Fazenda
-
Líder do PT na Câmara chama de ‘provocação infantil’ a votação surpresa marcada por Hugo Motta
Lindbergh Farias critica decisão de Hugo Motta e alerta para riscos fiscais. Ministra Gleisi Hoffmann e ministro Fernando Haddad também reagem à proposta que propõe derrubar decreto do IOF.
-
Senado votará derrubada do IOF se houver aval da Câmara
Davi Alcolumbre anuncia votação do PDL para sustar aumento do IOF caso aprovado na Câmara, surpreendendo a cúpula do governo. Cresce a insatisfação no Congresso devido à demora no empenho de emendas e a escolha de relator polêmico para o projeto.
-
Lula: ‘No meu governo, ministro não decide o que faz, decide o que vai apresentar para mim’
Lula critica a imprensa e reafirma seu papel decisório no governo. Declarações ocorrem em meio à votação do PDL que revoga aumento do IOF e anúncio de nova mistura de combustíveis.
-
Lula elogia condução de Haddad na Fazenda: “Seriedade”
Lula defende Haddad em meio a críticas sobre aumento de impostos e enfatiza esforços para consertar a economia. O presidente destaca a importância das medidas adotadas pelo governo e compara a atual situação fiscal com a gestão anterior.
-
Lula elogia condução de Haddad na Fazenda: “Seriedade”
Lula defende Haddad e destaca esforços do governo para equilibrar economia, enfrentando cobranças sobre a meta de déficit zero. Ele critica a falta de preocupação com as contas fiscais durante o governo Bolsonaro e menciona medidas adotadas para tentar reverter a situação.
-
CNJ tem maioria para obrigar avaliação antes de concessão por decisão judicial de BPC para pessoas com deficiência
Mudança proposta pelo CNJ visa unificar critérios de avaliação para concessão do Benefício de Prestação Continuada. A medida busca reduzir a judicialização e garantir uma análise mais adequada das limitações das pessoas com deficiência.
-
Alcolumbre avalia votar IOF no plenário do Senado ainda nesta 4ª
Senado pode votar hoje projeto para derrubar aumento do IOF. A medida, já aprovada na Câmara, reflete a insatisfação dos congressistas com o governo em relação à execução das emendas.
-
‘No meu governo, ministro não decide o que faz, decide o que vai apresentar para mim’, diz Lula
Lula critica a imprensa e reforça que suas decisões são finais no governo. Ele também elogia o trabalho do ministro da Fazenda em meio a polêmicas sobre o aumento do IOF.
-
Análise: Retomada do "nós contra eles" por Lula e Haddad irritou Congresso e turbinou a crise
Deputados expressam descontentamento com posicionamento do governo sobre aumento de cadeiras na Câmara e a retórica de divisão no debate tributário. Ações de Haddad e Lula geram tensão e desafios nas relações entre o Executivo e o Legislativo.
-
Hugo Motta pauta derrubada de decreto do IOF: entenda o passo a passo da crise entre governo e Congresso
Projeto para derrubar aumento do IOF é pautado sob críticas ao governo. Votação acontece em meio a tensões entre Câmara e Palácio do Planalto sobre a conta de luz dos brasileiros.
-
Ninguém se preocupou com deficit fiscal do Guedes, diz Lula
Lula critica falta de preocupação com déficit fiscal no governo Bolsonaro e defende sua gestão. Ele destaca conquistas econômicas sob sua administração e elogia a condução fiscal de seu ministro da Fazenda.
-
Empresários reclamam de impostos, mas esquecem desonerações, diz Lula
Lula critica reclamações de empresários sobre carga tributária e destaca benefícios fiscais recebidos. Durante lançamento de novo programa de combustíveis, presidente enfatiza a importância de pensar nos interesses nacionais.
-
Fazenda espera receita positiva em 2025 com renegociação de hospitais
Governo projeta impacto positivo na arrecadação tributária para 2025 com programa de renegociação. Iniciativa visa reduzir filas no SUS e permite que hospitais quitem dívidas com condições facilitadas.
-
‘No meu governo, ministro não decide o que faz, decide o que apresentar”, diz Lula
Lula critica a imprensa por buscar sensacionalismo e reafirma seu papel decisório no governo. O presidente também elogia o trabalho de Haddad e anuncia novos percentuais de mistura de combustíveis.
-
‘No meu governo, ministro não decide o que faz, decide o que apresentar”, diz Lula
Lula critica a imprensa e afirma que a decisão final do governo é sua, após consulta aos ministros. O presidente valoriza a gestão de Haddad na Fazenda e anuncia aumento na mistura de etanol e biodiesel.
-
Ex-ministro da Fazenda vê crise fiscal generalizada no Brasil em 2027
Maílson da Nóbrega alerta sobre uma crise fiscal iminente em 2027, relacionada a gastos obrigatórios. Para evitar essa crise, ele propõe reformas estruturais focadas em prioridades orçamentárias.
-
Lula defende Haddad e questiona se houve preocupação com déficit fiscal no governo passado
Lula defende Haddad e destaca a seriedade na condução da economia, enquanto critica a falta de preocupação com o déficit fiscal durante o governo anterior. O presidente também enfatiza a importância do petróleo para financiar a transição ecológica do Brasil.
-
Lula defende Haddad e questiona se houve preocupação com déficit fiscal no governo passado
Lula defende Haddad e destaca esforços do governo para estabilizar a economia brasileira. Ele critica a falta de preocupação com o déficit fiscal durante a gestão anterior e reafirma seu compromisso com a responsabilidade fiscal.
-
Ao vivo: Câmara analisa projeto que derruba aumento do IOF
Câmara dos Deputados vota projeto que revoga aumento do IOF em meio a festividades juninas. Umas das alternativas para compensar perdas seria utilizar reservas de estatais.
-
Lula defende Haddad e afirma que não precisa de técnico do FMI para dizer o que é responsabilidade fiscal
Lula reafirma apoio a Fernando Haddad em meio a críticas sobre a situação fiscal do país. O presidente destaca a seriedade do ministro na condução econômica e questiona cobranças em relação ao déficit fiscal em comparação a gestões anteriores.
-
Decisão de Motta de votar derrubada do IOF surpreende governo, que tenta reação
Conversas entre a ministra Gleisi Hoffmann e líderes do governo buscam reverter a votação que pode derrubar o aumento do IOF, crucial para a arrecadação de R$ 10 bilhões. A medida enfrenta resistência e é considerada vital para a execução do Orçamento e programas sociais.
-
Perto de derrota sobre IOF na Câmara, Lula defende Haddad e diz não precisar de 'técnico do FMI' para dizer o que é responsabilidade
Lula defende Haddad e critica quem aponta falhas na política econômica, destacando os resultados de seu governo. O presidente ressalta a seriedade de seu ministro e a necessidade de responsabilidade fiscal sem intervenções externas.
-
Governo modifica tributação do etanol não combustível no Brasil
Governo estabelece novas alíquotas para PIS/Pasep e Cofins sobre etanol não combustível, visando compensar possíveis perdas na arrecadação. A medida, que foi assinada por Lula, entra em vigor imediatamente e afeta diversos setores industriais.
-
Decisão de Motta de votação que pode derrubar decreto do IOF surpreende governo, que procura líderes e tenta reação
Ministra busca apoio no Congresso após anúncio de votação que pode derrubar aumento do IOF. Governo argumenta que a medida é crucial para a saúde das contas públicas e execução de emendas parlamentares.
-
Haddad e Dino irritam parlamentares que pressionam Motta a derrubar IOF; leia bastidores
Decisão surpresa de Hugo Motta gera tensão entre governo e Congresso. Votação do decreto que anula aumento do IOF acontece em meio a críticas ao ministro da Fazenda e à articulação política do governo.
-
Haddad poupa Galípolo e culpa Campos Neto por Selic a 15%
Haddad critica taxa Selic em 15% e atribui a situação à gestão anterior do Banco Central. Ministro também destaca novos instrumentos de crédito imobiliário em desenvolvimento para a classe média.
-
Após Motta marcar votação sobre IOF, Haddad diz que proposta do governo 'corrige injustiça'
Ministro da Fazenda defende aumento do IOF como medida para corrigir desigualdades fiscais e garantir direitos sociais. A votação na Câmara pode decidir o futuro das finanças do governo e das políticas sociais.
-
Câmara decide futuro do decreto do IOF nesta quarta: entenda o que está em jogo
Câmara dos Deputados analisa projeto que pode revogar o recente decreto do governo sobre o IOF. Setores econômicos e do Congresso pressionam contra o aumento da tributação e buscam estabilidade nas regras.
-
Pediram prioridade à revisão, e isso contribuiu para elevar fila do INSS, diz Lupi
Carlos Lupi critica priorização de ações de revisão de benefícios no INSS, que levou ao aumento das filas de espera. O ex-ministro aponta questões orçamentárias e insatisfação técnica como fatores contribuidores para o represamento.
-
Após Motta pautar votação do IOF, Haddad volta a defender decreto publicado pelo governo
Ministro Haddad ressalta a importância do decreto do IOF para combater a evasão fiscal. A medida, no entanto, enfrenta oposição com a proposta de suspensão pautada na Câmara dos Deputados.
-
Lula diz que o Brasil dá ‘R$ 860 bilhões em isenções para os ricos’, veja os números e se é verdade
Lula critica isenções fiscais para os ricos enquanto defende gastos sociais. Especialistas contestam dados e ressaltam a complexidade da questão tributária no Brasil.
-
Após Motta marcar votação que pode derrubar decreto do IOF, Haddad diz que proposta do governo 'corrige injustiça'
Ministro da Fazenda defende o aumento do IOF como uma medida para equilibrar as contas públicas e combater a injustiça fiscal. A Câmara dos Deputados se prepara para votar a proposta que pode reverter o decreto do governo, após intensas negociações políticas.