Câmara
-
Prima fiscal, IGP-10, falas do BC, confiança consumidor nos EUA e mais destaques
A conferência do Banco Central marca o início da semana econômica no Brasil, enquanto os dados do setor imobiliário nos EUA também são esperados. Além disso, as exportações brasileiras para o Mercosul mostram crescimento significativo no primeiro quadrimestre.
-
Com mais deputados, temos mais democracia?
A ampliação do número de deputados na Câmara enfrenta críticas por reforçar a desconfiança nas instituições democráticas. Especialistas alertam que a mudança pode não trazer melhorias nas políticas públicas, gerando um custo adicional para o país sem garantir a efetividade na representação regional.
-
Formas ilusórias
Congressistas buscam proteger aliados envolvidos em atos golpistas enquanto intensificam a luta contra a transparência no uso do orçamento. A crise institucional se agrava com a proposta de ampliação do número de deputados e os contínuos conflitos com o STF.
-
Governo levou ao menos 120 pessoas em viagens de Lula à Rússia e à China
A comitiva que acompanhou Lula em sua viagem à Rússia e China conta com 120 integrantes, incluindo ministros e altos funcionários. Os encontros resultaram em promessas de investimentos significativos e acordos bilaterais em áreas como saúde e biotecnologia.
-
'Nine-day fortnight': como funciona escala usada em alguns países, com 9 dias trabalhados em duas semanas
Deputada propõe mudança na jornada de trabalho para 36 horas semanais, visando a implementação de uma escala mais flexível. Mudança poderá beneficiar milhões de trabalhadores do comércio e serviços, atualmente afetados pela carga 6x1.
-
Gilmar Mendes diz que projeto da anistia serve para defender 'interesse da cúpula do golpe'
Gilmar Mendes critica o projeto de anistia no Congresso, afirmando que ele visa proteger líderes do golpe, e não os envolvidos na invasão de 8 de janeiro. O ministro ressalta a importância do Supremo em manter o controle de constitucionalidade das ações e defende a necessidade de processos adequados contra parlamentares.
-
Opinião | Bolsonaro quer mesmo a CPMI do INSS? E Lula, vai trazer especialista em censura da China?
Lula e Bolsonaro enfrentam críticas e escândalos enquanto suas administrações são manchadas por controvérsias e promessas não cumpridas. A falta de unidade entre os três poderes e a contínua revelação de fraudes e intrigas complicam ainda mais a situação política do país.
-
Efeitos da condenação de Carla Zambelli não devem ser imediatos
Decisão do STF condena deputada a dez anos de prisão, mas efeito da pena depende de recursos. Zambelli já enfrenta inelegibilidade e aguarda julgamento de eventuais apelações antes de qualquer cumprimento de pena.
-
Análise | INSS: Ministro dá cartada contra Bolsonaro, mas promete a aposentados o que é difícil de entregar
Ministro da Previdência culpa gestão Bolsonaro por fraudes no INSS e promete devolução de valores a aposentados. Durante audiência no Senado, ele enfrenta questionamentos sobre o aumento das irregularidades em sua administração desde 2023.
-
Moraes vai relatar ação de Motta contra decisão que manteve tramitação de processo contra Ramagem e Bolsonaro
Câmara dos Deputados busca suspender ação penal contra membros envolvidos no plano de golpe, argumentando violação da separação de poderes. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, já possui histórico de decisões sobre o tema.
-
Fraude no INSS: Base do governo já considera a possibilidade de uma CPI
Senadores discutem criação de CPI ou CPMI para investigar fraudes no INSS durante depoimento do Ministro da Previdência. O tema gera controvérsias entre os partidos, com promessas de foco na recuperação dos recursos desviados.
-
Dino acolhe explicação da Câmara sobre emenda de comissão após fala do líder do PL
Ministro Flávio Dino destaca compromisso da Câmara com transparência na gestão de emendas e responde a declarações do deputado Sóstenes Cavalcante. Ele reafirma que não há espaço para apropriação indevida de recursos públicos e solicita registro das propostas em atas oficiais.
-
Dino diz que fala de Sóstenes sobre emendas não representa Câmara
Ministro do STF afirma que declarações de deputado sobre emendas vinculadas a anistia não representam a Câmara. Ele ressalta a necessidade de transparência e cumprimento das normas na destinação de recursos públicos.
-
Zambelli pede à Câmara para suspender ação em que foi condenada e diz que não sobreviveria na cadeia
Carla Zambelli lamenta condenação do STF e destaca problemas de saúde que a impediriam de cumprir pena. Ela afirma que seguirá a ordem judicial, mas aponta injustiça na decisão e planeja recorrer.
-
Alexandre de Moraes avalia arquivar ação da Câmara para blindar Ramagem
Ministro do STF decidirá futuro de ação que pode interromper processo contra Alexandre Ramagem, acusado de tentativa de golpe. A análise ocorre em meio a tensões políticas e jurídicas no país.
-
CPMI do INSS: governo vai trabalhar para influenciar em escolha de integrantes, se comissão for adiante
Governos buscam influenciar formação de CPMI para evitar danos políticos. Estratégias incluem aproximação com líderes de partidos e defesa da atuação do governo na investigação das fraudes.
-
'Não sobreviveria na cadeia', diz Carla Zambelli, que critica condenação pelo STF em coletiva em SP
Carla Zambelli busca apoio no Congresso para reverter condenação e evitar prisão. A deputada destaca problemas de saúde e nega envolvimento em fraudes que lhe renderam a pena de 10 anos.
-
Moraes será relator de ação de Hugo Motta para travar processo contra Ramagem
Ministro do STF recebe caso que pode influenciar o futuro do deputado Alexandre Ramagem. A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental contestará a manutenção de processos contra o parlamentar, após suspensão aprovada pela Câmara.
-
Lula vai ao velório de Mujica no Uruguai com Boulos e Macêdo em meio a possível troca ministerial
Lula acompanha velório de Pepe Mujica no Uruguai e pode nomear Guilherme Boulos como novo ministro. A troca na Secretaria-Geral é discutida em meio a uma reforma ministerial em curso no governo.
-
Dino entende que fala de líder do PL sobre emendas foi isolada e aceita resposta da Câmara
Ministro do STF reafirma que distribuição de emendas deve seguir normativas e destaca a posição da Câmara sobre declarações de deputado. Hugo Motta esclarece que a fala de Sóstenes Cavalcante não representa a instituição e não está em linha com os acordos estabelecidos.
-
Carla Zambelli critica STF após condenação e afirma que “não sobreviveria na cadeia”
Deputada federal Carla Zambelli nega as acusações de invasão ao CNJ e afirma que pretende recorrer da condenação. Durante a coletiva, Zambelli ressaltou sua condição de saúde e falou sobre a possibilidade de prisão.
-
Zambelli se vê injustiçada por condenação no STF e diz ter apoio na Câmara para suspender processo
Carla Zambelli se declara vítima de injustiça após condenação do STF e busca apoio para suspensão de ação penal. A deputada alega contradições em depoimentos e nega envolvimento na invasão dos sistemas do CNJ.
-
Lula vai ao Uruguai com Boulos e Macêdo em meio a possível troca na Secretaria-Geral
Lula visita o Uruguai para o velório de Pepe Mujica e pode anunciar mudanças em seu ministério ao retornar. Guilherme Boulos é cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, em meio a especulações sobre uma reforma ministerial.
-
Moraes vai relatar ação de Hugo Motta contra decisão que manteve tramitação do processo do golpe
Câmara dos Deputados questiona decisão do STF sobre a ação penal contra Ramagem e Bolsonaro. Pedido busca reafirmar a imunidade parlamentar e a separação de poderes na análise de processos criminais.
-
Lula vai ao Uruguai com Boulos e Macêdo em meio a possível troca na Secretaria-Geral
Boulos pode ser nomeado ministro da Secretaria-Geral da Presidência ao retornar de viagem com Lula ao Uruguai. O ex-presidente do país, José Mujica, foi homenageado durante a visita em meio a rumores de uma reforma ministerial.
-
Líder no Senado diz que PT apoiará CPI do INSS se governo Bolsonaro for investigado
PT apoia CPI para investigar descontos indevidos em aposentadorias do INSS, desde que inclua apuração de imoralidades do governo Bolsonaro. Líder do partido, Rogério Carvalho, destaca a necessidade de responsabilização dos envolvidos e a restituição dos direitos dos aposentados.
-
Senado italiano aprova novas regras para cidadania de estrangeiros
O decreto-lei altera os critérios de concessão de cidadania para descendentes no exterior, restringindo a obtenção apenas a quem tem pais ou avós italianos. A proposta será votada pela Câmara no dia 28 de maio.
-
Senado da Itália aprova decreto que restringe cidadania a descendentes
Mudança nas normas de cidadania italiana pode afetar milhares de descendentes no exterior, especialmente brasileiros. Nova legislação limita transmissão por direito de sangue a duas gerações e exclui portadores de dupla cidadania.
-
Ministro cita medidas do Congresso sobre INSS e diz que 'ladrão entrou na casa' até 2022
Ministro revela que mudanças na legislação entre 2019 e 2022 facilitaram a entrada de fraudes nos descontos de aposentadorias. Aproximadamente 11 empresas fraudulentas se credenciaram no INSS devido à eliminação da revalidação dos descontos associativos.
-
Oposição recorre a Estatuto do Idoso para instalar CPI do INSS na Câmara
Oposição busca urgência na criação de CPI para investigar fraudes no INSS, utilizando o Estatuto do Idoso como estratégia. A medida visa garantir que idosos, principais vítimas, tenham prioridade na tramitação do processo.