Lula
-
Quem precisa de presidente quando o Congresso controla a maior parte do dinheiro de investimentos?
O atual modelo de governança no Brasil permite que o Congresso exerça forte controle sobre os recursos públicos, tornando a accountability política quase inexistente. A centralização do poder legislativo em decisões orçamentárias compromete a eficácia do governo e a transparência nas contas públicas.
-
Governo 'embaralha papéis' ao acionar STF na briga do IOF, diz presidente do Republicanos
Marcos Pereira critica o governo por tentar acionar o STF e vê isso como um desrespeito ao Legislativo. Ele destaca o risco de judicialização da política e defende a necessidade de preservar a democracia.
-
Oposição reage à tentativa de judicialização do IOF e acusa governo de desrespeitar soberania do Congresso
Oposição critica intenção do governo de acionar o STF após derrubada do decreto do IOF. Parlamentares alertam para a inconstitucionalidade da judicialização e defendem a soberania do Legislativo.
-
Haddad diz que aguarda decisão de Lula sobre judicialização da derrubada do IOF no Congresso
Ministro aguarda decisão de Lula sobre possível judicialização do decreto do IOF, que foi rejeitado pelo Congresso. O governo enfrenta críticas e analisa os riscos políticos de recorrer ao STF diante da oposição.
-
Gleisi Hoffmann elogia decisão do STF sobre big techs e diz que internet ‘não pode ser terra sem lei’
Gleisi Hoffmann elogia decisão do STF que aumenta responsabilidade das plataformas digitais sobre conteúdos ilegais. A medida visa combater a desinformação e proteger a sociedade, apesar das críticas sobre possíveis ameaças à liberdade de expressão.
-
Banco Mundial diz ser “crucial” eliminar fraudes do Bolsa Família
Banco Mundial alerta para fraudes no Bolsa Família e sugere revisão do programa. Estudo revela que 1,4 milhão de famílias omitem cônjuge para receber benefícios indevidos, exigindo ação do governo para aprimorar monitoramento.
-
Haddad em meio ao impasse do IOF: ‘É hora de vestir o uniforme do embate’
Ministro da Fazenda defende mobilização de forças progressistas e critica desigualdade fiscal no Brasil. Haddad destaca a importância de um debate público sobre reformas necessárias para enfrentar as "forças obscurantistas".
-
Haddad diz não ver espaço para subir mais juros e destaca que inflação está caindo
Fernando Haddad descarta novos aumentos da taxa de juros e sugere que o Banco Central comece a considerar cortes. O ministro destaca a queda da inflação, especialmente em alimentos, como um fator positivo para a economia.
-
Governo inclui Bolsa Família no cálculo da renda familiar para acesso ao BPC
Decreto amplia regras do Benefício de Prestação Continuada ao incluir o Bolsa Família no cálculo de renda familiar, levantando preocupações sobre os impactos financeiros. Além disso, flexibiliza a reavaliação de beneficiários com deficiência e introduz medidas para inibir fraudes.
-
Haddad diz que aguarda decisão de Lula sobre judicialização da derrubada do IOF no Congresso
Ministro da Fazenda aguarda decisão de Lula sobre a possibilidade de judicializar a suspensão do aumento do IOF. A rejeição do decreto pelo Congresso representa um desafio ao governo na busca por equilíbrio fiscal.
-
Taxas futuras de juros ficam estáveis com dado de inflação nos EUA e embate sobre IOF
Taxas dos DIs permanecem estáveis após dados de inflação nos EUA e debates sobre o IOF. Expectativas de cortes de juros pelo Federal Reserve seguem influenciando o mercado brasileiro.
-
Oposição reage à tentativa de judicialização do IOF e acusa governo de desrespeitar soberania do Congresso
A oposição critica a intenção do governo de recorrer ao STF após a derrubada do decreto do IOF, defendendo a legalidade da decisão do Congresso. A disputa reflete preocupações sobre a judicialização de questões políticas e orçamentárias.
-
PSOL se antecipa ao governo Lula e aciona STF contra derrubada do decreto de IOF
PSOL contesta derrubada do decreto do IOF pelo Congresso e aciona STF. A ação partidária busca reafirmar a prerrogativa do Executivo em editar medidas tributárias, gerando tensão entre os Poderes.
-
PSOL aciona STF contra derrubada de decreto do IOF e alega ‘instabilidade na arrecadação’
PSOL contesta decisão do Congresso que anula decreto sobre o IOF e pede suspensão em ação no STF. O partido argumenta que a derrubada gera instabilidade fiscal e extrapola as competências legislativas.
-
Haddad afirma que se a AGU considerar que decreto usurpou prerrogativa, Lula não pode abrir mão de recorrer
Haddad comenta sobre a análise do advogado-geral da União sobre o decreto legislativo. Ele destaca a necessidade de negociação e o respeito à Constituição Federal por parte do presidente.
-
Indonésios comentam em perfil de Lula após caso de brasileira morta
Indonésios defendem governo local após críticas de brasileiros pela morte de publicitária. Postagens nas redes sociais destacam a responsabilidade individual e questionam a acusação de negligência.
-
Haddad diz que tinha combinado novo debate sobre IOF em julho
Ministro Haddad confirma nova reunião para debate sobre o IOF em julho, após a derrubada do decreto pelo Congresso. Reunião de junho foi considerada produtiva, mas Haddad expressa surpresa com a falta de aviso sobre a votação.
-
Psol vai ao Supremo contra decisão do Congresso de suspender decreto que aumenta IOF
Psol contesta no STF a decisão do Congresso que derrubou aumento do IOF. A legenda argumenta que a ação viola a separação de Poderes e impacta negativamente os mais pobres.
-
Passamos 2 anos consertando a “desgraceira” de Bolsonaro, diz Lula
Lula critica a gestão de Bolsonaro e destaca avanços na regularização fundiária. Durante evento em Araguatins, presidente entrega títulos de propriedade e promete acelerar projetos habitacionais paralisados.
-
Haddad afirma que sistema político do Brasil mudou e que 'não é o mesmo do FHC e do Lula'
Haddad destaca que o novo cenário político exige negociação individual de propostas no Congresso. O ministro compara a atual composição a regimes menos progressistas que nos governos anteriores.
-
Governo vê judicialização do IOF como forma de abrir negociação com o Congresso
Lula aciona o STF para contestar a derrubada do decreto do IOF, buscando reverter a situação no Congresso. Auxiliares veem a judicialização como uma chance de negociação, apesar da antecipação da disputa eleitoral de 2026.
-
Haddad diz que Lula aguarda AGU sobre IOF: “Se for usurpação, ele deve recorrer”
Ministro da Fazenda destaca que a AGU avaliará a legalidade da revogação do decreto do IOF. Caso a resposta seja afirmativa, Lula pode recorrer ao STF por suposta usurpação de poder do Executivo.
-
Lula quer saber se queda do IOF “usurpa” Constituição, diz Haddad
Governo avalia a possibilidade de recorrer ao STF após o Senado derrubar decreto que aumentava o IOF. A AGU realizará um diagnóstico sobre a usurpação de prerrogativas do Executivo na ação do Congresso.
-
Se Congresso usurpou funções do Executivo ao derrubar IOF, Lula terá que ir ao STF, diz Haddad
Haddad revela que Lula considera recorrer ao STF após a derrubada do decreto sobre o IOF. O ministro critica a falta de entendimento entre Executivo e Legislativo e destaca a necessidade de diálogo.
-
Haddad diz que aceitou Fazenda após Lula reiterar projeto de ‘pobre no Orçamento e rico no IR’
Haddad destaca a importância de reduzir a desigualdade no Brasil e reafirma compromisso com o projeto de inclusão fiscal proposto por Lula. Durante evento na USP, o ministro enfatiza a contradição entre a posição econômica do país e os altos níveis de pobreza.
-
Haddad diz que aceitou Fazenda após Lula reiterar projeto de ‘pobre no Orçamento e rico no IR’
Haddad destaca a importância de erradicar a desigualdade no Brasil e defende a proposta de reforma fiscal do governo. O ministro ressaltou que o país deve aproveitar o desafio político global como uma oportunidade para fortalecer a democracia e a Constituição.
-
Desigualdade tem de ser corrigida junto com ajuste fiscal, diz Haddad
Haddad enfatiza a importância de corrigir a desigualdade social enquanto busca ajustes fiscais. Ele destaca que a proposta do governo visa incluir os mais pobres no orçamento, refletindo compromissos da campanha de Lula.
-
Derrota do governo coroa dobradinha Motta-Alcolumbre e abre fase inédita em Lula 3
Nova aliança entre Hugo Motta e Davi Alcolumbre desafia o governo Lula, evidenciando uma insatisfação crescente no Congresso. A derrota na tentativa de aumento do IOF marca um novo cenário de força no Legislativo.
-
Vamos aguardar Lula, diz Haddad sobre judicializar IOF
Governos preparam batalha judicial sobre o decreto do IOF após rejeição no Congresso. O presidente Lula deve decidir em breve os próximos passos para contestar a medida no STF.
-
Lula diz que não gostam dele porque defende o 'povo trabalhador' e aumento de imposto para mais ricos
Lula defende seu compromisso com o povo trabalhador e critica resistência a isenção do IR. Durante evento em Tocantins, presidente destaca a importância de justiça fiscal e acesso à educação.
-
Lula perguntou à AGU se decreto que derrubou IOF 'usurpa' competência, diz Haddad
Lula autoriza AGU a contestar derrubada do decreto do IOF pelo Congresso. A medida busca reverter a perda de arrecadação e reafirmar a prerrogativa do Executivo sobre alterações fiscais.
-
Haddad diz que se AGU entender que queda do decreto usurpa prerrogativa, Lula não pode abrir mão de recorrer
Ministro alerta sobre possíveis conflitos legais envolvendo o decreto que revoga o aumento do IOF. Haddad destaca a importância de respeitar as prerrogativas constitucionais do Executivo após questionamento de Lula à AGU.
-
Haddad: Lula não pode abrir mão de recorrer se AGU considerar que Congresso usurpou prerrogativa
Haddad destaca que Lula determinou à AGU verificar usurpação de prerrogativas executivas após derrubada de regras do IOF. O ministro reforça a importância de respeitar a Constituição e questiona interesses por trás da mudança no cenário político.
-
Haddad diz que governo está fixando metas fiscais restritivas
Haddad reafirma compromisso com controle fiscal após revogação do aumento do IOF. O ministro destaca a necessidade de encontrar fontes de financiamento para os gastos públicos frente à pressão gerada pela derrubada do decreto.
-
Governo vê judicialização do IOF como forma de abrir negociação com Congresso
Governo busca reverter a derrota no Congresso sobre o IOF e consolidar apoio para a campanha de 2026. Estratégia inclui unir ministros em torno de uma agenda que privilegie a justiça fiscal e o combate à desigualdade.
-
'Não vejo omissão do presidente Lula', diz Haddad
Haddad defende Lula e destaca sua atuação nas articulações políticas do governo. Ministro rebate críticas, afirmando que o presidente sempre esteve envolvido nas principais negociações com o Congresso.