Senado
-
Lula une PT, vai elevar discurso de pobres x ricos e vê ‘vitória’ nas redes contra o Congresso
Governos e aliados intensificam a polarização entre ricos e pobres após derrota no Congresso. Discurso de justiça social é reforçado por campanhas nas redes sociais para mobilizar apoio popular.
-
PT vai às urnas dividido sobre rumos do governo, tom da campanha de 2026 e construção do ‘pós-Lula’
PT enfrenta um dilema interno em meio a críticas ao governo Lula e à ascensão de candidaturas opostas. A divisão entre seguir com o Centrão ou avançar à esquerda pode moldar o futuro político do partido e de seu líder.
-
Congresso e governo devem voltar a todo vapor na próxima semana
Expectativa de decisões cruciais marca a semana em Brasília. Além da análise do IOF, a pauta inclui proposta de limitação de recursos ao STF e discussão sobre a anistia.
-
Suprema Corte e Congresso cedem poderes a Trump e à Presidência dos EUA
Suprema Corte dos EUA promove restrição ao controle judicial sobre ações presidenciais, aumentando os poderes do Executivo. Especialistas alertam que esse movimento pode desestabilizar o equilíbrio entre os três poderes do governo.
-
Taxação dos mais ricos é um “chega” de Lula, diz Janja
Janja Lula defende a taxação dos mais ricos como uma resposta clara do presidente à desigualdade social. Ela ressalta a importância de garantir direitos básicos à população durante evento sobre políticas públicas.
-
Alckmin elogia decisão de Moraes sobre IOF e defende diálogo
Alckmin elogia decisão de Moraes sobre aumento do IOF e marca audiência de conciliação para o dia 15 de julho. O cenário permanece inalterado após a suspensão dos decretos que elevaram o imposto, enquanto o governo busca novas negociações com o Congresso.
-
Barroso, Motta e Alcolumbre vão de FAB para Festival de Parintins
Autoridades utilizam jatos da FAB para participar do Festival de Parintins no Amazonas, gerando debate sobre o uso de aeronaves oficiais em compromissos pessoais. Embora não tenham sido comunicados compromissos oficiais, o evento é destacado por seu impacto econômico significativo na região.
-
'America Party' vem aí: Musk anuncia que criará novo partido político nos EUA
Elon Musk formaliza a criação do Partido América em meio a críticas ao governo e ao projeto orçamentário de Donald Trump. O bilionário promete que o novo partido devolverá a liberdade ao povo norte-americano, desafiando o sistema político atual.
-
Presidente dos Correios pede demissão após prejuízo de R$ 1,7 bilhão no 1º trimestre; cargo é cobiçado por Alcolumbre
Demissão de Fabiano Silva ocorre em meio a pressões por parte do Centrão e após prejuízo histórico nos Correios. Reunião entre o presidente Lula e Silva deverá oficializar a decisão na próxima semana.
-
Petro vive nova crise na Colômbia e já teve mais de 50 ministros em três anos
Gustavo Petro enfrenta recorde de trocas ministeriais em seu governo, com 53 ministros em 34 meses. A saída de Laura Sarabia, sua ex-ministra das Relações Exteriores, expõe divisões internas e afeta a estabilidade de sua administração.
-
Pressionado, presidente dos Correios pede demissão; cargo é cobiçado por Alcolumbre
Demissão ocorre após registro de prejuízo bilionário e pressão crescente para mudanças na direção dos Correios. O Centrão busca influência no comando da estatal, em meio a discussões sobre reestruturação da empresa.
-
Comissão aprova projeto de lei que impede uso de sons estridentes em sinais escolares para preservar aluno com autismo
Projeto de lei visa tornar ambientes escolares mais inclusivos para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Com a aprovação, escolas devem adotar sinais sonoros suaves para evitar desconfortos sensoriais.
-
Câmara vai custear despesas de 30 dos 44 deputados que foram ao ‘Gilmarpalooza’; veja quem são
Gilmar Mendes organiza evento em Lisboa que mobiliza deputados brasileiros e gera custos para os cofres públicos. Entre os parlamentares presentes, vários estão envolvidos em processos no STF e solicitaram reembolso das despesas da viagem.
-
Congresso retoma análise de MP que aumenta salários dos militares
A votação da medida provisória pelos parlamentares está agendada para a próxima terça-feira. O reajuste salariais busca melhorar a atratividade da carreira militar e terá um significativo impacto no orçamento federal.
-
Alcolumbre irá apresentar proposta para restringir quem pode contestar decisão do Legislativo no STF
Proposta visa limitar os recursos ao STF e surge como resposta às ações do PSOL contra leis do Congresso. Alcolumbre destaca a urgência de discutir quem pode questionar decisões legislativas na Suprema Corte.
-
Lula avalia ‘lavar as mãos’ para não sancionar nem vetar projeto que amplia número de deputados
Lula considera deixar vencer o prazo para sanção de projeto que aumenta o número de deputados, evitando assim uma posição oficial sobre a medida impopular. A estratégia de sanção tácita pode intensificar a crise entre o governo e o Congresso em meio a outras contestações políticas.
-
Lula: ‘Se tudo tiver como estou pensando’, País terá 1º presidente eleito quatro vezes
Lula destaca a importância do diálogo com o Congresso e critica quem já pensa nas eleições de 2026. O presidente também revela suas ambições de se tornar o primeiro a ser eleito quatro vezes na história do Brasil.
-
Decisão de Moraes que suspende decretos do IOF surpreende tributaristas
Ministro do STF suspende decretos do IOF e convoca audiência entre governo e Congresso. Especialistas criticam abordagem conciliatória, ressaltando que o papel do Supremo não é mediar conflitos entre os poderes.
-
Proposta isenta de tributo a importação de material esportivo
Projeto de lei visa reduzir custos com importação de equipamentos esportivos essenciais em falta no mercado nacional. Medida pode beneficiar atletas e entidades, especialmente em modalidades menos priorizadas financeiramente.
-
PT terá 90 candidatos a presidentes estaduais; leia os nomes
O PT define 90 candidatos para as eleições estaduais da sigla em julho de 2025. A disputa contará com uma diversidade de perfis, sendo 34% de candidatos negros e pardos, e 19% mulheres.
-
Chega de nós contra eles
Lula enfrenta desafios em sua gestão ao polarizar ricos e pobres, revelando um governo atrelado a crises históricas. A proposta do semipresidencialismo surge como uma alternativa para divisão de poder e busca pela estabilidade política no Brasil.
-
Tarifa social de energia começa neste sábado (5); como funciona a isenção na conta de luz
Nova tarifa social de energia elétrica isenta consumo de até 80 kWh para famílias de baixa renda. Medida beneficia mais de 60 milhões de pessoas e terá impacto nos custos para demais consumidores.
-
Pressionado por prejuízos, presidente dos Correios pede demissão
Demissão ocorre em meio a pressão política do União Brasil e crise financeira na estatal. Fabiano Silva dos Santos deixou o cargo dois meses antes do fim do mandato, após registrar prejuízos bilionários.
-
Disputa por vagas no STJ e no TSE emperra enquanto Lula escolhe qual aliado vai agradar
Lula enfrenta desafios nas nomeações para o TSE e STJ em meio a pressões políticas. O presidente precisará equilibrar interesses de aliados e candidatos para avançar com as escolhas judiciais.
-
Pressionado, presidente dos Correios pede demissão; cargo é cobiçado por Alcolumbre
Demissão acontece em meio a crescente pressão após prejuízos financeiros significativos. A mudança de comando nos Correios pode indicar novas estratégias para reverter a crise.
-
Governo Lula vai insistir no STF para ter o aumento do IOF
Governos e Congresso em conflito sobre aumento do IOF; STF mediando o impasse. Ministro Alexandre de Moraes convoca audiência para buscar conciliação entre as partes.
-
Motta admite corte de emendas por ajuste fiscal em meio a impasse do IOF: ‘Todos têm de colaborar’
Hugo Motta sugere que todos os Três Poderes devem colaborar em cortes fiscais, incluindo emendas parlamentares. Discussões sobre o aumento do IOF evidenciam a necessidade de um diálogo equilibrado entre Executivo e Legislativo.
-
Trump sanciona projeto de lei fiscal na Casa Branca
Trump sanciona projeto de lei fiscal que inclui cortes de impostos e gastos significativos. A legislação gera preocupações sobre o aumento do déficit e o impacto na economia americana nos próximos anos.
-
Fazenda vai insistir que aumento do IOF tem caráter regulatório em conciliação no STF
Governo defende que o aumento do IOF é uma medida regulatória e busca dialogar com o Congresso para encontrar alternativas. O secretário da Fazenda ressaltou a importância da correção de distorções e se mostrou aberto a novas conversas antes da reunião de conciliação marcada para julho.
-
Ibovespa marca nova pontuação recorde, em meio à novela do IOF e feriado nos EUA
Ibovespa atinge novo patamar histórico enquanto investidores observam desdobramentos sobre o IOF. Com feriado nos Estados Unidos, a liquidez foi impactada, mas ações de destaque como Vibra e Cemig tiveram forte valorização.
-
Congresso retoma análise de MP que aumenta salários dos militares
Proposta de reajuste salarial para militares é discutida em comissão do Congresso. Medida busca incentivar a permanência de profissionais qualificados nas Forças Armadas e terá impacto significativo nas contas públicas.
-
Críticas a Motta e Congresso superam 1,5 mi de menções nas redes
Pressão nas redes sociais cresce contra a Câmara e Hugo Motta após derrubada de aumento do IOF. Mobilização é impulsionada por hashtags que criticam a taxação e pedem justiça tributária.
-
Governo quer convencer Moraes de alta do IOF sem confrontar Congresso, diz Dario Durigan
Governo defende aumento do IOF como medida regulatória em negociação com o Supremo Tribunal Federal, após decisão que invalida decreto que elevou o imposto. Discussões com o Congresso continuam, indicando a busca por alternativas para fechar as contas públicas de 2026.
-
Taxas dos DIs sobem após Moraes convocar audiência sobre IOF
Taxas dos DIs fecham em leve alta em meio a feriado nos EUA e expectativas sobre conciliação no IOF. O mercado observa de perto os desdobramentos da intervenção do STF nas decisões fiscais do governo.