Câmara
-
Fundo Social do Pré-Sal poderá ser usado no MCMV e PAC; programa que isenta conta de luz é dúvida
Deputado José Priante irá apresentar relatório sobre a autorização para utilização de recursos do Fundo Social do petróleo em programas habitacionais e de infraestrutura. A proposta original do governo enfrenta resistência no Congresso, especialmente em relação à inclusão do Tarifa Social.
-
Relator propõe mudança em fundo habitacional para garantir programa de Lula de reforma de casas
Deputado propõe inclusão do FGHab para garantir crédito em reformas habitacionais. Medida visa facilitar acesso a financiamento e reduzir risco de inadimplência para famílias de classe média.
-
Lula não se manifesta e Alcolumbre vai promulgar lei de Dia da Amizade Brasil-Israel
O silêncio do presidente Lula em relação à sanção da lei resulta na promulgação automática pela presidência do Senado. A nova legislação estabelece o dia 29 de novembro como Dia da Amizade entre Brasil e Israel, em meio a tensões diplomáticas entre os países.
-
Erika Hilton mantém maquiadores como funcionários de gabinete
Erika Hilton defende contratação de maquiadores como assessores parlamentares e desmente rumores sobre suas funções. Regimento da Câmara proíbe contratações de caráter particular, mas deputada afirma que atividades são institucionais.
-
Relator do PL ambiental irá debater texto com Carlos Fávaro e Marina Silva
Deputado busca consenso sobre projeto que altera regras de licenciamento ambiental. Expectativa é que o relatório final seja apresentado antes do recesso parlamentar.
-
Bolha ou nova era? Mercado debate força de stablecoins após alta de 750% da Circle
Ações da Circle Internet Group dispararam 750% em menos de três semanas, impulsionadas pela euforia em torno das stablecoins e novas regulamentações nos EUA. Especialistas analisam a sustentabilidade desse crescimento e os desafios futuros do setor.
-
Powell se nega a apontar mês específico para início de corte nos juros pelo Fed
Jerome Powell afirma que o Federal Reserve não tem pressa para cortar juros enquanto monitora as pressões inflacionárias. Ele destaca a importância de avaliar os efeitos das tarifas sobre a inflação antes de tomar qualquer decisão.
-
Bancadas devem liberar parlamentares em votação sobre aumento do número de deputados
Senado se prepara para votação que pode alterar composição da Câmara dos Deputados, aumentando o número de cadeiras. A proposta gera controvérsia, com ampla rejeição entre a população, e decisão deve ser tomada antes do prazo estabelecido pelo STF.
-
Texas destina 50 milhões de dólares à pesquisa com psicodélico
Texas investe US$ 50 milhões em ibogaína, enquanto planeja proibir canabinoides psicoativos. A contradição reflete a divisão interna do Partido Republicano e acirra o debate sobre políticas de drogas no Estado.
-
Meta confirma uso de e-mail de Mauro Cid em conta do Instagram que discutia delação
Conexões entre Mauro Cid e conta suspeita levantam novas suspeitas sobre obstrução de Justiça. Revelações de mensagens ao STF intensificam investigações sobre tentativas de manipulação do processo judicial.
-
BIS faz alerta severo sobre stablecoins e pede que países tokenizem suas moedas
BIS alerta para riscos das stablecoins e pede regulamentação de moedas digitais dos bancos centrais. A organização destaca preocupações com a soberania monetária e a necessidade de um sistema de pagamento mais transparente e eficiente.
-
Incerteza sobre IOF adia captações de empresas
Incertezas fiscais motivam empresas a adiar captações no mercado de renda fixa. O Congresso se prepara para decidir sobre propostas que impactam a tributação, gerando cautela entre os investidores.
-
Agenda do dia: Powell e ata do Copom são destaque
Investidores estarão atentos a eventos importantes envolvendo o Federal Reserve e dados econômicos no Brasil. Foco na ata do Copom e na divulgação de índices de confiabilidade do consumidor e inflação em várias capitais.
-
Ata do Copom, Powell, Haddad, cessar-fogo Israel-Irã e mais destaques desta 3ª
Divulgações de indicadores econômicos no Brasil e nos EUA podem influenciar mercado. Discussões no governo brasileiro e a situação no Oriente Médio também marcam o dia.
-
Em um só dia, incerteza sobre IOF adia três captações de empresas
Empresas postergam captações devido à incerteza sobre aumento do IOF. A expectativa é que o Congresso defina rapidamente as propostas fiscais para evitar mais insegurança no mercado de investimentos.
-
Crivella e deputados pedem à Câmara para ir ao Oriente Médio
Deputados buscam autorização para visita à Jordânia em meio a escalada do conflito no Oriente Médio. O objetivo é monitorar o retorno seguro de brasileiros e fortalecer a cooperação internacional.
-
Meta confirma que conta no Instagram usava e-mail de Cid
Documentos revelam que conta de Instagram usada para discutir delação de Mauro Cid foi criada com e-mail e número de celular vinculados a ele e sua esposa. A revelação contradiz a negação do militar durante interrogatório no STF sobre o uso da plataforma para esse fim.
-
Lula ignora prazo e Alcolumbre promulgará Dia da Amizade Brasil-Israel
Lula deixa de sancionar projeto que celebra amizade com Israel, transferindo promulgação ao Senado. A decisão ocorre em meio a críticas do presidente ao país em meio ao conflito com o Hamas.
-
Lula deixa para Alcolumbre promulgar Dia da Amizade Brasil-Israel
Lula não sanciona Dia de Celebração da Amizade Brasil-Israel e deixa promulgação para o Senado. A decisão ocorre em meio a críticas do presidente às ações israelenses durante o conflito com o Hamas.
-
Ex-médico de Biden depõe a comitê da Câmara sobre saúde do democrata
Ex-médico de Joe Biden é convocado a depor no Congresso sobre saúde do ex-presidente. Investigação republicana questiona a precisão dos relatórios médicos em meio a acusações de acobertamento.
-
Senado votará aumento de deputados para evitar decisão do STF
Senado agenda votação de projeto controverso para aumentar número de deputados. Proposta visa evitar perdas de representação para estados, mas enfrenta resistência no colégio de líderes.
-
Votação de projeto que amplia número de deputados é mantido no Senado mesmo com rejeição popular
Senado agenda votação de projeto polêmico que adiciona 18 deputados à Câmara, desconsiderando a forte rejeição popular. A proposta visa atender à nova configuração demográfica sem redistribuir cadeiras entre os estados.
-
Vice-presidente nacional do PSDB, Duarte Nogueira migra para PSD
Duarte Nogueira deixa o PSDB após 26 anos e se junta ao PSD, buscando fortalecer a bancada da legenda nas próximas eleições. A migração reflete a atual crise do PSDB, com a perda de importantes lideranças e riscos nas disputas eleitorais.
-
Defesa de Câmara recorre contra prisão e nega violação de cautelares
A defesa argumenta que não houve descumprimento das restrições e solicita que o caso seja revisto pela 1ª Turma do STF. Além disso, questiona a validade do acordo de delação de Mauro Cid, alegando falta de voluntariedade e possíveis mentiras nas declarações do delator.
-
Defesa pede ao STF revogação da prisão preventiva do coronel Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro
Advogado defende que Marcelo Câmara não descumpriu restrições e busca liberdade. Tribunal examina possíveis obstruções à justiça no caso envolvendo troca de mensagens com Mauro Cid.
-
CCJ dá 5 sessões para Zambelli apresentar defesa
CCJ concede prazo para defesa de Zambelli enquanto ela permanece fora do Brasil. Deputada licenciada enfrenta processo que pode resultar na perda do mandato e foi condenada a 10 anos de prisão.
-
Câmara dos EUA proíbe WhatsApp em dispositivos oficiais
Câmara dos Deputados dos EUA bloqueia o uso do WhatsApp devido a preocupações com a segurança de dados. Alternativas recomendadas incluem Microsoft Teams e Signal, enquanto a Meta contesta a decisão.
-
CCJ da Câmara abre prazo para que Zambelli apresente defesa em processo sobre perda do mandato
Deputada tem até cinco sessões para se defender após condenação por invasão do CNJ. Processo na CCJ pode levar à cassação do mandato, caso avance para o plenário.
-
Senado deve votar aumento do número de deputados a menos de uma semana do prazo do STF
Senado votará proposta para aumento de deputados federais sob urgência, com prazo determinado pelo STF se aproximando. A medida, que gera polêmica e contrariedade entre parlamentares e população, pode custar R$ 64,8 milhões ao orçamento.
-
Congresso surfa na polarização entre Lula e Bolsonaro para fazer o que quer, ampliando privilégios
Congresso ignora crise e aprova aumento do fundo partidário. Decisões beneficiam parlamentarismo em detrimento de investimentos essenciais ao país.
-
Maioria da população é a favor da reeleição de presidentes, governadores e prefeitos, diz pesquisa
Pesquisa revela que 57% dos brasileiros apoiam a reeleição para cargos executivos, apesar da proposta de acabar com esse direito em tramitação no Senado. A maioria dos entrevistados também defende a ampliação dos mandatos eletivos para cinco anos.
-
Lira apresenta parecer favorável a projeto que atualiza tabela mensal do Imposto de Renda
Deputado Arthur Lira apresenta parecer favorável ao projeto que atualiza a tabela do Imposto de Renda e amplia limites de isenção. A proposta busca mitigar a defasagem histórica e tem impacto fiscal estimado em bilhões nos próximos anos.
-
CCJ abre prazo para Zambelli em processo que pode resultar na cassação de seu mandato
Carla Zambelli terá prazo de cinco sessões para apresentar sua defesa no processo de cassação. A deputada, foragida na Itália, enfrenta um processo que pode levar à perda do mandato após condenação pelo STF.
-
Relator apresenta parecer favorável a projeto que atualiza tabela do imposto de renda
Deputado Arthur Lira avaliza atualização dos valores do Imposto de Renda e amplia faixa de isenção. Projeto gera renúncia fiscal significativa e é parte de debate mais amplo sobre reforma tributária.
-
Pedro Paulo espera que regulamentação do IBS seja votada antes do recesso parlamentar
Deputado destaca a urgência da votação do projeto de lei 108, que complementa a reforma tributária, antes do recesso parlamentar. A proposta inclui a criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços, com representações de governadores e prefeitos.