Executivo
-
Em vitória para Trump, Suprema Corte limita poder de juízes federais sobre casos de cidadania
A decisão da Suprema Corte restringe a capacidade de juízes federais de conceder liminares sobre a cidadania por direito de nascimento. Apesar do apoio de Trump, a implementação de sua política ainda enfrenta desafios legais.
-
Suprema Corte dos EUA respalda Trump em tentativa de limitar a cidadania por nascimento
Suprema Corte dos EUA suspende bloqueios à ordem de Trump sobre cidadania por nascimento. Decisão pode impactar milhares de bebês e gera divisões entre juízes sobre a validade da medida.
-
Motta e Alcolumbre desistem de participar de audiência sobre emendas no STF
Desistência ocorre em meio a tensões entre os poderes e critérios de transparência nas emendas. Hugo Motta será representado por um advogado durante a audiência que pode influenciar a crise política atual.
-
Episódio do IOF revela que presidencialismo ruiu, diz Edinho Silva
Edinho Silva critica a desestruturação do presidencialismo e defende uma reforma política para reequilibrar os Poderes. Ele afirma que a atual crise governamental reflete um problema estrutural que vem se arrastando no Brasil.
-
Cautela fiscal impede alta do Ibovespa com exterior e após queda do IGP-M
Cautela com o cenário fiscal brasileiro pesa sobre o Ibovespa, que apresenta leve queda nesta manhã. Expectativas sobre cortes de juros nos EUA podem não ter efeito imediato no mercado local devido a instabilidades políticas.
-
Governo pode evitar corte maior de gastos após derrota no IOF, mas terá dificuldade em 2026
Governo busca alternativas para conter impacto da derrubada do aumento do IOF e garantir metas fiscais. Medidas sobre arrecadação do petróleo e cortes orçamentários estão em discussão diante de pressões financeiras crescentes.
-
Ação do PSOL leva derrubada do IOF para o Supremo Tribunal Federal
PSOL questiona no STF derrubada de decreto do IOF pelo Congresso. A ação destaca a violação da competência privativa do Executivo e o princípio da separação dos Poderes.
-
Lula decide ir ao STF contra derrubada de decreto do IOF, diz jornal
Lula entra com ação no STF para reverter derrubada de decreto do IOF pelo Congresso. A Advocacia-Geral da União estuda medidas jurídicas para preservar a alíquota, enquanto o PSOL também apresenta uma contestação.
-
STF: Motta e Alcolumbre desistem de ir à audiência pública sobre emendas
Cúpula do Congresso se ausenta de audiência pública no STF, sendo representada por advogados. Descontentamento com a atuação do ministro Flávio Dino e questões sobre a transparência das emendas impositivas motivam a desistência.
-
STF: Abraji afirma que emendas parlamentares viraram instrumento de 'barganha política'
Katia Brembatti ressalta a necessidade de maior transparência na execução das emendas parlamentares, que se tornaram ferramentas de manipulação política. Audiência no STF discute ações que contestam a alocação e uso desses recursos federais.
-
Lula veta trechos de projeto de lei que prevê exame toxicológico para categorias A e B da CNH
O presidente vetou partes essenciais do novo Código de Trânsito Brasileiro, incluindo a obrigatoriedade do exame toxicológico para motoristas iniciantes. A decisão visa evitar impactos financeiros e garantir segurança jurídica na implementação das novas regras.
-
PSOL antecipa governo e recorrerá ao STF contra derrubada do IOF pelo Congresso
PSOL busca reverter suspensão de decretos do IOF no STF em meio a divisões dentro do governo. Com um rombo de R$ 12 bilhões, a necessidade de alternativas para recompor a receita se torna urgente.
-
STF: advogado do Psol diz em audiência que emendas impositivas violam sistema presidencialista
Advogados do Psol defendem que emendas impositivas comprometem o presidencialismo e distorcem a gestão do Orçamento. A audiência pública no STF busca esclarecer a constitucionalidade dessas práticas e seu impacto sobre a separação dos poderes.
-
PSOL antecipa governo e irá tentar anular no STF decisão do Congresso que barrou alta do IOF
PSOL busca reverter decisão do Congresso que suspendeu aumentos de IOF, enquanto governo divide opiniões sobre judicialização. A derrota acentua o desafio da base aliada em manter diálogo com o Legislativo e lidar com o rombo fiscal de R$ 12 bilhões.
-
Relator-relâmpago do IOF diz que derrubada evita imposto 'sobre o pão nosso de cada dia'
Deputado Coronel Chrisóstomo defende a derrubada do aumento do IOF, que ele considera um impacto negativo sobre itens essenciais da população. Com votação surpreendente no Congresso, o governo Lula agora pode recorrer ao Judiciário para enfrentar a decisão.
-
Congresso aponta para fraqueza de Lula, mas não quer ter responsabilidades, diz especialista
A cientista política Lara Mesquita analisa as recentíssimas derrotas do governo Lula no Congresso como uma demonstração de poder dos parlamentares. Ela destaca a busca por maior controle orçamentário e a falta de responsabilização que permeia a relação entre o Legislativo e o Executivo.
-
STF começa a ouvir representantes do governo, do Legislativo e especialistas em audiência sobre emendas
Audiência no STF reúne líderes do Executivo e Legislativo para debater sobre emendas parlamentares impositivas. O evento busca esclarecer os impactos legais e administrativos da execução obrigatória desses recursos e suas possíveis implicações para a gestão do orçamento federal.
-
Dólar abre em leve baixa com inflação dos EUA em foco
Investidores monitoram dados de inflação nos EUA e declarações do ministro da Fazenda enquanto dólar registra leve baixa. Análise das recentes decisões no Congresso pode impactar a agenda econômica do governo brasileiro.
-
Episódio do IOF revela que presidencialismo ruiu, diz Edinho Silva
Edinho Silva critica desarranjo institucional que afeta a relação entre os Poderes e defende reforma política para fortalecer a democracia. O ex-prefeito ressalta a necessidade de um debate amplo sobre o futuro do país e a importância da liderança de Lula na superação da crise atual.
-
CNU 2 tem blocos temáticos divulgados. Veja lista
Divisão dos cargos para o Concurso Público Nacional Unificado visa facilitar a escolha dos candidatos. Edital oficial será divulgado na próxima semana e inscrições estão previstas para a segunda quinzena de julho.
-
Governo prega diálogo, mas vai intensificar discurso ‘ricos contra pobres’
Governo busca evitar novos descontentamentos com o Congresso, priorizando diálogo com partidos do Centrão. Lula aposta em pautas de justiça fiscal para fortalecer sua imagem e viabilizar propostas eleitorais para 2026.
-
Inflação nos EUA, taxa de desemprego no Brasil, Haddad, Guillen e mais destaques
Dados econômicos de Brasil e EUA são aguardados com expectativa, enquanto investidores repercutem acordo comercial entre EUA e China. Além disso, o governo brasileiro lida com a repercussão da derrubada de decretos do IOF pelo Congresso.
-
Episódio do IOF revela que presidencialismo ruiu, diz Edinho Silva
Edinho Silva analisa a crise entre os Poderes e propõe reforma política para restaurar a governabilidade no Brasil. Candidato à presidência do PT, ele defende um debate profundo sobre o futuro democrático e os interesses do país.
-
Derrota no IOF eleva pressão por mudança da meta fiscal em 2026
Economistas alertam que a rejeição das medidas para o IOF pelo Congresso pode forçar o governo a revisar a meta fiscal de 2026. A pressão se intensifica com o cenário eleitoral se aproximando.
-
Disputa sobre impositividade pode ser nova tônica no Supremo
Governo luta para aumentar a liberação de emendas enquanto enfrenta grandes desafios no Legislativo. Cúpula do Congresso se mobiliza para reforçar sua influência orçamentária diante das recentes derrotas do Executivo.
-
‘Não temos interesse no conflito’, diz Gleisi
Ministra Gleisi Hoffmann destaca a importância do diálogo, apesar da derrota expressiva do governo no parlamento. A fragilidade do Executivo é evidenciada pela rejeição do decreto que buscava consolidar suas políticas.
-
Lula avalia recorrer ao STF contra derrubada do IOF para evitar novas derrotas em decretos
Governo brasileiro avalia entrar com ação no STF para reverter anulação do aumento do IOF. Ministros defendem que essa medida é necessária para evitar questionamentos futuros sobre decretos presidenciais.
-
Relação do governo Lula com Congresso está muito ruim, diz Noronha, da Arko Advice
Analista destaca crescente tensão entre Executivo e Legislativo após derrubada do aumento do IOF. Noronha aponta que a falta de articulação política e acordos não cumpridos agravam a relação entre os dois poderes.
-
Entidades do setor produtivo elogiam Congresso por derrubar decreto do IOF
Setor produtivo celebra aprovação do PDL que anula aumento do IOF, destacando a importância da estabilidade fiscal. Entidades afirmam estar dispostas a dialogar sobre os desafios econômicos do Brasil.
-
Ato de Lula em favela de SP tem críticas a PM de Tarcísio
Lula assina portaria para reassentamento na Favela do Moinho e critica a atuação da Polícia Militar. Durante o evento, moradora denuncia agressões e pede ajuda ao presidente para garantir a saída pacífica das famílias.
-
Deputado do MDB destina emenda para recapear condomínio de luxo onde mora em SP
Verba pública utilizada em melhorias no condomínio de luxo do deputado levanta suspeitas de improbidade. Prefeitura defende a ação como necessária para a manutenção da infraestrutura da cidade.
-
Vale (VALE3) sobe 3% e impulsiona Ibovespa em dia de derrubada do decreto do IOF
Ibovespa registra alta significativa impulsionada por ações da Vale, enquanto dólar cai contra o real. Investidores reagem à revogação do decreto do IOF e suas implicações para as contas públicas do governo.