Câmara
-
AGU vai definir estratégia para contestação de derrubada do IOF
Lula busca a declaração de inconstitucionalidade do decreto que sustou o aumento do IOF. A AGU foi designada para elaborar a estratégia jurídica para o caso, que visa preservar as prerrogativas do Executivo.
-
Gilmar sugere que ação contra derrubada do IOF fique com Moraes
Gilmar Mendes propõe redistribuição da relatoria para evitar decisões contraditórias. A ação questiona a revogação do decreto do IOF pelo Congresso Nacional, em uma manobra política que representa uma derrota significativa para o governo atual.
-
Comissão da Câmara aprova inclusão de educação financeira nas escolas
Projeto de lei prevê a inclusão obrigatória da educação financeira nos currículos do ensino fundamental e médio. A medida visa promover hábitos de consumo e poupança mais conscientes entre os estudantes.
-
Em audiência sobre emendas, Dino alerta que rigor fiscal é exigência constitucional
Ministro do STF defende a obrigação de repasse de emendas e nega usurpação de poderes. Audiência pública discute a relação entre o Executivo e o Legislativo em meio a crises financeiras e políticas.
-
Caso IOF: Centrão pressiona Lula por cargos e emendas enquanto Congresso já mira 2026
Lula vê derrubada do IOF como manobra da centro-direita para desestabilizar seu governo. Divergências internas sobre como reagir podem complicar ainda mais a relação entre o Planalto e o Congresso.
-
PT dobra a aposta para aumentar disputa de pobres contra ricos
PT intensifica discurso de divisão social em novo vídeo de propaganda, propondo taxação maior para os super ricos. A campanha busca fortalecer a pauta de justiça fiscal através do novo Imposto de Renda, enfrentando resistência no Congresso.
-
AGU vai definir estratégia para contestação de derrubada do IOF
Lula busca reverter decisão do Congresso que suspendeu aumento do IOF em ação no STF. Governo considera inconstitucional a manobra legislativa que infringe a separação de poderes.
-
Comissão aprova prioridade ao uso de energia solar em edifícios
Projeto de lei prioriza energia solar em edificações coletivas e altera legislações existentes. Relator destaca importância da medida para promover tecnologias sustentáveis e empregos no Brasil.
-
Tudo por dinheiro
Lula busca reverter decisão do Congresso sobre o IOF no STF, enquanto enfrenta críticas pela falta de articulação política. Com a popularidade em queda, o governo luta para manter o diálogo entre os Três Poderes em meio a um ambiente conturbado.
-
É possível retomar diálogo com partidos da frente ampla, diz Edinho
Edinho Silva defende reestabelecimento de diálogo com partidos de centro para fortalecer alianças em 2026. O ex-prefeito afirma que consolidar a base política do PT é essencial para garantir a reeleição de Lula.
-
Comissão aprova projeto que veta reavaliação psicológica de policiais
Comissão aprova projeto que elimina avaliação psicológica para porte de armas por servidores da segurança pública. Deputado autor argumenta que faltam evidências que justifiquem a frequência das avaliações.
-
Gilmar Mendes será o relator de ação do Psol contra derrubada do IOF
O Psol alega que a revogação do aumento do IOF pelo Congreso fere a separação de poderes e compromete a estabilidade fiscal. A ação foi protocolada no mesmo dia em que o presidente Lula decidiu recorrer ao STF contra a derrubada do decreto.
-
Legislativo 'tem seus limites' e decreto do IOF cumpriu a lei, diz Rui Costa
Governo se prepara para contestar decisão do Congresso sobre aumento do IOF no Supremo Tribunal Federal. Rui Costa defende limites de atuação das instituições e questiona a legalidade do uso do PDL para derrubar decretos presidenciais.
-
Câmara pauta urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários de autoria parlamentar
Câmara solicita urgência em projeto que visa cortar benefícios tributários após aprovação no Senado. Relacionamento entre Congresso e Executivo se intensifica com a discussão simultânea de propostas sobre o tema.
-
Câmara não espera Haddad e pauta urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários de autoria parlamentar
Câmara busca acelerar tramitação de projeto que altera benefícios tributários, já aprovado pelo Senado. Relação entre Congresso e Executivo continua tensionada após recentes desavenças sobre impostos.
-
Política na semana: Governo perde
A decisão do Congresso reflete um crescente descontentamento com a administração do presidente. A crise política acentua as dificuldades enfrentadas pelo governo em sua agenda econômica.
-
Legislativo 'tem seus limites' e decreto do IOF cumpriu a lei, diz Rui Costa
Rui Costa defende a atuação do Executivo e questiona os limites do Legislativo após a derrubada dos decretos sobre o IOF. Governo planeja recorrer ao STF para discutir a legalidade do uso do projeto de decreto legislativo.
-
Líder do PT na Câmara diz que derrubada do IOF é inconstitucional
Lindbergh Farias classifica a revogação do decreto do IOF como inconstitucional, alegando que fere o poder do Executivo. O governo Lula já se mobiliza para contestar a decisão no Supremo Tribunal Federal.
-
Juros futuros têm leve queda com PCE e política fiscal dos EUA no radar
Mercados analisam dados de consumo nos EUA enquanto juros futuros no Brasil apresentam recuos tímidos. Expectativa por cortes de juros do Fed e pacote fiscal de Trump influenciam o cenário financeiro.
-
Governo 'embaralha papéis' ao acionar STF na briga do IOF, diz presidente do Republicanos
Marcos Pereira critica o governo por tentar acionar o STF e vê isso como um desrespeito ao Legislativo. Ele destaca o risco de judicialização da política e defende a necessidade de preservar a democracia.
-
Semana pessimista acaba com mercado de trabalho aquecido no Brasil e mais inflação nos EUA
Taxa de desocupação no Brasil surpreende ao ficar abaixo do esperado, refletindo a resiliência do mercado de trabalho. Contudo, essa situação levanta preocupações do Banco Central em relação à inflação e ao impacto sobre a política de juros.
-
Bolsas de NY perdem fôlego com preocupações fiscais, mas S&P 500 e Nasdaq atingem novas máximas
Bolsa de Nova York oscila, mas encerra em alta impulsionada por alívio nas tensões comerciais. Setores de consumo e comunicação lideram os ganhos, apesar das preocupações fiscais no Senado.
-
Alíquotas antigas do IOF voltaram a partir de hoje
O Congresso reagiu à tentativa do governo de elevar o IOF, restaurando as alíquotas anteriores. A administração federal considera contestar a decisão no STF.
-
Após publicação de decreto, alíquotas antigas do IOF voltam a valer
Decreto legislativo revoga aumento do IOF, permitindo o retorno às alíquotas anteriores. Governo avalia contestar a decisão no STF para restaurar os novos índices.
-
Câmara defende emendas como forma de democratizar orçamento
Advogado destaca que emendas parlamentares promovem a participação da oposição e devem ser vistas como parte do processo legislativo. Ele contesta críticas de que essas ferramentas servem apenas para financiar campanhas eleitorais, afirmando que a responsabilidade deve ser atribuída à legislação eleitoral.
-
Entidade investigada pela PF em fraude do INSS banca despesas de frente parlamentar
Investigações revelam que a Conafer financiava despesas da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo Rural, enquanto a entidade nega envolvimento financeiro. O deputado Fausto Pinato, presidente da frente, afirmou que o apoio é justificado pelo interesse em fortalecer a agricultura familiar.
-
Haddad diz que tinha combinado novo debate sobre IOF em julho
Ministro Haddad confirma nova reunião para debate sobre o IOF em julho, após a derrubada do decreto pelo Congresso. Reunião de junho foi considerada produtiva, mas Haddad expressa surpresa com a falta de aviso sobre a votação.
-
Psol vai ao Supremo contra decisão do Congresso de suspender decreto que aumenta IOF
Psol contesta no STF a decisão do Congresso que derrubou aumento do IOF. A legenda argumenta que a ação viola a separação de Poderes e impacta negativamente os mais pobres.
-
Governo vê judicialização do IOF como forma de abrir negociação com o Congresso
Lula aciona o STF para contestar a derrubada do decreto do IOF, buscando reverter a situação no Congresso. Auxiliares veem a judicialização como uma chance de negociação, apesar da antecipação da disputa eleitoral de 2026.
-
Haddad diz que Lula aguarda AGU sobre IOF: “Se for usurpação, ele deve recorrer”
Ministro da Fazenda destaca que a AGU avaliará a legalidade da revogação do decreto do IOF. Caso a resposta seja afirmativa, Lula pode recorrer ao STF por suposta usurpação de poder do Executivo.
-
Lula quer saber se queda do IOF “usurpa” Constituição, diz Haddad
Governo avalia a possibilidade de recorrer ao STF após o Senado derrubar decreto que aumentava o IOF. A AGU realizará um diagnóstico sobre a usurpação de prerrogativas do Executivo na ação do Congresso.