Executivo
-
'Quando Congresso e Executivo não se entendem, Justiça resolve', diz Lula sobre IOF
Lula defende ajuste tributário em meio a controvérsias sobre o IOF e acusa pressão do Congresso. Caso será decidido pelo STF, intensificando incertezas no mercado financeiro.
-
46% dos deputados avaliam governo Lula como ruim ou péssimo, aponta Genial/Quaest
A pesquisa revela um aumento na insatisfação dos parlamentares com o governo Lula, refletindo preocupações sobre a governabilidade e a capacidade de aprovar propostas no Congresso. Ao mesmo tempo, a aceitação do presidente da Câmara, Hugo Motta, atinge índices positivos entre os deputados.
-
Manhã no mercado: Emprego nos EUA e produção industrial no Brasil movimentam ativos
Mercados aguardam dados do emprego dos EUA enquanto consumidores se preocupam com pacote de impostos de Trump. Bolsas avançam em meio a intervenções econômicas e questões fiscais no Brasil.
-
“Se Motta quiser” reforma administrativa pode propor medidas fiscais, diz Pedro Paulo
Deputado defende que reforma administrativa pode incorporar medidas de ajuste fiscal, se houver apoio político. Ele critica a falta de ação governamental em cortar despesas e destaca a necessidade de uma reforma mais abrangente.
-
Lula diz que acionou STF para reverter decisão do Congresso sobre IOF para seguir governando: ‘Cada macaco no seu galho’
Lula defende a judicialização de decretos revogados pelo Congresso como forma de garantir governabilidade. Ele destaca a importância das decisões do Executivo frente à falta de consenso político e ao avanço de interesses individuais.
-
Relator defende MP alternativa ao IOF, mas diz estar preparado para negociar
Deputado Carlos Zarattini destaca a importância das alterações na MP 1303 para a arrecadação fiscal e a execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026. Ele acredita na possibilidade de negociações para uma alíquota única, apesar da resistência esperada no Congresso.
-
Lula “já é idoso” e deveria “ter mais juízo”, afirma Caiado
Governador de Goiás critica postura de Lula e destaca necessidade de pacificação. Caiado também afirma que será candidato à Presidência se Bolsonaro não concorrer.
-
Deputados dizem que Lula dá pouca atenção ao Congresso Nacional
Pesquisa revela que 69% dos deputados federais sentem falta de atenção do governo Lula. Comparativo com levantamento anterior mostra um aumento na insatisfação com o relacionamento entre Executivo e Legislativo.
-
Ação no Supremo pelo IOF acirra crise de Lula com Congresso, e acordo é incerto
Presidente Lula recorre ao STF após derrubada do decreto que aumentou o IOF, exacerbando tensões com o Congresso. Ação governamental visa reafirmar a prerrogativa do Executivo, enquanto parlamentares reagem e se mobilizam contra o aumento do imposto.
-
Bolsonaro cancela agenda pública por todo o mês de julho
Ex-presidente Jair Bolsonaro inicia repouso domiciliar em julho devido a problemas de saúde. Compromissos públicos estão suspensos para garantir sua recuperação após cirurgia e internação.
-
Câmara adia votação de urgência do projeto sobre corte de benefícios tributários
Votação sobre cortes de benefícios tributários é adiada após pedido de deputado. Expectativa é que o tema seja rediscutido na próxima semana com possível unificação de propostas.
-
Durigan se reúne com líderes na Câmara após governo ir ao STF contra derrubada do IOF
Secretário do Ministério da Fazenda se reúne com base governista após decisão polêmica sobre IOF. Expectativa é discutir a agenda econômica e projetos de reforma tributária em meio à tensão entre poderes.
-
Alcolumbre: governo tem ‘legitimidade’ para acionar STF contra decisão do Congresso
Governo busca no STF reverter derrubada de decreto que aumentava o IOF, enquanto lideranças do Congresso criticam a judicialização da matéria. Alcolumbre reconhece a legitimidade da ação, mas destaca a importância do diálogo nas relações políticas.
-
Emprego nos EUA, produção industrial no Brasil e mais destaques desta 4ª
Quarta-feira traz importantes indicadores econômicos no Brasil e nos EUA, além de compromissos políticos de líderes do governo. A agenda inclui divulgação de dados sobre produção industrial e emprego, enquanto o presidente Lula participa de eventos em Salvador e Buenos Aires.
-
Não é possível revogar o ano de 2025
Congresso Nacional toma decisão polêmica sobre o IOF, com reflexos nas eleições de 2026. Lula busca na Justiça a proteção de suas funções diante da anulação de sua medida.
-
“Gilmarpalooza”: do STF a Motta, Brasília vai a Lisboa em meio a tensão entre Poderes
Fórum de Lisboa 2023 destaca tensões entre os poderes e a presença de figuras influentes na política brasileira. Entre os temas em pauta, estão reforma administrativa, segurança jurídica e geopolítica global.
-
Para especialistas, questão não é alta do IOF, mas viés arrecadatório
Especialistas analisam a disputa entre o governo e o Congresso sobre o aumento do IOF, destacando a complexidade jurídica e a necessidade de uma supervisão legislativa. A expectativa é que o STF considere a harmonia entre os Poderes ao decidir sobre a legitimidade do decreto que suspendeu a medida.
-
Para especialistas, questão não é alta do IOF, mas viés arrecadatório
Especialistas analisam a disputa entre o governo e o Congresso sobre o aumento do IOF e apontam que a decisão do STF pode ser influenciada pelo princípio da harmonia entre os Poderes. A polêmica gira em torno da atribuição do Executivo de alterar alíquotas e do papel de supervisão do Legislativo.
-
Número 2 da Fazenda se reúne com líderes da base na Câmara após governo ir ao STF contra derrubada do decreto do IOF
Reunião busca acalmar os ânimos entre os poderes e discutir a agenda econômica. Parlamentares demonstram preocupação com a judicialização das decisões governamentais.
-
Nunca deixei de ter apoio do PDT para ser ministro, diz Wolney
Ministro da Previdência destaca apoio contínuo do PDT após sua nomeação. Wolney Queiroz também reafirma que o partido deve apoiar a reeleição de Lula em 2026.
-
Governo tem legitimidade para tomar decisão, diz Alcolumbre sobre IOF
Governo federal busca reverter a decisão da Câmara que derrubou decreto do IOF por meio de ação no STF. O presidente do Senado defende a legitimidade das decisões do Executivo em meio ao embate político.
-
IOF: Cabo de guerra entre governo e Congresso aumenta crise e contamina isenção do Imposto de Renda
Parlamentares ameaçam retaliação contra o governo após aumento do IOF gerar crise política. O futuro da isenção do Imposto de Renda e outras propostas do governo se torna incerto diante do acirramento das relações entre os Poderes.
-
Governo recorre ao STF para voltar com o aumento do IOF e medida pode ser um ‘tiro no pé’
Governo busca reverter decisão do Congresso sobre aumento do IOF, enfrentando possíveis consequências negativas. Vitória no STF pode intensificar desgaste político e eleitoral, complicando futuras negociações com o Parlamento.
-
Alcolumbre diz que governo tem 'legitimidade' para decidir sobre judicialização do IOF
Senador reforça a legitimidade do governo em suas decisões, enquanto a AGU se movimenta no STF para reverter a derrubada do decreto do IOF. A aprovação do projeto pela maioria do Legislativo representa um desafio significativo para a administração Lula.
-
Alcolumbre diz que governo tem 'legitimidade' para acionar STF em tentativa de reverter decisão do Congresso sobre IOF
Alcolumbre defende legitimidade do governo em judicializar aumento do IOF. O presidente do Senado ressalta a importância do diálogo, mesmo diante das críticas de parlamentares sobre a medida.
-
Usurpação de poder? Os argumentos do governo Lula para ir ao STF contra derrubada do IOF pelo Congresso
AGU busca reverter decisão do Congresso que anulou aumento do IOF, alegando ofensa à separação dos poderes. O governo ressalta que a persistência da derrubada pode gerar perdas de R$ 12 bilhões em arrecadação em 2025, comprometendo a saúde fiscal do país.
-
Bancada do PT endossa ação do governo no STF sobre IOF e fala em 'forças do atraso'
PT apoia governo Lula na luta por aumento do IOF e justiça tributária. Propostas incluem taxação de grandes fortunas e redução da jornada de trabalho.
-
Líder da oposição diz que governo declara guerra ao judicializar IOF e 'tenta vencer no tapetão'
Deputado Zucco critica ação da AGU como uma ameaça à democracia e defende o respeito ao Legislativo. O governo busca reverter a suspensão do aumento do IOF após votação favorável no Congresso.
-
Especialistas divergem sobre ação do governo no STF contra derrubada do IOF
Governo busca proteção do STF contra derrubada do aumento do IOF, acirrando as tensões entre os Poderes. Especialistas divergem sobre a constitucionalidade da ação e suas implicações para a arrecadação federal e o sistema político.
-
Em votação simbólica, Senado aprova projeto de conversão da MP do Fundo Social
Senado avança na aprovação de MP que amplia recursos do Fundo Social e permite leilões de áreas do pré-sal. A medida busca reforçar a arrecadação da União em meio a desafios fiscais e mudanças no IOF.
-
Câmara adia votação de urgência do projeto sobre corte de benefícios tributários, governo tenta acordo
Câmara adia votação sobre urgência de projeto que propõe cortes em benefícios tributários. O tema deve ser reavaliado na próxima semana, em meio a negociações entre líderes e o governo.
-
Governo não quer “peitar” Congresso em ação sobre IOF, diz líder
José Guimarães destaca a ação da AGU no STF como uma medida para preservar a atuação do Executivo e comunica que houve diálogo prévio com o presidente da Câmara. A situação surge após a derrubada do aumento do IOF pelo Congresso, que representa uma significativa derrota para o governo Lula.
-
Fábio Schiochet é eleito presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados
Fábio Schiochet assume a presidência do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, prometendo uma condução técnica e independente. A nova gestão ocorre em um cenário delicado de reorganização política e investigação de parlamentares.