: governo 'tem poder de barganha' para fazer PEC avançar, diz Erika Hilton
Deputada Erika Hilton pede apoio do governo para avançar PEC que propõe jornada de trabalho reduzida. Proposta visa substituir a atual escala de 6x1 por uma de quatro dias de trabalho e três de descanso.
-
Dallagnol acusa Flávio Dino de “animosidade pessoal” em relação a Bolsonaro
Deltan Dallagnol critica Flávio Dino por suposta falta de imparcialidade em julgamento de Bolsonaro. Ex-deputado destaca posts antigos do ministro que demonstram animosidade em relação ao ex-presidente.
-
A homenagem de 'cidade-símbolo' da direita a prefeito morto pela ditadura militar
Nova certidão de óbito de Higino Pio reconhece morte como assassinato pelo Estado. Homenagens em Balneário Camboriú marcam a luta pela verdade e justiça em casos de repressão política.
-
Moraes avoca inquérito sobre Kassab, que mantém indefinição sobre anistia
Bolsonaro critica ministro do STF por decisão sobre inquérito de Kassab e acende debate sobre foro privilegiado. Enquanto isso, a proposta de anistia ganha espaço nas discussões do Congresso, em meio à pressão da bancada bolsonarista.
-
Itália restringe acesso a cidadania por direito de sangue
Novas regras limitam a cidadania italiana por direito de sangue a netos e filhos de cidadãos nascidos na Itália. A medida busca reduzir a sobrecarga de pedidos e refletir práticas de cidadania da União Europeia.