Bolsonaro
-
Michelle agradece a governadora petista por auxílio a Bolsonaro no RN
Michelle Bolsonaro agradece apoio da governadora Fátima Bezerra e da equipe médica durante internação de Jair. Ex-presidente passou 22 dias em tratamento, incluindo cirurgia após crise de obstrução intestinal.
-
Psol vai ao STF contra suspensão do processo de Ramagem
Psol entra com ADPF no STF para reverter suspensão de ação penal contra deputado Ramagem. O partido argumenta que a medida pode beneficiar outros réus, incluindo Jair Bolsonaro, e fere a Constituição.
-
Moraes vota para rever decisão da Câmara que suspendeu ação penal com Bolsonaro e Ramagem como réus
Ministro do STF defende que ação penal contra Jair Bolsonaro e aliados deve prosseguir, exceto em relação a crimes cometidos por Alexandre Ramagem após sua diplomação. O julgamento, que começou hoje, contará com os votos dos demais ministros até terça-feira.
-
Moraes vota para derrubar decisão da Câmara e manter processo contra Ramagem no STF
Ministro do STF defende a continuidade da ação penal contra Alexandre Ramagem, mantendo três acusações graves relacionadas ao golpe de Estado em 2022. A decisão contrasta com a suspensão aprovada pela Câmara dos Deputados, que busca limitar a imunidade parlamentar apenas a crimes pós-diplomação.
-
Psol aciona STF contra decisão da Câmara que suspende ação de Ramagem e beneficia Bolsonaro
Psol contesta no STF a decisão da Câmara que suspendeu ação contra Alexandre Ramagem. O partido argumenta que a suspensão fere a Constituição e a separação de poderes, além de beneficiar indevidamente outros réus no caso.
-
Moraes vota para derrubar decisão da Câmara que suspende ação contra Ramagem e pode beneficiar Bolsonaro
Moraes propõe que suspensão da ação relacionada aos atos golpistas se aplique somente ao deputado Alexandre Ramagem. A decisão destaca que outros réus, incluindo Jair Bolsonaro, não têm direito à imunidade.
-
Fraude no INSS: Medida que revogou controle sobre descontos nasceu com defesa por 14º salário
Medida que aboliu a revalidação dos descontos em aposentadorias gera fraudes bilionárias e investigações envolvendo dirigentes do INSS e associações. O caso resulta na demissão de líderes do setor e levanta críticas sobre a proteção aos aposentados.
-
Bolsonaristas criticam viagem de Lula à Rússia: “Conduta vergonhosa”
Políticos bolsonaristas criticam viagem de Lula à Rússia e seu encontro com Putin. Enquanto algumas críticas se concentram em alegações de aproximação a "ditadores", outros destacados membros da oposição destacam a ofensiva da Rússia contra a Ucrânia como motivo de reprovação.
-
INSS anuncia devolução de R$ 292 milhões para aposentados entre maio e junho
INSS irá devolver mais de R$ 292 milhões a aposentados e pensionistas devido a descontos indevidos. Beneficiários afetados serão notificados e poderão solicitar ressarcimento por meio do aplicativo "Meu INSS".
-
STF começa a analisar suspensão do processo contra Alexandre Ramagem nesta sexta
STF avalia suspensão de processo penal contra deputado por tentativa de golpe. Votação segue até 13 de maio, com expectativa de limitar benefícios apenas a Ramagem.
-
IPCA, falas do Fed, Haddad e mais destaques desta 6ª
Investidores aguardam divulgação do IPCA de abril e resultados de grandes empresas, enquanto Lula participa de compromissos na Rússia. Expectativas sobre inflação e decisões do Banco Central marcam o cenário nacional.
-
Leis de ocasião: o Supremo jogado aos leões!
Proposta de anistia para golpistas gera polêmica no Congresso e repercute no STF. Especialistas alertam para os riscos de uma crise institucional e a deslegitimização da democracia.
-
O jogo da disputa presidencial
Entrevistas revelam análises divergentes sobre o futuro das eleições presidenciais de 2026, com foco nas estratégias de candidatos e padrões de votações. Especialistas destacam a importância de dados atualizados sobre a população evangélica e os desafios enfrentados por Lula na busca pela reeleição.
-
É incoerente julgar uns e não Ramagem, diz advogado de Garnier
Advogado argumenta que suspensão da ação penal deveria incluir todos os réus, não apenas Ramagem. Demóstenes Torres defende a aplicação do artigo 53 da Constituição para garantir a igualdade no julgamento.
-
Gleisi e Nikolas trocam farpas sobre investigação no INSS
Confronto entre Gleisi Hoffmann e Nikolas Ferreira evidencia tensões políticas sobre fraudes no INSS. A ministra ressalta a responsabilidade do governo Bolsonaro nas irregularidades, enquanto o deputado defende a atual administração.
-
AGU chama Nikolas de “deputado da lacração”
Ministro da AGU critica o governo Bolsonaro por desmonte da Dataprev e aponta “engenharia criminosa” ligada a práticas de desestabilização. Jorge Messias defende a transparência e responsabilidade dos ex-ministros sobre irregularidades no INSS.
-
Rede e PDT vão ao STF contra suspensão do processo de Ramagem
Partidos recorrem ao STF para contestar suspensão da ação penal contra deputado ligado a Bolsonaro. A iniciativa busca garantir a responsabilidade criminal dos envolvidos na tentativa de golpe de Estado.
-
Fraude no INSS: governo Lula anuncia ações de ressarcimento, sob pressão bolsonarista nas redes
Governo Lula implementa medidas para ressarcimento de aposentados e pensionistas após denúncias de descontos ilegais. Até 9 milhões de beneficiários serão notificados a partir do dia 14 de maio para verificar a autorização dos descontos feitos por entidades associativas.
-
Espero que o papa defenda vida, família e liberdade, diz Bolsonaro
Bolsonaro expressa sua esperança na liderança do novo papa e reafirma a importância da defesa dos valores cristãos no Brasil. O ex-presidente destaca a união da nação em oração pelo novo pontificado, apesar de divergências anteriores com o papa Francisco.
-
Motta comunica a Barroso suspensão de ação penal contra Ramagem no STF
Câmara aprova suspensão da ação penal contra Alexandre Ramagem, réu por tentativa de golpe de Estado, e projeto pode beneficiar outros investigados. Psol planeja entrar com ação no STF contra a decisão do congressista.
-
Assista às declarações de Bolsonaro e aliados em ato em Brasília
Manifestações em Brasília mobilizam apoiadores de Bolsonaro em defesa da anistia aos presos dos ataques de 8 de janeiro. O ex-presidente destacou a importância do parlamento na aprovação de medidas que representem a vontade popular.
-
Decisão de suspender ação contra Ramagem não beneficia Bolsonaro, dizem fontes do STF
Câmara dos Deputados aprova suspensão do processo contra Alexandre Ramagem, mas decisão não beneficiará Jair Bolsonaro. Especialistas do STF afirmam que ação penal seguirá em relação às acusações mais graves contra o ex-presidente.
-
Alexandre de Moraes pede sessão virtual para analisar suspensão de ação contra Ramagem
Ministro do STF solicita sessão virtual para discutir suspensão do processo contra Ramagem, acusado de golpe de Estado. A Câmara já havia suspendido a ação, mas especialistas acreditam que a decisão se aplicará apenas a Ramagem e a crimes específicos relacionados à depredação de 8 de janeiro.
-
Alexandre de Moraes pede sessão virtual para analisar suspensão de ação contra Ramagem
Decisão sobre a suspensão do processo contra Ramagem será analisada pela primeira turma do STF. A Câmara já suspendeu a ação, mas avaliação preliminar sugere que a medida pode não se aplicar a outros réus, como Jair Bolsonaro.
-
Governo intensifica estratégia de responsabilizar Bolsonaro por escândalo do INSS após vídeo de Nikolas
Governo Lula intensifica estratégia para responsabilizar gestões anteriores por fraudes no INSS, atribuindo origens do esquema a administrações passadas. Enquanto isso, pressão aumenta sobre a Controladoria-Geral da União após críticas internas sobre a atuação no caso.
-
Ministro associa fraudes no INSS a governo Bolsonaro e critica Nikolas por vídeo
Ministro da AGU afirma que fraudes no INSS são herança do governo Bolsonaro e destaca esforços do atual governo para responsabilizar envolvidos. Ele critica oposições e defende a importância de uma empresa pública eficiente para garantir a proteção dos aposentados.
-
Primeira Turma do STF julgará texto da Câmara que suspende ação contra réus por trama golpista
Supremo Tribunal Federal analisará suspensão de ação penal contra deputado acusado de envolvimento em trama golpista. Decisão da Câmara não diferencia entre os réus, levantando expectativas sobre o alcance da medida.
-
Aprovação de texto que barra ação contra Ramagem é recado de Motta ao STF e governo, dizem líderes
Câmara aprova sustação de ação penal de Alexandre Ramagem em votação que reflete descontentamento com o STF e a falta de articulação do governo. A decisão fortalece a relação entre o Centrão e a oposição, acenando também para o ex-presidente Jair Bolsonaro.
-
Opinião | Governo tenta sair das cordas de crise do INSS, e sociedade pagará conta
Governo enfrenta crescente pressão após fraudes em contracheques de aposentados e busca reverter a crise com planos de ressarcimento, enquanto a oposição pede a abertura de CPI. Ministros tentam desviar a responsabilidade, mas as investigações continuam a expor falhas na gestão atual.
-
Base governista deu 60% dos votos a projeto que tenta barrar ação contra Ramagem e Bolsonaro no STF
Partidos da base governista se unem a bolsonaristas para garantir a suspensão da ação penal contra Alexandre Ramagem. A votação destaca a influência do governo Lula em apoio a iniciativas que beneficiam ex-membros do governo anterior.
-
Medida da Câmara a favor de Bolsonaro é inconstitucional e terá reação do STF, dizem especialistas
Câmara aprova suspensão de ação penal contra deputado Ramagem e outros 33 réus por atos golpistas. Especialistas alertam que resolução é inconstitucional e pode enfrentar resistência do STF.
-
Opinião | Câmara diz sim ao golpe, contrata guerra com o STF e corre risco de se desmoralizar
Câmara dos Deputados sustenta ação penal contra Bolsonaro, mas efeitos jurídicos são limitados e tensão com o STF deve aumentar. Aliados de Bolsonaro aproveitam manobra constitucional para fortalecer sua posição política, enquanto o governo Lula enfrenta desafios de controle sobre as bancadas.