STF
-
3,8 toneladas de drogas foram apreendidas na Cracolândia em 2024
Forças de segurança intensificam operações na Cracolândia, resultando em apreensão de drogas e prisões. A controvérsia sobre o novo muro na região provoca reações no STF e reivindicações por políticas mais humanitárias.
-
PL pressiona Motta, que pede tempo para discutir anistia
Sóstenes Cavalcante ameaça obstruir a Câmara até que o projeto de anistia seja pautado com urgência. Presidente da Casa busca diálogo com líderes para encontrar uma solução para a crise.
-
Motta avisa líderes que prioridade da semana é validar emendas para cumprir acordo com STF
Hugo Motta enfrenta pressão para decidir sobre anistia a golpistas enquanto prioriza emendas para liberação de recursos. Deputados do PL ameaçam obstruir votações até que uma resposta sobre a proposta de anistia seja dada.
-
Fachin diverge e vota a favor do restabelecimento de atos da Lava Jato contra Palocci
Ministro Edson Fachin defende restabelecimento dos atos da Lava Jato contra Antonio Palocci, contrariando posições anteriores de outros ministros do STF. A discussão no plenário virtual pode impactar diversos processos relacionados à operação e a forma como as provas são analisadas.
-
Mortes de golfinhos levam a investigação em parque aquático falido na Flórida
Investigação é aberta após mortes de golfinhos no Gulf World Marine Park. A empresa enfrenta pressão para melhorar o bem-estar animal diante de acusações de negligência.
-
Dino manda Estados e municípios prestarem contas sobre emendas Pix e alerta sobre novo bloqueio
Ministro Flávio Dino cobra prestação de contas de emendas Pix e ameaça bloqueio em caso de descumprimento. A medida visa garantir a transparência e rastreabilidade dos recursos públicos alocados a Estados e Municípios.
-
Dino manda Estados e municípios prestarem contas sobre emendas Pix e alerta sobre novo bloqueio
Ministro do STF estabelece prazo para que Estados e Municípios prestem contas sobre "emendas Pix". A medida visa garantir maior transparência e rastreabilidade no uso dos recursos públicos federais.
-
Flávio Dino suspende repasses de emendas para universidades de oito estados
Ministro determina suspensão de repasses às universidades estaduais por falta de transparência. Oito estados não atenderam à exigência de regras para uso das emendas parlamentares.
-
Sem avanço da anistia, PL diz que obstrução pode complicar sessões da Câmara; governistas minimizam
O PL anuncia obstrução na Câmara para pressionar votação de anistia a condenados por atos de 8 de janeiro. O líder do partido confia que o presidente Hugo Motta atenda ao pedido de urgência do projeto nesta semana.
-
STF suspende repasses a universidades em oito estados por falta de transparência
Ministro do STF suspende repasses de emendas para universidades em oito estados devido à falta de transparência na execução dos recursos. Prazo de 90 dias é concedido para regularização dos planos de trabalho pendentes.
-
Opinião | Bolsonaro tentou levar o Brasil de volta aos tempos de Médici, o ‘grande amigo’ das criancinhas
Reflexões sobre o 31 de março: a importância da democracia e os desafios enfrentados ao longo da história. Lideranças atuais celebram os avanços da Constituição Cidadã e reafirmam o compromisso com os direitos humanos.
-
Dino manda Estados e municípios prestarem contas sobre emendas Pix e alerta sobre novo bloqueio
Ministro Flávio Dino determina prazo de 90 dias para Estados e municípios apresentarem planos de trabalho sobre emendas Pix. A medida visa aumentar a transparência no uso de recursos públicos e prevenir bloqueios futuros nas transferências parlamentares.
-
Ex-procurador de Dirceu aconselhou coronel da PM no 8/1 e prometeu cargo no governo Lula
Diálogos revelam ligação de empresário petista com coronel durante crise de 8 de Janeiro. Investigação aponta atuação de Fernando Neto como facilitador nas operações da PM em meio ao caos.
-
Dino suspende repasse de emendas a universidades e fundações de 8 Estados
Suspensão visa garantir maior transparência na aplicação de recursos públicos. Estados têm prazos para adequar informações e atender às exigências do STF.
-
Eduardo Bolsonaro chama Moraes de 'psicopata' após STF manter Daniel Silveira preso
Eduardo Bolsonaro critica Alexandre de Moraes em vídeo, chamando-o de "psicopata" por decisão de manter ex-deputado Silveira preso. A postura do parlamentar reforça sua oposição ao ministro e destaca sua alegação de violações constitucionais.
-
Edson Fachin vota para manter atos na Lava Jato contra Palocci
Fachin se opõe à anulação das provas contra Palocci, enquanto aguardam os votos de Nunes Marques e André Mendonça para decidir a questão. O julgamento, que não permite debate, está programado para ser concluído na sexta-feira.
-
Dino bloqueia repasses a universidades de 8 Estados que não detalharam uso de emendas
A decisão afeta instituições de ensino em oito Estados e visa garantir maior controle sobre o uso dos recursos públicos. As emendas permanecerão suspensas até que os planos de trabalho sejam adequadamente apresentados.
-
Dino suspende emendas para instituições de ensino de 8 Estados
Ministro do STF determina suspensão de emendas para instituições de ensino em 8 Estados devido à falta de prestação de contas. Decisão se baseia na ausência de cadastramento de milhares de planos de trabalho e na necessidade de garantir transparência nas transferências de recursos públicos.
-
Oposição mantém obstrução na Câmara após reunião com Bolsonaro
Bolsonaro se junta a deputados em estratégia de anistia a condenados do 8 de Janeiro. O movimento de obstrução nas comissões busca pressionar pela rápida votação do projeto.
-
5 razões para crer que não haverá recuo do STF após caso Débora
A análise critica a decisão do STF sobre o caso de Débora, enfatizando que as medidas adotadas pelo ministro Moraes não representam um verdadeiro recuo. A situação expõe tensões políticas e ressalta a fragilidade da institucionalidade no Brasil, revelando interesses ocultos por trás das aparências de solidariedade.
-
Master criou ‘comitê de notáveis’ com ex-presidentes do BC, que ficava longe do dia a dia do banco
Banco Master forma comitê consultivo para fortalecer imagem perante o mercado. Acordo com o BRB gera desconfiança, enquanto integrantes confiam na análise do Banco Central sobre a transação.
-
Fachin vota para manter atos da Lava-Jato contra Antonio Palocci
Fachin defende a validade dos atos da Lava-Jato e afasta a anulação proposta pela PGR em relação ao ex-ministro Palocci. Ministros do STF continuam a debater o caso, com votações pendentes até sexta-feira.
-
Deputada apresenta projeto de lei que proíbe anistia a investigados ou condenados por golpe
Deputada Duda Salabert propõe projeto que visa proibir anistia a crimes contra o Estado de Direito. Medida se opõe à proposta de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro, defendida por aliados de Jair Bolsonaro.
-
Pesquisa: 8 em cada 10 congressistas dizem que STF invade competência do Congresso
Estudo revela que 80,2% dos parlamentares veem invasão do STF nas atribuições do Congresso. As avaliações sobre a atuação da Corte variam entre deputados e senadores, com crescente insatisfação na Câmara e uma leve melhora na aprovação no Senado.
-
Deputada apresenta projeto para proibir anistia a condenados e investigados por golpe
Duda Salabert propõe lei para barrar anistia a crimes contra a democracia. Iniciativa surge em meio a tensão sobre projeto bolsonarista de anistia após os atos de 8 de janeiro.
-
Lula lidera contra Tarcísio, mas está em desvantagem com Bolsonaro, diz pesquisa AtlasIntel
Lula lidera em intenção de voto, mas empata com Tarcísio no segundo turno. Pesquisa também revela desvantagem do presidente em relação a Jair Bolsonaro em um cenário de confronto direto.
-
Anistia: a última palavra é do STF
Reflexões sobre a ditadura militar e a anistia no Brasil marcam 31 de março. Pesquisa revela que a sociedade está dividida quanto à anistia dos presos pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
-
Relatório Jolts, PMIs, falas de Haddad e mais destaques desta 3ª
Agenda econômica global e reuniões de líderes destacam o dia, com dados importantes a serem divulgados no Brasil e nos EUA. O cenário internacional continua instável com incertezas sobre tarifas e a evolução do conflito na Ucrânia.
-
Curtas
STF decide manter multa de R$ 40 mil a Jair Bolsonaro por propaganda negativa durante as eleições de 2022. Votação ainda aguarda a participação de Luiz Fux, com análise sendo realizada até sexta-feira.
-
Julgamento de Bolsonaro pode aumentar sua popularidade e dividir o Brasil, diz FT
Julgamento de Jair Bolsonaro por tentativa de golpe gera riscos de polarização e pode elevar seu perfil político. A tensão no cenário eleitoral brasileiro se intensifica com a comparação ao caso de Lula e em meio às complexas relações internacionais.
-
Rumos 2025: Alckmin diz que governo estuda cota para exportações dos EUA
Governo brasileiro considera impor cota de exportação para os EUA em resposta a tarifas de Trump. Durante evento, vice-presidente ressaltou a importância de um comércio justo e as oportunidades de crescimento na economia nacional.