STF
-
Moraes barra Carlos e Eduardo Bolsonaro como testemunhas de defesa de Filipe Martins
Ministro do STF determina que Carlos e Eduardo Bolsonaro não podem testemunhar a favor de Filipe Martins. Ambas as investigações em que estão implicados comprometem sua atuação como testemunhas de defesa.
-
IOF: governo não quer 'peitar' o Congresso, diz líder sobre ação no STF contra derrubada de decretos
José Guimarães revela estratégia do governo para contestar aumento do IOF no STF. Líder destaca busca por diálogo e superação de tensões com o Congresso.
-
Visões da guerra do IOF: respeito à separação de poderes ou “crueldade tributária”?
Decisão do STF sobre o IOF gera tensões entre governo e oposição. Ação judicial pode ter impactos significativos na política econômica e na arrecadação federal.
-
Decisão do STF sobre IOF agora pode acirrar ânimos antes do julgamento do golpe, alertam ministros
Moraes opta por não julgar ação do IOF agora, considerando o clima político tenso entre os Poderes. A expectativa é que a decisão sobre o caso seja adiada até o julgamento do processo relacionado à tentativa de golpe.
-
Moraes nega pedido para que Eduardo e Carlos Bolsonaro testemunhem em ação da trama golpista
Ministro do STF afirma que Eduardo e Carlos Bolsonaro não podem depor como testemunhas, devido a investigações em andamento. O grupo de acusados é apontado como responsável por ações para tentar manter Bolsonaro no poder após sua derrota eleitoral.
-
Recorrer ao STF sobre IOF ‘visa abalar harmonia entre os Poderes’, dizem frentes do setor produtivo
Coalizão de Frentes Parlamentares critica ação do governo que busca reverter derrubada de decreto sobre o IOF. O manifesto ressalta a importância do diálogo entre os Poderes e alerta para os efeitos negativos da medida sobre a economia e as famílias de baixa renda.
-
Alexandre de Moraes é confirmado relator de ação do governo sobre decreto do IOF
Ministro já analisava um caso semelhante e agora irá relatar a ação do governo. A expectativa é que a decisão possa impactar a arrecadação federal e as operações financeiras.
-
Líderes da Câmara criticam ação no STF sobre IOF e veem “declaração de guerra”
Líderes da Câmara criticam a decisão do governo de judicializar a derrubada do decreto do IOF, classificando a medida como uma afronta ao Legislativo. A tensão entre os poderes pode agravar o clima político e dificultar futuras negociações.
-
Lula provoca Bolsonaro: “Nunca vou pedir Pix, nem anistia antes de ser condenado”
Lula critica práticas de Bolsonaro em lançamento do Plano Safra. O presidente enfatiza a importância da honestidade e coragem na política, sem solicitar apoio financeiro ou anistia.
-
Governo Lula escala líderes para avisar cúpula do Congresso sobre ação no STF
Governo busca recuperar apoio político ao avisar presidentes da Câmara e do Senado sobre ação no STF. Decisão estratégica visa evitar novos conflitos e garantir a governabilidade diante da recente derrota legislativa.
-
Aneel convoca 31 servidores ‘emprestados’; medida esvaziaria área técnica de Minas e Energia
A Aneel enfrenta um déficit de 30% no seu quadro de pessoal, levando à convocação de servidores emprestados a outros órgãos. O ministério de Minas e Energia, por sua vez, rejeita o pedido, citando desavenças entre os líderes das pastas.
-
Líderes da Câmara criticam ação no STF sobre IOF e veem 'declaração de guerra' do governo: 'Tiro no pé'
Tensão entre governo e Legislativo aumenta após decisão de judicializar a derrubada do decreto do IOF. Líderes da Câmara classificam ação como uma grave provocação e afirmam que o clima no Congresso se torna hostil.
-
Líderes da Câmara criticam ação do governo no STF contra derrubada do IOF e veem como 'tiro no pé'
Líderes da Câmara criticam ação do governo no STF e consideram medida como um desafio à autonomia do Legislativo. A tensão entre os poderes aumenta, com parlamentares pedindo diálogo em vez de confrontos.
-
AGU diz que ação do IOF defende governo sem atacar Congresso
Governo defende constitucionalidade do aumento do IOF em ação no STF, enquanto Psol contesta o ato do Congresso. A AGU alega que a derrubada do decreto legislativo viola a separação de Poderes e gera insegurança jurídica.
-
Licenças e gratificações: saiba como juízes chegam a ‘supersalários’ com penduricalhos
Verba destinada a juízes ultrapassa limites legais e gera questionamentos sobre a ética nos pagamentos. Estudo revela que "penduricalhos" têm inflacionado salários e contribuído para privilégios no setor público.
-
Recesso no STF: Alexandre de Moraes e outros 4 ministros irão continuar em atividade
Recesso do STF será marcado por atividades de ministros e depoimentos no caso da trama golpista. As ações programadas no período serão reagendadas para o início de agosto.
-
Moraes rejeita Eduardo e Carlos Bolsonaro como testemunhas de Filipe Martins sobre plano de golpe
Ministro do STF rejeita testemunhos de Eduardo e Carlos Bolsonaro em ação golpista. Decisão leva em conta a conexão das investigações envolvendo a família do ex-presidente Jair Bolsonaro.
-
Advogado de Bolsonaro nega ter tentado interferir na delação de Cid e pede para não depor à PF
Advogado de Bolsonaro nega qualquer tentativa de interferência na delação de Mauro Cid. Cunha Bueno pede ao STF dispensa de depoimento e refuta acusações apresentadas pelo tenente-coronel.
-
Lula ganha rara semana de trégua com Brasília esvaziada pelo ‘Gilmarpalooza’
Bolsonaro tenta galvanizar apoio em meio a crise institucional e iminente condenação. Enquanto isso, o Congresso se prepara para a pausa devido ao Fórum Jurídico de Lisboa, o que pode favorecer Lula em sua governança.
-
Barroso redistribui ação contra derrubada do IOF e Moraes será relator do caso no STF
Ministro Alexandre de Moraes assume relatoria da ação do PSOL, visando evitar decisões conflitantes em torno do decreto sobre o IOF. A Advocacia-Geral da União estuda medidas jurídicas para contestar a derrubada do decreto pelo Congresso.
-
Senado vai bancar ida de 6 senadores ao ‘Gilmarpalooza’; Motta e mais 5 deputados devem palestrar
Seis senadores viajarão a Lisboa em missão oficial para participar do Fórum promovido pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. A viagem será custeada pelo Senado e envolve não apenas discussões acadêmicas, mas também eventos sociais paralelos.
-
Encontro com mãe de Cid foi casual, diz advogado de Bolsonaro ao STF
Advogado de Jair Bolsonaro nega ter tentado obter informações sobre delação de Mauro Cid e pede dispensa de depoimento à PF. Ele destaca encontro breve e casual com a mãe do militar, sobre o qual não houve discussão referente à colaboração premiada.
-
Lula lança novo Plano Safra empresarial com investimento de R$ 516,2 bilhões
Novo investimento visa impulsionar o agronegócio brasileiro, mesmo diante de desafios como a alta da Selic. Medidas incluem incentivo à sustentabilidade e renegociação de dívidas para agricultores.
-
Trump pode deportar Elon Musk? Entenda
Trump considera a deportação de Elon Musk em meio a críticas ao projeto orçamentário "Big Beautiful Bill". Apesar da possibilidade, a revogação da cidadania do bilionário enfrenta barreiras legais significativas.
-
Indústria de bebidas se movimenta para entrar em ação no STF sobre volta do Sicobe
Setor de bebidas aguarda decisões que podem redefinir o controle da produção no país. A expectativa é alta em relação ao julgamento iminente no STF sobre a volta do Sicobe.
-
Wajngarten e advogado de Bolsonaro prestam depoimento à PF sobre contatos com Mauro Cid
Depoimentos ocorrem em meio a investigação sobre tentativas de obstrução e contatos com o tenente-coronel Mauro Cid. A Polícia Federal já está analisando as ações de defesa em relação ao acordo de delação do militar.
-
Itamaraty reage à 'The Economist' e diz que Lula tem 'autoridade moral' no exterior
Chanceler Mauro Vieira defende a postura do Brasil na política externa e rebate críticas da "The Economist". Ele destaca a influência de Lula em questões globais, como a luta contra a fome e a defesa do direito internacional.
-
Bolsonaro nega tentativa de criar 'poder paralelo'
Bolsonaro defende estratégia para eleger 50% da Câmara e Senado em 2026, garantindo que busca atuar dentro da legalidade. Ex-presidente critica imprensa por alegações de poder paralelo e pede apoio de lideranças da direita.
-
Lula diz que, quando tenta tributar milionários, há 'rebelião'
Lula defende aumento de impostos para os ricos e critica resistência do Congresso. Ministros reafirmam compromisso com a justiça social em meio a embates políticos.
-
Advogado de Bolsonaro nega ao STF ter buscado informações sobre delação de Mauro Cid
Advogado de Bolsonaro nega tentativa de influência em delação de Mauro Cid e se diz disponível para depor. Bueno relata encontro casual com a mãe do tenente-coronel, mas garante que não houve discussões sobre o caso.
-
“Governo declarou guerra ao Congresso”, diz líder da oposição após IOF parar no STF
Coronel Zucco critica ação da AGU no STF e classifica aumento do IOF como afronta ao Legislativo. O deputado promete reação firme do Congresso e defende a legitimidade da derrubada do decreto presidencial.
-
Governo não está colocando em xeque interação com o Congresso, diz AGU
Advogado-geral da União reafirma que o governo busca restaurar a legalidade sem romper a relação com o Legislativo. Ele destaca a importância da separação dos Poderes e da normalidade institucional em meio ao conflito gerado pela derrubada do decreto do IOF.